Jump to content
Forum Cinema em Cena

Filmes de Terror


Travis Bickle
 Share

Recommended Posts

  • Members

Abri este tópico devido a discussões no tópico do Dario Argento, vi que tem um pessoal que gosta do assunto. Vamos falar sobre Lucio Fulci, George Romero, Wes Craven (em sua boa época), Kinji Fukasaku (Battle Royalle), Takashi Miike (Audition), John Carpenter, Dario Argento, Mario Bava, Zé do Caixão, enfim, sobre os mestres desse genêro, que, como muitos acham, não se restringe a "Eu sei o que vocês..." e Pânicos da vida...

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 66
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Sou realmente bastante leigo quando o assunto é terror, não que eu não goste do gênero, mas é que não tenho acesso aos grandes clássicos deste gênero. Tenho muita vontade de ver a quadrilogia dos mortos de Romero e os filmes de Hitcock (dele só vi Os Pássaros que é ótimo).

 

Mas eu posso comentar os filmes ruins do gênero também? Porque ultimamente andamos tendo muitos filmes do tipo que gosto de chamar "vamos assustar a garotada", são estes filmes de terror que não querem passar medo no público e sim pregar-lhes diversos sustos. Geralmente eles vem acompanhados de uma turma de adolescentes, cheio de lindas garotas, e que vão morrendo um por um.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

José Mojica Marins é um gênio que estava muito à frente do seu tempo. Ele criou em seu personagem, Zé do Caixão, uma figura única no gênero. O primeiro à ser desvinculado aos clássicos do gênero (vampiros, lobisomens, frankestein e etc) sem ser só um mero serial killer (como os Jasons, Freddys e Michal Myers da vida) mas um personagem profundo.

Além disso possuia muita técnica mesmo sem recursos financeiros. Seu filme "o estranho mundo de zé do caixão" é do mesmo ano que "a noite dos mortos vivos" mas tem cenas muito mais chocantes de canibalismo. 

Um dos maiores cineastas vivos, pena que não seja muito reconhecido pelos cinéfilos de seu própio país...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sou realmente bastante leigo quando o assunto é terror' date=' não que eu não goste do gênero, mas é que não tenho acesso aos grandes clássicos deste gênero. Tenho muita vontade de ver a quadrilogia dos mortos de Romero e os filmes de Hitcock (dele só vi Os Pássaros que é ótimo).

Mas eu posso comentar os filmes ruins do gênero também? Porque ultimamente andamos tendo muitos filmes do tipo que gosto de chamar "vamos assustar a garotada", são estes filmes de terror que não querem passar medo no público e sim pregar-lhes diversos sustos. Geralmente eles vem acompanhados de uma turma de adolescentes, cheio de lindas garotas, e que vão morrendo um por um.
[/quote']

Sim, exploitation mais light, para a molecadinha. Mas ta tendo um "revival" dos anos 70 muito legal no cinema de horror, vide "Rejeitados pelo Diabo" do Rob Zombie, Wolf Creek e a regravação do Quadrilha de Sádicos (que pelo jeito conseguiu ser melhor que o original).

José Mojica Marins é um gênio que estava muito à frente do seu tempo. Ele criou em seu personagem' date=' Zé do Caixão, uma figura única no gênero. O primeiro à ser desvinculado aos clássicos do gênero (vampiros, lobisomens, frankestein e etc) sem ser só um mero serial killer (como os Jasons, Freddys e Michal Myers da vida) mas um personagem profundo.

Além disso possuia muita técnica mesmo sem recursos financeiros. Seu filme "o estranho mundo de zé do caixão" é do mesmo ano que "a noite dos mortos vivos" mas tem cenas muito mais chocantes de canibalismo. 

Um dos maiores cineastas vivos, pena que não seja muito reconhecido pelos cinéfilos de seu própio país...

[/quote']

Realmente, Zé do Caixão aqui no Brasil é motivo de piada, literalmente. Fora do país ele é considerado um gênio, um dos caras que modelaram o cinema de horror. Uma pena...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Travis, tu saca da série "Masters of Horror"? Comecei a ver. smiley4.gif

Não achei grande coisa (apesar de legal) o primeiro não, do Don Coscarelli ("Bubba Ho-Tep", que é bem bacana e tem o Bruce Campbell chutando bundas), mas os próximos prometem mais - tem Carpenter, Argento, John Landis... cada um dirige um episódio de 45, 50 minutos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por favor, me digam, o que esse "Rejeitados Pelo Diabo" tem demais (a não ser a trilha, que é bem legal)?

Sério, eu ouvi comentários ótimos sobre o filme, mas quando fui ver, não encontrei onde estava essa maravilha toda, pra mim não passou de um trashzão bem porco (trash no sentido literal da palavra, não cult).

Uns dizem que é critica a sociedade? Pois pra mim, a primeira vista, não passou de violência gratuita. Posso estar errado, por isso peço pra que algum fã ou quem apenas gostou do filme, possa me explicar...

Agora sobre o tópico, dois filmes que eu acho bem legal de terror, "A Beira da Loucura" do John Carpenter, e um outro não muito conhecido "IT: Obra Prima do Medo", que é adaptação de uma história do Stepehn King. Eu achei ambos muito bons.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Travis' date=' tu saca da série "Masters of Horror"? Comecei a ver. smiley4.gif

Não achei grande coisa (apesar de legal) o primeiro não, do Don Coscarelli ("Bubba Ho-Tep", que é bem bacana e tem o Bruce Campbell chutando bundas), mas os próximos prometem mais - tem Carpenter, Argento, John Landis... cada um dirige um episódio de 45, 50 minutos.

[/quote']

Sim cara! Olha, dos que eu vi o melhor episódio é o do Carpenter, mas tem o do Takashi Miike, aquele que foi censurado... Esse promete!

 

Kra' date=' um filme q parece interessante e nunca vi e é assunto frequente em fóruns é "Cannibal Holocaust", vi algumas  cenas na net e o filme é bem forte, incrivel o realismo...

[/quote']

É tão incrivel assim porque os animais que morrem no filme morrem de verdade mesmo. Esse ciclo do canibalismo gerou um monte de casos bizarros... Tem um filme mais forte que Cannibal Holocaust que se chama Cannibal Ferox (muito inferior como filme) em que o diretor Umberto Lenzi chega ao cumulo de obrigar uma cobra a estraçalhar um bicho la !smiley36.gif

Por favor' date=' me digam, o que esse "Rejeitados Pelo Diabo" tem demais (a não ser a trilha, que é bem legal)?

Sério, eu ouvi comentários ótimos sobre o filme, mas quando fui ver, não encontrei onde estava essa maravilha toda, pra mim não passou de um trashzão bem porco (trash no sentido literal da palavra, não cult).

Uns dizem que é critica a sociedade? Pois pra mim, a primeira vista, não passou de violência gratuita. Posso estar errado, por isso peço pra que algum fã ou quem apenas gostou do filme, possa me explicar...

Agora sobre o tópico, dois filmes que eu acho bem legal de terror, "A Beira da Loucura" do John Carpenter, e um outro não muito conhecido "IT: Obra Prima do Medo", que é adaptação de uma história do Stepehn King. Eu achei ambos muito bons.

[/quote']

Eu gostei do filme por causa daquele clima de anos 70, e tem que se levar em conta que o diretor é um cantor né cara, fez um bom trabalho. Quanto a critica que dizem que o filme faz é da violência, a mesma sociedade que perseguia os assassinos e criticava seus atos insanos fez a mesma coisa com os assassinos quando os capturou... Bem acho que é isso. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu ainda não vi nenhum do "masters of horror" eu ia pegar algum pro feriado mas tinham coisas melhores na locadora (vide tópico rate my rentals)

Por favor' date=' me digam, o que esse "Rejeitados Pelo Diabo" tem demais (a não ser a trilha, que é bem legal)?

Sério, eu ouvi comentários ótimos sobre o filme, mas quando fui ver, não encontrei onde estava essa maravilha toda, pra mim não passou de um trashzão bem porco (trash no sentido literal da palavra, não cult).

Uns dizem que é critica a sociedade? Pois pra mim, a primeira vista, não passou de violência gratuita. Posso estar errado, por isso peço pra que algum fã ou quem apenas gostou do filme, possa me explicar...

[/quote']

O filme é um tributo às famílias canibais do cinema de horror dos anos 70 (massacre da serra elétrica, quadrilha de sádicos e outros que não sobreviveram até hoje). Parece que vemos um filme feito nessa década, e além disso ele faz tudo o que as produções da época não ousaram fazer, sai de todos os clichês, eu achei fantástico.

Falam que a Casa dos 1000 corpos(o filme anterior do rob zombie) é ruim, mas eu estou ancioso e procurando por vê-lo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Travis' date=' tu saca da série "Masters of Horror"? Comecei a ver. smiley4.gif

Não achei grande coisa (apesar de legal) o primeiro não, do Don Coscarelli ("Bubba Ho-Tep", que é bem bacana e tem o Bruce Campbell chutando bundas), mas os próximos prometem mais - tem Carpenter, Argento, John Landis... cada um dirige um episódio de 45, 50 minutos.

[/quote']

Sim cara! Olha, dos que eu vi o melhor episódio é o do Carpenter, mas tem o do Takashi Miike, aquele que foi censurado... Esse promete!

Por acaso o episódio de Carpenter é o sobre filme do fim do mundo????smiley5.gif Se for, realmente esse é o melhor da série até agora...smiley32.gif

Link to comment
Share on other sites

Por favor' date=' me digam, o que esse "Rejeitados Pelo Diabo" tem demais (a não ser a trilha, que é bem legal)?

 

Sério, eu ouvi comentários ótimos sobre o filme, mas quando fui ver, não encontrei onde estava essa maravilha toda, pra mim não passou de um trashzão bem porco (trash no sentido literal da palavra, não cult).

 

Uns dizem que é critica a sociedade? Pois pra mim, a primeira vista, não passou de violência gratuita. Posso estar errado, por isso peço pra que algum fã ou quem apenas gostou do filme, possa me explicar...

 

Agora sobre o tópico, dois filmes que eu acho bem legal de terror, "A Beira da Loucura" do John Carpenter, e um outro não muito conhecido "IT: Obra Prima do Medo", que é adaptação de uma história do Stepehn King. Eu achei ambos muito bons.

[/quote']

 

 

 

Tensor, vai aí minha opinião pessoal de Devil´s Rejects que escrevi na época smiley1.gif Sou fãzóide, tá, portanto, retire os excessos...além disso todos os meus comentários contém um teor de "interatividade" muito grande entre eu e os personagens da estória, elemento fundamental pra eu gostar de um filme, mas que logicamente é pessoal demais pra servir de sugestão a alguém... smiley17.gif

 

 

 

"Difícil dizer algo desse filme de Rob Zombie,depois do péssimo House of 1000 Corpses. Os diálogos repletos de palavrões, a fórmula tipo “videoclipe” tão criticada, os tipos estranhos e fora dos padrões e uma família de loucos assassinos que matam pessoas simplesmente por prazer estão todos aqui novamente, nessa continuação.

 

 

 

E o resultado foi totalmente inesperado...o filme representa, pra mim, um grande fã do gênero, o renascimento do cinema de horror norte americano. Os elementos ruins funcionam de maneira absurdamente fantástica em uma das melhores continuações que eu já assisti.

 

 

 

Desta vez, o fato de ter assistido ao primeiro filme serviu para nos advertir do estilo de Rob Zombie e talvez nos preparar para essa viagem fabulosa a insanidade dos membros dessa família de sádicos. As incríveis estratégias de Zombie estão mais claras aqui e são simplesmente alucinantes.

 

 

 

A clássica formula de O Massacre da Serra Elétrica, de Tob Hooper, de 1974, é repetida, mas do ponto de vista dos Assassinos e não das vítimas e, essa simples mudança é capaz de criar uma atmosfera tão mórbida e doentia que, nem conseguimos entender direito nossas emoções diante da inversão de papéis experimentada pelos personagens.

 

 

 

Em primeiro lugar, os tipos de Zombie são interessantíssimos, bizarros e totalmente anormais, uma antítese perfeita ao cinema típico de Hollywood. Em segundo lugar, a ausência de heróis em absoluto no filme, deixa o espectador totalmente desamparado até que percebe que, devido às brincadeiras de inversão de papéis proporcionadas pelo filme, ele se percebe torcendo desesperadamente pelo bando de assassinos.

 

 

 

Seria um efeito causado pela influência da mudança do ponto de vista, tornando os protagonistas incomuns? Outro efeito magnífico consiste na filmagem tipo vídeo clipe que permeia a estória e o papel dos efeitos de som e da trilha sonora do filme inteiro na sua atmosfera.

 

 

 

Além de parecer retratar magnificamente as músicas e o clima dos road movies dos anos 70, tipicamente americanos (o que torna o filme um exemplar genuíno de um estilo de filme que retrata tipos que distorcem o modo norte americano de viver, obra que vai no sentido oposto das agora comuns cópias de filmes de outras culturas ou refilmagens, como o que vemos acontecer com os filmes asiáticos), a trilha é simplesmente espetacular, contendo nomes como o de Lynyrd Skynyrd e Terry Reid em músicas que você sente vontade de sair correndo a loja mais próxima e adquirir a sua trilha.

 

 

 

Destaque para a aparição de Leslie Easterbrook, a loira de seios fartos em Police Academy (Loucademia de Polícia), simplesmente perfeita como a mãe e a ótima e belíssima Sheri Moon Zombie, brilhante como a terrível Babie. Há muitos anos não via um filme de horror dos USA tão bom e sem dúvida, isso faz de The Devil´s Rejects o filme do mês." Mr. Scofield2006-6-16 21:18:25

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Humm, legal seu ponto de vista, e bem pessoal mesmo. smiley1.gif

Bah, mas eu não gostei mesmo, achei muito trash, e essa falta de um herói tem seu lado positivo e negativo... O positivo é escapar dos cliches que se encontram em quase todos os filme do genero, o negativo é que esse massacre todo praticado pela familia, não causa efeito nenhum para quem vê ( pelo menos no meu caso), era como se eles estivessem massacrando apenas pedaços de carne ao em vez de um ser humano. smiley36.gif

E esse Rob Zombie, esse cara deve ter alguma fixação pela palavra "Fu*k you!" por que não é possivel! A cada 10 frases do  filme, 11 tem essa palavra! smiley36.gif

Tensor2006-6-17 13:15:57
Link to comment
Share on other sites

Agora sobre o tópico' date=' dois filmes que eu acho bem legal de terror, "A Beira da Loucura" do John Carpenter, e um outro não muito conhecido "IT: Obra Prima do Medo", que é adaptação de uma história do Stepehn King. Eu achei ambos muito bons.

[/quote']

Eu adoro It, tenho trauma de palhaço até hoje smiley36.gif. Eles deviam lançar em dvd, tempos que eu não vejo...

Alguns dos meus preferidos são Halloween, Carrie ( o original ).. Mas eu gosto de vários, quer dizer, gosto bastante do genêro.

Quero ver a refilmagem de The Hills Have eyes que deve tá pra estreiar por aqui e The Descent, outro que falam muito bem.

Link to comment
Share on other sites

Humm' date=' legal seu ponto de vista, e bem pessoal mesmo. smiley1.gif

Bah, mas eu não gostei mesmo, achei muito trash, e essa falta de um herói tem seu lado positivo e negativo... O positivo é escapar dos cliches que se encontram em quase todos os filme do genero, o negativo é que esse massacre todo praticado pela familia, não causa efeito nenhum para quem vê ( pelo menos no meu caso), era como se eles estivessem massacrando apenas pedaços de carne ao em vez de um ser humano. smiley36.gif

E esse Wes Craven, esse cara deve ter alguma fixação pela palvra "Fu*k you!" por que não é possivel! Acada 10 frases do  filme, 11 tem essa palavra! smiley36.gif

[/quote']

Eu vi o Rejeitados tb, e gostei, principalmente disso que o Mr Scofield falou a respeito do ponto de vista do filme ser a respeito dos assassinos. Mas tb não achei A maravilha, achei bom. Mas comparado com a casa dos 1000 corpos é obra prima smiley36.gif.

E acho que tu trocou Wes Craven ( hora do pesadelo, panico.. ) pelo Rob Zombie que é qem dirige esse filme, ou eu que não entendi mesmo smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Humm' date=' legal seu ponto de vista, e bem pessoal mesmo. smiley1.gif

Bah, mas eu não gostei mesmo, achei muito trash, e essa falta de um herói tem seu lado positivo e negativo... O positivo é escapar dos cliches que se encontram em quase todos os filme do genero, o negativo é que esse massacre todo praticado pela familia, não causa efeito nenhum para quem vê ( pelo menos no meu caso), era como se eles estivessem massacrando apenas pedaços de carne ao em vez de um ser humano. smiley36.gif

E esse Wes Craven, esse cara deve ter alguma fixação pela palvra "Fu*k you!" por que não é possivel! Acada 10 frases do  filme, 11 tem essa palavra! smiley36.gif

[/quote']

Eu vi o Rejeitados tb, e gostei, principalmente disso que o Mr Scofield falou a respeito do ponto de vista do filme ser a respeito dos assassinos. Mas tb não achei A maravilha, achei bom. Mas comparado com a casa dos 1000 corpos é obra prima smiley36.gif.

E acho que tu trocou Wes Craven ( hora do pesadelo, panico.. ) pelo Rob Zombie que é qem dirige esse filme, ou eu que não entendi mesmo smiley36.gif

Não entendi também...smiley5.gif Tensor, esclareça essa dúvida cruel para gente...smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém ai já assistiu Battle Royale? É asiático o filme, não é muito de terror, mas tem bastante gore e o filme é genial...Falando nisso, o cinema japonês hoje acho que é o que vem trazendo mais filmes interessantes no mercado de terror, tem uns caras bem fodas mesmo, Takashi Miike é o cara. Alguém conhece o trabalho dele? 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Travis' date=' tu saca da série "Masters of Horror"? Comecei a ver. smiley4.gif

Não achei grande coisa (apesar de legal) o primeiro não, do Don Coscarelli ("Bubba Ho-Tep", que é bem bacana e tem o Bruce Campbell chutando bundas), mas os próximos prometem mais - tem Carpenter, Argento, John Landis... cada um dirige um episódio de 45, 50 minutos.

[/quote']

Sim cara! Olha, dos que eu vi o melhor episódio é o do Carpenter, mas tem o do Takashi Miike, aquele que foi censurado... Esse promete!

Por acaso o episódio de Carpenter é o sobre filme do fim do mundo????smiley5.gif Se for, realmente esse é o melhor da série até agora...smiley32.gif

Nem é cara, o do Carpenter é um de uma fita que quem assiste comete crimes. Esse do fim do mundo é, se não me engano, do Tobe Hooper (O Massacre da Sérra Eletrica)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém ai já assistiu Battle Royale? É asiático o filme' date=' não é muito de terror, mas tem bastante gore e o filme é genial...Falando nisso, o cinema japonês hoje acho que é o que vem trazendo mais filmes interessantes no mercado de terror, tem uns caras bem fodas mesmo, Takashi Miike é o cara. Alguém conhece o trabalho dele? 

[/quote']

Gostaria de ter acesso ao tão comentado "Audition"...smiley19.gif

Link to comment
Share on other sites

 

Alguém ai já assistiu Battle Royale? É asiático o filme' date=' não é muito de terror, mas tem bastante gore e o filme é genial...Falando nisso, o cinema japonês hoje acho que é o que vem trazendo mais filmes interessantes no mercado de terror, tem uns caras bem fodas mesmo, Takashi Miike é o cara. Alguém conhece o trabalho dele?

 

[/quote']

 

Gostaria de ter acesso ao tão comentado "Audition"...smiley19.gif

 

Eu já vi todos dois...Battle Royale é excelente, a estória é brilhante.

 

Quanto a Takashi, Audition é lento, mas fantástico

 

Sim, eu conheço vários filmes dele..já vi Gozu (ótimo), The Negotiator (me fugiu o nome em japonês..excelente)..esses dois mudam bastante de rumo da metade pra frente..genial

 

The City of Lost Souls que tem uma parte no Brasil (bom), Three Extremes (que tem uma estória de Miike muito boa) e o melhor que assisti disparado: Visitor Q, que é um dos melhores filmes que já vi e é extreme (raridade)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém ai já assistiu Battle Royale? É asiático o filme' date=' não é muito de terror, mas tem bastante gore e o filme é genial...Falando nisso, o cinema japonês hoje acho que é o que vem trazendo mais filmes interessantes no mercado de terror, tem uns caras bem fodas mesmo, Takashi Miike é o cara. Alguém conhece o trabalho dele? 

[/quote']

O problema dos filmes de terror oriental é que oriental são caricatos demais...hehehe. Pode parecer zueira, mas eles são engraçados. smiley36.gif

Falando em terror, um dos melhores ultimamente foi madrugada dos mortos. O que vocês acham? Eu acho filmes de zumbi os melhores entre os de terror.

Link to comment
Share on other sites

 

Alguém ai já assistiu Battle Royale? É asiático o filme' date=' não é muito de terror, mas tem bastante gore e o filme é genial...Falando nisso, o cinema japonês hoje acho que é o que vem trazendo mais filmes interessantes no mercado de terror, tem uns caras bem fodas mesmo, Takashi Miike é o cara. Alguém conhece o trabalho dele?

 

[/quote']

 

O problema dos filmes de terror oriental é que oriental são caricatos demais...hehehe. Pode parecer zueira, mas eles são engraçados. smiley36.gif

 

Falando em terror, um dos melhores ultimamente foi madrugada dos mortos. O que vocês acham? Eu acho filmes de zumbi os melhores entre os de terror.

 

Sim, conan, acho que é estilo mesmo...há um excesso de violência e um humor misturado..mas engraçado, não me incomoda muito (e eu odeio desesperadamente humor misturado com terror)

 

Quanto a filmes de Zumbi, acho que a maioria dos fãs de terror ama zumbis... smiley1.gif

 

O melhor filme pra mim de todos os tempos de horror é A Noite dos Mortos Vivos (seguido é claro por Evil Dead 1)Mr. Scofield2006-6-17 19:50:46

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém ai já assistiu Battle Royale? É asiático o filme' date=' não é muito de terror, mas tem bastante gore e o filme é genial...Falando nisso, o cinema japonês hoje acho que é o que vem trazendo mais filmes interessantes no mercado de terror, tem uns caras bem fodas mesmo, Takashi Miike é o cara. Alguém conhece o trabalho dele? 

[/quote']

O problema dos filmes de terror oriental é que oriental são caricatos demais...hehehe. Pode parecer zueira, mas eles são engraçados. smiley36.gif

Falando em terror, um dos melhores ultimamente foi madrugada dos mortos. O que vocês acham? Eu acho filmes de zumbi os melhores entre os de terror.

Devo discordar, você acha que são caricatos porque está acostumado com os filmes de terror ocidentais, assista The Eye - A Herança e Shutter (só para citar os mais faceis de encontrar, ja que foram lançados por aqui).
Também acho os filmes de zumbi os mais legais... Madrugada dos Mortos é uma regravação legalzinha de uns dos (se nao for O) maiores clássicos dos filmes de zumbi, Despertar dos Mortos, de George Romero. O original é um zilhão de vezes melhor que o remake Madrugada dos Mortos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...