Jump to content
Forum Cinema em Cena

SDA x SW


Luinentári
 Share

Qual a sua saga predileta  

42 members have voted

  1. 1. Qual a sua saga predileta

    • Star Wars
      56
    • Senhor dos Anéis
      63


Recommended Posts

  • Members

Quanto ao suposto "desabafo" ressucitado mais acima (pior que não me lembrava desse texto, mesmo), me parece que o autor tenta achar um bode expiatório para a "comercialização" de Hollywood. Que Star Wars (e Tubarão... e outros...) iniciou a febre dos blockbuster e deu o gatilho para uma indústria mais "pipoca" é fato. Acontece que ao contrário do que ele e outros partidários imaginam, George Lucas não destruiu o cinema de arte. Falta um pouco (não... na verdade falta muito...) de análise da conjuntura onde Star Wars se inseriu e da história do cinema no Estados Unidos. Vendo assim, parece que o cinema de massa surge nos anos 70, o que é uma mentira deslavada. Desde os anos 20 no mínimo o cinema é comercial... será que ele nunca ouviu falar de star system? Sem falar que arte e comércio quase sempre andam juntos... mecenato lembra alguma coisa?

Quanto ao resto do argumento: onde estão os dados estátisticos? A partir do momento que se coloca porcentagem de público na jogada... elas são indispensáveis. Achismo nesse caso é argumento furado.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 330
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Quanto ao suposto "desabafo" ressucitado mais acima (pior que não me lembrava desse texto' date=' mesmo), me parece que o autor tenta achar um bode expiatório para a "comercialização" de Hollywood. Que Star Wars (e Tubarão... e outros...) iniciou a febre dos blockbuster e deu o gatilho para uma indústria mais "pipoca" é fato. Acontece que ao contrário do que ele e outros partidários imaginam, George Lucas não destruiu o cinema de arte. Falta um pouco (não... na verdade falta muito...) de análise da conjuntura onde Star Wars se inseriu e da história do cinema no Estados Unidos. Vendo assim, parece que o cinema de massa surge nos anos 70, o que é uma mentira deslavada. Desde os anos 20 no mínimo o cinema é comercial... será que ele nunca ouviu falar de star system? Sem falar que arte e comércio quase sempre andam juntos... mecenato lembra alguma coisa?

Quanto ao resto do argumento: onde estão os dados estátisticos? A partir do momento que se coloca porcentagem de público na jogada... elas são indispensáveis. Achismo nesse caso é argumento furado.

[/quote']

smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

Concordo plenamente com vc, o mercantilismo sempre existiu na figura dos meçenas...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema é que o custo foi sacrificar o equilíbrio de As Duas Torres (estou falando da versão de cinema' date=' a extendida melhora bastante nesse aspecto). Na verdade eu nem sei como isso poderia ser resolvido adequadamente. Mas o que sinto é que o que funcionava no livro (tanto que As Duas Torres é o meu preferido da série literária) acaba não se adaptando bem às telas. Peter Jackson soube mexer em alguns fatores, mas acabou que isso apenas favoreceu O Retorno de Rei (que precisava, é verdade) e enfraquecendo As Duas Torres. São os obstáculos de se adaptar uma obra desse quilate.

[/quote']

E riscos do jogo...

Li alguns trechos de ADT e um resumão básico de 10 páginas contando o livro. A estrutura é parecidíssima com o filme (a versão de cinema) e fico imaginando que não havia muito o que fazer com o material...

Se Jackson seguisse à risca os eventos de ADT livro e os colocasse no filme ADT, o último filme ficaria com um rombo do tamanho do mundo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se Peter Jackson terminasse ADT com Frodo sendo picado pela Laracna, caído no chao (esse evento acontece do livro ADT e nao no RDR) seria MUITO legal. Ele poderia ter feito uma edicao melhor no que tange 'a batalha em Helm's Deep. Intercalar com o Entebate foi um erro na minha opiniao.

 

ADT foi muito beneficiada pela versao estendida. Mas ainda assim é o capitulo "menos forte" da Trilogia.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por isso que eu falo em obstáculos... Voltar com Laracna para As Duas Torres, favoreceria este filme... enfraqueceria O Retorno do Rei. Seguindo o livro... teríamos apenas "Samwise, o bravo" e já estaríamos na boca da Montanha da Perdição. Até porque a maior parte da segunda parte do livro, que retrata o ponto de vista de Frodo e cia., já é o caminho de volta, que não interessa muito ao filme. Claro, Peter Jackson poderia criar um novo obstáculo, para aumentar o caminho... mas aí são apenas divagações...

Lucas2006-7-17 12:53:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Por isso que eu falo em obstáculos... Voltar com Laracna para As Duas Torres' date=' favoreceria este filme... enfraqueceria O Retorno do Rei. Seguindo o livro... teríamos apenas "Samwise, o bravo" e já estaríamos na boca da Montanha da Perdição. Até porque a maior parte da segunda parte do livro, que retrata o ponto de vista de Frodo e cia., já é o caminho de volta, que não interessa muito ao filme. Claro, Peter Jackson poderia criar um novo obstáculo, para aumentar o caminho... mas aí são apenas divagações...

[/quote']

 

Pra mim colocar a Laracna no segundo filme nao enfraqueceria o terceiro. O terceiro é a conclusao. A forca dele jaz (em grande parte) nisso. É nele que ficamos sabendo o destino dos persoangens.

 

E, com a Laracna no segundo, O Retorno do Rei poderia ter uma duracao "normal", poderiamos ver o q aconteceu com Saruman... etc...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saruman morre no expurgo do condado, o tal 4º ato que julgo completamente dispensável. A força motriz da trilogia é a destruição do anel. Anel destruído, hora de ir para a conclusão. Simples.

Mas pelo que andei vendo, a conclusão de Saruman na versão extendida parece ainda mais... digamos... enxertada só para mostrar o destino fatal do personagem.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas aí seria valorizar um personagem secundário (aliás... mesmo que tivesse esta aparição nem secundário Saruman seria neste filme) em detrimento aos protagonistas. Não que o fim de Saruman não merecesse ser visto, mas não a custo de tirar espaço de personagens centrais.

O livro O Retorno do Rei tem uma estrutura semelhanto ao livro As Duas Torres, com duas partes que cobrem um determinado lado da história. No entanto, enquanto no ADT a primeira parte cobre Aragorn, Legolas, etc, etc e Merry e Pippin e a segunda cobre Frodo e Sam, em ORdR a primeira cobre igualmente os mesmos personagens, mas a segunda tem apenas os primeiros capítulos cobrindo Frodo e Sam como antes. Depois do anel destruído, todos os destinos se entrelaçam e parte pra coroação, caminho de volta, Expurgo do Condado, etc, etc. Coisas que ou não interessam ou filme, ou deverão ser abordados brevemente (e mesmo assim muita gente reclamou dos vários finais...).

Então... como dá pra ver... Muita coisa acontece pros lados de Aragorn e Gandalf e poucas com Frodo e cia. (embora justamente a situação mais importante ocorra aqui). São duas batalhas de um lado e só um resgate e a destruição do anel do outro. É um desequilíbrio muito grande. Por isso Peter Jackson foi muito hábil em "puxar" o episódio da Laracna para este filme, deixando aí "O Retorno do Rei" redondinho, redondinho. Embora, é claro, isso tenha prejudicado "As Duas Torres"...

Lucas2006-7-17 19:22:15
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se Peter Jackson terminasse ADT com Frodo sendo picado pela Laracna' date=' caído no chao (esse evento acontece do livro ADT e nao no RDR) seria MUITO legal. Ele poderia ter feito uma edicao melhor no que tange 'a batalha em Helm's Deep. Intercalar com o Entebate foi um erro na minha opiniao.

ADT foi muito beneficiada pela versao estendida. Mas ainda assim é o capitulo "menos forte" da Trilogia.
[/quote']

Mas muitas cenas colocadas nos outros filmes me deram até vergonha...

Poxa, aquel tal de "Boca do Sauron", que bixinho tosco! Ele falava igual ao Ray Charles....smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Concordo muito com o que Lucas falou.

 

Abaixo vou falar sobre o livro, se alguem nao quiser ler quando acontece tal coisa (sei lah, depois alguem quer ler o livro e nao quer saber do que vou falar ainda...).

 

Na verdade, seriam seis livros em tres, jah que Tolkien dividiu assim. Entao, os livros 4 (Frodo e Sam de Emyn Muil ateh Laracna), 5 (Gandalf chegando em Minas Tirith ateh a batalha em frente ao portao negro) e 6(como disse Lucas, Samwise, o Bravo - que nao eh a cena do final do filme ADT, fique claro - ateh os Portos cinzentos, passando pelo reencontro de todos em Minas Tirith). Estah tudo ocorrendo em tempos que se chocam, e que por isso a divisao em filmes prejudicaria a coesao temporal da estoria.

 

Se As duas torres acabasse com Laracna, e o tempo tivesse que se manter, O retorno do rei comecaria no meio da batalha dos Campos de Pelennor...

 

A situacao era complicada. Dai surgiu a coragem de Peter Jackson de fazer o que fez com Faramir no filme do meio... Pelo menos serviu para equilibrar esse fator do tempo.

 

Mas concordo com quem leu de que ver um filme de As duas torres acabando como acaba o livro era um sonho muito bom!!!

 

Quem sabe alguem nao faz novas versoes. E se for um fa de Kubrick, pode fazer o que fez com Nascido para matar, e separar dois climax em um filme identico aos livros. Podia funcionar!!!

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Mas muitas cenas colocadas nos outros filmes me deram até vergonha...Poxa' date=' aquel tal de "Boca do Sauron", que bixinho tosco! Ele falava igual ao Ray Charles....smiley36.gif[/quote']

 

Concordo que nao gostei muito nao... Principalmente de SPOILER Aragorn cortando a cabeca ficou muito feio.... Outra coisa foi a cena em que Aragorn "domina" o Palantir, a montagem com a cena seguinte foi horrivel, e nao teve razao nenhuma a nao ser se lembrar de um certo sonho...

 

A melhor parte de todas as extendidas para mim eh a nova introducao de A sociedade... Mas como soh vi uma vez, acho que eh opiniao precipitada, e tenho dois motivos: a primeira vez eh sempre o "saber como eh" quando se refere a leituras (Grishan, Potter...), e como a imagem eh perfeita, jah comecei a ficar todo besta com aquele primor de imagem, superior a imagem do DVD de A sociedade brasileiro (unico meio em que vi o filme, jah que nao vi no cinema, soh porque nao tinha lido ainda, e fazia questao de faze-lo antes!!!), eh muito diferente a qualidade!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quanto ao suposto "desabafo" ressucitado mais acima (pior que não me lembrava desse texto' date=' mesmo), me parece que o autor tenta achar um bode expiatório para a "comercialização" de Hollywood. Que Star Wars (e Tubarão... e outros...) iniciou a febre dos blockbuster e deu o gatilho para uma indústria mais "pipoca" é fato. Acontece que ao contrário do que ele e outros partidários imaginam, George Lucas não destruiu o cinema de arte. Falta um pouco (não... na verdade falta muito...) de análise da conjuntura onde Star Wars se inseriu e da história do cinema no Estados Unidos. Vendo assim, parece que o cinema de massa surge nos anos 70, o que é uma mentira deslavada. Desde os anos 20 no mínimo o cinema é comercial... será que ele nunca ouviu falar de star system? Sem falar que arte e comércio quase sempre andam juntos... mecenato lembra alguma coisa?

Quanto ao resto do argumento: onde estão os dados estátisticos? A partir do momento que se coloca porcentagem de público na jogada... elas são indispensáveis. Achismo nesse caso é argumento furado.

[/quote']

Sem falar que os valores em dolares das bilheterias de filmes antigos como E o vento levou... chegam a ultrapassar os 1 bilhao de dolares se ajustar de acordo com a inflacao... E hoje os altos valores sao soh 400 e tanto (600 numa excecao naufraga de 97......). Pelos numeros, ia mais gente ao cinema entao...
throdo2006-7-18 2:57:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Quem sabe alguem nao faz novas versoes. E se for um fa de Kubrick' date=' pode fazer o que fez com Nascido para matar, e separar dois climax em um filme identico aos livros. Podia funcionar!!!
[/quote']

Hum... Não sei... um livro como O Senhor dos Anéis praticamente pede uma narrativa clássica, tipo, início-e-fim. Tanto que o máximo de ousadia que Peter Jackson se dá são as introduções dos três filmes. Mas mesmo assim, não temos recordatórios ou "ganchos catástróficos" nos filmes (que seria mais ou menos o que aconteceria com a Laracna no final de As Duas Torres).

Agora... é uma boa idéia para experimentação. Algum amador pegar os filmes e editar dessa maneira pra ver o que dá...

Lucas2006-7-18 21:23:25
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outras coisas poderiam ser acrescentadas ao terceiro filme.

Tais como? O tal expurgo do Condado que nada mais é do que um 4º ato' date=' dispensável na minha opinião?

[/quote']

Combate do Gandalf com Nazgul, Boca de Sauron e duração menorsmiley4.gif

Combate do Gandalf com o Nazgul até vai, já que isso é anunciado no filme quando o Rei Bruxo diz que iria 'subjugar o mago'...

Agora o tal Boca de Sauron? Qual a importância dele para a narrativa? Dizer a Aragorn e cia. que Frodo está morto?

smiley11.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Quem sabe alguem nao faz novas versoes. E se for um fa de Kubrick' date=' pode fazer o que fez com Nascido para matar, e separar dois climax em um filme identico aos livros. Podia funcionar!!!
[/quote']

Agora... é uma boa idéia para experimentação. Algum amador pegar os filmes e editar dessa maneira pra ver o que dá...

Sinceramente, acho que ficaria um porre... Lendo os resumões dos 3 livros disponível na net, vi que a melhor coisa que Jackson fez foi intercalar as narrativas dando mais ritmo à coisa toda... Quando a poeira abaixa do lado de Aragorn e cia., vamos ver Frodo e Sam em alguma complicação... E vice-versa.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...