Jump to content
Forum Cinema em Cena

Oscar 2015: Previsões


ltrhpsm
 Share

Recommended Posts

  • Members
Estúdio tenta indicação ao Oscar para Serkis por PLANETA DOS MACACOS: O CONFRONTO
06/11/14 - 13h10
 
por Renato Silveira

planetoftheapes01.jpg

Assim como fez em 2011 com Planeta dos Macacos: A Origem, a 20th Century Fox fará uma intensa campanha para tentar conseguir uma indicação ao Oscar para Andy Serkis pelo papel do chimpanzé César em Planeta dos Macacos: O Confronto.

De acordo com o site The Hollywood Reporter, a estratégia do estúdio será a mesma: Serkis - que interpretou o personagem através da técnica de captura de performance - será inscrito na categoria Melhor Ator Coadjuvante. Havia a especulação de que a Fox tentaria inscrevê-lo na categoria de Ator Principal, mas hoje ficou decidido que o elenco inteiro será promovido como coadjuvante, incluindo Toby Kebbell, que fez o macaco Koba, e os intérpretes dos personagens humanos: Jason Clarke (Malcolm), Keri Russell (Ellie) e Gary Oldman (Dreyfus).

O estúdio também pode ter feito essa opção para que Serkis tenha mais chances de conseguir a indicação, já que a categoria principal é sempre mais concorrida. Além disso, por se tratar de uma atuação por captura de performance, membros da Academia resistentes à tecnologia podem não reconhecer seus méritos, apesar de César ser claramente o protagonista do filme.

Caso Serkis consiga a indicação, será a primeira vez na história que o Oscar colocará uma atuação por captura de performance na disputa pelo prêmio. O ator já deixou claro em entrevistas que acredita que a indicação, não importa em qual categoria, poderá "mover a agulha" em favor da tecnologia que ele mesmo ajudou a tornar popular na indústria quando interpretou Gollum na trilogia O Senhor dos Anéis.

As indicações ao Oscar 2015 serão anunciadas no dia 15 de janeiro

 

FONTE: CINEMA EM CENA

 Cara, eu não acho injusto. No primeiro filme, o Serkys estudou o movimento dos macacos pra aplicar na sua atuação. Se isso não é atuar, eu não sei o que é.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho justíssimo o mocap ser reconhecido como atuação. Acho injusto é a FOX empurra-lo para coadjuvante. Isso é mijar na cara do prêmio. Ceasar é líder no filme. Se há um coadjuvante que merecia campanha para Oscar no Planeta, é o Toby Kebbell, que fez Koba.

 

Mas se academia aceitar já é um passo adiante. Além de popularizar o mocap com os atores, abrem-se portas que nem sabíamos da existência anos atrás, é bom pra Andy Serkis pessoalmente, que de fato merece uma campanha para nominação(mesmo que seja na categoria errada).

 

Isso dito, também há uma discussão a ser feita sobre onde fica a linha entre atuação e efeitos especiais. Também acho que Apes é um garantido pra levar o Oscar de efeitos especiais, em grande parte pelo trabalho de mocap(não só do Andy Serkis).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Galera quase não comento aqui no fórum também, mas acompanho os tópicos sobre o Oscar desde 2008, se puderem me add no grupo do Facebook, eu agradeço. Obrigado

Me adiciona lá que te coloco no grupo !!! !! https://www.facebook.com/edson.cinaquifilho

 

O debate lá ta bombando !! =D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Com essa história de fim do Cinema em Cena, percebo que não falei nada sobre "Gone Girl". Li o livro em abril deste e ano, e gostei bastante de sua qualidade como entretenimento (argumentei melhor em algumas páginas atrás deste mesmo fórum).

 

 Então, visto o filme, tenho que dizer que Gillian Flynn merece o Oscar de Roteiro Adaptado, do qual é favoritasso. Em menos de 40 minutos, pelo menos 300 páginas do livro estavam transpostas para a tela, num exercício ágil e inteligente de composição. Quem leu o livro sabe como ela cortou algumas histórias escabrosas do passado de Amy e das dificuldades financeiras dos seus pais, mas mesmo assim, de alguma forma, estava tudo lá, sem prejuízo para a compreensão dos espectadores. Eu realmente amei o trabalho de adaptação. Que anda junto com a montagem ( "Edition" não é edição, é um falso cognato, vale dizer) rápida e precisa. 

 

 Ben Affleck e Rosamund Pike estão excelentes, a natural apatia do primeiro, e o caráter enigmático da segunda ( quantos anos esta atriz tem? Sério, ela pode fazer papel de  25 anos, 35 anos, 40 anos, é impressionante) serviram como uma luva para os personagens. A categoria de Ator é muito disputada e em 2015 não será diferente, então só acredito em indicação para a Pike.

 

 Fincher é um excepcional diretor, sem sombra de dúvida, mas eu realmente não acho que ele será indicado desta vez, como não o fora em nenhum dos excelentes e recorrentes filmes de suspense que ele fez em sua carreira.  Suas duas nomeações foram por aquela xaropada que eu me recuso lembrar e por uma "biografia de um instante", a obra-prima "The Social Network". Enfim, nunca por um filme de suspense. Não acho que será desta vez. Fotografia e direção de arte excepcionais; trilha inspirada e sombria dos gênios Trent Reznor e Atticus Ross. Entretanto, ainda não está muito claro para mim se serão indicados. Diria que não. Por enquanto, eu só visualizo um único Oscar.

 

 Uma coisa risível para mim é ver como as pessoas atribuem méritos ao Fincher, quando os méritos são da Gillian Flynn! As pessoas escrevem em seus blogs ou colunas de jornal, ou tecem comentários no Youtube, totalmente pseudointelectuais, discorrendo sobre como o Fincher quis discutir a questão do casamento, ou como o Fincher colocou pitadas de humor negro na história...Bicho, é por isso que vale a pena ler as obras originais! Para a gente "dar a César o que é de César". Para a gente ser justo na avaliação. Quem merece esses elogios é a escritora! É a Literatura a base de quase todas as artes. Não podemos esquecer disso, principalmente quando estamos diante de uma obra adaptada. Os elogios ao Fincher devem ser de outra natureza. E ele merece totais créditos por saber, com o seu talento, "se esconder" do seu talento. Um filme com excelente direção, no qual o diretor não aparece. Mestre!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Com essa história de fim do Cinema em Cena, percebo que não falei nada sobre "Gone Girl". Li o livro em abril deste e ano, e gostei bastante de sua qualidade como entretenimento (argumentei melhor em algumas páginas atrás deste mesmo fórum).

 

 Então, visto o filme, tenho que dizer que Gillian Flynn merece o Oscar de Roteiro Adaptado, do qual é favoritasso. Em menos de 40 minutos, pelo menos 300 páginas do livro estavam transpostas para a tela, num exercício ágil e inteligente de composição. Quem leu o livro sabe como ela cortou algumas histórias escabrosas do passado de Amy e das dificuldades financeiras dos seus pais, mas mesmo assim, de alguma forma, estava tudo lá, sem prejuízo para a compreensão dos espectadores. Eu realmente amei o trabalho de adaptação. Que anda junto com a montagem ( "Edition" não é edição, é um falso cognato, vale dizer) rápida e precisa. 

 

 Ben Affleck e Rosamund Pike estão excelentes, a natural apatia do primeiro, e o caráter enigmático da segunda ( quantos anos esta atriz tem? Sério, ela pode fazer papel de  25 anos, 35 anos, 40 anos, é impressionante) serviram como uma luva para os personagens. A categoria de Ator é muito disputada e em 2015 não será diferente, então só acredito em indicação para a Pike.

 

 Fincher é um excepcional diretor, sem sombra de dúvida, mas eu realmente não acho que ele será indicado desta vez, como não o fora em nenhum dos excelentes e recorrentes filmes de suspense que ele fez em sua carreira.  Suas duas nomeações foram por aquela xaropada que eu me recuso lembrar e por uma "biografia de um instante", a obra-prima "The Social Network". Enfim, nunca por um filme de suspense. Não acho que será desta vez. Fotografia e direção de arte excepcionais; trilha inspirada e sombria dos gênios Trent Reznor e Atticus Ross. Entretanto, ainda não está muito claro para mim se serão indicados. Diria que não. Por enquanto, eu só visualizo um único Oscar.

 

 Uma coisa risível para mim é ver como as pessoas atribuem méritos ao Fincher, quando os méritos são da Gillian Flynn! As pessoas escrevem em seus blogs ou colunas de jornal, ou tecem comentários no Youtube, totalmente pseudointelectuais, discorrendo sobre como o Fincher quis discutir a questão do casamento, ou como o Fincher colocou pitadas de humor negro na história...Bicho, é por isso que vale a pena ler as obras originais! Para a gente "dar a César o que é de César". Para a gente ser justo na avaliação. Quem merece esses elogios é a escritora! É a Literatura a base de quase todas as artes. Não podemos esquecer disso, principalmente quando estamos diante de uma obra adaptada. Os elogios ao Fincher devem ser de outra natureza. E ele merece totais créditos por saber, com o seu talento, "se esconder" do seu talento. Um filme com excelente direção, no qual o diretor não aparece. Mestre!

 

Seus comentários como sempre brilhantes amigo !! Essa semana no Twitter entrei numa discussão sobre isso !! Povo enaltecendo o Fincher mas relacionando com o roteiro, e eu precisando explicar que o roteiro não era dele, Fincher teve muitos méritos no filme mas acho que o brilhantismo de Gone Girl foi justamente seu roteiro que são méritos da Flynn !!!

 

 

Em suma eu me sinto FRUSTRADO com INTERSTELLAR !!! DECEPÇÃO !!

 

 

- Na primeira parte, não consegui sentir o clima "apocaliptico" que a Terra vivia, achei extremamente forçado a decisão dele de ir embora, tudo muito rápido e mal construído, Nolan se preocupa em construir tantas partes menos importantes e esqueceu disso.

 

- Gostei dos cenários dos planetas que eles pousavam, porém achei a parte do espaço muitas vezes confusa, problemas graves no SOM, em certos momento era complicado ouvir as falas.

 

- O ato final achei BIZARRO, o filme todo tem um roteiro menos complicado, e nos 30 minutos finais Nolan nos INUNDA com mensagens surrealistas misturados com física, como se estivesse dizendo "olha como o roteiro é complicado", algo que poderia ter sido melhor explorado ao longo do filme foi o trunfo dele pra finalizar o mesmo e me deixou extremamente FRUSTRADO !!!

 

 

Vou torcer pra não ser indicado pra nenhuma das categorias principais, não consigo conceber essa obra do Nolan pleiteando um prêmio de Melhor Filme, Direção e Roteiro, não dá, que perca força até lá !!!

Link to comment
Share on other sites

Eu estou louco para ver Interstellar e acho difícil sair decepcionado por causa da temática que é uma das minhas preferidas. Como não sou exatamente fã de Gone Girl, pode ser que me empolgue como favorito até então, vamos ver. Estranho que a rede cinemark aqui de BH (praticamente monopolizadora dos cinemas da capital) simplesmente ignorou o filme. Vou ter que ver em um dos cinemas da Cineart que são e estão em shoppings bem inferiores.

Link to comment
Share on other sites

Vi Interstellar e só gostei do ato que o Dinho não gostou hahaha. Achei muito piegas a parte dramática, uma trilha chatissima e o destino dos personagens extremamente previsível e irritante. Mas a física, apesar de por vezes o didatismo ser inadequado, é muito razoável pra mim, sem contar a parte técnica excepcional. Imagens belissimas. Mas não vou torcer não.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vi Interstellar e só gostei do ato que o Dinho não gostou hahaha. Achei muito piegas a parte dramática, uma trilha chatissima e o destino dos personagens extremamente previsível e irritante. Mas a física, apesar de por vezes o didatismo ser inadequado, é muito razoável pra mim, sem contar a parte técnica excepcional. Imagens belissimas. Mas não vou torcer não.

 

E a parte em que SPOILLER:  ela grita "Eureka"? Quase vomitei nessa hora !! Me diz, pra que isso? E não bastasse ainda diz que é o hábito e da um beijo no cara kkkkkk  Não achei a melhor Trilha do Zimmer mas tem bons momentos !!! Gosto da parte física, mas achei os 30 finais altamente pretensiosos e vomitados ao público, penso que poderia ter sido melhor construído e inserido no roteiro no decorrer das 3 horas de filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E a parte em que SPOILLER:  ela grita "Eureka"? Quase vomitei nessa hora !! Me diz, pra que isso? E não bastasse ainda diz que é o hábito e da um beijo no cara kkkkkk  Não achei a melhor Trilha do Zimmer mas tem bons momentos !!! Gosto da parte física, mas achei os 30 finais altamente pretensiosos e vomitados ao público, penso que poderia ter sido melhor construído e inserido no roteiro no decorrer das 3 horas de filme.

Mas esse spoiler que você mencionou é uma parte tão curta - e relativamente insignificante - que não chega a atrapalhar o filme.

 

Eu gostei bastante do filme, mas com muitas ressalvas, então entendo os dois lados. Achei o final muito longo, o filme ia se esticando e parecia que não ia acabar nunca. Lá pelo final, já estava achando tudo tão complicado que desisti de tentar entender o que estava acontecendo. Mas o cinema precisa de filmes ambiciosos como esse, e Nolan tem esse mérito.

Link to comment
Share on other sites

Engraçado o Felipe falar isso, estava pensando. Interestellar aborda temas supercomplexos de forma bem superficial (se você conhece um pouco dos assuntos, achará o nível das explicações bem básico), mas é complicado do mesmo jeito. :D  

 

 

E não deixem de ler essa análise do Sérgio (o primeiro post da página), de Gone Girl, caso não tenham feito. Eu acho o filme mediano, mas o comentário dele é excelente. :)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Qual a chance de haver originalidade em um filme cuja premissa é "estamos destruindo o planeta Terra e precisamos de um novo lugar para morar"? Uma carreira marcada por filmes que descolam-se do óbvio, e, de repente, isso. Não dá pra entender. É um clichezão do mundo da ficção científica. Se Nolan foi indicado a Roteiro Original, é melhor fecharem todas as escolas de escrita criativa dos Estados Unidos.

 

Tenho visto filmes japoneses da década de 1950 e tenho ganhado muito mais...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Qual a chance de haver originalidade em um filme cuja premissa é "estamos destruindo o planeta Terra e precisamos de um novo lugar para morar"? Uma carreira marcada por filmes que descolam-se do óbvio, e, de repente, isso. Não dá pra entender. É um clichezão do mundo da ficção científica. Se Nolan foi indicado a Roteiro Original, é melhor fecharem todas as escolas de escrita criativa dos Estados Unidos.

 

Tenho visto filmes japoneses da década de 1950 e tenho ganhado muito mais...

 Exatamente !! Acho que meu maior problema com o filme foi esperar MUITO, ainda mais depois de PTA, Tarantino elogiarem tanto, dizendo que "as pessoas não tinham nem ideia do que era o roteiro do filme" e todo bla bla bla em cima !!! Todas as listas de apostas que vejo nem cogitam a possibilidade de ser indicado em Roteiro Original, vamos ver quando começarem a sair os primeiros prêmios da crítica e indicações aos prêmios menores !!

 

Tava aqui lembrando de um diálogo do filme, misturando Física com Amor, fazendo umas analogias tão bizarras, lembro que me contorci no cinema nessa parte também, sério o que deu no Nolan?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas esse spoiler que você mencionou é uma parte tão curta - e relativamente insignificante - que não chega a atrapalhar o filme.

 

Eu gostei bastante do filme, mas com muitas ressalvas, então entendo os dois lados. Achei o final muito longo, o filme ia se esticando e parecia que não ia acabar nunca. Lá pelo final, já estava achando tudo tão complicado que desisti de tentar entender o que estava acontecendo. Mas o cinema precisa de filmes ambiciosos como esse, e Nolan tem esse mérito.

 Mas não gosto de falar nada antes do filme, por menor que seja !! Mas já que o povo assitiu relembro também aquele diálogo falando sobre física e de repente umas filosofias baratas sobre amor, meu, dessa vez o Nolan não me pegou como nos seus outros filmes !!

 

Não achei o filme RUIM, dei nota 6/10 no IMDb, mas não acho um filme GENIAL como estão pintando. Achei aquela avalanche de informações no final desnecessária, ainda mais com ele tentando explicar tudo nos 20 minutos finais . Achei que o Nolan forçou a barra em alguns diálogos, e na construção de alguns personagens !! Acho que mais uma vez ele teve problemas no SOM do filme (já havia acontecido em O Cavaleiro das Trevas Ressurge) e em muitas cenas os diálogos ficavam prejudicados pelos efeitos sonoros. Gostei muito da Fotografia (principalmente dos planetas que eles pousaram) e achei a trilha sonora incrível !!

 

No Filmow dei nota 3 pro Filme e escrevi essas coisas aqui e o povo querendo me massacrar, como se fosse um CRIME não achar bom um filme do Nolan, tenso !!!

 

Bom amanhã FINALMENTE vou conferrir Relatos Selvagens e já vou aproveitar e assistir Mil Vezes Boa Noite !!!

 

Alguém aqui assistiu "Um Viagem Extraordinária" do Jean-Pierre Jeunet? Leio críticas que vão do céu ao inferno e estou com o pé atrás se compensa ir conferir no cinema rs rs rs rs

Link to comment
Share on other sites

Eu não sou tão fã de Relatos Selvagens, exceto o terceiro conto (o da perseguição, que acho magnífico). Considero os três primeiros bem melhores que os últimos mas mesmo assim gosto bem mais do que de Interstellar e Gone Girl. Ainda não dei sorte de pegar um que virará uma torcida pra mim. : /

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vocês não sabem o alívio de ler isso. Esse negócio de física e amor quase me provocou um infarto dada a tamanha bobagem que achei (sem contar a inconveniência), mas todo mundo parecia ter gostado tanto que eu que me senti no buraco negro. Bom saber que não estou só, hahaha.

Achei o Diálogo do Cooper com a Dra. Brand o pior de todos !! Por mais que o Nolan quisesse dramatizar a coisa toda, essa foi a pior tentativa ao longo do filme, soou forçado, clichê, NADA A VER !!! kkkkkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não sou tão fã de Relatos Selvagens, exceto o terceiro conto (o da perseguição, que acho magnífico). Considero os três primeiros bem melhores que os últimos mas mesmo assim gosto bem mais do que de Interstellar e Gone Girl. Ainda não dei sorte de pegar um que virará uma torcida pra mim. : /

 

Powww nem Boyhood? Esse me pegou de jeito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti "Mil Vez Boa Noite" cm a Binochee apesar das críticas negativas eu gostei MUITO DO FILME !!!
 

Mil Vezes Boa Noite escancara, uma realidade cruel que muitos ignoram ao mostrar o drama de milhares de pessoas residentes em áreas em constantes conflitos mundo afora – e que, muitas vezes, são ignoradas pelos demais. Alem desta crítica social, o filme toca na ferida ao mostrar o drama da mulher moderna, que mesmo no século XXI ainda tem de escolher entre carreira e família (e, quase sempre, é apenas um dos lados que sai vencedor) – ser uma profissional brilhante ou escolher cuidar da casa e da família, uma tradição cultural que ainda domina muitos países ocidentais. Levanta também um profundo debate sobre a ética da profissão, ao questionar quais são os limites a que deve se expor um trabalhador para conseguir bons resultados, assim como o papel da imprensa diante da censura governamental (se é que podemos chamar dessa forma), que tem o poder de selecionar aquilo que vai ou não ser repassado. Com tantas reflexões, Mil Vezes Boa Noite é um filme que vale a pena até mesmo para pautas e conversas posteriores. Apesar de algumas falhas no roteiro na reta final e de focar demais a personagem da Juliette Binoche e construindo mal os demais personagens da família, o longa de Erik Poppe cumpre muito mais do que sua proposta, nos entrega uma fotografia belíssima, uma atuação impecável da sempre maravilhosa Juliette Binoche, e torna-se uma obra indispensável para quem curte o cinema e todas as suas discussões.

Num mundo justo e Binoche já teria tido umas 10 indicações ao Oscar kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Alguém aqui assistiu "Um Viagem Extraordinária" do Jean-Pierre Jeunet? Leio críticas que vão do céu ao inferno e estou com o pé atrás se compensa ir conferir no cinema rs rs rs rs

Eu assisti e gostei muito. O filme tem uma caída brusca nos 10-15 minutos finais, mas ainda assim acho que foi um dos mais bacanas que vi esse ano.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...