Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tim Burton


Travis Bickle
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?  

93 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?

    • Os Fantasmas se Divertem
      7
    • Batman - O Filme
      10
    • Edward Mãos de Tesoura
      45
    • Ed Wood
      21
    • Marte Ataca!
      3
    • O Estranho Mundo de Jack
      6
    • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
      11
    • Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
      20
    • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
      17
    • A Noiva Cadáver
      6
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members

"E admitimos “Amnésia” não está nem no Top dos 100 mais de nenhuma lista de cinéfilos decente quanto mais de críticos.
Plutão Orco"
09


Informação totalmente equivocada' date=' não poderia estar mais errada, basta procurar em qualquer site especializado em  de cinema e vc verá que "Amnésia" é um dos filmes mais bem cotados. Portanto fale por você meu caro. E eu não estou detonando o filme do Burton, nem dizendo que é melhor/pior, só estou rebatendo uma informação infeliz.

No Rotten Tomatoes o filme tem 94% de aprovação da critica.

No Metacritic tem 80% de aprovação da crítica.

No IMDB está na 27° posição com 151,741 usuários votantes.

Top 250 movies as voted by our users

For this top 250, only votes from regular voters are considered.

Rank

Rating

Title

Votes

1.

9.1

The Godfather (1972)

224,166

2.

9.1

The Shawshank Redemption (1994)

266,213

3.

8.9

The Godfather: Part II (1974)

127,601

4.

8.8

Buono, il brutto, il cattivo, Il (1966)

68,423

5.

8.8

Pulp Fiction (1994)

228,562

6.

8.8

Schindler's List (1993)

156,402

7.

8.8

Casablanca (1942)

104,133

8.

8.8

Star Wars: Episode V - The Empire Strikes Back (1980)

166,765

9.

8.8

Shichinin no samurai (1954)

57,420

10.

8.8

The Lord of the Rings: The Return of the King (2003)

205,383

11.

8.8

One Flew Over the Cuckoo's Nest (1975)

114,421

12.

8.7

Star Wars (1977)

205,090

13.

8.7

Rear Window (1954)

67,223

14.

8.7

12 Angry Men (1957)

52,193

15.

8.7

The Lord of the Rings: The Fellowship of the Ring (2001)

242,549

16.

8.7

Raiders of the Lost Ark (1981)

142,772

17.

8.7

Cidade de Deus (2002)

71,624

18.

8.7

Goodfellas (1990)

121,444

19.

8.6

The Usual Suspects (1995)

162,251

20.

8.6

C'era una volta il West (1968)

35,393

21.

8.6

Dr. Strangelove or: How I Learned to Stop Worrying and Love the Bomb (1964)

98,624

22.

8.6

Psycho (1960)

83,409

23.

8.6

Citizen Kane (1941)

90,441

24.

8.6

North by Northwest (1959)

55,824

25.

8.6

The Lord of the Rings: The Two Towers (2002)

196,350

26.

8.6

The Silence of the Lambs (1991)

142,844

27.

8.6

Memento (2000)

151,741
[/quote']

 

Que seja. E...

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Mas, o infeliz não sou eu. 12

 

Não estava ciente desta merda que o foi feita do IMDB, me perdoa com perdão da palavra. Mas colocar no pedestal filmes pra-lá de pop’s como Senhor dos Anéis, SW e Indiana Jones é muito parcial. Se fosse um ou outro, mas a maioria é filme pipoca por assim dizer.  Ficou de fora ou ignorado filmes muito melhores, na verdade não vi algum se quer dos diretores como Kubrick, Murnau e do Milos Formam. Dá para levar a sério isto? Sinceramente, atualmente isto é um equivoco e às vezes tenho que concordar que existe um excesso na colocação e olha que gosto dos filmes dos diretores como Spielberg, Lucas e Peter Jackson. 

Plutão Orco2007-07-12 12:05:06
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A informação dada foi infeliz e não vc..de qualquier forma desculpa a confusão. Eu nem sou de dar valor pra essas listas' date=' que são mutantes e mudam a cada semana, mas enfim, hj tem SDA, amanhã outro pipoca e assim vai. [/quote']

 

Sei lá estou tão surpreso quanto você. Sorte a minha que não levo em consideração listas, mas o conteúdo dos filmes e dos comentários dos críticos e cinéfilos. Mas de qualquer forma eu pensei que a lista tinha certo controle. Quem diria, se um filme está em alta ele sobe. Tipo um termômetro de fãs com alto entusiasmo. Nada contra isto, “Amnésia” pode está até mesmo em primeiro lugar. O problema é ver o pro que disto? Os comentários são persistentes? São relevantes os fatores que matem o filme nesta posição ou é pirotecnia mercadológica?    

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em primeiro lugar sua comparação foi extremamente infeliz uma vez que faz jus a qualidade do filme Begins ao sucesso de uma pessoa e não ao filme <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" /><?:NAMESPACE PREFIX = ST1 />em si. E sendo que ainda Nolan tem que comer muito feijão para chegar até onde Burton está. E olha que tenho que concordar com o pessoal aqui' date=' que ele não é um diretor renomado. Porém já fez mais trabalhos puramente elogiados tanto quanto o início de carreira de Nolan já que comparou ambos para sua infelicidade. E admitimos “Amnésia” não está nem no Top dos 100 mais de nenhuma lista de cinéfilos decente quanto mais de críticos.

<?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

E seu infeliz apontamento de defeitos de Burton é pura implicância com o seu caráter autoral em detrimento da fidelidade de uma HQ. E aqui que está o ponto mais problemático da questão. Posso ilustrar para você, que diferentes diretores realmente memoráveis que fizeram bastantes alterações nas adaptações originais. Diretores como David Lean, Coppola, Kubrick, Murnau e até Bergman que pegou vários filmes das obras literárias, peças teatrais ou de óperas e enxugou até dizer chega das fontes primarias, cortou personagens, criou outros importantes e mesmo assim fez muito mais bonito do que seguir a pseudo-cartilha de como fazer uma adaptação. [/quote']

 

Isso pq vc não viu a 'explicação' dele para Blow Up e alguns filmes do Tarkovski...

 

06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Caramba meu...  Eu acho q não sei nada de cinema mesmo.. pq eu não suporto o Tim Burton... Detesto o "estilo" Tim Burton..., Tenho nojo da aura de "mágica" de "surreal" de "fantasia" q é a marca dele e q ele não resiste

à colocar em tudo q faz... Acho muito ruim... Á exceção de Peixe Grande q achei legal pq achei q a baboseira fantasiosa dele casou legal com o filme.. No mais detestei tudo q vi do cara... E olha, com todo respeito as opiniões, custo a acreditar q tanta gente assim considere Edward Mãos de Tesoura como um grande filme.. Acho fraquíssimo... Muito ruim mesmo... 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Caramba meu...  Eu acho q não sei nada de cinema mesmo.. pq eu não suporto o Tim Burton... Detesto o "estilo" Tim Burton...' date=' Tenho nojo da aura de "mágica" de "surreal" de "fantasia" q é a marca dele e q ele não resiste
à colocar em tudo q faz... Acho muito ruim... Á exceção de Peixe Grande q achei legal pq achei q a baboseira fantasiosa dele casou legal com o filme.. No mais detestei tudo q vi do cara... E olha, com todo respeito as opiniões, custo a acreditar q tanta gente assim considere Edward Mãos de Tesoura como um grande filme.. Acho fraquíssimo... Muito ruim mesmo...  [/quote']

 

 

Terras Altas, mas Burton nunca quis aparentemente ser um mestre da cinematografia. Normalmente ele apenas faz filmes sem buscar grandes pretensões, seus ídolos são de filmes B para baixo. Ele não pensa a isto não vai ser coerente com o filme, porque o público x vai ou não gostar, ou vai ser melhor do que fulano. Ele está se lascando para a empatia tanto que deu um pé na bunda da Disney.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Está certo que Burton não é nenhum mestre do cinema. Mas é mais autoral do que o Nolan. Mesmo porque não vejo lógica nisto da compação Nolan vs Burton. O cara fez um ou dois bons filmes, e o cara já é considerado melhor que tudo só porque adaptou a mesma fonte qualquer sobre outra óptica.

 

Outro ponto para o cara é que ele casou-se com a bela atriz “Helena Bonham Carter”: 05

 

 

 

 

dvd_room11.jpg

 

Aproveitando, para deixar o texto da Wiki:

Tim Burton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Timothy William Burton, cineasta estadunidense, nasceu em Burbank, Califórnia, no dia 25 de agosto de 1958. Trabalha usualmente com temáticas sobre Halloween e/ou Natal, chamando para o elenco na maior parte das vezes Johnny Depp e Christopher Walken. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou filmes sobre Ed Wood e, além dos atores já citados, já chamou para estrelar seus filmes os notórios atores de filmes de terror: Vincent Price e Christopher Lee. É casado com a atriz Helena Bonham Carter.

Índice

[esconder]

1 Infância e carreira na Disney

2 Filmografia

3 Premiações

4 Notas e referências

5 Links//

Infância e carreira na Disney

Burton nasceu em Burbank, Califórnia, o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, e fugia da realidade do cotidiano assistindo a filmes de baixo-orçamento e de terror, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. O trabalho de Burton era desenhar para o desenho The Fox and the Hound[1]. Burton estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mais tarde, ele comentou que a Disney recusou utilizar seu projeto para The Fox and the Hound porque as personagens pareciam ter sido atropeladas na estrada. Burton estava infeliz durante seu período na Disney, mas foi durante esse período que escreveu e desenhou o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.

Filmografia

Em azul, filmes que participou somente como produtor.

Ano

Título

Títulos em português

1982

Hansel and Gretel (TV)

1982

Vincent

1984

Frankenweenie

1985

Pee-wee's Big Adventure

As Grandes Aventuras de Pee-wee (Brasil)
A Grande Aventura de Pee-wee (Portugal)

1986

Faerie Tale Theatre: Alladin and His Wonderful Lamp (TV)

1986

Alfred Hitchcock Presents: The Jar (TV)

1988

Beetlejuice

Os Fantasmas Se Divertem (Brasil)
Os Fantasmas Divertem-se (Portugal)

1989

Batman

Batman (Brasil, Portugal)

1990

Edward Scissorhands

Edward Mãos-de-Tesoura (Brasil)
Eduardo Mãos-de-Tesoura (Portugal)

1992

Batman Returns

Batman o Retorno (Brasil)
Batman Regressa (Portugal)

1993

The Nightmare Before Christmas

O Estranho Mundo de Jack (Brasil, Portugal)

1994

Ed Wood

Ed Wood (Brasil, Portugal)

1994

Cabin Boy

Marujo à Força/Todos a Bordo (Portugal)

1996

Mars Attacks!

Marte Ataca! (Brasil, Portugal)

1996

James and the Giant Peach

James e o Pêssego Gigante (Brasil, Portugal)

1999

Sleepy Hollow

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Brasil, Portugal)

2001

Planet of the Apes

Planeta dos Macacos (Brasil, Portugal)

2003

Big Fish

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Brasil)
O Grande Peixe (Portugal)

2005

Charlie and the Chocolate Factory

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Brasil)
Charlie e a Fábrica de Chocolate (Portugal)

2005

Corpse Bride

A Noiva-Cadáver (Brasil, Portugal)

2006

Sweeney Todd (em produção)

2008

Believe It or Not (em pré-produção)

Premiações

Indicado ao Oscar 2006 de Melhor Animação por A Noiva Cadáver.

2 indicações ao Satélite de Ouro, de Melhor Filme de Animação e Outras Mídias, por James e o Pêssego Gigante (1996) e Marte Ataca! (1996).

Indicação ao Prêmio Saturno de Melhor Diretor da Academia de Filmes de Ficção Científica, Horror e Fantásticos dos EUA por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999).

Notas e referências

Título no Brasil: O Cão e a Raposa / Título em Portugal: Papuça e Dentuça

Links

Wikiquote

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Tim Burton.

Site Oficial

The Tim Burton Collective

The Tim Burton on-line
Plutão Orco2007-07-12 15:22:35
Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Pessoal, quotei meu próprio post do tópico de curtas, assistam "Vicent" é Burton em estado bruto...16

 

Pessoal vi este curta metragem de animação do Tim Burton no Blog Ilustrada da Folha de são Paulo, chama-se Vicent, é um dos primeiros filmes dele..

 

Tim Burton em estado bruto...está tudo lá...ah e tem legendas..05

 

"“Vincent”, de 1982, apresenta o garoto Vincent Malloy, que aos sete anos sonha em se tornar o ator Vincent Price,

famoso por estrelar filmes de terror dos anos 60 e 70, como “O

Abominável Dr. Phibes”. A trama é contada por meio de um poema, escrito

por Burton e narrado por Price, que morreria 11 anos depois." Blog Ilustrada.

 

http://www.youtube.com/watch?v=QUB_-PpmEP0

 

 

 

Big One2007-07-12 18:02:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Caramba meu...  Eu acho q não sei nada de cinema mesmo.. pq eu não suporto o Tim Burton... Detesto o "estilo" Tim Burton...' date=' Tenho nojo da aura de "mágica" de "surreal" de "fantasia" q é a marca dele e q ele não resiste

à colocar em tudo q faz... Acho muito ruim... Á exceção de Peixe Grande q achei legal pq achei q a baboseira fantasiosa dele casou legal com o filme.. No mais detestei tudo q vi do cara... E olha, com todo respeito as opiniões, custo a acreditar q tanta gente assim considere Edward Mãos de Tesoura como um grande filme.. Acho fraquíssimo... Muito ruim mesmo...  [/quote']

 

 

Terras Altas, mas Burton nunca quis aparentemente ser um mestre da cinematografia. Normalmente ele apenas faz filmes sem buscar grandes pretensões, seus ídolos são de filmes B para baixo. Ele não pensa a isto não vai ser coerente com o filme, porque o público x vai ou não gostar, ou vai ser melhor do que fulano. Ele está se lascando para a empatia tanto que deu um pé na bunda da Disney.

 

Está certo que Burton não é nenhum mestre do cinema. Mas é mais autoral do que o Nolan. Mesmo porque não vejo lógica nisto da compação Nolan vs Burton. O cara fez um ou dois bons filmes, e o cara já é considerado melhor que tudo só porque adaptou a mesma fonte qualquer sobre outra óptica.

 

Outro ponto para o cara é que ele casou-se com a bela atriz “Helena Bonham Carter”: 05

 

 

 

 

dvd_room11.jpg

 

Aproveitando, para deixar o texto da Wiki:

Tim Burton

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Timothy William Burton, cineasta estadunidense, nasceu em Burbank, Califórnia, no dia 25 de agosto de 1958. Trabalha usualmente com temáticas sobre Halloween e/ou Natal, chamando para o elenco na maior parte das vezes Johnny Depp e Christopher Walken. Amante dos grandes nomes dos filmes de terror, já realizou filmes sobre Ed Wood e, além dos atores já citados, já chamou para estrelar seus filmes os notórios atores de filmes de terror: Vincent Price e Christopher Lee. É casado com a atriz Helena Bonham Carter.

Índice

[esconder]

1 Infância e carreira na Disney

2 Filmografia

3 Premiações

4 Notas e referências

5 Links //

Infância e carreira na Disney

Burton nasceu em Burbank, Califórnia, o primeiro dos dois filhos de Bill Burton e Jean Erickson. Burton descreveu sua infância como peculiar, imaginativa e perdida em seus próprios pensamentos. Ele achava a vida doméstica e a escola difícil, e fugia da realidade do cotidiano assistindo a filmes de baixo-orçamento e de terror, que mais tarde homenagearia na sua biografia de Edward D. Wood, Jr.. Outra figura cinematográfica de importância na infância de Burton é Vincent Price, cuja filmografia influenciaria a carreira do diretor.

Após o colegial, ele ganhou uma bolsa da Disney para estudar no Instituto das Artes da Califórnia em Valencia, Califórnia. Ele estudou Animação por três anos e foi então contratado pelo Walt Disney Studios como aprendiz de animador. O trabalho de Burton era desenhar para o desenho The Fox and the Hound[1]. Burton estava insatisfeito com a direção artística do filme. Mais tarde, ele comentou que a Disney recusou utilizar seu projeto para The Fox and the Hound porque as personagens pareciam ter sido atropeladas na estrada. Burton estava infeliz durante seu período na Disney, mas foi durante esse período que escreveu e desenhou o poema e as ilustrações que seriam a base para O Estranho Mundo de Jack, um dos seus maiores sucessos.

Filmografia

Em azul, filmes que participou somente como produtor.

Ano

Título

Títulos em português

1982

Hansel and Gretel (TV)

1982

Vincent

1984

Frankenweenie

1985

Pee-wee's Big Adventure

As Grandes Aventuras de Pee-wee (Brasil)

A Grande Aventura de Pee-wee (Portugal)

1986

Faerie Tale Theatre: Alladin and His Wonderful Lamp (TV)

1986

Alfred Hitchcock Presents: The Jar (TV)

1988

Beetlejuice

Os Fantasmas Se Divertem (Brasil)

Os Fantasmas Divertem-se (Portugal)

1989

Batman

Batman (Brasil, Portugal)

1990

Edward Scissorhands

Edward Mãos-de-Tesoura (Brasil)

Eduardo Mãos-de-Tesoura (Portugal)

1992

Batman Returns

Batman o Retorno (Brasil)

Batman Regressa (Portugal)

1993

The Nightmare Before Christmas

O Estranho Mundo de Jack (Brasil, Portugal)

1994

Ed Wood

Ed Wood (Brasil, Portugal)

1994

Cabin Boy

Marujo à Força/Todos a Bordo (Portugal)

1996

Mars Attacks!

Marte Ataca! (Brasil, Portugal)

1996

James and the Giant Peach

James e o Pêssego Gigante (Brasil, Portugal)

1999

Sleepy Hollow

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (Brasil, Portugal)

2001

Planet of the Apes

Planeta dos Macacos (Brasil, Portugal)

2003

Big Fish

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas (Brasil)

O Grande Peixe (Portugal)

2005

Charlie and the Chocolate Factory

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Brasil)

Charlie e a Fábrica de Chocolate (Portugal)

2005

Corpse Bride

A Noiva-Cadáver (Brasil, Portugal)

2006

Sweeney Todd (em produção)

2008

Believe It or Not (em pré-produção)

Premiações

Indicado ao Oscar 2006 de Melhor Animação por A Noiva Cadáver.

2 indicações ao Satélite de Ouro, de Melhor Filme de Animação e Outras Mídias, por James e o Pêssego Gigante (1996) e Marte Ataca! (1996).

Indicação ao Prêmio Saturno de Melhor Diretor da Academia de Filmes de Ficção Científica, Horror e Fantásticos dos EUA por A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (1999).

Notas e referências

Título no Brasil: O Cão e a Raposa / Título em Portugal: Papuça e Dentuça

Links

Wikiquote

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Tim Burton.

Site Oficial

The Tim Burton Collective

The Tim Burton on-line

 

Só pra constar dos autos, não afirmei q ele tem pretenção em ser grande mestre, nem vi ninguém chamando ele de mestre aqui... Só vejo muita gente q adora os filmes, e eu assisto os filme e acho um pior q o outro... Ele apenas faz filmes, e eu apenas detesto os filmes dele...E qto a ser mais autoral q Nolan, primeiro, ser + autoral não é necessariamente melhor ou mais competente, ou fazer filmes melhortes.. Segundo e mais iimportante, eu não referi uma linha sequer sobre essa comparação.. Não gosto de comparações entre diretores...

Ah, sobre o casamento dele com a bela atriz eu concordo com vc; ponto pra ele...06

Highlander2007-07-12 18:11:49

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Caramba meu...  Eu acho q não sei nada de cinema mesmo.. pq eu não suporto o Tim Burton... Detesto o "estilo" Tim Burton...' date=' Tenho nojo da aura de "mágica" de "surreal" de "fantasia" q é a marca dele e q ele não resiste

à colocar em tudo q faz... Acho muito ruim... Á exceção de Peixe Grande q achei legal pq achei q a baboseira fantasiosa dele casou legal com o filme.. No mais detestei tudo q vi do cara... E olha, com todo respeito as opiniões, custo a acreditar q tanta gente assim considere Edward Mãos de Tesoura como um grande filme.. Acho fraquíssimo... Muito ruim mesmo... 

[/quote']

 

Faço minhas as suas palavras.

 

Já disse aqui e volto a repetir: "Edward Mãos de Tesoura" é o pior filme que já vi na minha vida.

 

Detesto o estilo do Burton. Pra mim ele tem apenas quatro filmes que considero bons principalmente por causa da temática e não por causa do diretor.

 

Todos os outros são insuportáveis pra mim, principalmente "Beetlejuice".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Do Burton eu tolerei os Batmans, detestei o Planeta dos Macacos, ADOREI o Estranho Mundo de Jack, a Noiva Cadaver, Peixe Grande, Marte Ataca e achei bons A Lenda do Cavaleiro sem Cabeca, Edward e A Fantastica Fabrica de Chocolate.

 

No final o saldo é positivo.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho ele um gênio. Vi todos os longas dele e o único que acho mediano é o Planeta dos Macacos. Os outros são de ótimo pra cima.

e Edward é obra-prima. 01

 

 

Concordo . Acho o Burton genial , dono de um estilo único e incrível . Adoro suas bizarrices .

 

O único que eu não gosto é o remake do Planeta dos Macacos . 
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Ressucitando o tópico, o único que não vi foi "As Grandes Aventuras de Pee Wee", de resto:

 

 

 

  • 1. Batman - O Retorno: OP

 

2. Batman - O Filme: 5/5

 

3. Ed Wood: 4,5/5

 

4. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça: 4,25/5

 

5. Edward Mãos de Tesoura: 4/5

 

6. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas: 3,75/5

 

7. A Noiva Cadáver: 3,5/5

 

8. Os Fantasmas se Divertem: 3,25/5

 

9. O Estranho Mundo de Jack: 3/5

 

10. A Fantástica Fábrica de Chocolate: 2,75/5

 

11. Planeta dos Macacos: 2,25/5

 

12. Marte Ataca!: 1,75/5

bern@rdo2007-07-28 14:03:30
Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

Os filmes que não forem listados é porque merecem uma revisada, pois já gabaritei a carreira inteira do cara (com exceção de "Pee Wee"):

Ed Wood - 4,75/5: Obra de força admirável com grande atuação de Johnny Depp, ao mesmo tempo em que compreende a natureza bizarra de seu protagonista.

A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça - 4,5/5: Um dos filmes mais aterrorizantes feitos por Burton, que aqui constróe um universo tão estarrecedor, ao mesmo tempo em que equilibra seu filme com a presença cômica e divertida de Johnny Depp.

A Noiva-Cadáver - 3,75/5: Muito superestimado por sinal. Possui uma animação caprichada, bem como excelentes aspectos técnicos, com ótima dublagem de Depp, Carter e Watson, mas e daí? As canções são boazinhas, mas o máximo que o filme consegue fazer é deixar com um sorriso no rosto pelo final feliz, pois não consegue fazer rir ou provocar tensão ou empolgação.

Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas - 3,25/5: Um filme muito fraco. À começar por se ater a estética, com uma história mais do que batida, realçado pelo tom brega empregado por Burton. Às vezes se mostra muito criativo, mas em outros se contenta em ser uma novelinha besta e sem energia.

O Estranho Mundo de Jack - 3/5: Músicas horríveis com uma historinha insuportável. Chatíssimo e receberia menos se não fosse pela excelente animação e por certas passagens criativas. Infelizmente, Burton vai ao fundo do poço com o horrendo terceiro ato que de tão melodramático praticamente renega os bons momentos que sobreviveram. Fraquíssimo, mas assistível.bern@rdo2007-08-25 21:23:08
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que já respondi essa enquete, mas já faz um bom tempo, de qualquer forma.

 

O que eu mais gosto é Peixe Grande (seguido por Ed Wood), uma beleza de filme. Ele foi destrinchado pelo Graxa no Cineclube em Cena, com uma resenha curtinha mas que deu conta do recado. Alguns comentários lá foram bem interessantes, como esse do Rubysun:

 

 

Esse filme teve um impacto emocional muito grande sobre mim' date=' porque tem uma das mais bem feitas relações de pai e filho, de te deixar em frangalhos no final. Brinca com aquele velho mito, o seu pai é um herói ou é o cara que comeu a sua mãe? E consegue te emocionar das duas maneiras...

 
[/quote']

 

Também comentei o filme à época (com spoilers):

 

Peixe Grande é' date=' pra mim, um dos filmes mais bonitos desta década. Me agrada muito a singeleza dele, a simplicidade com que Burton trata os temas da formação da identidade do filho pela contestação dos atributos do pai (ou seja, a formação da personalidade pelo antagonismo), que é um tema de identificação imediata, e do perdão. Não há aqui grandes reviravoltas, a trama é bem linear - sem prejuízo de ser muito rica - e o subtexto bastante acessível.

 

Discordando do nosso comentarista, aquele final, quando é revelado um fundo de verdade nas tais estórias maravilhosas, é mais que digno para com o Bloom pai (aliás, chorei pra burro no cinema nessa hora, mas minha mulher diz que eu sou um chorão mesmo). Dentre as tantas cenas bonitas, destaco aquela do encontro no circo, que é de uma plasticidade maravilhosa.

 
[/quote']

 

A resenha está na página 39 do tópico Cineclube em Cena.

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...