Jump to content
Forum Cinema em Cena

Quadrilogia dos Mortos de George Romero


Travis Bickle
 Share

Recommended Posts

  • Members

Olha só o Romero voltando às raízes (digo, algo semelhante à noite dos mortos vivos).

25/08/2006:zaberdust.gif

 

(10:41) A obsessão de George A. Romero por mortos-vivos não parou em Terra dos Mortos, seu último trabalho. O pai dos filmes de zumbis vai realizar mais um longa com as criaturas, chamado Diary of the Dead.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Direta ou indiretamente, o filme é situado no universo que Romero concebeu para A Noite dos Mortos-Vivos e suas continuações. A história, escrita pelo próprio cineasta, gira em torno de um grupo de estudantes fazendo um filme de terror numa floresta. O trabalho se transforma em uma luta pela sobrevivência quando eles encontram mortos-vivos de verdade.

As filmagens começam em 11 de outubro, em Toronto, Canadá, segundo a Variety. O projeto entra na frente de vários outros que Romero está desenvolvendo, como Solitary Isle, anunciado no início do mês.

Conan o bárbaro2006-8-25 15:32:19
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 7 months later...
  • Members

Up.

 

Vi os quatro filmes, achei a série foda. O meu preferido foi Dawn, que pegou de jeito pra ser um dos meus favoritos ever. Tem aquilo que o Conan falou, de desde o início o filme já começa na ação (com direito a uma cabeça explodindo com cinco minutos de filme 16), e de não dar trégua em 140 minutos, e tem os últimos vinte minutos pra lá de fodas. Ou melhor, até que dá, quando eles têm um momento de retiro dentro do shopping, meio cômico. Aliás, o equilíbrio desse em comicidade, tensão e ação de filme Z é fantástico...

 

O que eu menos gostei foi o que geralmente é o favorito, o Night. Mas mesmo assim ainda é bem foda, Bzão trancado numa casa com uma TV, e uma tensão interna entre eles muito foda. Pro contexto de 68, é relevante, uma alfinetada racial e até pra corrida espacial, mas fica na história isso. Agora, li por aí que ele mandava pau na guerra do Vietnã e não encontrei... 17

 

Day e Land eu vi hoje... sobre o terceiro, eu diria que não estava muito no horror mood, mas consegui admirar o filme bastante mesmo assim (#2 da série). Acho que ver esses dois deixou claro na minha cabeça que não há uma quadrilogia dos mortos, e sim uma trilogia e o Romero tá aprontando uma nova fase. Os 20 anos entre Day e Land foram muito mais que os 17 entre Night e Day, não só pela ambientação, mas pelo próprio título. Day seguia mais a linha dos outros dois filmes, mostra um grupo isolado com os zumbis cercando, em um microcosmo - antes uma casa, depois um shopping e agora um refúgio militar, o conflito entre os tipos de cientistas e marines num espaço minúsculo. Não acho só sintomático, como proposital que o Bub roube a cena... já Land é outra história, apesar de mostrar o isolamento, faz questão de mostrar, mesmo de maneira econômica, uma sociedade entre os zumbis, e uma entre os humanos. A dos zumbis é liderada pelo Big Daddy (a cena deles saindo da água é 16), e a dos humanos é Dennis Hopper, trancado numa torre, à iminência de um ataque terrorista (Fuga de Nova York? hehehe). Spoilers, bom, ele conseguiu impedir o ataque terrorista, mas foi derrotado por algo que parece que vinha muito mais de dentro - talvez mais um efeito do que acontece em todos os filmes, de os humanos se zumbificarem e os zumbis se humanizarem. E aham, tem Asia Argento 02... enfim, achei um filme que trata as coisas de uma maneira muito mais ampla que os outros, que eram mais centrados; mas também percebi isso de ele meio que se apresentar para a nova geração, o tempo podia ser um pouco mais otimizado.

 

Fica pra esse ano a gente ver o que ele tá aprontando em Diary, que pra mim tem a proposta mais interessante dos cinco...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Adoro os 4 filmes, e Terra dos Mortos, que não é unanimidade, pra mim é um filme muito bom. Instigante aquilo de os zumbis começarem a ter um arremedo de pensamento e de uma lembrança residual de como era a vida como ser "humano". Muito foda no fim qdo...

spoiler

 

o pessoal está indo embora da cidade-fortaleza invadida pelos zumbis, e aí eles cruzam de longe com um grupo de zumbis, e o "chefe" dos zumbis - o frentista do posto de gasolina - troca um olhar quase humano com o "chefe" dos humanos, e aí uma das pessoas faz menção de atirar nos zumbis e o cara impede, dizendo algo como: "deixa eles. Eles são como a gente, estão só procurando um lugar pra ficar."

Muito foda isso, o paralelo que pode ser traçado fala de aceitação, de inclusão, de tolerância, de respeito às diferenças... de uma forma muito extrema, é claro, mas fala. É estranhamente tocante extrair tanto significado de filmes gore assim. Por isso que eu acho G. Romero MUITO FODA.

 

E uma pequena curiosidade: sabia que os figurantes que fizeram zumbis em Dia dos Mortos, acho, ganharam de cachê simbólico 1 dólar mais um boné escrito "Eu fui um zumbi em Dia dos Mortos"? Esse boné é um objeto de desejo meu. 06
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...