Jump to content
Forum Cinema em Cena

Curiosidades do Oscar


guilbj
 Share

Recommended Posts

  • Members

Provavelmente alguns aqui já sabem disso, mas de 1937 (ano em em começaram a premiar atores coadjuvantes) até 1943, os coadjuvantes não recebiam a famosa estatueta que conhecemos hoje, e sim isso:

OscarRains2.jpg

Em 1944, começaram a premiá-los com o Oscar normal, e trocaram todos os prêmios dos coadjuvantes passados pelas mesmas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Provavelmente alguns aqui já sabem disso' date=' mas de 1937 (ano em em começaram a premiar atores coadjuvantes) até 1943, os coadjuvantes não recebiam a famosa estatueta que conhecemos hoje, e sim isso:

 

OscarRains2.jpgEm 1944, começaram a premiá-los com o Oscar normal, e trocaram todos os prêmios dos coadjuvantes passados pelas mesmas.

[/quote']

 

 

 

Isso o que ? Não vejo nada . . .

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sim' date=' eu li que ela teve uma performance muito boa, e depois da edição (que a deixou com 5 minutos e 40 segundos de screen time), ficou um papel tão intenso que ganhou o Oscar.[/quote']

 

Vicking, sabe que você falou uma coisa muito interessante? Muitas performances premiadas (ou indicadas)pela Academia deveriam ser creditadas aos montadores, que acabam escolhendo melhores cenas, ângulos e muitas vezes FAZEM um campeão.

 

Não estou dizendo que é o caso de Beatrice Straigh, mas isso realmente acontece.

 

E sobre Straigh e NETWORK, ambos são muito bons. Ela, como todo elenco eram dignos de premiação, mas pra dizer a verdade eu preferia Jodie Foster em TAXI DRIVER.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Chama "Os Melhores Momentos do Oscar", um documentário apresentado pelo Karl Malden sobre os momentos inesquecíveis da entrega do Oscar de 1971 (ano em que Patton ganhou) até 1991 (ano em que Dança com Lobos ganhou).

Eu já reassisti, e uma coisa inesperada aconteceu. Eu quase, quase mesmo, chorei. Quando Barbara Stanwyck recebe o Oscar honorário, o seu discurso é realmente emocionante. Tem tb a parte em que Charles Chaplin é ovacionado só por aparecer no palco, e quando mostram os clipes dos vencedores de Melhor Filme...

Bem que eles podiam lançar um outro desse abrangendo os anos 60 e de 1992 até hoje! 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma listinha de atores que foram indicados por desempenhos em língua não-inglesa .Não sei se está completa , então será bem-vinda qualquer dica que aponte alguma omissão .O ano citado é o da indicação para Oscar :<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Melina Mercouri – Nunca Aos Domingos (1961)<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

Sophia Loren – Duas Mulheres (1962) e Matrimônio À Italiana (1965)

Marcello Mastroianni – Divórcio À Italiana (1963) ,Um Dia Especial (1978) e Olhos Negros (1988)

Anthony Quinn – Zorba , o Grego (1965)

Lila Kedrova – Zorba , o Grego (1965 )

Ida Kaminska – Obchod na korze (1967)

Anouk Aimée – Um Homem , Uma Mulher (1967)

Liv Ullmann - Os Emigrantes (1973)

Robert DeNiro - O Poderoso Chefão - Parte 2 (1975)

Valentina Cortese - A Noite Americana (1975)

Isabelle Adjani – A História de Adèle H. (1976) e Camille Claudel (1990)

Giancarlo Giannini – Pasqualino Sete Belezas (1977)

Marie-Christine Barrault – Primo , Prima (1977)

Ingrid Bergman - Sonata de Outono (1979)

Gèrard Depardieu – Cyrano de Bergerac(1991) 

Catherine Deneuve – Indochina (1993) 

Massimo Troisi – O Carteiro e o Poeta (1996) 

Roberto Begnini – A Vida É Bela (1999) 

Fernanda Montenegro – Central do Brasil (1999)

Benicio Del Toro - Traffic (2001)

Ken Watanabe - O Último Samurai (2004) 

Catalina Sandino Moreno - Maria Cheia de Graça (2005) 

 

Sophia Loren , Roberto Begnini, Robert DeNiro, Benicio Del Toro e Lila Kedrova venceram , sendo que Sophia recebeu o Oscar por Duas Mulheres . Massimo Troisi foi indicado postumamente . 

Fernando38560.1786921296
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Filmes em língua não-inglesa que concorreram ao Oscar de melhor filme :

 

A Grande Ilusão – 1939

Zorba , o Grego – 1965

Z -1970

Os Emigrantes –1973

Gritos e Sussurros – 1974

O Carteiro e o Poeta – 1996

A Vida é Bela –1999

O Tigre e o Dragão – 2001

 

Cineastas que foram indicados ao Oscar de melhor diretor por trabalho em língua não-inglesa :

 

Jules Dassin – Nunca Aos Domingos (1961)

Federico Fellini –A Doce Vida (1962) , 8 ½ (1964) , Satyricon (1973) e  Amarcord (1976)

Pietro Germi –Divórcio À Italiana –(1963)

Michael Cacoyannis – Zorba , o Grego (1965)

Hiroshi  Teshigahara – Mulher de Areia  (1966)

Claude Lelouch – Um Homem , Uma Mulher(1967)

Gillo Pontecorvo – A Batalha de Argel (1969)

Costa-Gavras – Z (1970)

Jan Troell – Os Emigrantes (1973)

Ingmar Bergman –  Gritos e Sussurros (1974) , Face a Face (1977) e Fanny e Alexander (1984)  

Bernardo Bertolucci –O Último Tango Em Paris (1974)

François Truffaut – A Noite Americana (1975)

Lina Wertmüller – Pasqualino Sete Belezas (1977)

Edouard Molinaro – A Gaiola das Loucas (1980)

Wolfgang Petersen – O Barco – Inferno No Mar (1983)

Akira Kurosawa –  Ran  (1986)

Lasse Hallström – Minha Vida de Cachorro (1988)

Krzysztof Kieslowski – A Fraternidade É Vermelha (1995)

Michael Radford –O Carteiro e o Poeta (1996)

Roberto Begnini – A Vida É Bela (1999)

Ang Lee –O Tigre e o Dragão (2001)

Pedro Almodóvar –Fale Com Ela (2003) 

Fernando Meirelles – Cidade de Deus (2004)

 

 

Fernando38559.9312037037
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Putz, eu tava procurando uma imagem do Cuba Gooding, Jr no google e olha o que eu acabei encontrando:

http://www.wreckedhighway.com/0102/gooding.html

 

Basicamente está dizendo que a Academia pediu pro Cuba devolver seu Oscar depois de atuar em alguns filmes sofríveis...smiley5.gif Está com cara de ser uma daquelas notícias fajutas, mas o site não parece ser de piadas. Alguém pode me dizer se a informação procede?
EDIT: Não, acho que o site é de zoeira mesmo...smiley36.gif mas até que não seria tão ruim se esse tipo de coisa acontecesse...smiley17.gif

Vicking38560.0139351852
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A proposito, já que já disseram que atores não podem ter mais de uma indicação na mesma categoria, quais categorias então permitem mais de uma indicação pra mesma pessoa? Eu sei que diretor ainda permite (Soderbergh!), mas e as outras? Roteirista pode?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Todas essas informações são muito úteis, mas eu tenho uma dúvida.

 

Desde o Oscar 97 que eu tenho essa questão em mente. É boba, mas vai lá:

 

Alguém sabe porque a Barbra Streisand se recusou a cantar a música de THE MIRROR HAS TWO FACES, "I FINALLY FOUND SOMEONE", composta e cantada por ela e indicada ao prêmio de Melhor Canção? Pelo que consta ela desistiu de última hora e tiveram que pedir ajuda pra Celine Dion (que já iria cantar outra música) pra substituir Barbra.

 

Será que tem alguma coisa com a derrota de Lauren Baccall na categoria de coadjuvante?

 

Se alguém souber, ficarei grato em ter a resposta. Mas sem especulação, OK?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A proposito' date=' já que já disseram que atores não podem ter mais de uma indicação na mesma categoria, quais categorias então permitem mais de uma indicação pra mesma pessoa? Eu sei que diretor ainda permite (Soderbergh!), mas e as outras? Roteirista pode?[/quote']

 

Que eu saiba somente as categorias de interpretação não permitem, todas as outras deixam...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Exato , não é permitido apenas nas categorias de interpretação .

Quanto à questão da Barbra Streisand , pode ser que tenha sido um protesto quanto à derrota de Lauren Bacall . Pode ser que Barbra já soubesse , mas li na época que foi porque ela teve um chilique por não ter sido indicada como atriz e/ou diretora .Lembro que na cerimônia de 1997 , a Debbie Reynolds fez um protesto irônico e bem-humorado a respeito dela e Barbra , Madonna e Courtney Love terem ficado de fora das indicações e que seria por causa delas serem uma classe polêmica , a das cantoras-atrizes ,hehehe.Sinceramente , não sei o porquê dela ter recusado...

A Barbra é odiada no showbizz .Deve ser porque ela tem fama de ser muito egocêntrica .

Fernando38560.1402314815
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já que vc pediu vou apontar uma omissão: Robert De Niro em 1974. Deveria estar aí' date=' não é mesmo?[/quote']

É , tem os trechos que ele fala italiano . Acho que esqueci também do Benicio Del Toro e do Ken Watanabe . Essa listinha eu tenho há um bom tempo , só atualizei a Catalina Sandino Moreno . 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...