Jump to content
Forum Cinema em Cena

SDA x SW


Luinentári
 Share

Qual a sua saga predileta  

42 members have voted

  1. 1. Qual a sua saga predileta

    • Star Wars
      56
    • Senhor dos Anéis
      63


Recommended Posts

  • Replies 330
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Senhor dos Anéis' date=' Harry Potter, Matrix, Star Wars, são grndes sagas que ficarão para história!!!!!!!161616[/quote']

 

 

Não colocaria Harry Potter (que eu acho meio bobinho demais...) nessa relação, e Matrix teve um desfecho muito frustrante, poderia ser uma senhora trilogia, mas ficou apenas sendo um cult mesmo (o que fizeram em revolutions foi um crime!).

 

Eu acho que uma saga que merecia ganhar uma versão cinematográfica era Sandman, do Neil Gaiman.

 

*desvirtuando totalmente o tópico*
Link to comment
Share on other sites

  • 8 months later...
  • Members

 

Analisando as obras cinematográficas, Senhor dos Anéis é uma trilogia superior à hexalogia Star Wars (tem melhores diálogos, melhores atuações etc.), embora realmente não tenha tido a mesma importância cinematográfica, o que não faz a menor diferença na realidade. Talvez a TC de SW chega a concorrer com SDA nesses quesitos, mas eu considero que ela perde por pouco. SDA são filmes melhores, apesar de não terem o mesmo peso, digamos assim, e nem a mesma tradição que os filmes de Star Wars.

 

 

 

Agora, analisando as duas obras plenamente, como foram concebidas originalmente (não apenas no cinema exclusivamente), aí SDA dá um banho em SW... pois Tolkien não se contenta em escrever uma boa história, ele simplesmente inventa um mundo novo! Desenhando mapas, detalhando como era a geografia daquele mundo, desenvolvendo línguas, dialetos para diferentes civilizações, concebendo culturas, mitos em uma profundidade que nem o mais amplo dos Universos Expandidos de Star Wars chegam (e nem tem o interesse de chegar, já que visam o mero entreterimento)...

 

O próprio objetivo de Tolkien é mais grandioso do que o do Lucas, enquanto Lucas buscava apenas conceber um filme pipoca (tendo sua atenção voltada mais aos efeitos especiais e suas influencias cinematográficas), Tolkien buscava conceber toda uma mitologia para a Europa! E se SW carrega 30 anos de tradição, SDA carrega mais de 50...

 

Por essas e outras eu considero o universo de SDA muito mais rico do que o de SW (o que não significa que eu não curta SW também...).

 

 

FelDias2009-06-12 02:07:07

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

 

Sou fã das obras de Tolkien (Silmarillion, O Hobbit, Senhor dos Anéis e Contos Inacabados). Tbm sou fã dos filmes adaptados; verdadeiras obras-primas do gênero e de todo o cinema, tbm.

 

É um filme com o qual mais divago, viajo, e para o qual escapo, quando quero esquecer o "mundo real".

 

 

Nenhum outro escritor do gênero chegou perto do que Tolkien criou: línguas complexas, toda uma mitologia absurdamente rica e abrangente, embora influenciada pelas lendas nórdicas e celtas. Mesmo assim, soube criar uma estória ampla e maravilhosa, que possui personagens sob as mais variadas camadas psicológicas e idiossincrásicas de toda a literatura fantástica.

 

Eu literalmente sou transportado para aquele mundo, seja Terra-média, seja Aman, o Reino dos Valar, dos Maiar e dos Altos-Elfos! Tanto os livros quanto os filmes são indispensáveis para quem possui um mínimo de imaginação e sentimento!

 

 

________________________________________

 

 

Sobre SW: gosto bastante da trilogia clássica. Cresci com esses filmes na minha cabeça. Embora Lucas não tenha dirigido os melhores filmes da Saga, nem mesmo escrito o roteiro, acho que ele foi o grande e ÚNICO responsável por SW ter se tornado  o que se tornou! Por isso, merece respeito! Embora o forte de Lucas não esteja em narrar uma estória propriamente, mas sim em torná-la algo diferente, visualmente único e fantasiosamente delicioso! Não consigo encontrar palavras que melhor definam a saga SW.

 

Embora eu prefira SDA, com certeza SW tem mais importância para o cinema. Mas vale ressaltar que a mitologia que encontramos em SDA já existia desde a primeira guerra mundial. SDA foi criado bem depois de O Hobbit e Silmarillion. Aliás, o Silmarillion é a obra que tomou toda a vida de Tolkien. SDA era algo necessário para dar sentido ao "O Hobbit", pois o Necromante era o mesmo Sauron que fora derrotado na Última Aliança e que voltaria para uma tentativa final de dominar a Terra-média até a intervenção dos Valar;  estes interviriam posteriormente à soltura de Morgoth, o antigo mestre de Sauron.  Infelizmente Tolkien não esboçou a estória sobre o retorno de Morgoth e a luta derradeira, o apocalipse tolkieniano, que reuniria todos os personagens de todas as Eras de Arda. Seria literalmente foda!

 

Nexus 62009-06-12 17:57:05

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...