Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tim Burton


Travis Bickle
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?  

93 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?

    • Os Fantasmas se Divertem
      7
    • Batman - O Filme
      10
    • Edward Mãos de Tesoura
      45
    • Ed Wood
      21
    • Marte Ataca!
      3
    • O Estranho Mundo de Jack
      6
    • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
      11
    • Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
      20
    • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
      17
    • A Noiva Cadáver
      6
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • 2 months later...
  • Members

Seguindo conselho do Questão, vim aqui para o tópico falar do Tim, afinal o tópico de Alice já estava se tornando uma discussão sobre ele.

Eu votei em Edward, mas só vi dois dele e minha preferência fica assim:

 

Edward Mãos de Tesoura

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça

 

Tenho muita vontade de ver A Fantástica Fábrica e A Noiva... E comprei Planeta, já os outros, nunca ouvi falar.

No tópico de Alice muitos falaram mal do Planeta, ele é ruim?? E eu nem sabia que era regravação, não sabia que tinha mais de um.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

eu sinceramente gosto do Planeta dos Macacos dele, nada de mais, mas não acho ruim não. independente de comparações com os antigos.

 

01. Batman - 4/4

02. Batman Returns - 4/4

03. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - 3/4

04. Edward Mãos de Tesoura - 3/4

05. A Fantástica Fábrica de Chocolate - 2/4

06. Planeta dos Macacos - 2/4

07. A Noiva Cadáver - 1/4

08. Peixe Grande - 1/4

09. Sweeney Todd - 0/4

 

já tentei assistir Ed Wood, mas quando vi a duração, transferi a sessão. 

 

batgody2009-05-03 14:47:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Planeta dos Macacos ate hoje não vi (quer dizer vi, um pedaço). Tambem não assisti Ed Wood e a Noiva Cadaver.

 

Dos que eu assisti gosto da maioria ou pelo menos passei a gostar recentemente, que foi o caso de Batman Returns. Durante muitos anos achei esse filme mediano (meio chato), mas recentemente o revi e gostei muito.

 

Marte Ataca acho bem ruim, e é o unico filme intragavel dele que me vem a cabeça agora. 

 

Apesar de que nunca fui um grande fã de Burton, adimiro as esquisitices dele, que alem de fugirem do convencional lhe proporcionam uma especie de marca registrada (coisa que não é tão comum quanto parece entres os diretores). É um bom diretor sem duvida, acima da media. Mas não esta entre os meus preferidos.

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

1 - Peixe Grande

2 - A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

3 - Batman - O Filme

4 - Batman - O Retorno

5 - Edward Mãos de Tesoura

6 - A Noiva Cadáver

7 - Sweeney Todd

8 - Planeta dos Macacos

9 - A Fantástica Fábrica de Chocolates

10 - Marte Ataca!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Pensei que já tinha feito um top dele, não achei, então aí vai:

 

Edward Mãos-de-Tesoura 5/5

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas 5/5

Ed Wood 5/5

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça 4/5

Sweeney Todd 3/5

Os Fantasmas Se Divertem 3/5

Planeta dos Macacos 2/5

A Fantástica Fábrica de Chocolate 0/5
Angelo Voorhees2009-06-24 22:18:24
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Reví hoje um dos meus 3 Burton preferidos. ED WOOD

ed-wood-poster04.jpg

 

 O filme é a cinebiografia do personagem titulo, Ed Wood(Johnny Deep) um cineasta que entrou para a historia do cinema pela porta dos fundos, ou seja, ficou conhecido como o pior diretor de todos os tempos.

 

 Em seu 2º trabalho com Burton, Deep esta excelente como Ed Wood. Realmente, ele é um personagem otimo, e Deep explora tudo q um personagem assim pode oferecer. Ed ama o cinema, é devotado pela 7ª arte, só não é bom no q faz. A cena em q ele discute com os produtores sobre o cenario do cemiterio é otima.

 

 Mas apesar d Deep estar otimo como o protagonista, quem acaba roubando a cena de verdade é Bela Lugosi(Martin Landau). Alem d lembrar muito o lendario Dracula, Landau nos passa toda a decadencia daquele homem destruido pelo vicio, q todos esqueceram, e q ficou estigmatizado pelo papel do rei dos vampiros. E o melhor é q Landau e Burton conseguem nos passar toda essa decadencia e melancolia d uma maneira leve.

 

 Direção de arte e fotografia é uma questão a parte, pois filme de Tim Burton sempre é sinonimo d qualidade nesses quesitos. A opção pela fotografia preto e branco casou direitinho com o espirito do filme.

 

Valeu16
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

Revistos Batman e Batman - O Retorno. Ficam melhores a cada revisada.

 

Batman

 

Com o recente sucesso de Batman Begins e Batman - O Cavaleiro das Trevas os filmes de Buton estão sendo cada vez mais esquecidos. Injustiça. Como esquecer do Coringa completamente imprevisível interpretado por Jack Nicholson? Ou o atormentado Batman/Bruce Wayne de Michael Keaton? E o que dizer da direção de arte espetacular, que torna Gotham City o único lugar plausível para o surgimento de malucos (aberrações?) fantasiados? E o grande Tim Burton, que parece ser um dos poucos artistas em toda a mitologia do personagem a realmente compreendê-lo?

 

Burton demonstra logo de início um domínio completo daquele mundo decadente de sombrio, de modo a manter uma coesão visual de temática durante toda a projeção. A direção de arte, que mistura arquitetura gótica, expressionismo alemão, industrialismo e urbanização caótica dá ao filme uma  identidade visual única, comparável somente a Batman - O Retorno.

 

Quanto aos personagens, difícil esquecer o Coringa de Nicholson destruindo o museu da cidade e poupando somente um Francis Bacon, algo que, no sentido psicológico, jamais foi igualado em um filme de super-herois ou baseado em quadrinhos. Nessa que talvez seja sua melhor atuação (qual o problema em ser um filme de fantasia baseado em gibis?), Nicholson apresenta a melhor versão do Coringa que eu consigo lembrar, equilibrando diversão e insanidade de modo tão natural que é quase impossível não se encantar com sua performance.

 

Keaton, por sua vez, compreende tão bem o perturbado Bruce Wayne/Batman que consegue demonstrar os conflitos internos do personagem com pequenos gestos, como um olhar ou uma inflexão de voz. Demonstra também seu talento de comediante mesmo com um personagem tão amargurado e melancólico, como na cena em que tenta revelar sua identidade à Vale no apartamento. Mas seu maior momento provavelmente seja quando Alfred permite que Vicki entre na batcaverna. É onde Keaton demonstra o conflito do personagem entre levar uma vida normal ou assumir sua condição de maldito e enfrentar de uma vez por todas o Coringa. Vale lembrar que naquele momento ele acaba que descobrir que o assassino de seus pais, Jack Napier e o Coringa são a mesma pessoa, tornando sua missão um misto de justiça e vingança.

 

Há algumas pequenas falhas no entanto, como a falta de policiação no desfile do Coringa no final, que chega a ser absurda, levando em conta que ele anunciou o evento pela TV. Não se pode reclamar no entanto que o Batman mata alguns inimigos (ou vocês acham que ele ia entrar na Axis Chemicals e pedir para todos os capangas do Coringa se retirarem do local para que ele pudesse explodí-lo?), que sua origem e treinamento não são revelados, que Bruce Wayne não é importante ou conhecido em Gotham (reparem que o nome dele está presente na mesa, apesar no lugar vazio, na cena de apresentação de Harvey Dent) ou da morte do Coringa, que é perfeitamente plausível dentro do turbilhão psicológico que le enfrentava na torre da Catedral.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Administrators

Reportagem em vídeo do Jornal da Globo sobre uma exposição no MOMA (Museu de Arte Moderna) do cineasta Tim Burton....o cineasta "doidão" segundo a chamada da Globo...06

 

 

 

CULTURA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Jornal da Globo / Rede Globo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O universo do cineasta Tim Burton

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

O universo surrealista do cineasta Tim Burton

São

poucos os cineastas cuja marca podemos identificar só de ver algumas

cenas de seus filmes. O americano Tim Burton é um deles.

 

 

http://tinyurl.com/yc46zkf

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Filme de vampiro de Tim Burton e Johnny Depp tem nova previsão de filmagem

Produtor diz que está retocando roteiro de Dark Shadows para rodar em 2010

07/12/2009

Um dos novos projetos de Johnny Depp na Warner Bros., a adaptação ao cinema do seriado sobrenatural sessentista Dark Shadows, que será dirigida por Tim Burton, já tem nova data para começar.

Ao SCIFI Wire, o produtor Graham King disse que as filmagens, antes previstas para 2009, agora foram reagendadas para setembro/outubro de 2010. No momento, enquanto Burton finaliza Alice no País das Maravilhas, King tem roteiristas retocando o script.

"Estamos trabalhando bastante no roteiro, embora ele [burton] esteja finalizando Alice. John August escreveu a primeira versão. Estamos fazendo umas mudanças, e a produção vai acontecer entre setembro e outubro do ano que vem", disse.

Dark Shadows será produzido pela companhia de Depp, a Infinitum-Nihil. Segundo a Variety, desde criança o ator sonha em interpretar Barnabas Collins, o vampiro patriarca da série gótica de TV exibida de 1966 a 1971, originalmente vivido por Jonathan Frid - que em 1.225 episódios apresentou aos telespectadores histórias macabras de vampiros, bruxas, fantasmas e zumbis.

John August já trabalhou com Burton em filmes como Peixe Grande e A Noiva-Cadáver.

FONTE: OMELETE
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já "Edward Mãos de Tesoura"  eu não só odeio como está no topo  do meu top 10 de piores filmes de todos os tempos.

Quando eu vejo Johnny Depp nesse filme' date=' me dá vontade de vomitar. Pra mim, esse filme é absolutamente repugnante e inassistível em todos os sentidos possíveis e imagináveis. Não consigo entender como é tão elogiado assim.
[/quote']

 

Eu gosto do filme, sabe utilizar bem os clichês, mas dizer que ele é bastante emocionante é exagero.

 

E realmente, dá pra achar facim filmes do Burton que sejam melhores que Edward.
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Mostra sobre Tim Burton virá ao Brasil

CCBB já lista exposição na sua programação para 2010

07/01/2010

Aberta desde novembro passado no MoMA, o museu de arte moderna de Nova York, a exposição sobre Tim Burton virá ao Brasil.

Ainda não há uma data definida, mas a mostra já aparece como uma das promessas na programação do Centro Cultural Banco do Brasil para o ano de 2010. O CCBB tem filiais no Rio de Janeiro, em Brasília e em São Paulo.

A mostra fica no MoMA até 26 de abril. Entre obras raras, há duas artes conceituais do filme de Superman que o diretor quase realizou (veja na galeria), mostra de curtas-metragens e experimentações em vídeo, pinturas, desenhos, storyboards, bonecos, maquetes, elementos cenográficos, figurinos, rascunhos...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Filme pode ser dirigido por Tim Burton - 19/01/2010 14:27

A repercussão de Alice no País das Maravilhas, de Tim Burton, mesmo antes da estreia, já está rendendo frutos. A Disney está preparando uma de suas clássicas histórias para refilmagem e, segundo o site /Film, o estúdio quer que Tim Burton seja o diretor da adaptação.

Maleficent é um jeito novo de contar a história da Bela Adormecida, focada na vilã Malévola ao invés da princesa dorminhoca. O filme será desenvolvido em live action, e não como uma versão animada do conto.
 
Além de Alice, Burton tem em sua agenda o filme Dark Shadows, em que estabelece mais uma parceria com Johnny Depp, e que tem previsão de começar a ser filmado ainda neste ano.
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...