Jump to content
Forum Cinema em Cena

Curiosidades do Oscar


guilbj
 Share

Recommended Posts

  • Members

Curiosidade de uma raridade desse ano: Os únicos anos em que todos os filmes vencedores de atuação não levaram em nenhuma outra categoria foram 29, 30, 31, 33, 69, 73 e 2005 (Capote, Walk the Line, O Jardineiro Fiel e Syriana). Lembrando que até 34 não havia prêmios para coadjuvantes. Para roteiro é mais raro ainda: somente 29, 33, 64 e 2004 (Brilho Eterno e Sideways).

Alguns tabus: nunca na história dois filmes levaram dois Oscars de atuação no mesmo ano. Todos os anos pelo menos um indicado a melhor filme leva roteiro. Desde 30 nenhum filme leva diretor sem ser indicado a melhor filme.

Uma curiosidade nada a ver: Crash é o único filme da história a ser indicado a canção e levar filme e roteiro original.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom, eu mesmo consegui achar a resposta pra minha pergunta...

 

1- Quantos filmes ganharam o Oscar de Melhor Filme, sem ao menos serem indicados á Melhor Roteiro?

 

Asas (1928)

Melodia da Broadway (1929)

Grande Hotel (1932)

Cavalgada (1933)

Hamlet (1948)

A Noviça Rebelde (1965)

Titanic (1997)

 

2-Existiu algum filme que venceu o Oscar de Melhor Diretor sem ser indicado á Melhor Filme?

 

Sim, foram 3

 

Asas (1928)

Grande Hotel (1932)

Conduzindo Miss Daisy (1989)

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"10-Os seguintes filmes podem ser coniderados "visualmente perfeitos"  (vencedores de montagem, fotografia,direção de arte e figurinos):

Gigi(58),Ben-Hur(59),Amor,sublime amor(62),Gandhi(82),O último imperador(87), O paciente inglês(96) e Titanic(97)."

Isso foi colocado no 3 post desse tópico. Agora eu vi que ta faltando 1 filme nessa lista: O Aviador.
O filme ganhou...

1-Melhor Fotografia
2-Melhor Figurino
3-Melhor Direção de Arte
4-Melhor Edição

ou seja, visualmente perfeito neh...
e de quebra ganhou tb Melhor Atriz Coadjuvante pra Cate Blanchett

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

2-Existiu algum filme que venceu o Oscar de Melhor Diretor sem ser indicado á Melhor Filme?

 

Sim' date=' foram 3

 

Asas (1928)

Grande Hotel (1932)

Conduzindo Miss Daisy (1989)

 

[/quote']

Pelo contrário, esses filmes venceram o Oscar de filme sem serem indicados a diretor.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

2-Existiu algum filme que venceu o Oscar de Melhor Diretor sem ser indicado á Melhor Filme?

Sim' date=' foram 3

Asas (1928)
Grande Hotel (1932)
Conduzindo Miss Daisy (1989)

[/quote']
Pelo contrário, esses filmes venceram o Oscar de filme sem serem indicados a diretor.

Mas, afinal, existiu ou não??

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na ultima pagina:

 

Alguns tabus: nunca na história dois filmes levaram dois Oscars de atuação no mesmo ano. Todos os anos pelo menos um indicado a melhor filme leva roteiro. Desde 30 nenhum filme leva diretor sem ser indicado a melhor filme.

 

Acho que os unicos que conseguiram tal proeza foram TWO ARABIAN KNIGHTS e THE DIVINE LADY.

 

 

Curiosidade: de todos os vencedores do Oscar apenas 3 estão indisponiveis e portanto não podem ser vistos. São eles TWO ARABIAN KNIGHTS (diretor - comédia), THE PATRIOT (roteiro) e THE WAY OF ALL FLESH (ator). Os negativos do primeiro ainda existem, mas os dois ultimos foram perdidos para sempre. -felipe-2006-4-9 11:2:26

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na época de Titanic' date=' havia duas categorias para trilha sonora. Imagine então na época de A malvada o quanto mais não tinha!

[/quote']

Mas tinha divisão de fotografia, direção de arte e figurinos preto e branco. A Malvada levou seis estatuetas, incluindo filme, diretor e roteiro. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Imprimi, do Imdb, todas as edições do Oscar.

 

Fico espantado com a disparidade existente entre o formato das indicações e categorias de hoje e da era pré-anos 40.

 

Em 1940, quando Scarlett O'Hara trajou aquele magnífico vestido verde de... cortinas (na minha opinião, a mais bela e memorável peça de vestuário do cinema), não exisitia a categoria de Figurino. Nos primeiros anos, havia prêmio para Diretor de Comédia, e Assistente de Direção (ou algo assim). Permitiam write-in-votes... Loucura total! smiley36.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Comparando os Oscar 1998 e 2004:

TITANIC e SENHOR DOS ANÉIS 3 - 11 premiações (iguais em: FILME; DIRETOR; DIREÇÃO DE ARTE; FIGURINO; EDIÇÃO; TRILHA SONORA; SOM; CANÇÃO; EFEITOS VISUAIS).
SOBRE MENINOS E LOBOS e MELHOR É IMPOSSÍVEL - 2 premiações de atuações (iguais em: ATOR).
ENCONTROS E DESENCONTROS e GÊNIO INDOMÁVEL - Vencedores de Roteiro Original.
MESTRE DOS MARES e L.A. - Vencedores de 2 estatuetas (iguais em: nada)
Oscar para filmes que não disputaram a principal estatueta: 2 em 2004 (atriz e atriz coadjuvante)//1 em 1998 (Maquiagem)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Achei:

 

CASABLANCA was first released on Thanksgiving Day

(November 26) 1942 at the Hollywood Theatre in New York. This rush

release was made to take advantage of the publicity from the Allied

landing at Casablanca only three weeks before. The movie was not issued

for general release across the country until January 23, 1943 however,

and because a film's qualification for the Academy Awards depends on

the year in which it is commercially released in Los Angeles County,

California, CASABLANCA's Academy Awards were earned at the 1944

ceremony honoring the films of 1943.

 

 

Casablanca foi lançado em janeiro!smiley3.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assiti os dois consagrados filmes de Frank Darabont: Um Sonho de Liberdade e À Espera de Um Milagre.

E, sinceramente, acho que houve uma inverção no número de indicações ao Oscar. Um Sonho de Liberdade é ótimo... mas À Espera de Um Milagre é excepcional, uma verdadeira obra-prima.

Em termos de direção Darabont também mostrou uma evolução impressionante, tendo mais controle da histporia e da coerência de seus personagens. Em À Espera de Um Milagre ele tem uma direção impecável, que deveria ter sido indicada, pois ele consegue nos manter grudados na tela por três horas em um único ambiente praticamente de forma sufocante, e o final do filme então... redentor!!!! Maravilhoso! O roteiro também é muuuuuuuuuito superior. E a interpretação soberba de Michael Dunkan (ah, me desculpem, mas eu naum sei escrever o nome dele...). Filmaço!!!

O que vcs acham???

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...