Members Administrator Posted June 24, 2006 Members Report Share Posted June 24, 2006 Katshushiro bancando o Hitchcock... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Katsushiro Posted June 24, 2006 Members Report Share Posted June 24, 2006 Katshushiro bancando o Hitchcock... o texto é by hitchcock. fico feliz que alguém reconheça. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted June 24, 2006 Author Members Report Share Posted June 24, 2006 Antes de mais nada' date=' ao ver citados os nomes de filmes com finais totalmente grotescos, revelo a teoria da bomba: Você e eu estamos aqui sentados, conversando, e há uma bomba na sala. Estamos conduzindo uma conversa bastante inócua, sobre coisa alguma. Chatice. Sem nenhum significado. De repente, BUM! A bomba explode e o público se choca - durante quinze segundos. Vamos mudar. Fazemos a mesma cena, escondemos a bomba, mostramos que a bomba está situada ali, mostramos que deverá explodir à uma hora - e agora são quinze para a uma, dez pra a uma -, mostramos um relógio na parede, voltamos à cena. Agora nossa conversa se torna muito vital, devivo ao nonsense. "Olhe debaixo da mesa! Idiota!" Agora o público trabalha durante dez minutos em vez de ter uma surpresa durante quinze segundos. surpresa ou suspense? [/quote'] Pois é... mas o texto original é esse: "Estamos conversando e a conversa é banal ... De repente, BUM, uma explosão. O público fica surpreso, mas antes lhe foi mostrada uma cena absolutamente sem interesse. Agora, examinemos o suspense. A bomba está debaixo da mesa e o público sabe... O público sabe que a bomba irá explodir a uma hora. Há um relógio no cenário que mostra que são quinze para uma. A mesma conversa desinteressante torna-se de repente interessantíssima por que o público participa da cena. No primeiro casa oferecemos quinze segundo de surpresa no momento da explosão. No segundo nós lhe proporcionamos quinze minutos de suspense. A conclusão disto é que é preciso informar o público (torná-lo cúmplice) sempre que possível, a menos que a surpresa seja um twist, isto é, quando o inesperado da conclusão constitui a graça da anedota." Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted June 24, 2006 Author Members Report Share Posted June 24, 2006 Ah, e isso sobre o final suspense do Hitchcock... Apesar de ser uma grande jogada, nem sempre é a melhor. Tem que se levar em consideração contesto do filme, por que alguns imploram por um finalzinho surpresa. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Knight_Teedy Posted June 24, 2006 Members Report Share Posted June 24, 2006 Ah' date=' e isso sobre o final suspense do Hitchcock... Apesar de ser uma grande jogada, nem sempre é a melhor. Tem que se levar em consideração contesto do filme, por que alguns imploram por um finalzinho surpresa. [/quote'] "a menos que a surpresa seja um twist, isto é, quando o inesperado da conclusão constitui a graça da anedota." Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Katsushiro Posted June 24, 2006 Members Report Share Posted June 24, 2006 Antes de mais nada' date=' ao ver citados os nomes de filmes com finais totalmente grotescos, revelo a teoria da bomba: Você e eu estamos aqui sentados, conversando, e há uma bomba na sala. Estamos conduzindo uma conversa bastante inócua, sobre coisa alguma. Chatice. Sem nenhum significado. De repente, BUM! A bomba explode e o público se choca - durante quinze segundos. Vamos mudar. Fazemos a mesma cena, escondemos a bomba, mostramos que a bomba está situada ali, mostramos que deverá explodir à uma hora - e agora são quinze para a uma, dez pra a uma -, mostramos um relógio na parede, voltamos à cena. Agora nossa conversa se torna muito vital, devivo ao nonsense. "Olhe debaixo da mesa! Idiota!" Agora o público trabalha durante dez minutos em vez de ter uma surpresa durante quinze segundos. surpresa ou suspense? [/quote'] Pois é... mas o texto original é esse: "Estamos conversando e a conversa é banal ... De repente, BUM, uma explosão. O público fica surpreso, mas antes lhe foi mostrada uma cena absolutamente sem interesse. Agora, examinemos o suspense. A bomba está debaixo da mesa e o público sabe... O público sabe que a bomba irá explodir a uma hora. Há um relógio no cenário que mostra que são quinze para uma. A mesma conversa desinteressante torna-se de repente interessantíssima por que o público participa da cena. No primeiro casa oferecemos quinze segundo de surpresa no momento da explosão. No segundo nós lhe proporcionamos quinze minutos de suspense. A conclusão disto é que é preciso informar o público (torná-lo cúmplice) sempre que possível, a menos que a surpresa seja um twist, isto é, quando o inesperado da conclusão constitui a graça da anedota." o meu texto foi copiado e colado do livro do Peter Bogdanovich, no qual há uma entrevista com o Hithcock. O que eu escrevi foi o jeito dele explicar para o entrevistador a teoria. e a colocação do Teedy foi perfeita. a última parte cuida dos finais surpresas decentes. porque é de um mau gosto incrível essas reviravoltas do roteiro, muito usadas pra simplesmente CHOCAR (por 15 segundos). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted June 24, 2006 Author Members Report Share Posted June 24, 2006 Ah' date=' e isso sobre o final suspense do Hitchcock... Apesar de ser uma grande jogada, nem sempre é a melhor. Tem que se levar em consideração contesto do filme, por que alguns imploram por um finalzinho surpresa. [/quote'] "a menos que a surpresa seja um twist, isto é, quando o inesperado da conclusão constitui a graça da anedota." Sim, mas o post foi para o Katsushiro. Deu a entender que apenas os finais suspenses que são validos pra ele, tamanha a arrogância da sua primeira frase. E eu apenas apontei que não. E também, eu não preciso usar as palavras de nenhum Hitchcock pra perceber isso. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted June 25, 2006 Members Report Share Posted June 25, 2006 Katshushiro bancando o Hitchcock... o texto é by hitchcock. fico feliz que alguém reconheça. Ok man...mas devia ter citado o nome do Hitch... E concordo com o que disseram lá em cima...Esse tipo de suspense nem sempre é válido. Já imaginou aquela sequência da bomba em "Os Intocáveis" seguindo à risca isso daí? Ia perder certo impacto. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Katsushiro Posted June 25, 2006 Members Report Share Posted June 25, 2006 Katshushiro bancando o Hitchcock... o texto é by hitchcock. fico feliz que alguém reconheça. Ok man...mas devia ter citado o nome do Hitch... E concordo com o que disseram lá em cima...Esse tipo de suspense nem sempre é válido. Já imaginou aquela sequência da bomba em "Os Intocáveis" seguindo à risca isso daí? Ia perder certo impacto. não entendo por que. mas tudo bem. ôpa. discordo. esse tipo de suspense sempre é Válido, desde que bem executado. o que também concordo é com que não seja OBRIGATÓRIO. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted June 25, 2006 Members Report Share Posted June 25, 2006 Pra dar crédito pra algo que ele citou. Do jeito que tava, parecia que aquilo saiu da sua cabeça. E é sim válido o suspense, mas nem sempre. No exemplo que citei acima, tiraria a surpresa da cena, e um certo sentimento de impunidade provavelmente também desapareceria de cena. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Katsushiro Posted June 26, 2006 Members Report Share Posted June 26, 2006 Pra dar crédito pra algo que ele citou. Do jeito que tava' date=' parecia que aquilo saiu da sua cabeça. E é sim válido o suspense, mas nem sempre. No exemplo que citei acima, tiraria a surpresa da cena, e um certo sentimento de impunidade provavelmente também desapareceria de cena. [/quote'] bom, eu anunciei a teoria da bomba... seria o mesmo deu anunciar a teoria da relatividade e creditar o texto à Einstein. quando o PRINCIPAL é a surpresa (e essa desempenha papel crucial no entendimento geral do contexto), acho que é válido. Mas se bem executado, o suspense só tem a acrescentar à qualquer sentimento que ocorre. Enquanto há a espera da bomba, todos já estão pensando em suas consequências e faltas de atitude. o tom do suspense aguça as emoções. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members ltrhpsm Posted September 12, 2006 Members Report Share Posted September 12, 2006 Cidade dos Sonhos tem um final extra-foda (spoilers): Os velhinhos correndo como ratos chegando até Diane que se joga na cama, dá-lhe um tiro na cabeça e pimba. Depois, ainda temos aquela mulher esquisita, do Clube do Silêncio. Excepcional e pesado. O de A Felicidade Não Se Compra (spoilers): Levou-me às lágrimas: após tentar o suicídio e ser salvo por seu "anjo", a personagem de James Stewart passa por toda a agonia de não ter nascido e ver a sua utilidade para o mundo à sua volta. Quand, finalemnte, opta por voltar ao que era antes, Capra nos delicia e emociona com a chegada de todos eus amigos emprestando/dando o dinheiro para ele, inclusive o fiscal do banco. Para concluir, aquela musiquinha de Natal com todos cantando ao fundo e a assinatura/recado do anjo no livro dado de presente: ''lembre-se: quem tem amigos, nunca será um fracassado''.ltrhpsm2006-9-12 12:0:56 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted September 12, 2006 Author Members Report Share Posted September 12, 2006 Cidade dos Sonhos tem um final extra-foda (spoilers): Os velhinhos correndo como ratos chegando até Diane que se joga na cama' date=' dá-lhe um tiro na cabeça e pimba. Depois, ainda temos aquela mulher esquisita, do Clube do Silêncio. Excepcional e pesado. [/quote'] Bem lembrado. Outros que eu vi recentemente que também tem: Manderlay, O Grande Ditador e Quanto Mais Quente Melhor. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Engraxador! Posted October 6, 2006 Members Report Share Posted October 6, 2006 Um final (ou deveria dizer começo) memorável (perdão pelo trocadilho) é o de Amnésia. O que é aquilo? Impossível algum metido a besta "adivinhar" o que acontece antes de ver o filme. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Cidadão Posted October 6, 2006 Members Report Share Posted October 6, 2006 Falando de Closer, gostei tanto do final quanto do começo, "poéticos." O poderoso chefão, com a porta se fechando com Corleone dentro, e sua mulher do lado de fora, foi demais tb. O de X3 foi aquela vontade de ter mais filmes da série. Mas falando em final que decepciona, esse ano foi Missão impossível: III. Aliás, o filme se perde, quando a reveleção de quem é o verdadeiro vilão acontece. E o casal saindo todo feliz, e eu saindo morrendo de raiva do cinema, com um fim tosco desse. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members JeFFs Posted October 7, 2006 Members Report Share Posted October 7, 2006 O final de Fonte da Vida, do Aronofsky, é es-pe-ta-cu-lar! Preparem-se para verem um dos melhores finais do cinema. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Minduim Posted October 7, 2006 Members Report Share Posted October 7, 2006 Um final que eu gostei foi de O PLANETA DOS MACACOS (1968) Acho até que na sequência eles poderiam ter explorado mais aquela região da Estátua da Liberdade, mas acho que o orçamento na época não permitia, mas acho a pentálogia magnífica !!!!!!!!! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members cinefila03 Posted December 13, 2006 Members Report Share Posted December 13, 2006 Me vem logo a cena final do filme Closer- Perto demais. Aquela cena é demais sintetiza toda a essencia do filme, que é a solidão não só do individuo mas tb a dois. Genial a cena em que Julia Roberts esta do lado de Clive Owen na cama triste lendo o jornal e no final os dois vão dormir "separados". Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Tensor Posted December 13, 2006 Author Members Report Share Posted December 13, 2006 Ótimo terem subido esse tópico, por que esses dias eu vi um filme que merece entrar para os meus finais preferidos: O Enigma de Outro Mundo. Os dois ali, sentados e tomando um drink, sem saber se um está infectado ou não, ou até se vão conseguir sobreviver naquele frio. De mais! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Thiago Araujo Posted December 13, 2006 Members Report Share Posted December 13, 2006 Final de "O grande truque" (sensacional) e "Vôo United 93" (angustiante)... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Angelo Voorhees Posted December 13, 2006 Members Report Share Posted December 13, 2006 Gostei de vários já citados, e cito mais alguns: Ponto Final (Match Point)Menina de OuroVanilla Sky O Fugitivo Efeito Borboleta Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Administrator Posted December 13, 2006 Members Report Share Posted December 13, 2006 O Anjo Exterminador. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Vítor Riddle Posted December 13, 2006 Members Report Share Posted December 13, 2006 Manhattan. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Engraxador! Posted December 13, 2006 Members Report Share Posted December 13, 2006 O melhor final da História do Cinema: Alone in the Dark. Há muito tempo eu não desejava tanto o final de um filme como neste longa de Uwe Boll. Cheguei a bater palmas e chorar de alegrias quando o filme acabou. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Members Vítor Riddle Posted December 13, 2006 Members Report Share Posted December 13, 2006 outro é o de Amaldiçoados, além da reviravolta mais genial de todos os tempos, temos a cena indispensavelmente impressionante que é quando o lobisomem manda outro indivíduo ir tomar no cú usando o dedo do meio.Vítor Riddle2006-12-13 11:00:40 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.