Jump to content
Forum Cinema em Cena

Tim Burton


Travis Bickle
 Share

Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?  

93 members have voted

  1. 1. Na sua opinião, qual é o melhor filme de Tim Burton?

    • Os Fantasmas se Divertem
      7
    • Batman - O Filme
      10
    • Edward Mãos de Tesoura
      45
    • Ed Wood
      21
    • Marte Ataca!
      3
    • O Estranho Mundo de Jack
      6
    • A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça
      11
    • Peixe Grande e suas Histórias Maravilhosas
      20
    • A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)
      17
    • A Noiva Cadáver
      6
    • Outro. Qual?
      2


Recommended Posts

  • Members

Li a resenha do Graxa e comentários de todos e vou mudar a nota para 3,5/5 (ou 3,75/5, vou pensar bem). Mesmo assim, a verdade é que embora esteticamente incrível, existem certas passagens que não me agradaram e que me manteram afastado da história (como a do gigante) e outras ocorreu justamente o contrário (como a cena do circo onde o tempo pára). Além disso, não vi tamanha grandiosidade nas atuações como muitos apontaram lá no tópico: McGregor está carismático, mas só, Finney demonstra muito bem a fragilidade e abalo de seu personagem, mas nada que me fizesse lembrar do ator por esse filme. A bem da verdade, a história em geral não me agradou por ser contada em flashbacks e quebrar o ritmo toda hora. Seria bem melhor se fosse tudo em ordem linear, terminando com o reencontro do filho e pai e etc., mas da forma que ficou é cansativo em certas partes.

Bonitinho, mas já vi do Burton outros bem melhores.

 

P.S.: Resenha minúscula essa do Engraxador não?
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu preferido é Peixe Grande. Lindo, lindo, lindo... não tenho em o que comentar, acho que seria impossível dizer o porque gosto tanto desse filme, pois inclui sentimentos e questões tão subjetivas, que seria impossível dizer algo.

No mais preciso rever urgentemente este e o primeiro Batman.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A Noiva-Cadáver - 3,75/5: Muito superestimado por sinal. Possui uma animação caprichada, bem como excelentes aspectos técnicos, com ótima dublagem de Depp, Carter e Watson, mas e daí? As canções são boazinhas, mas o máximo que o filme consegue fazer é deixar com um sorriso no rosto pelo final feliz, pois não consegue fazer rir ou provocar tensão ou empolgação. [/quote']ainda bem que concordas comigo, chama a atençao apenas pelo visual bizarro, o roteiro é muito sem graça,e a ausencia de personagens carismaticos tambem nao ajuda muito.

 superestimado demais.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu até gostei dos personagens, e confesso ter gostado bastante da noiva (embora considere o trabalho de Depp 20000 vezes melhor que o de Carter), no entanto o que quis dizer é que faltou uma boa história para agregar toda aquela galeria de personagens criativos e interessantes. Existem passagens muito inspiradas (em particular a primeira aparição da noiva), no entanto a falta de criatividade no desenrolar da película predomina em A Noiva Cadáver. Acima da média, mas não é aquela perfeição que muito dizem (aliás, mais subestimado ainda é O estranho Mundo de Jack que contém músicas pavorosas).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim faltou o dedo de Burton pois da forma como ficou, destoa do universo que foi criado (as músicas todas alegrezinhas enquanto o cenário é sombrio e tomado por cores frias). E francamente, o protagonista não me agradou, talvez por também faltar um tato de Burton para torná-lo mais rico em conteúdo e "desclichezá-lo".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

As músicas não são felizes como vc diz, bern@rdo. Elas são sombrias de uma certa forma, mas se trata de uma comédia, então é lógico q são engraçadinhas.

 

 

-----------------------------------------------

 

Kidnap the Sandy Claws, lock him up real tight
Throw away the key and then
Turn off all the lights

 

-----------------------------------------------

 

I am the one hiding under your bed
Teeth ground sharp and eyes glowing red

I am the one hiding under your stairs
Fingers like snakes and spiders in my hair

-----------------------------------------------

 

There are children throwing snowballs here
instead of throwing heads
They're busy building toys
And absolutely no one's dead

-----------------------------------------------

 

Equilíbrio perfeito entre sombrio e fofo (06) sem ser muito adulto, pq embora o desenho não seja bobinho como os da Barbie, não é completamente adulto.

 

E vc queria o q? Músicas q agradassem Hannibal Lecter? 09

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

bоm¸ o hоmem sabe dirigir mto bem. pоrém¸ pоr alguma razão¸

ñ curti mto о último Planeta dos macacos. mas¸ A noiva-cadáver foi um estupendо

espetáculo áudiо-visual. e claro¸ A fantástica fábrica de chocolate se tоrnоu

algо magistralmente inesquecível. pena que¸ desde 2005¸ ñ saíram mais trabalhos

dele.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Acho que já respondi essa enquete' date=' mas já faz um bom tempo, de qualquer forma.

 

O que eu mais gosto é Peixe Grande (seguido por Ed Wood), uma beleza de filme. Ele foi destrinchado pelo Graxa no Cineclube em Cena, com uma resenha curtinha mas que deu conta do recado. Alguns comentários lá foram bem interessantes, como esse do Rubysun:

 

 

Esse filme teve um impacto emocional muito grande sobre mim, porque tem uma das mais bem feitas relações de pai e filho, de te deixar em frangalhos no final. Brinca com aquele velho mito, o seu pai é um herói ou é o cara que comeu a sua mãe? E consegue te emocionar das duas maneiras...

 

 

Também comentei o filme à época (com spoilers):

 

Peixe Grande é' date=' pra mim, um dos filmes mais bonitos desta década. Me agrada muito a singeleza dele, a simplicidade com que Burton trata os temas da formação da identidade do filho pela contestação dos atributos do pai (ou seja, a formação da personalidade pelo antagonismo), que é um tema de identificação imediata, e do perdão. Não há aqui grandes reviravoltas, a trama é bem linear - sem prejuízo de ser muito rica - e o subtexto bastante acessível.

 

Discordando do nosso comentarista, aquele final, quando é revelado um fundo de verdade nas tais estórias maravilhosas, é mais que digno para com o Bloom pai (aliás, chorei pra burro no cinema nessa hora, mas minha mulher diz que eu sou um chorão mesmo). Dentre as tantas cenas bonitas, destaco aquela do encontro no circo, que é de uma plasticidade maravilhosa.

 
[/quote']

 

A resenha está na página 39 do tópico Cineclube em Cena.

 

 

Concordo. 10 O motivo que me identifico com o filme é justamente este, eu via o meu pai biológico como um herói na minha infância. Hoje eu vejo o mesmo como um Cronos, ou Darth Vader ou qualquer coisa parecida. Assim como a narrador filho do filme, que adorava seu pai vê toda uma mitologia heróica, isto se desfaz com o tempo e cria rixas até mesmo no fim da vida.  Este é ponto universal neste filme de Burton. Não importa se você seja de um outro país, classe, religião ou que seja. Aqui todos convergem numa espécie de complexo de Édipo.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members
O dedo do Burton tá entalado em A Noiva Cadáver. Só pelo ambiente da vida ser triste enquanto o da morte é alegre' date=' já vale assistir o filme. *methal* [/quote']

 

Sem contar na distinção de classes. No extra do DVD, mostra isto é fácil de notar. Os de cima ou os vivos representam a renomada classe aristocrática, enquanto os de baixo são uma espécie de peble.

Link to comment
Share on other sites

  • 5 months later...
  • Members

Sweeney Todd é um dos melhores do Burton, apesar de a subtrama envolvendo o marinheiro e a filha de Todd nem sempre funcionar e não ter desfecho satisfatório. As canções bizarras combinam bem com o estilo de Burton. E há uma quantia enorme de sangue, que estava ausente em outro trabalho violento do cineasta, A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça (sempre considerei a falta de sangue e violência um dos pontos fracos do filme, junto com a presença de alguns cortes impostos nas cenas de decaptações, o que prejudicou um pouco o impacto de algumas seqüências).

  1. Batman = 9,0
  2. A Noiva Cadáver = 9,0
  3. Sweeney Todd: O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet = 9,0
  4. A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça = 8,5
  5. Edward Mãos de Tesoura = 8,0
  6. A Fantástica Fábrica da Chocolate = 8,0
  7. Batman - O Retorno = 7,5
  8. Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas = 7,0

  9. Planeta dos Macacos = 7,0
  10. Marte Ataca! = 6,5

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Os 2 primerios Batman do Tim Burton são sensacionais. Gosto dos 2 iguais. Os filmes possuem um clima bem legal, diferente dos outros Batman que vieram depois (incluindo esses novos filmes, que para mim são de fazer 14).

 

Outro que gosto é o Planeta dos Macacos, quase todo mundo odiou esse filme, mas eu gostei. Merecia (ou melhor merece)  uma continuação.

 

Outro clássico da Sessão da Tarde que eu gosto é o Edward Mãos de Tesoura, pena que a Rede Globo não exibe mais o filme.

 

Batman: 10

Batman - O Retorno: 10

Planeta dos Macacos: 9

Edward Mãos de Tesoura: 7
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Retirado do IMDb:

 

"The final act in the US version uses different angles than the

International version of the film during some extra violent deaths. The

different angles focus more Sweeney instead of the immense amounts of

blood that can be seen more vividly in the International cut. All in

all it only amounts to around 3-5 seconds that are actually different

and were needed in order to get the R-Rated in the US."

 

Será que esses cortes são exclusivos dos EUA ou outros países também receberam essa cópia censurada?1714

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...