Jump to content
Forum Cinema em Cena

SDA x SW


Luinentári
 Share

Qual a sua saga predileta  

42 members have voted

  1. 1. Qual a sua saga predileta

    • Star Wars
      56
    • Senhor dos Anéis
      63


Recommended Posts

  • Replies 330
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Em termos de detalhamento' date=' eu concordo... Tolkien descreve e cria o seu mundo com perfeição, como se ele fosse real. Mas em termos de imaginação ambos se equivalem... são dois universos vastos, criativos e que funcionam. Quero dizer, o leitor ou espectador, consegue imaginar as coisas acontecendo neste universo além do que é abordado no livro ou no filme.[/quote']

 

A primeira coisa, para falar de criação e imaginação nao tem como discutir, o tolkien "CRIOU" TUDO novo, o Lucas simplesmente chupou o q existia de melhor em Lord Of the rings e modificou detalhes. Todos Sabemos.

 

Agora se os fãs de Senhor dos Aneis sumira, existe outro aqui para defender, mas para mim sinceramente nao tem o que discutir.

 

Primeiro Se senhor dos aneis influenciou Star Wars é obviamente que ele é melhor, ou algum aqui acha Stevie Ray Vaughan é melhor que Jimi Hendrix, ou Spilberg melhor que Kubrick?

Segundo A trilogia do Senhor dos Aneis Todos 3 filmes sao aclamados pela critica e por uma bilheteria absurda, alem de premios.

Terceiro revolucionar, sim SW deu mta inovações tecnologias e de markenting q tbm foram superadas por SDA, O proprio Luca se ferrou ao dizer q só ele podia fazer senhor dos aneis por causa dos efeitos, so q nao peter jackson e weta construiram tudo novo, e o gollum o personagem mais ficticio e real de todos os tempos, ele destroi o jar jar la do epi 1. Só nisso ja podemos encerrar essa "dicussao".

 

LORD OF THE RINGS - O SENHOR DOS ANEIS

O SENHOR DAS TRILOGIAS, A unica que se iguala ao PODEROSO CHEFAO.

 

Poderiamos sim discutir qual é melhor O PODEROSO CHEFAO X SENHOR DOS ANEIS?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Votei e votarei sempre em Star Wars como a minha saga preferida' date=' respeito a opinião da Galadriel, mas SW é muito maior que SDA... SW revolucionou os efeitos especiais (ILM), som (THX e Skywalker Sound), o Marketing cinematográfico... Essa discussão SW x SDA é tola, pois existiu um SDA antes da versão do Peter Jackson e poucas pessoas lembram disso, e porque não se lembram??? será devido a evolução dos efeitos especiais (feita por Gerge Lucas) que possibilitou criar a nova versão de SDA??? Talvez seja uma resposta pra Galadriel em que SW revolucionou...

P.S. Galadriel, vc sabia que existia uma outra versão para os cinemas de SDA???[/quote']Dizer que os efeitos especiais de SDA se devem ao "pioneirismo" de Lucra$ é forçar demais. Devido à distância cronológica das produções, é inevitável que tal desenvolvimento tecnológico iria ocorrer por outras vias, mesmo se a ILM jamais tivesse sido criada. Poderia até ter demorado um pouquinho mais, mas seria inevitável.

 

Lucra$ pode ter sido um dos pioneiros, mas seria o mesmo que dizer que se o coronel Edwin L. Drake não tivesse perfurado o primeiro poço de petróleo, hoje não existiria indústria petrolífera.

 

Na verdade, nem mesmo esta comparação pode ser feita, pois a indústria dos efeitos especiais existe desde os primórdios do cinema, com exemplos clássicos muito anteriores ao Lucra$ e à ILM, como King Kong, Guerra dos Mundos, 2001 e tantos outros exemplos inesquecíveis.

 

A ILM criou algumas técnicas novas, mas, na maioria dos casos, apenas aperfeiçoou e simplificou métodos existentes há muito tempo. A maior inovação de Lucra$ foi ter tornado isso um "quase-cartel", criando uma empresa especializada terceirizadora do processo, monopolizadora de profissionais altamente competentes que já trabalhavam na área, numa época em que havia muita demanda por efeitos, e pouca mão de obra disponível. Como empresário, ele sem dúvida é competente. 03

Rayden2008-09-09 21:36:48
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A primeira coisa' date=' para falar de criação e imaginação nao tem como discutir, o tolkien "CRIOU" TUDO novo, o Lucas simplesmente chupou o q existia de melhor em Lord Of the rings e modificou detalhes. Todos Sabemos.

 

Agora se os fãs de Senhor dos Aneis sumira, existe outro aqui para defender, mas para mim sinceramente nao tem o que discutir.

 

Primeiro Se senhor dos aneis influenciou Star Wars é obviamente que ele é melhor, ou algum aqui acha Stevie Ray Vaughan é melhor que Jimi Hendrix, ou Spilberg melhor que Kubrick?

Segundo A trilogia do Senhor dos Aneis Todos 3 filmes sao aclamados pela critica e por uma bilheteria absurda, alem de premios.

Terceiro revolucionar, sim SW deu mta inovações tecnologias e de markenting q tbm foram superadas por SDA, O proprio Luca se ferrou ao dizer q só ele podia fazer senhor dos aneis por causa dos efeitos, so q nao peter jackson e weta construiram tudo novo, e o gollum o personagem mais ficticio e real de todos os tempos, ele destroi o jar jar la do epi 1. Só nisso ja podemos encerrar essa "dicussao".

 

LORD OF THE RINGS - O SENHOR DOS ANEIS

O SENHOR DAS TRILOGIAS, A unica que se iguala ao PODEROSO CHEFAO.

 

Poderiamos sim discutir qual é melhor O PODEROSO CHEFAO X SENHOR DOS ANEIS?[/quote']

 

Você já ouviu falar de Beowulf, Siegfried? Duvido... pois se conhecesse saberia que não só na natureza, mas também na arte, nada se perde, nada se cria... tudo se transforma. E Tolkien foi um brilhante transformador e nunca negou isso, assim como Lucas nunca negou a influência de sim, O Senhor dos Anéis e principalmente de O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell (outra obra que você não deve conhecer). Na sua sensacional lógica, portanto, a obra mais genial da literatura deve ter sido o primeiro escrito do homem das cavernas que desenvolveu a primeira forma de escrita...

 

E eu pensei que todos já tinhamos concordado o quão estúpido é avaliar qualidade por números...

 

PS: O Poderoso Chefão destrói O Senhor dos Anéis em qualquer tempo... Cê não dá uma dentro, hein? hehehehehehehe...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

Dizer que os efeitos especiais de SDA se devem ao "pioneirismo" de Lucra$ é forçar demais. Devido à distância cronológica das produções' date=' é inevitável que tal desenvolvimento tecnológico iria ocorrer por outras vias, mesmo se a ILM jamais tivesse sido criada. Poderia até ter demorado um pouquinho mais, mas seria inevitável.

Lucra$ pode ter sido um dos pioneiros, mas seria o mesmo que dizer que se o coronel Edwin L. Drake não tivesse perfurado o primeiro poço de petróleo, hoje não existiria indústria petrolífera.

 

Na verdade, nem mesmo esta comparação pode ser feita, pois a indústria dos efeitos especiais existe desde os primórdios do cinema, com exemplos clássicos muito anteriores ao Lucra$ e à ILM, como King Kong, Guerra dos Mundos, 2001 e tantos outros exemplos inesquecíveis.

 

A ILM criou algumas técnicas novas, mas, na maioria dos casos, apenas aperfeiçoou e simplificou métodos existentes há muito tempo. A maior inovação de Lucra$ foi ter tornado isso um "quase-cartel", criando uma empresa especializada terceirizadora do processo, monopolizadora de profissionais altamente competentes que já trabalhavam na área, numa época em que havia muita demanda por efeitos, e pouca mão de obra disponível. Como empresário, ele sem dúvida é competente. 03[/quote']

Concordo com boa parte do que diz... o problema é a falta de contextualização. Eram os anos 70... o cinemão hollywoodiano apostava em dramas, tramas urbanas... os maiores orçamentos eram dedicados aos filmes-catástrofe. Ficção-científica, fantasia, eram coisas de filmes B. Ao contrário do que você diz a demanda era pequena, os estúdios não davam quase nenhum valor aos setores de efeitos especiais. A ILM foi formada por brilhantes profissionais sim, quase todos sem trabalho... porque a último filme com grande demanda de efeitos especiais foi 2001... quase uma década antes.

Lucas trouxe profissionalismo na área... a ILM criou a sua própria demanda. Star Wars consolidou o esquema de filme de verão, que já havia dado os primeiros passos com o Tubarão de Spielberg. Mudou-se completamente a cabeça dos executivos... não eram os dramas, mas os filmes fantásticos, de grande orçamento, que lhe encheriam as burras de dinheiro... essa lógica atravessou os anos 80, os 90 e opa... os 2000, onde aporta na trilogia cinematográfica O Senhor dos Anéis. Só que ao contrário dos fanáticos pela saga do anel, eu acredito que isso não diminui em nada os méritos de Peter Jackson e da New Line.

 

Lucas2008-09-09 22:57:43
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

A primeira coisa' date=' para falar de criação e imaginação nao tem como discutir, o tolkien "CRIOU" TUDO novo, o Lucas simplesmente chupou o q existia de melhor em Lord Of the rings e modificou detalhes. Todos Sabemos.

 

Agora se os fãs de Senhor dos Aneis sumira, existe outro aqui para defender, mas para mim sinceramente nao tem o que discutir.

 

Primeiro Se senhor dos aneis influenciou Star Wars é obviamente que ele é melhor, ou algum aqui acha Stevie Ray Vaughan é melhor que Jimi Hendrix, ou Spilberg melhor que Kubrick?

Segundo A trilogia do Senhor dos Aneis Todos 3 filmes sao aclamados pela critica e por uma bilheteria absurda, alem de premios.

Terceiro revolucionar, sim SW deu mta inovações tecnologias e de markenting q tbm foram superadas por SDA, O proprio Luca se ferrou ao dizer q só ele podia fazer senhor dos aneis por causa dos efeitos, so q nao peter jackson e weta construiram tudo novo, e o gollum o personagem mais ficticio e real de todos os tempos, ele destroi o jar jar la do epi 1. Só nisso ja podemos encerrar essa "dicussao".

 

LORD OF THE RINGS - O SENHOR DOS ANEIS

O SENHOR DAS TRILOGIAS, A unica que se iguala ao PODEROSO CHEFAO.

 

Poderiamos sim discutir qual é melhor O PODEROSO CHEFAO X SENHOR DOS ANEIS?[/quote']

 

Você já ouviu falar de Beowulf, Siegfried? Duvido... pois se conhecesse saberia que não só na natureza, mas também na arte, nada se perde, nada se cria... tudo se transforma. E Tolkien foi um brilhante transformador e nunca negou isso, assim como Lucas nunca negou a influência de sim, O Senhor dos Anéis e principalmente de O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell (outra obra que você não deve conhecer). Na sua sensacional lógica, portanto, a obra mais genial da literatura deve ter sido o primeiro escrito do homem das cavernas que desenvolveu a primeira forma de escrita...

 

E eu pensei que todos já tinhamos concordado o quão estúpido é avaliar qualidade por números...

 

PS: O Poderoso Chefão destrói O Senhor dos Anéis em qualquer tempo... Cê não dá uma dentro, hein? hehehehehehehe...

 

Na verdade nada se cria e sim tudo se copia, seria o certo. Mas isso é coisa mais nova. Tolkien ja tinha escrito seus livros quando essa frase foi dita.

E sim eu sei que que existe Beowulf e Siegfried, todos nos que criamos algo sempre temos alguma referencia isso é obvio e sim tolkien sempre nos disse quais eram a dele assim ocmo toda mitologia nordica até o mito de atlantida tbm foi usado como referencias para suas obras. Mas no caso aki mais do que uma referencia para SW tolkien foi uma influencia grande demais em SW e nao tem como separa isso, sendo q assim nos nao podemos comparar SW com SD se o mesmo segue a maior influencia possivel. Assim como Lucas modificou o cinema, Tolkien modificou tambem o genero fantasia na literatura . O Cinema de fato estava decadente nos anos 70 e hollywoodia estava para falir e sim Scorsese,Coppola,Lucas, Spilberg, De Palma e Kubrick salvaram o cinema americano, nao só Lucas. Foi essa nova geracao que deu outra visao ao cinema americano, sim quem criou o conceito de filmes comerciais rentavais famosos bloockbuster foram L e S. Mas no meu ver a evolucao da tecnologia sempre existira, nos 70 o Lucas o fez, e nos anos 2000 Peter Jackson e assim cada um com o seu estilo e sua necessidade nao tem como a gente dizer qual é a mais importante pq cada um tem sua importancia na sua decada.

 

 

Na Tua, opiniao O Poderoso Chefao pode destruir o Senhor dos Aneis, ASSim como para mim O Poderoso Chefao e Senhor dos Aneis destroi Star Wars e pronto.

Nao "dou" mesmo e prefiro continuar nao "dando"...hehehehe

nao tenho interesse nessas coisas..de dar.

 

E que a primeira coisa escrita pelo homem foi uma obra-prima né?

pode ser...talvez um best-seller.

Na minha sensacional logico na arte ja foi compravado que "discipulos"quase nunca supera os "mestres".

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

How... Uga buga... uga buga!!

 

Mas deixe me ver... Lucas copiou... Tolkien teve referências... que conveniente! Enfim... em nenhum momento disse que George Lucas sozinho mudou o cinema nos 70, não preciso destas bobagens para reafirmar minha preferência por Star Wars. Só disse o lógico, assim como a obra de Tolkien foi importante em influência para tornar Star Wars o que é hoje, o advento de Star Wars, e toda a revolução que se seguiu no mercado cinematográfico a partir de seu surgimento, permitiu que nos anos 2000 O Senhor dos Anéis fosse adaptado da maneira que foi... com gigantesco orçamento e respaldo de grandes estúdios.

 

Para mim O Poderoso Chefão destrói Star Wars e O Senhor dos Anéis juntos. Mas talvez eu esteja supervalorizando O Senhor dos Anéis, afinal uma série em que os fãs precisam denegrir outras séries ditas "rivais" para valorizá-la não deve ser lá grande coisa...

 

PS: A citação que eu fiz é de Lavoisier (http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier). Não sabia que Tolkien tinha vivido no século XVII...

PS2: Não gosta de dar uma dentro? Então tá...

 

Lucas2008-09-10 00:59:13

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

How... Uga buga... uga buga!!

 

Mas deixe me ver... Lucas copiou... Tolkien teve referências... que conveniente! Enfim... em nenhum momento disse que George Lucas sozinho mudou o cinema nos 70' date=' não preciso destas bobagens para reafirmar minha preferência por Star Wars. Só disse o lógico, assim como a obra de Tolkien foi importante em influência para tornar Star Wars o que é hoje, o advento de Star Wars, e toda a revolução que se seguiu no mercado cinematográfico a partir de seu surgimento, permitiu que nos anos 2000 O Senhor dos Anéis fosse adaptado da maneira que foi... com gigantesco orçamento e respaldo de grandes estúdios.

 

Para mim O Poderoso Chefão destrói Star Wars e O Senhor dos Anéis juntos. Mas talvez eu esteja supervalorizando O Senhor dos Anéis, afinal uma série em que os fãs precisam denegrir outras séries ditas "rivais" para valorizá-la não deve ser lá grande coisa...

 

PS: A citação que eu fiz é de Lavoisier (http://pt.wikipedia.org/wiki/Antoine_Lavoisier). Não sabia que Tolkien tinha vivido no século XVII...

PS2: Não gosta de dar uma dentro? Então tá...

 

[/quote']

 

Enfim parece q chegamos num consenso. Quem sou para denegrir a imagem de alguem, só acho que Star Wars é importante pro cinema, porem acho que O Senhor dos aneis é melhor e tao importante quanto. Principalmente por ter sido uma influencia de Lucas.

E eu nunca disse que SW era horrivel, só inferior a uma obra que eu acho de grande importacia tbm.

Sobre a citação po legal heim.. nao conhecia. Tinha confundido com uma outra semelhante.

Infelizmente a saga de star wars nao é uma saga perfeita ao contrario da trilogia Senhor dos Aneis, os primeiros filmes que contam a historia de Anakin tem muitos defeitos e isso acredito que desaponta e deixa muito a desejar de voces fas, agora para nos quando sair O Hobbit no cinema, poderemos discutir um novo assunto, será o Hobbit a parte 1,2,3 de Senhor dos Aneis? Talvez seja. E acho que a saga de Sw tem que ser analisa num todo né, os 6 filmes.

 

Quanto a Senhor dos Aneis e O Poderoso Chefão eu sou fã das duas e nao teria como escolher uma só.

 

Jess Franco2008-09-10 11:33:17

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Cadê o Daniel para colocar mais lenha?06

 

Precisa? O Lucas tá fazendo o trabalho de 10 pessoas juntas e com muito mais eficiência.

 

Só acrescento uma coisa para o nosso amigo fãzóide de SDA: qualquer um que já leu a Bíblia vai saber de onde Tolkien tirou vários de seus arquétipos utilizados. Nem precisa dizer mais nada.

 

Aliás, para um cara com um avatar de um dos melhores filmes do ano passado vomitar tanta besteira, aquele avatar deveria ser removido.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Enfim parece q chegamos num consenso. Quem sou para denegrir a imagem de alguem' date=' só acho que Star Wars é importante pro cinema, porem acho que O Senhor dos aneis é melhor e tao importante quanto.
[/quote']

 

Acho isso um pouco prematuro de ser afirmado . Vamos ver se daqui a 30 anos SDA ainda será cultuado e rentável como SW ainda é hoje .

Eu não dou , empresto , alugo minha coleção de peças de SW de jeito nenhum .

Se nos próximos 30 anos os fãs de SDA continuarem pensando dessa maneira e continuarem numerosos como os de SW ainda são hoje , eu te darei razão .

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Enfim parece q chegamos num consenso. Quem sou para denegrir a imagem de alguem' date=' só acho que Star Wars é importante pro cinema, porem acho que O Senhor dos aneis é melhor e tao importante quanto. Principalmente por ter sido uma influencia de Lucas.[/quote']

 

Então Beowulf é melhor que O Senhor dos Anéis porque influenciou Tolkien? Pessoalmente, acho que o poema tem maior valor histórico do que literário. E o filme? Com todo o respeito ao Zemeckis achei bem meia-boca.

 

Todas as obras, sejam da literatura, do teatro, do cinema, etc, são feitas das mais diversas influências... e no futuro servirão de influência também. Mas o seu valor individual é o que vale... seja de que tempo for... seja de que influências se serviu ou de que outras obras serviu de referência.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Besteira? vomitar?

E´que eu falei muita besteira , posso ate nao saber me espressar mas besteira nao falo nao. toda discussao tem seus pontos de vista alguns mais a favor e outros contra e voce defende o que prefere, gosta e entende melhor. E não sou eu que falo besteira, mas muitos de voces neste forum porem ele é divertido.

Hahahaha

Quantos SW segue ai criando fas 30 anos??..pouxa.

 

De que ano que sao os livros do Tolkien 55 mais ou menos??

Acredito que desde essa epoca ele vem cultivando seus fas e com os filmes trouxe muito mais ainda o que só deixou a historia dele mais bonita. Isso sem eu mencionar o Hobbit q foi inscrito antes.

Mas ok, eu ainda vo vomitar umas besteiras just for fun.

 

Nao tem como discutir Beowulf com Tolkien..E acho que voce realmente nao entendeu o que eu disse.

 

Entao ta o valor individual, mas e ai?

 

 

Jess Franco2008-09-10 18:52:10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Besteira? vomitar?

E´que eu falei muita besteira ' date=' posso ate nao saber me espressar mas besteira nao falo nao. toda discussao tem seus pontos de vista alguns mais a favor e outros contra e voce defende o que prefere, gosta e entende melhor. E não sou eu que falo besteira, mas muitos de voces neste forum porem ele é divertido.

Hahahaha

Quantos anos SW segue ai criando? oque fas 30 anos??..pouxa.

 

De que ano que sao os livros do Tolkien 55 mais ou menos??

Acredito que desde essa epoca ele vem cultivando seus fas e com os filmes trouxe muito mais ainda o que só deixou a historia dele mais bonita. Isso sem eu mencionar o Hobbit q foi inscrito antes.

Mas ok, eu ainda vo vomitar umas besteiras just for fun.

 

Nao tem como discutir Beowulf com Tolkien..E acho que voce realmente nao entendeu o que eu disse.

 

Entao ta o valor individual, mas e ai?

 

 

[/quote']

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Nao tem como discutir Beowulf com Tolkien..E acho que voce realmente nao entendeu o que eu disse.

 

Entao ta o valor individual' date=' mas e ai?[/quote']

 

E aí quem sabe comecemos a avaliar as obras pelo o que elas são e não pelas influências que tiveram só para variar...

 

Cara... eu tenho minhas dúvidas se você entende o que diz... porque é realmente muito estranho que O Senhor dos Anéis seja melhor que Star Wars porque influenciou seu criador e Beowulf não pode ser melhor que O Senhor dos Anéis pelo mesmo motivo...

Lucas2008-09-10 20:07:04

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Nao tem como discutir Beowulf com Tolkien..E acho que voce realmente nao entendeu o que eu disse.

 

Entao ta o valor individual' date=' mas e ai?[/quote']

 

E aí quem sabe comecemos a avaliar as obras pelo o que elas são e não pelas influências que tiveram só para variar...

 

Cara... eu tenho minhas dúvidas se você entende o que diz... porque é realmente muito estranho que O Senhor dos Anéis seja melhor que Star Wars porque influenciou seu criador e Beowulf não pode ser melhor que O Senhor dos Anéis pelo mesmo motivo...

 

 

Cansei de tentar explicar, o maximo que posso fazer é se a discussao é sobre SW e SDA, acho que Senhor dos Aneis como influencia para Star Wars nao tem pq discutir se e melhor ou nao.

 

Tudo bem, voce q analisar ela pelos valores que ela sao?

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...