Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tim Burton


Travis Bickle
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?  

93 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?

    • Os Fantasmas se Divertem
      7
    • Batman - O Filme
      10
    • Edward Mãos de Tesoura
      45
    • Ed Wood
      21
    • Marte Ataca!
      3
    • O Estranho Mundo de Jack
      6
    • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
      11
    • Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
      20
    • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
      17
    • A Noiva Cadáver
      6
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members

Eu já odiei os Batman do Nolan, aliás, odiei tudo o que o Nolan fez, com exceção do Amnésia.

 

 

 

Até A Origem, que não é ruim, o Nolan conseguiu prejudicar com aquela ação desnecessária toda e aquela pseudo-estagiária... precisava ficar tão óbvio que ela é só um gancho para eles nos explicarem a trama? Até o Michael Bay teria feito um A Origem melhor.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • Members

timburton_03.jpg

Conhecido e admirado por sua criatividade, Tim Burton adquiriu ao longo da carreira o hábito de reinventar histórias, em vez de criá-las. A direção de seguidos remakes (ou “novas versões” de obras já adaptadas para o cinema) passou a ser problema quando deixou de ser feita com o perfeccionismo outrora característico do cineasta. De qualidade questionável, O Planeta dos Macacos, A Fantástica Fábrica de Chocolate e Alice no País das Maravilhas são exemplos dessa tendência.


Ainda assim, Burton continua sendo garantia de boas bilheterias. E é justamente por isso que os estúdios continuam encorajando-o a revisitar obras antigas para levá-las às telas. Segundo o The Hollywood Reporter, a Warner Bros. já fisgou o diretor para uma adaptação de Notre-Dame de Paris (ou O Corcunda de Notre-Dame), romance escrito por Victor Hugo em 1831.


A trama se foca na paixão do sineiro Quasímodo - um homem disforme, corcunda e surdo - pela bela cigana Esmeralda, também desejada pelo capitão Febo de Châteaupers e pelo arquidiácono Claude Frollo. A dificuldade parece ser encontrar algo novo na história, já adaptada para as telas mais de uma dezena de vezes - as versões mais conhecidas são a animação da Disney, de 1996, e os filme televisivos de 1997 (com Salma Hayek, Mandy Patinkin e Richard Harris no elenco) e de 1982 (com Anthony Hopkins). Ainda assim, a trama possui alguns elementos sombrios que costumam atrair Burton, como um personagem solitário e apaixonado (visto em Edward Mãos de Tesoura).


De acordo com as informações, o roteiro do longa será escrito por Kieran e Michele Mulroney (ambos de Sherlock Holmes: A Game of Shadows). Josh Brolin (Bravura Indômita) é o favorito para o papel de Quasímodo. Ainda não há nomes cotados para dar vida aos outros personagens. A data de estreia também não foi definida.    

 

Agenda do Burton tá bem cheia, mas do jeito que anda onda dos remakes pode bem rolar.                                                          

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Meu preferido é Peixe Grande, mas seu melhor filme é provavelmente Edward Mãos de Tesoura, que é um filme fantástico, classicão.

Se a questão fosse Direção de Arte, o que mais me chamou a atenção foi Alice no País das Maravilhas. Porém, o roteiro é tão decepcionante que seus méritos acabam ficando apagados.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

 Não vejo nada demais na direção de ALICE. A direção de A FANTASTICA FABRICA DE CHOCOLATES' date=' que segue mais ou menos o mesmo estilo, me parece bem mais interessante.
[/quote']

 

Gostei muito das cores e contrastes tanto do País das Maravilhas quanto do mundo real no filme. A caracterização artística dos personagens tb é fantástica.

 

É realmente parecido com a Fantástica Fábrica de Chocolares, mas achei que em Alice havia mais criatividade (pelo menos nesse aspecto)
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Esse contraste entre mundos é uma constante na arte e foto dos filmes do Burton. Há os exemplos já citados de ALICE e FANTASTICA FABRICA, mas creio que há exemplos bem melhores na minha opinião como

 

- o contraste entre a cidade e o castelo de Edward em EDWARD MÃOS DE TESOURA

 

- o contraste entre o mundo dos mortos e dos vivos em OS FANTASMAS SE DIVERTEM e A NOIVA CADAVER.

 

 Enfim, há outros varios exemplos.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 Esse contraste entre mundos é uma constante na arte e foto dos filmes do Burton. Há os exemplos já citados de ALICE e FANTASTICA FABRICA' date=' mas creio que há exemplos bem melhores na minha opinião como

 

 

 

- o contraste entre a cidade e o castelo de Edward em EDWARD MÃOS DE TESOURA

 

 

 

- o contraste entre o mundo dos mortos e dos vivos em OS FANTASMAS SE DIVERTEM e A NOIVA CADAVER.

 

 

 

 Enfim, há outros varios exemplos.
[/quote']

 

 

 

Na verdade me referia ao contraste entre as cores na mesma cena. Mas, enfim, discussões como essas nunca dão em lugar nenhum. Então vou simplificar:

 

 

 

Basicamente, achei Alice mais bonito. Se encaixou mais com meu próprio senso estético.

 

Afinal , gosto é que nem...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

1. Edward Mãos de Tesoura

 

2. Ed Wood

 

...

 

3. A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

 

4. Batman

 

5. Batman O Retorno

 

6. Peixe Grande

 

7. A Noiva Cadáver

 

...

 

8. Marte Ataca

 

9. A Fantástica Fábrica de Chocolates

 

10. Sweenwy Todd

 

11. Alice no País das Maravilhas

 

 

 

Os dois primeiros são os unicos filme dele que considero realmente decentes, que valeram a pena. A segunda lista considero filme razoáveis, e estes ultimos são muito ruins. Alice e Sweeney são asquerosos, coisa funesta de ruim. Credo! Pra mim, Burton é uma fraude.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Gostaria que todas as grandes produções mirando no público infantil fossem tão malucas e levemente perturbadas quanto A Fantástica Fábrica de Chocolate. Vi pela primeira vez no fim do ano passado, e foi um dos filmes que mais curti de Burton, totalmente inesperado. O desenho de produção deveria ter vencido um Oscar. 10

 

E A Noiva Cadáver é lindo, gostei mais ainda do que Fábrica.

 

Cremildo2011-04-30 10:54:48

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

 

Tim Burton começa a rodar Dark Shadows

Começaram as filmagens de Dark Shadows, mais novo filme do cultuado diretor Tim Burton (Alice no País das Maravilhas).

 

O longa marcará a oitava parceria entre Burton e Johnny Depp (Piratas do Caribe 4). A história gira em torno do vampiro Barnabas Collins (Depp), que lida com diversos elementos sobrenaturais.

 

Junto com o início das gravações foi anunciada a presença de um novo ator na produção: Jonny Lee Miller (foto). Vilão da última temporada do seriado Dexter, o ator irá interpretar o irmão de Elizabeth Collins Stoddard (Michelle Pfeiffer). Michael Sheen (Tron - O Legado) esteve cotado para o papel.

 

Eva Green (007), Jackie Earle Haley (Watchmen), Chloe Moretz (Kick Ass) e Bella Heathcote (da série "Neighbours") integram o elenco do filme, assim como Helena Bonham Carter (O Discurso do Rei), esposa do cineasta.

 

Baseada em série homônima exibida na TV americana entre 1966 e 1971, Dark Shadows deve chegar aos cinemas no segundo semestre de 2012.

 

Tim Burton tinha planos para rodar Maleficent, uma nova versão da história de A Bela Adormecida, em parceria com a Walt Disney, mas acabou deixando a produção.

 

Notícia: Novo filme de Tim Burton.

 

Fonte: Adoro Cinema.

 

sabrinaog2011-05-20 13:44:23

Link to comment
Share on other sites

  • 7 months later...
  • Members

Os Fantasmas se Divertem 2 | Tim Burton pode dirigir a sequência

Tudo depende do produtor e roteirista Seth Grahame-Smith encontrar a história certa

besouro-suco

Tim Burton falou à MTV sobre a continuação de Os Fantasmas se Divertem (Beetlejuice, 1988) que os produtores David KatzenbergSeth Grahame-Smith planejam.

Quando questionado se consideraria fazer a sequência, o diretor respondeu afirmativamente e com entusiasmo: "Sim. Eu amo o personagem e Michael [Keaton] é tão bom interpretando. Eu sempre pensei o quanto o personagem é ótimo e divertido, então disse para Seth Grahame-Smith [autor de Pride and Prejudice and Zombies, Abraham Lincoln: Vampire Hunter e roteirista de Dark Shadows], 'Se você tem alguma ideia, invista nela e então eu darei uma olhada'. No passado, eu tentei algumas coisas, mas foi há muito tempo. Ele parecia muito empolgado a respeito".

A dupla de produtores já havia declarado que sem Keaton, o Besouro-Suco original, não haveria filme. Como o ator já demonstrou interesse em voltar ao personagem, parece que agora tudo depende de Grahame-Smith chegar a um roteiro satisfatório. Mais informações devem ser divulgadas em breve.

Burton numa contiuação ? se bem que a onda de fazer a sequência dos filmes do anos 80, Duro de Matar,Predadores,Wall Street e Indiana Jones ganharam uma. De boa acho os Fastama se Diverte um dos melhores longas do Burton.
Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

http://www.band.com.br/agoraetarde/inicio.asp?p=videos&c=Todos_Agora_e_Tarde&v=7b8a56a38b310a0eaf852a7daa6de241&pg=1#videos



Reportagem do "Agora é Tarde" sobre a Comic Con que foi ao ar ontem (18/07/12).

Aos 6min10, o repórter Leo Lins pergunta pro Burton o que TODO MUNDO gostaria de perguntar: Se ele "não se cansou de trabalhar com o Johnny Depp". Morri nessa hora. A pergunta causou comoção geral na feira.
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • Members

Bora atualizar mais um ranking:

 

01. Peixe Grande

02. A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça

03. Batman - O Filme

04. Batman - O Retorno

05. Ed Wood

06. Edward Mãos de Tesoura

07. A Noiva Cadáver

08. Alice no País das Maravilhas

09. Sweeney Todd

10. Planeta dos Macacos

11. A Fantástica Fábrica de Chocolates

12. Sombras da Noite

13. Marte Ataca!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tá osso defender o cara ultimamanete.

 

1- Ed Wood (1994) - 9,5

2- Edward Mãos de Tesoura (1990) - 9,5

3- Batman - O Retorno (1992) - 8,0

4- Peixe Grande E Suas Histórias Maravilhosas (2003) - 8,0

5- Os Fantasmas se Divertem (1988) - 8,0

6- Marte Ataca! (1996) - 7,5

7- A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999) - 7,0

8- Batman (1989) - 6,5

9- A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005) - 6,0

10- A Noiva Cadáver (2005) - 6,0

11- As Grandes Aventuras de Pee-wee (1985) - 5,5

12- Sombras da Noite (2012) - 5,0

13- O Planeta dos Macacos (2001) - 5,0

14- Alice no País das Maravilhas (2010) - 4,0

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Tim Burton e Helena Bonham Carter serão homenageados em festival de Londres.

 

helena-bonham-carter-e-tim-burton-vao-ao-premio-da-academia-britanica-de-televisao-em-londres-06062010-1275863485882_300x300.jpg

Tim Burton e Helena Bonham Carter serão homenageados na 56ª edição do Festival de Cinema de Londres, que acontece na capital inglesa a partir desta quarta-feira (10).

 

Segundo o site Deadline, o diretor e a atriz, que são casados, serão reconhecidos por “sua excepcional contribuição para a cultura do cinema e da televisão”.

 

Os dois já trabalharam juntos em diversos filmes dirigidos por Burton, como “A Noiva Cadáver”, “Alice No País das Maravilhas”, “Sombras da Noite” e “A Fantástica Fábrica de Chocolates”.

 

O novo filme de Burton, a animação “Frankenweenie”, sobre um menino que ressuscita seu cachorrinho, será exibido na abertura do festival.

 

O júri do festival também foi anunciado pela instituição que o organiza, o British Film Institute. Os participantes do júri de melhor filme serão os diretores David Hare e Pablo Trapero, ao lado dos produtores Nansun Shi e Victoria Pearman, e da atriz Romola Garai.

 

Já o júri do prêmio Shuterland, que premia noos talentos, será composto por Hannah McGill, o diretor David Yates, o romancista Sebastian Faulks, a produtora Robin Gutch, e a atriz Louise Brealey.

 

Por fim, estarão no júri de revelação britânica o produtor David Heyman, os atores Tom Hiddleston e Olivia Colman, o escritor Kazuo Ishiguru e o diretor Eran Creevy.

Link to comment
Share on other sites

  • 11 months later...
  • Members

 Visto FRANKENWEENIE

 

 frankenweenie_19.jpg

 

 

   Na trama, Victor é um garoto solitário, que tem como único amigo o seu cachorro Sparky. Quando o seu cachorro é morto em um atropelamento, Victor inconformado decide traze-lo de volta a vida através da ciência.

 

  Baseado em um curta metragem dirigido pelo próprio Burton no começo de sua carreira, FRANKENWEENIE é uma animação bastante cativante, principalmente para os fãs dos velhos filmes de horror da Universal, como o próprio Burton. A influência destes filmes na carreira do cineasta inglês nunca foi segredo, e ele já havia pagado tributo a eles em filmes como EDWARD: MÃOS DE TESOURA e A LENDA DO CAVALEIRO SEM CABEÇA, mas nunca o havia feito de forma tão clara como nesta ótima animação.

 

  O garoto que protagoniza o filme parece ter um certo caráter auto biográfico para o diretor. Na sequência que abre o filme, vemos um pequeno mini metragem dirigido por Victor, onde em Super 8, ele reproduz um clássico filme de monstro que povoaram o cinema na década de 50, algo que Tim Burton também fazia em sua infância. E como um garoto que presta homenagem aos filmes que lhe marcaram, Burton lota FRANKWEENIE de referências narrativas e visuais a filmes como GODZILLA, O LOBISOMEM, DRÁCULA, A MUMIA e principalmente FRANKENSTEIN e sua sequência A NOIVA DE FRANKENSTEIN.

 

  Há também uma revisão de Burton de sua própria obra. A cidadezinha onde se passa a história lembra muito a do já citado EDWARD, e mesmo o gato do curta metragem VINCENT faz uma aparição. ´Optar pela fotografia em preto e branco também foi uma decisão comercialmente corajosa e que muito tem a ver com o cinema do diretor, já que todos os seus curtas de começo da carreira eram filmados assim, e um de seus filmes mais pessoais (e que pessoalmente acho o seu melhor trabalho) ED WOOD também tinha a ausência de cores em sua fotografia.

 

 Embora ainda tenha os vícios clássicos de filmes que carregam a marca Disney, FRANKWEENIE é uma boa volta as origens pro Burton. Com certeza vale a conferida.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...