Jump to content
Forum Cinema em Cena

Imagem / Som Digital - Influencia?


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Três situações introdutórias para este tópico:

1) Há alguns dias, conversando com o sapo no tópico O Que Você Anda Vendo? ele me contava o quanto a percepção dele sobre alguns filmes estava mudando por estar revendo seus DVDs numa TV de Plasma (ou LCD, não lembro) e num Home Theater equipado e bem instalado... Em um determinado momento ele mencionou que até Pearl Harbor ganharia uma nota boa se visto naquele brinquedinho novo no qual ele investiu tanta grana;

2) Em 2005, chamei um amigo em casa para mostrar o meu HT e coloquei Episódio II para um 'test drive' e o cara ficou impressionado com as cenas e o som, dizendo que aquele envolvimento todo melhorava muito a imagem que ele tinha do filme... Detalhe: ele havia odiado o filme.

Ontem, revi Encurralado em DVD com som DTS. Tenho uma TV Wide, um HT com som Dolby Digital e DTS (o melhor de todos) e revivi o filme como se o estivesse assistindo pela primeira vez. Detalhe: tenho revisto o filme frequentemente nos últimos 10 anos.

Questão: é possível que, ao assistirmos um filme com a melhor qualidade de som e imagem em casa tenhamos a capacidade de avaliá-lo conforme o diretor pretendeu e, assim, podermos desfrutar de toda a opulência visual e sonora que TODOS os filmes têm? Essas questões técnicas influenciam em nossas avaliações? Já repararam como muitas vezes assistimos um filme num cinema fuleiro para meses depois apreciarmos o mesmo filme novamente no conforto do lar e de toda a experiência sonora que um HT proporciona e, nesse processo, nossa avaliação sobre o filme melhora consideravelmente?

Neste caso, não seria o caso de alguns de nós, cinéfilos, começássemos a investir em equipamentos que refinassem a nossa experiência de ver filmes? Até que ponto, uma TV de 21" Stereo e um DVD Player simples apenas, podem influir NEGATIVAMENTE na avaliação de um filme?

Bom, eu arriso uma resposta para a primeira pergunta e ela, tendo em vista os 3 casos relatados acima só poderia ser SIM.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem um peso sim, mas para mim não tão grande ... Digamos que é muito mas fácil captar a visão do diretor, quando vê-se o filme da forma como ele viu.

 

E quanto a parte de invetsir em um aparelho decente, eu só não faço isso por certos problemas ($$), mas se não fosse por isso, transformaria minha casa em um UCI.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tem um peso sim' date=' mas para mim não tão grande ... [/quote']

Será? Experimente assistir A Vila em um sistema de som digital e te garanto que a sua percepção sobre o filme mudará substancialmente.

 

Por que? Você acha que levei em conta a beleza da imagem na hora de avaliar o filme? Eu não sou tão criança assim ...

 

Mas bem que eu gostaria, pena que eu não conheço ninguém que tenha um sistema de som digital e o DVD de A Vila. Só você. smiley15.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Releia o post graxa... eu não falei em beleza da imagem, mas sim do SOM!

Sergio Leone e George Lucas sempre diziam: '50% da experiência de ser ver um filme está no som'

Quem tem HT, concorda em gênero, número e grau com essa afirmativa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Depende do diretor. Há diretores que dão tão importância ao som quanto à movimentação de câmera ou atuações, mas há os que não fazem isso, e estão bem longe de utilizar o som como ferramenta narrativa ou para "criar clima".

Shyamalan é um diretor que se encaixa no primeiro caso. Ele trabalha o som com bastante cuidado (ele próprio diz, num dos extras no DVD de A Vila, que o som é seus efeitos especiais), portanto não só A Vila como qualquer filme dele melhora MUITO se visto com um sistema de som digital.

Sobre a imagem, acho que melhora em qualquer caso... Barry Lyndon numa TV de plasma é absolutamente perfeito.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Releia o post graxa... eu não falei em beleza da imagem' date=' mas sim do SOM!

Sergio Leone e George Lucas sempre diziam: '50% da experiência de ser ver um filme está no som'

Quem tem HT, concorda em gênero, número e grau com essa afirmativa.

[/quote']

 

 

 

Foi mal ... Eu escrevi imagem por engano ... Mas o nome do tópico também fala da imagem, por isso acho que foi justo incluí-la em meu post.

 

Mas acho que o mais importante do filme é seu conteúdo, digamos que isso seja 90% e o som, efeitos, etc. apenas 10%. E acho que o som só influencia tanto quando tarta-se de um filme de ação, terror, suspense ...

 

Mas não posso dizer muita coisa, pois nunca vi um filme neste estado (vermelho de vergonha).

Engraxador!2006-6-17 20:42:16

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, influencia na classificação do filme.

 

Exemplo prático:

 

a) você odiou a trama do novo Star Wars, mas viu num cinemão de alta qualidade:

 

Desligo o cérebro e o classifico como um bom filme pipoca, que diverte e passa o tempo.

 

B) você adorou a trama do novo Star Wars, mas viu numa TV de 21" sem ser tela plana e sem HT:

 

Filme bem instigante, mas pena que não vi os efeitos visuais e sonoros com a qualidade que o filme merece...

 

c) você adorou a trama do novo Star Wars e viu num cinemão de alta qualidade:

 

uhuuu, acabo de assistir a uns dos melhores filmes do ano

 

B) você odiou a trama do novo Star Wars e viu numa TV de 21" sem ser tela plana e sem HT:

 

Que pena, acabo de assistir a uns dos piores filmes do ano

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, outro dia eu estava vendo "O Resgate do Soldado Ryan" em DVD pela primeira vez e me choquei que no comecinho tinha uma cena de batalha e eu tive que baixar o volume do som do que eu geralmente ouço. Não sei se é o filme que é muito barulhento, só sei que a carga de realismo ficaria bem potencializada se aquele som que me deu um sustinho numa TV de 21" fosse fodão.

Mas eu não acho que influencia. Acho que tudo é uma questão de costume. Se vc está acostumado a ver filmes num sisteminha simples é lógico que um filme vai se potencializar depois que vc ver ele numa operação high tech. Mas se eu estiver acostumado a assistir "Apocalypse Now" e "O Resgate do Soldado Ryan" num cinemão de alta qualidade, "Pearl Harbor" vai continuar pequeninho depois desta revisitada.

Seria o mesmo contraste entre o menino que tem um aparelho de som fodão e avalia as músicas "normalmente" e o outro menino que precipitadamente considera que O Bond do Tigrão tem alta qualidade artística depois destes serem o primeiro grupo que ele confere no som fodão do outro cara.

Depois que vc acostuma com o som, os filmes continuam do mesmo jeito.

Agora, eu tenho umas dúvidas técnicas:

HT = Home Theater?
DTS = ?
LCD = ?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tudo influencia quando você está vendo um filme. Tem filmes, por exemplo, que eu prefiro assistir sozinho (assisti Beleza Americana sozinho e praticamente entrei no filme, depois assisti acompanhado e o filme nao teve o mesmo impacto), mas isso não vem ao caso agora.

Eu nao tenho HT, mas tenho parentes que tem, e, é obvio, prefiro assistir filmes na casa deles... É claro que isso sempre influencia um pouco né, é bem melhor por exemplo assistir um filme num cinema de qualidade do que numa budega qualquer (o cinema que eu vou, aqui na cidade do lado, é tão tosco que tive que ir lá 3 vezes pra conseguir ver X Men 3, sempre dava um problema smiley36.gif) ...

Link to comment
Share on other sites

Tem um peso sim' date=' mas para mim não tão grande ... [/quote']

 

Será? Experimente assistir A Vila em um sistema de som digital e te garanto que a sua percepção sobre o filme mudará substancialmente.

 

Independente de não ter gostado do filme, concordo com você, Dook...aliás, esse foi um dos fatos que notei e que achei mais interessantes no filme (especialmente na cena da Floresta). Como esse fator ajuda a "adentrar" a atmosfera do filme, pra mim, procede a importância do equipamento sim em muitos casos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Releia o post graxa... eu não falei em beleza da imagem' date=' mas sim do SOM!

Sergio Leone e George Lucas sempre diziam: '50% da experiência de ser ver um filme está no som'

Quem tem HT, concorda em gênero, número e grau com essa afirmativa.

[/quote']

Acredito que o som influência em muito no resultado final... e falando sobre o George Lucas deve ter sido por tal frase aí de cima que ele inventou a certificação THX para seus filmes e games e tbm aparelhos e cinemas.... outro dia no site do submarino vi um HT 7.1  c/ certificação THX, dever ser fod......smiley4.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu assisti Pearl Harbor num cinemão que quase estourou meus tímpanos, a sensação q dava é q eu estava em meio a batalha, literalmente. mas mesmo assim foi ruim, as cenas com os aviões e explosões são muito reais vistas dessa forma, mas não muda meu conceito(ruim) do filme. O mesmo aconteceu com o apedrejado O GRITO, no cinema me cagueismiley36.gif . já em ksa, quase durmismiley2.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Queria ver alguém assistir Sexto Sentido com home theater e depois dizer que é a mesma coisa... eu acredito sim que o som potencializa e muito a nossa avaliação dos filmes que assistimos' date=' pelo menos a minha... smiley4.gif[/quote']

Não só a sua...

E tem tantos outros filmes que melhoram sensivelmente com um som fodaço: Star Wars (barbada), Alien, os filmes do Shyamalan, etc.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todo filme tinha que ser visto no cinema, na teoria (e de preferência, sem interferências externas como celulares, etc...). Quando eu comecei a gostar de filmes, alugava uma porrada de VHS porque era bem mais barato que DVD, e eu não sabia da diferença. Agora VHS nunca mais, e nem filmes na TV (a não ser aqueles que são apenas para diversão).

 

Formato e idioma original são essênciais, e se a imagem e o som são realçados, melhor ainda, sem dúvidas. Eu não tenho um Home Theater mais ainda assim me lembro como foi impactante assistir meu  Amadeus com um volume bem alto.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Claro que influencia...

O cinema é uma arte AUDIOVISUAL, portanto, qualquer mudança que potencialize a sua perpeção (seja pela audição, pela visão ou por ambos), mudnaças essas que são feitas com um sistema de som e de vídeo melhores, vai fazer com que você mude a percepção de um filme...

Claro, tudo têm limite. Um sistema de som e imagem fodão não vai fazer com que "todo Mundo em Pânico" se torne um "Monty Phyton e o Cálice Sagrado"smiley36.gif.

Por enquanto a única coisa que me impede de ter um sistema de som e imagem fodão é $$. Mas isso vai se resolver em breve....espero.smiley36.gif

silva2006-6-22 11:8:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ah, tem influência sim, com certeza... Eu nem tenho HT em casa, mas há uns 2 anos, qdo comprei um som novo com entrada auxiliar, deixei de assistir DVDs com o som da TV e passei a uitiliazr as caixas do micro system, e a diferença é impressionante... creio q qdo meter um HT aqui a coisa vai mudar ainda mais.. Agora, em q pese vc sentir diferença em poder desfrutar do filme em 100% digamos qdo vc tem um equipamento bom, não creio q isso vá mudar minha opinião da água pro vinho sobre nenhum filme, não vai me fazer gostar de um filme q eu odiei...

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...