Jump to content
Forum Cinema em Cena

Você dá Esmola?


JeFFs
 Share

Você dá esmola?  

28 members have voted

  1. 1. Você dá esmola?

    • Sim
      13
    • Não
      38


Recommended Posts

  • Members

Não dá pra ver o que a pessoa vai fazer com a esmola, por isso a gente chuta uma alternativa, olhando a cara da pessoa. Se é criança dou uma balinha. Compro no farol balinha por um real. Aí no outro farol, se aparece uma criança pedindo, eu dou a bala. Com 1 real eu deixo mais de uma pessoa feliz05

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 377
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Não' date=' pois não creio que seja de grande ajuda um punhado de moedas a uma pessoa faminta. Prefiro juntar esse dinheiro e doar a alguma instituição de caridade.

[/quote']

E claro, você não faz isso. 06

Já fiz, hoje não tenho mais capital.
Darknesssss2006-10-03 18:05:15
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Não dá pra ver o que a pessoa vai fazer com a esmola' date=' por isso a gente chuta uma alternativa, olhando a cara da pessoa. Se é criança dou uma balinha. Compro no farol balinha por um real. Aí no outro farol, se aparece uma criança pedindo, eu dou a bala. Com 1 real eu deixo mais de uma pessoa feliz05

[/quote']

 

 Eu dou sempre, para todos que pedem. Tenho dó.

 O que eles farão com a esmola é escolha de cada um deles.

 

 Ninguém é ingênuo, as vezes a gente sabe que eles torrarão a esmola em cachaça, que é uma espécie de anestésico p/ eles... o que não deixa de ser uam espécie de caridade besta.

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Não dou esmola pq são sempre as mesmas pessoas que pedem' date=' e quanto mais vc dá mais a pessoa se acomoda e ela nunca vai tentar arrumar emprego!

 

 

tipo eu pego trem pravoltar de Sampa City todo sabado e nesses quase 2 anos q faço tem sempre as msm pessoas pedindo esmola

[/quote']

 Aff, Mogi!  Se emprego não está fácil nem p/ quem é especializado, vc já pensou p/ eles ?

 Tb acho que alguns acomodam, mas a quantia a esmola que damos pode significar a única refeição deles naquele dia.

 

 Nem todos se acomodam. As vezes é não ter escolha mesmo.

  É uma vida indigna a de pedinte, depender da caridade alheia.

  tá, sei que dar esmolas não resolve o problema, mas afff! tenho dó.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou contar o que aconteceu comigo esses dias.

Estava eu a andar pelo centro da cidade. Bem, é um lugar bem propício a ter mendigos, pedintes, etc. E Sempre é a mesma coisa: mão estentida, suplicando por alguma ajuda, quase que dizendo: tenha pena de mim, pelo amor de Deus!!!

Tsc, e eu passei por eles, sem dar uma moedinha sequer.

Daí um tempo, avistei uma velhinha, era beeem velhinha mesmo.  Ela tava sentada no chão, encostada num muro, com uns trecos do lado dela. Cheguei mais perto pra ver do que se tratava. Meu... ela fabricava tipo umas bonequinhas de croche, e tava vendendo. Aquilo já me deixou com um nózão na garganta. Em seguida olhei pro rosto dela... ela deveria ter alguma doença, pois o rosto dela tava extremamente ferrado, cheio de feridas. Cara, eu me agachei do lado dela, e comecei a chorar!!! Tinha um monte de gente passando na rua, vai ver que me acharam uma doída ou algo parecido... mas eu só conseguia fazer isso, chorar. Essa coisa toda me tocou muito, muito mesmo.

Porra, ela não tava pedindo nada, mas trabalhando, de certa forma.

Peguei todo o dinheiro que tinha na carteira (tá certo que não era muito, como sempre 06) e comprei o trequinho dela lá. Não fiz isso por ter sentido pena, e sim, por ela ter merecido.

 

Agora me vem umas baita de umas mulheres saudáveis, com uma carreira de filhos atrás, me pedir esmola?! Faça me um favor.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

10 nossa kra mto legal issu q vc escrveu..vc tem toda a razão...qdo passa gnt aki em ksa vendendo bala ou alguma coisa..sempre q eu tnhu dinheiro eu compro...pq vc sab q eh honesto..q a pessoa ta batalhando p/ tr dinheiro..

 

 aki em ksa vive passando bêbado e pedindo dinheiro..minha mae nunka dah..mas qdo passa aki e pede comida aih ela dah..tah aih a diferença...bjokass02
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não, quase nunca dou esmola. Mas teve um episódio muito interessante:  um senhor muito conhecido no bairro, caindo pelas tabelas de tão bêbado, me abordou dizendo o seguinte: "olha, vc me arruma 1 real que eu tô precisando fumar um cigarro, que o Senhor Jesus Cristo vai te abençoar".

 

Não aguentei, dei risada e acabei dando o que ele pediu. Disse a ele: só por causa da sua sinceridade que eu vou te arrumar viu? Mas Jesus vai te abençoar mais ainda se o senhor parar de fumar e de encher a cara!

 

Daí ele respondeu: Jesus conhece minha sinceridade e sabe que eu preciso fumar, por enquanto eu bebo pra brindar a ele!!!

 

Tive dó dele!!!04

 

Mas qdo a gente está de carro sempre temos algumas moedas pra alguém que pedir ajuda. É uma verdade, quase sempre damos esmola nesses casos por medo do que por caridade!!!

 

Reparem quando pegamos ônibus e entra uma pessoa pedindo ajuda. É só falar que é recém saído de cadeia que na hora o povo se prontifica a dar algumas moedas!!!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

só dou esmola se a pessoa for deficiente ou velha de um jeito q torna difícil trabalhar.

 

sempre encontro gente q pede esmola contando uma históira q envolve hospital (seja ela o doente ou um conhecido). as pessoas adoram usar essa desculpa do hospital pra comover os outros. tem um homem aqui na minha cidade q muita gente já conhece, e sabe q as histórias dele são só enrolação. ele já me pediu esmola várias vezes. ou ele diz q vai pra um hospital (mas nao é sempre o mesmo, ele gosta de variar), ou q mora no interior e nao tem dinheiro pra voltar.

 

 

agora me vem umas baita de umas mulheres saudáveis' date=' com uma carreira de filhos atrás, me pedir esmola?! Faça me um favor.[/quote']

 

uma vez eu foi ao lugar onde uma amiga minha trabalha, e ela me mostrou uma mulher q tinha condições de trabalhar, mas levava um bebê pra rua e ia pedir esmola. o pior é q ela fingia q o menino tava doente. a mulher queira q ele ficasse com a cabeça encostada no ombro dela, como se estivesse fraco. mas ele nao estava, entao ela batia na cabeça dele toda vez q bebê tentava ficar numa posição diferente.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

uma vez eu foi ao lugar onde uma amiga minha trabalha' date=' e ela me mostrou uma mulher q tinha condições de trabalhar, mas levava um bebê pra rua e ia pedir esmola. o pior é q ela fingia q o menino tava doente. a mulher queira q ele ficasse com a cabeça encostada no ombro dela, como se estivesse fraco. mas ele nao estava, entao ela batia na cabeça dele toda vez q bebê tentava ficar numa posição diferente.
[/quote']


Pois é, tem muita gente safada nessa vida.
Certa vez soube de uma tiazinha que ficava andando de muleta pra lá e pra cá, enquanto pedia esmola. Hauhauha só que, chegava de noite e sem ninguém por perto, ela ponhava as muletas nas costas e ia embora!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu não dou esmola em situação alguma. A esmola, para mim, é um incentivo ao conformismo e à preguiça. Aqui perto de casa, por exemplo, existe um albergue que oferece o básico para as pessoas que realmente precisam e, conversando com algumas pessoas que tem conhecimento sobre a instituição, fiquei impressionado ao descobrir que nem 50% das vagas estão preenchidas. Porque? Simples: lá, é proibido o consumo de bebidas alcoólicas e qualquer tipo de drogas, as pessoas precisam banhar-se todos os dias, etc. Por isso, eles preferem ficar sentados no banco da praça, pedindo esmola para comprar bebida, já que, na grande maioria dos casos, o objetivo do "esmoleiro" é beber.

 

Moro perto de um viaduto e, abaixo dele, sempre se encontra pessoas nessas condições. Lembro de alguns casos antigos onde, por exemplo, minha avó lhes deu uma boa porção de comida e, no dia seguinte, ela encontrou tudo lá jogado. Em outro caso, minha amiga andava na rua com um sanduiche na bolsa, e cedeu o sanduiche a um mendigo, quando o mesmo lhe pediu esmola. Porém, o mendigo jogou o sanduiche fora e ainda por cima reclamou, dizendo que queria dinheiro e não comida. Ah, lembro-me de um caso ainda mais revoltante. Há uns anos atrás, aqui na minha cidade, tinha uma mulher que sempre tinha um bebê de colo, e ficava no centro pedindo esmola, alegando que a criança precisava de remédios e tratamento para uma séria doença. Porém, dizem que ela ficou uns 5 anos com essa desculpa, e a criança continuou, nesse tempo todo, do mesmo tamanho... (??) Mais tarde, descobriram que era uma boneca...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

uma vez meu pai me contou sobre uma mulher q andava com uma receita pedindo dinheiro pra comprar remédio. ela chegou a plastificar essa receita, pra nao se desgastar tanto com o uso. 09

 

 

minha amiga andava na rua com um sanduiche na bolsa, e cedeu o sanduiche a um mendigo, quando o mesmo lhe pediu esmola. Porém, o mendigo jogou o sanduiche fora e ainda por cima reclamou, dizendo que queria dinheiro e não comida.[/quote']

 

aconteceu a mesma coisa em todo mundo em pânico. cindy campbell deu um sanduíche a um mendigo e o homem jogou nas costas dela e gritou alguma coisa, acho q foi bitch06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

uma vez meu pai me contou sobre uma mulher q andava com uma receita pedindo dinheiro pra comprar remédio. ela chegou a plastificar essa receita' date=' pra nao se desgastar tanto com o uso. 09

 

 

minha amiga andava na rua com um sanduiche na bolsa, e cedeu o sanduiche a um mendigo, quando o mesmo lhe pediu esmola. Porém, o mendigo jogou o sanduiche fora e ainda por cima reclamou, dizendo que queria dinheiro e não comida.

 

aconteceu a mesma coisa em todo mundo em pânico. cindy campbell deu um sanduíche a um mendigo e o homem jogou nas costas dela e gritou alguma coisa, acho q foi bitch06

 

Hehehe... É verdade... Ou os mendigos agem de modo naturalmente parecido, ou esse havia assistido à "Todo Mundo em Panico" e quis fazer igual.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 A vida imita a arte... afff!

 

 Minha amiga diz que tenho cara de boazinha por isso entre um monte de gente (na rodoviária, por exemplo), sempre sou uma das escolhidas p/ dar esmolas.

 

  Tipo assim,  acho que com o tempo de "pedição" eles desenvolvem  um troço que só de olhar p/ a pessoa  eles sabem quem dá esmolas e quem não dá.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

  Vc pode fazer trabalhos voluntários, LEospider.

 Sou voluntária numa casa espírita, aos sábados. É uma delícia!

  Fazemos sopa, damos pão, mantimentos, roupas e calçados que são doados pela população.

 

 Um dia a Dona que faz sopa faltou daí tive que pilotar o fogão.

  Exagerei um pouquinho na pimenta... afff!

  Fiquei chocada qd eles comeram e repetiram...

  

 Tem o lado chato tb, fiquei sabendo que alguns bebados trocam os pães em bares  por bebidas.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu dou esmola, mas depois o cara tem que me dar o troco 06.

 

Agora, falando sério, não dou não. Na verdade, acho que eu preferiria roubar a pedir esmolas, pois mendigar, para mim, é sinônimo de destruição total do auto-respeito e da integridade de uma pessoa. Além disso, acho muito mais digno um indigente(supondo que sejam) roubar do que pedir esmola, afinal o direito de comer passa por cima de qualquer outro direito(Rachel de Queiroz).

Entretanto, como é fato comum a quase todos, os ladrões que existem por aí roubam para se drogar, não para comer.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Cara! que doido isso que falou13 .

 

 Acha mesmo pedir pior que roubar??  Affffffffffffffffffff !!

 Roubando vc está tira de alguém, algo que lhe poderia ser dado, se pedisse. O direito de comer não lhe dá o direito de roubar.

 

 Tá, e se um cara te roubasse p/ comer?  Tu ía aceita calmamente?

 Afinal, "comer passa por cima de qquer outro direito..."

 

 Mas concordo ctg que é degradante pedir.

 

 Se soubesse no que o cara gastaria ... aff! cigarro e pinga encabeçam a lista de compras de alguns deles.

 

 
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...