Jump to content
Forum Cinema em Cena

Curiosidades do Oscar


guilbj
 Share

Recommended Posts

  • Members

Vamos ressucitar esse tópico. Mas que curiosidade eu ponho? Sei lá. Nunca um filme ganhou melhor edição de som e melhor ator!smiley36.gif Pra ser mais preciso, nunca um filme ganhou edição de som e qualquer outra categoria de atuação. E esse ano isso não será possível (Ziyi Zhang ficou de fora).

A Geena Davis é a atriz mais alta a ter ganho o Oscar? E Linda Hunt a mais baixa? Esses eu não sei direito...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Agora eu descobri porque Memórias de uma Gueixa foi indicado aos Oscar de som e edição de som  : foi para o inglês do elenco conseguir ser o mais compreensível possível . smiley36.gif Só pode , porque o resto está coerente e merecido até(fotografia , figurino , direção de arte e trilha sonora ). <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Quanto à questão da altura , é isso aí mesmo ...  Geena Davis ( O Turista Acidental) é a atriz mais alta a ter vencido e a Linda Hunt ( O Ano Em Que Vivemos Em Perigo) é a mais baixa , além de ter vencido fazendo papel de homem ! smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais curiosidade. Esses filmes foram campeões em tudo: Venceram melhor filme, melhor diretor, melhor roteiro, algum de atuação, foram o mais indicado e premiado isolado do ano.

 

...E o Vento Levou(8/13 +2)

Rosa de esperança(6/12)

Os melhores anos de nossas vidas(7/8 +1)

A malvada(6/14)

A um passo da eternidade(8/13)

Sindicato dos ladrões(8/12)

Um estranho no ninho(5/9)

Gandhi(8/11)

Laços de ternura(5/11)

Rain Man*(4/8)

Forrest Gump,o contador de histórias(6/13)

Beleza americana(5/8)

Se o Jake e o Ang Lee levarem, BBM talvez entre nessa lista.

*Só é o campeão isolado de oscars do ano se não considerarmos o oscar especial de direção de animação que Uma Cilada Para Roger Rabbit levou.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O Hoffman deve ter retratado mesmo muito bem o Truman Capote , pois já no trailer nota-se que ele está insuportavelmente afetado , tal qual o escritor ... Parabéns para o Hoffman , mas eu estou torcendo pelo Heath Ledger .

Vai ser a briga do gay afetado contra o gay caubói .smiley36.gif 

Fernando2006-2-11 3:57:46
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguém sabe os filmes que paparam todas as indicações, o mais recente foi o SDA-3 (filminho legal, mas levar todos é palhaçada).

O que aconteceu na premiação de atuação em 1973 (filmes produzidos em 72) de peculiar?

Quais atores (2) levaram prêmios consecutivos de melhor ator?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ela era uma atriz latina vestida de índia que veio dizer que o Marlon Brando recusava o Oscar por causa do tratamento que o cinema americano dava aos índios (e às minorias em geral) . <?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Um grande provocador e piadista era o Marlon Brando . O bom que ele conseguiu obter o alvoroço desejado . smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

1) Acho que fora SdA' date=' o outro filme que conseguiu essa façanha foi O Último Imperador, que conquistou os 8 oscars a que foi indicado.2)Na premiação de 73, aconteceu tb outra coisa que é uma das mais peculiares, que foi a mulher vestida de índia aceitar o Oscar pelo Brando.[/quote']

 

 

 

Na verdade, THE LAST EMPEROR ganhou 9 Oscars! smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

1) Acho que fora SdA' date=' o outro filme que conseguiu essa façanha foi O Último Imperador, que conquistou os 8 oscars a que foi indicado.2)Na premiação de 73, aconteceu tb outra coisa que é uma das mais peculiares, que foi a mulher vestida de índia aceitar o Oscar pelo Brando.[/quote']

 

 

 

Na verdade, THE LAST EMPEROR ganhou 9 Oscars! smiley2.gif

Gigi tb.smiley2.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu sei um filme que papou todas as indicações. Monster - Desejo Assassino.smiley36.gif

Tem vários: Pocahontas, Batman, Os Suspeitos, quase todos os documentários e curtas que venceram, a maioria dos filmes estrangeiros que venceram...

Mas não são mais de trinta filmes que "paparam tudo" tendo recebendo ao menos duas indicações, se quiserwem, posto todos eles aqui.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filmes indicados a dois ou mais oscars e levaram todos:

11 - SDA: O Retorno do Rei (2003)

9 - Gigi (58), O Último Imperador (87)

5 - Aconteceu Naquela Noite (34)

4 - Matrix (99)

3 - Grand Prix (66), Parque dos Dinossauros (93)

2 - Asas (27/28), Pinóquio (40), Narciso Negro (47), A História de Elza (66), Sentinels of Silence (71), O Grande Gatsby (74), Cocoon (85), Ed Wood (94), Pocahontas, O Outro Lado da Nobreza, Os Suspeitos (95)

Um total de 18 filmes apenas. Curiosamente, Sentinels of Silence é um curta metragem, que ganhou prêmios de melhor filme curta e documentário curta metragem.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

guilbj ou -felipe-  (smiley36.gif) ou alguém sabe filmes que tenham a partir de 5 indicações ao Oscar e não levaram nada?

Exemplos: Piratas do Caribe -  5 Indicações

Gangues de Nova York - 10 indicações

Outra dúvida, é se alguém saberia os papa-tudo, só que do GLOBO DE OURO?

Gracias. smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

ben hur quase conta' date=' ganhou 11, concorrendo doze, numa época em que acho que indicavam 16...[/quote']

Sim, é um (in)feliz aproveitamento de 91.66%.

Curioso, perdeu logo em roteiro adaptado. Para Un lugar en la cumbre (título espanhol). Alguém sabe o nome português?? E o filme é bom?? Foi indicado a Melhor Filme também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Algumas combinações incomuns no Oscar:

Ator e Ator Coadjuvante:

 

1944

O Bom Pastor

1946

Os Melhores Anos de Nossas Vidas

1959

Ben-Hur

2003

Sobre Meninos e Lobos

Som, Edição de Som e Efeitos Visuais:

 

1982

ET: O Extraterrestre

1991

O Exterminador do Futuro 2

1993

Parque dos Dinossauros

1997

Titanic

1999

Matrix

Efeitos Visuais e Roteiro:

 

1994

Forrest Gump, o Contador de Histórias

2003

O Senhor dos Anéis-O Retorno do Rei

Filme e Canção:

 

1944

O Bom Pastor

1958

Gigi

1997

Titanic

2003

O Senhor dos Anéis-O Retorno do Rei

Ator Coadjuvante e Atriz Coadjuvante:

 

1951

Uma Rua Chamada Pecado

1953

A um Passo da Eternidade

1957

Sayonara

1961

Amo, Sublime Amor

1977

Julia

1986

Hannah e suas irmãs 

Efeitos Visuais e Maquiagem:

 

1991

O Exterminador do Futuro 2

2001

O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel

2003

O Senhor dos Anéis-O Retorno do Rei

Canção e Som:

 

1997

Titanic

2003

O Senhor dos Anéis-O Retorno do Rei

Som e Atriz:

 

1972

Cabaret

Diretor, Ator e Atriz:

 

1934

Aconteceu Naquela Noite

1975

Um Estranho no Ninho

1991

O Silêncio dos Inocentes

Roteiro e Filme Estrangeiro:

 

1966

Um Homem, uma Mulher

Ator e Atriz:

 

1934

Aconteceu Naquela Noite

1975

Um Estranho no Ninho

1976

Rede de intrigas

1978

Amargo Regresso

1981

Num Lago Dourado

1991

O Silêncio dos Inocentes

1997

Melhor é Impossível

 

Depois eu posto os casos comuns...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Coloquei uma lista de indicados ao Oscar ( com os seus títulos brasileiros ) no tópico "Quantos filmes indicados ao Oscar ..." . Quem tiver curiosidade e/ou paciência pode ir lá conferir . smiley36.gif Na Imdb , encontra-se a relação dos indicados nesse link :

http://www.imdb.com/Sections/Awards/Academy_Awards_USA/ 

 

Fernando2006-2-15 4:43:58
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu estava pensando, na maioria dos filmes vencedores (pelo menos dos que eu assisti), a grande maioria tem pelo menos um personagem que morre no filme.smiley5.gif

Os únicos que eu me lembro que não morre ninguém é Uma Mente Brilhante, Rain Man, O Último Imperador (se alguém morre eu não me lembro), Kramer X Kramer e Noivo Neurótico, Noiva Nervosa.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...