Jump to content
Forum Cinema em Cena

Agatha Cristhie


Peixoto
 Share

Recommended Posts

  • Replies 183
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Eu ja li  'Convite para um homicídio' e adorei muito muito muito...smiley32.gif[/quote']

Esse eu nem tenho... É com Hercule poirot?

Não...é sobre a Miss Marple(uma velhinha detetive) que tem de solucionar um homicídio em uma pequena vila( Chiping Cleghorn, eu acho).Adorei o final.Surpreendente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu ja li  'Convite para um homicídio' e adorei muito muito muito...smiley32.gif[/quote']

Esse eu nem tenho... É com Hercule poirot?

Não...é sobre a Miss Marple(uma velhinha detetive) que tem de solucionar um homicídio em uma pequena vila( Chiping Cleghorn, eu acho).Adorei o final.Surpreendente.

Ah sei, conheço essa tb. Quanto ao final surpreendente, já me acostumei!! Sempre fico surpreso, mesmo ja tendo lido varios dela.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

              Alguém por aqui já leu "O homem do terno marrom" ? Confesso que sou meio leigo no assunto , por isso pergunto : Na opnião de vcs , o que é melhor , Agata ou Artur ? Ou será que essa comparação é um "tanto indecente" ? Também reparei que ao longo da discussão , Edgar Wallace não foi citado . Por que ? Ele não é um bom escritor policial?

Rei do cuco38523.4427546296

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Alguém por aqui já leu "O homem do terno marrom" ?

Sim' date=' eu! ^^ Muito bom! ^^ Não é dos melhores dela, mas é ótimo também! ^^

Confesso que sou meio leigo no assunto , por isso pergunto : Na opnião de vcs , o que é melhor , Agata ou Artur ? Ou será que essa comparação é um "tanto indecente" ? 

Hmm... não é indecente, pois os dois trabalham com mesmos estilos. Porém creio que eu prefira à Agatha. Ela consegue trabalhar melhor com o suspense polícial. O Artur é bom também. Porém ela é melhor! ^^

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hmm... não é indecente, pois os dois trabalham com mesmos estilos. Porém creio que eu prefira à Agatha. Ela consegue trabalhar melhor com o suspense polícial. O Artur é bom também. Porém ela é melhor! ^^

Também não acho a pergunta indecente, afinal de contas, todos nós temos nossas preferências...

Sobre qual deles é melhor? Acho complicado responder positivamente... Pois não deixa de ser subjetivo. Podemos avaliar a obra dos dois por vários aspectos... A.C.D. é um precursor no gênero, ele já escrevia contos fascinantes bem antes de Agatha. Fatalmente ela conhecia o trabalho dele (fato relevante, pois de uma forma ou de outra, influenciou sua própria obra). Porém, acredito que Agatha sempre procurou a "perfeição" de suas histórias. Isto é citado em suas biografias, um mistério inteligente e ao mesmo tempo possível e indecifrável (a não ser para Marple ou Poirot, claro...). Eventualmente ela "aperfeiçoou" sua obra, evitando as "falhas" de ACD. Isso em se tratando do Enredo.

Agora, a respeito das "escolhas" de cada autor: tipos de personagens, ambientes, climas, descrições, etc.... Acho que não cabe a comparação sobre qual é o melhor. Isso depende de quem lê. Eu particularmente sou mais atraído pelas ambientações em que ACD coloca Holmes. Tem toque maior de sombrio, nebuloso (até sobrenatural). Já Poirot, vive situações mais cootidianas. Num ambiente, as vezes, até alegre ou cômico. Acho ACD é um reflexo mais próximo do pai do romance policial: Edgar Alan Poe, escritor influenciado pelo Byronismo.

Em resumo, acho os "enredos" de Agatha mais eficientes. E as "ambientações" de ACD mais atraentes. Mas os dois são ótimos!!!smiley32.gif 

  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parvo, gostei do que você disse! ^___^

Concordo em tudo. Principalmente o comecinho, onde você ressalta que ela foi baseada nos trabalhos dele, mais antigos que os dela. É nesse ponto que tenho preferência por ela. Ela conseguiu se basear nos contos dele, sem deixar que isso influênciasse em demasia suas obras. Afinal, em termos de enredo, ela trabalhou perfeitamente bem com suas obras! smiley32.gif

Já sobre o cotidiano dos personagens, prefiro também à Agatha. Gosto de trabalhos mais "caseiros", como os dela (ao menos em minha consideração). Mas ACD também é muito bom, e jamais o desmerecerei em nenhum quesito. Porém prefiro mais as formas de escrita da AC... ^^"

Rei do Cuco, ou simplesmente "maninho Itto", sobre Edgar Wallace... nunca li muitos livros dele. Na verdade, li apenas um conto. Por ter lido tão pouco, não tenho opinião sobre as obras dele... ^^"

Gabi Minamino38523.9379282407
Link to comment
Share on other sites

  • Members

               Certo , e vcs saberiam me informar se os casos do jogo "Scotland Yard" são baseados na obra de ACD ? É que desde pequeno eu sempre tive paixão por esse jogo de tabuleiro...

               P.S. "Maninho Itto" ? Creio que esteja me confundindo , ilustre senhorita .

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nossa Gabi! Aonde você leu que o jogo "Scotland Yard" foi baseado em casos da "polícia norte-americana"??? Sempre ouvi dizer que a "idéia" do jogo foi baseado exatamente na Scotland Yard mesmo, ou seja, a famosa polícia secreta Inglesa... E os criadores do jogo utilizaram (isso é bastante evidente se você ler os livros e depois jogar) muitos elementos das histórias de ACD e seu personagem Sherlok Holmes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gabi, me desculpe, mas a Scotland Yard é 100% autêntica. Aliás, há boatos sobre o contrário... ou seja, a CIA e depois o FBI teriam sido inspirados na secreta polícia inglesa, um departamento da Scotland Yard, ou Polícia Metropolitana de Londres (nome oficial). Que foi fundada pelo secretário imperial Sir Robert Peel, em 1829. Bem antes, até mesmo de ACD criar seu protagonista Sherlok Holmes.

Agora, claro que alguns casos do jogo podem ter sido baseados em crimes reais ocorridos nos EUA... Sobre isso eu não tenho mais informações... Seria preciso realmente saber dos próprios criadores do jogo. Mas acredito que a maioria dos casos foi simplesmente inventada para o jogo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

               Caraca , dessa eu também não sabia , aliás isso daqui tá sendo uma aula para mim . Quanto aos casos serem inventados , eu acho que sim , pois  todos são com Sherlock e alguns são até meio fantasiosos...O que eu queria saber mesmo era a fonte de inspiração .

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tirado dos sites oficiais:

Scotland Yard
http://www.met.police.uk/about/

Founded by Sir Robert Peel in 1829, the original establishment of 1,000 officers policed a seven-mile radius from Charing Cross and a population of less than 2 million.

FBI
http://www.fbi.gov/fbihistory.htm

On July 26, 2004, the Federal Bureau of Investigation celebrated 96 years of public service. On that day in the year 1908, Attorney General Charles Bonaparte ordered 9 newly hired detectives, 13 civil rights investigators, and 12 accountants to take on investigative assignments in areas such as antitrust, peonage, and land fraud. Ninety-six years later, that small group of 34 investigators has grown into a cadre of over 28,000 employees.

CIA
http://www.cia.gov/cia/information/info.html

The Central Intelligence Agency was created in 1947 with the signing of the National Security Act by President Harry S. Truman.

A Scotland Yard na verdade é a mais antiga.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi com os livros da Agatha que comecei a gostar de ler. O meu preferido é O caso dos dez negrinhos, é uma das melhores coisas que já li. Só é uma pena que o Poirot não participa, pra mim ele é o melhor personagem que já inventaram, acho-o até melhor que o Sherlock. O personagem do Doyle me parece às vezes improvável, aquilo de deduzir as coisas. O Poirot tem mais personalidade e é mais engraçado.

É isso. Já li várias coisas da Agatha (25 ao todo) Alguém poderia sugerir alguma coisa lega?  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Foi com os livros da Agatha que comecei a gostar de ler. O meu preferido é O caso dos dez negrinhos' date=' é uma das melhores coisas que já li. Só é uma pena que o Poirot não participa, pra mim ele é o melhor personagem que já inventaram, acho-o até melhor que o Sherlock. O personagem do Doyle me parece às vezes improvável, aquilo de deduzir as coisas. O Poirot tem mais personalidade e é mais engraçado.

É isso. Já li várias coisas da Agatha (25 ao todo) Alguém poderia sugerir alguma coisa lega?  

[/quote']

Eu tambem só comecei a gostar de ler por causa de Agatha!! Tambem concordo com sua opinião a respeito de Poirot, ele é o maioral.

Eu sugiro "Os crimes ABC", mas vc já deve ter lido.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...