Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes de Guerra


sversut
 Share

Recommended Posts

  • Replies 113
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Um filme clássico sobre a 2ª Guerra Mundial: Os Canhões de Navarone


canhoes_de_navarone.jpg

Os Canhões de Navarone linha_amarela.gif
(Guns of Navarone, The, 1961)

» Direção: J. Lee Thompson

» Origem: Estados Unidos/Iugoslávia

» Gênero: Ação/Drama/Guerra

» Duração: 158 minutos

» Trailer: Clique aqui

» Sinopse: Na Segunda Guerra, um grupo de soldados do exército britânico recebe uma perigosa missão: desarmar dois canhões alemães na ilha grega de Navarone, para possibilitar a fuga de suas tropas de lá. O caminho até os canhões é intrincado e cheio de perigos, e somente combinando as características de cada um dos soldados do grupo eles terão chance. Indicado ao Oscar de Melhor Filme e vencedor do Oscar de Efeitos Especiais.

» Elenco Principal: Anthony Quayle, Anthony Quinn, David Niven, Gia Scala, Gregory Peck, Irene Papas, James Darren, Richard Harris, Stanley Baker

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • 1 year later...
  • Members

Gosto de filmes de guerra formalmente solenes, de estilo clássico, sem serem metidos a moderninhos com toda aquela estética de videoclipe e aquele senso de humor ácido. Questão de foro pessoal.

 

Meu favorito é, de longe, O Resgate do Soldado Ryan, de Spielberg, por sua forte carga emocional e pelo modo impressionante e visceral com que o caos das batalhas foi reproduzido pela produção. Além do seu lado espetacular, há o fator intimista, voltado a ponderações introspectivas incomuns à grande filmografia hollywoodiana, como o valor e a vida de cada um numa situação onde a morte em massa faz tudo parecer indistinto.

 

Outro que estimo como obra-prima é Apocalypse Now - apesar deste fugir um pouco ao estilo que mais aprecio. Dispensa comentários (e mesmo se não dispensasse, faz 8 anos que não o vejo, e a memória não retém tudo).

 

Ultimamente, Cartas de Iwo Jima me surpreendeu pelo seu revigorante viés revisionista, enriquecido pelo olhar sensível de um cineasta norte-americano no auge de sua maturidade, disposto a levar-nos à compreensão do outro lado (o japonês, no caso, após o bom A Conquista da Honra, focado nos estadunidenses) em meio à batalha por Iwo Jima, desmistificando o conceito de heróis e vilões, humanizando todos.

 

Dos novos, outro bom é Soldado Anônimo, pela sua bem-conseguida irreverência (outra exceção quanto ao formato que, em geral, aprecio no gênero).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom ,sou meio suspeito pra falar, pq o assunto Segunda Guerra me fascina, adoro livros, filmes e tudo mais que me ajude a conhecer esse período...Forada segunda guerra o melhor é Apocalipse Now, mas de segunda guerra cito o obrigatório Resgate do Soldado Ryan, Patton e o estupendo O Barco como meus preferidos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Prefiro os mais antigos :

 

Uma Ponte Longe Demais - verdadeira obra prima com elenco inigualável .

 

O Mais Longo dos Dias - Outro clássico da Sgunda Guerra.

 

O Barco - Talvez o mais realista de todos que já vi .

 

A Raposa do Mar - nada de excepcional , mas eu adoro 05 

 

Stalingrado - muito bom também

 

Glória Feita de Sangue - Kubrick e Kirk Douglas . Precisa falar mais ?

 

O Batalhão Perdido - Vale pelo conteúdo histórico

 

Guerra e Paz - Muito interessante também

 

Depois cito mais

 

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

De WWII, acho que o meu preferido é Cartas de Iwo Jima (hell yeah! seu irmão, A Conquista da Honra, também faz bonito). Depois, vem Além da Linha Vermelha. Também são bem legais alguns menos habituais, como Uma Aventura na Martinica, do Howard Hawks e Roma, Cidade Aberta, do Roberto Rossellini. Não sou lá fã de Soldado Ryan, e acho que a série Band of Brothers maximizou tudo o que o filme do Spielberg fazia, e olha que eu nem assisti muito (os capítulos que eu vi eram no nível do Clintão e do Malick). A Ponte do Rio Kwai eu preciso ver.

 

Da WWI, acho que Lawrence da Arábia é imbatível, Kubrick que me perdoe.

 

Mas pra mim, o Vietnã é o que mais me atrai, geralmente. Apocalypse Now é não só o melhor filme de guerra, como um dos meus preferidos, sendo que por um dia ou outro eu considero o meu Coppola favorito. O Vietnã também já trouxe outras jóias, Pecados de Guerra (que nem chega a ser um dos melhores filmes do De Palma, mas é o suficiente pra ser um dos melhores do gênero), Nascido Para Matar (que faz teeempo que eu vi). O Franco Atirador está entre os que eu não vi.

 

Dos de outras guerras menos habituais, eu adoro Barry Lyndon, que talvez nem seja tããão do gênero (anyway, conheço bem pouco desses de antes do séc. XX); MASH, Altman impagável; A General, do Buster Keaton e da Guerra Civil, que freqüentemente aparece naquelas listas xaropes de críticos como melhores de todos os tempos, mas nunca é mencionado no gênero.
rubysun2007-09-16 19:48:54
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Ninguém comenta muito sobre um ótimo filme do Kubrick : Glória Feita  de Sangue .

 

Glória Feita de Sangue linha_vinho.gif
(Paths of Glory, 1957)


» Direção: Stanley Kubrick
» Roteiro: Humphrey Cobb, Stanley Kubrick
» Gênero: Drama/Guerra
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 87 minutos
» Tipo: Longa
» Trailer: clique aqui

» Sinopse: Quando soldados franceses nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial recusam-se a continuar um ataque aparentemente impossível de se vencer, seus superiores resolvem levá-los à corte marcial, onde poderão ser julgados à morte.

» Elenco ::.

-

Ator/Atriz

Personagem

linha_tabela.gif

-

Kirk Douglas  clique%20para%20ver%20o%20perfil

Dax

linha_tabela.gif

-

Ralph Meeker

Philippe Paris

linha_tabela.gif

-

Adolphe Menjou

George Broulard

linha_tabela.gif

-

George Macready

Paul Mireau

linha_tabela.gif

-

Wayne Morris

Roget

linha_tabela.gif

-

Richard Anderson

Saint-Auban

linha_tabela.gif

-

Christiane Kubrick

Cantora

linha_tabela.gif

-

Joe Turkel

Pierre Arnaud
Link to comment
Share on other sites

  • Members

tem um filme que eu asisti a pouco tempo atraz e sobre a guerra no afeganistao no tempo da uniao sovietica o nome se nao me engano e

o 9º pelotao!  sinistro pracaceta!

 

tem um genero de filme de guerra que pouco passa na tv e sobre a guerra da coreia!

  tambem gosto!  

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ainda preciso ver Cartas de Iwu Jima' date=' mas achei A Conquista da Honra muito fraco, formuláico e esquecível demais... Duvido que seja lembrado como um grande filme.[/quote']

 

 

Pelo que pude notar pelas críticas e público, o 'Cartaz de Iwo Jima" é infinitamente superior ao "Conquista da honra" que nem parece que possui a mesma produção...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Alguma coisa se falou de filmes de guerra, mas quase todos repetiram filmes, alguns completamente sem graça. O 9º pelotão e um filme relativamente novo e sobre um pelotão da ex-URSS que e treinado

 

Lawrence of Arabia, The Great Escape (1963), Roma, città aperta (1945), The African Queen (1951), afundem o bismarck ( 1960 ), 

A Batalha Britânica ( 1969 ), The Bridge at Remagen  (  1969 )

Sinopse 9º pelotão

 

Dramática história de guerra que conta um fato real que se deu com todo

um pelotão do exército russo durante a invasão do Afeganistão nos anos

80. O episódio rendeu essa produção que fez bastante sucesso nos cinemas

russos ao mostrar essa sangrenta guerra que fez milhares de vitimas dos

dois lados, e que também fazia parte dos conflitos da chamada guerra

fria, quando os norte-americanos apoiavam de forma não oficial o

exercito afegão. O filme

mostra o caso sob o ponto de vista de um oficial que aos poucos começa

a perceber que o destino de todos é fatal e a morte se dará sem

motivos. É quando todo o pelotão fica preso no cume de uma montanha,

esperando pela ajuda que nunca chegou.

 

 

2095385632_752e9d3193_m.jpg

bandaid2007-12-08 10:21:49

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...