Jump to content
Forum Cinema em Cena

Admirável Mundo Novo


Deed
 Share

Recommended Posts

  • Members

Estou terminando de ler essa obra incrível de Aldous Huxley, e estou simplesmente perplexa de ver como ele é atual, apesar de ter sido escrito na dec. de 30. Fala de uma sociedade totalitária, na qual as pessoas possuem seus sentimentos controlados, não cultivam laços emocionais ou de fidelidade com o próximo, pois desde que "nascem" (são "produzidos" dentro incubadoras, em série e de forma idêntica, dependendo da classe de que farão parte - trabalhadores braçais, afas-menos, betas, ypsilons...) e vivem subordinados ao Estado, incrivelmente felizes por "amarem o que são obrigados a amar"... justamente por serem condicionados desde bebês, à base de repetições enquanto dormem (hipnopedia), a aceitarem suas condições e sentirem certa indiferença e repulsa em relação às demais classes, ainda que mais elevadas. A palavra-chave do livro é "estabilidade", pois consegue-se uma civilização estável com seres humanso emocionalmente estáveis. O livro tras uma realidade tão diversa da nossa, mas ao mesmo tempo tão assustadoramente real e 'aceitável', que paramos pra refletir sobre a condição humana e suas mazelas inevitáveis.

Quem leu poderia comentar mais sobre, e quem não leu, fica minha indicação. Simplesmente fenomenal. smiley32.gif

Frase forte do livro:

"Sistema de castas. Constantemente proposto, constantemente rejeitado. Havia uma coisa chamada democracia. Como se os homens fossem mais do que físico-quimicamente iguais!"

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Este é um dos melhores livros que eu já li. Mas é importante "estar aberto" para conseguir acompanhar e entender o livro. Eu mesma, no começo, ficava quase chocada com os comportamentos narrados. Então, é importante se desfazer de qualquer conservadorismo (nem que seja apenas para ler o livro). Porque, senão, perde-se a oportunidade de apreciar um livro muito bom!

Se não me engano, existem mais duas continuações deste livro (não me recordo os nomes).

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem uma continuação sim!Chama-se "Regresso ao Admirável Mundo Novo".

E concordo, sem dúvida alguma, não só neste como em muitos livros de cunho mais científico-filosófico, é preciso ter a mente aberta, sem limitações, para se poder antes de tudo entender a proposta do autor e viajar em sua narração :)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse livro é brilhante. É incrível que vc consegue se projetar lá muito fácil, mesmo. É muito fácil de imaginar vc viver dentro daquela regulamentação que eles conseguiram fazer pra sexo-drogas-e-rock-n'-roll. E quando vc vai comparando com as épocas anteriores o processo de "evolução" que a sociedade vem passando é aterrador... também, quanto mais vc reflete sobre ele, mais vc percebe que ele não é uma crítica, nem é uma previsão apocalíptica, e sim uma cínica constatação inevitável.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Li o livro qd tinha uns 15 anos, mais tarde li de novo.
 É um livro estranho, tive visões diferentes nas vezes em que li. Acho que se lê-lo agora tb terei.

 Assisti tb uma mini série e um filme. O livro supera em muito o filme , mas a mini série foi muto boa.

  Ele é meio assustador se vc pensar que alguns fatos citados nele podem facilmente se realizar.
 Me lembro bem do lance da promiscuidade, acho que p/ evitar o sentimento de apego, amor, sei lá. Isso me lembra muito o "ficar" de hoje.  E tb de como eles tentavam desmitificar a morte ... afff

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas veja bem: a promiscuidade faz mal? Vc consegue apontar um problema grave para a sociedade com essa banalização? Aliás, a maneira como eles desmistificavam a morte e o sexo fazia bem para eles... só porque a gente não partilha essa opinião não significa que outras pessoas possam partilhar e/ou se sentir melhor diante de tais condições.

PS 1: A continuação do livro é "A Ilha".

PS 2: Não, não originou o filme do Michael Bay.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não, a continuação de Admirável Mundo Novo não é "A Ilha", e sim "Regresso ao Admirável Mundo Novo". Quem quiser, passo o livro em PDF.

Também li A Ilha, é igualmente maravilhoso.

 

abraços!:)

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

smiley32.gif Acho esse livro simplesmente maravilhoso, admirável, como o mundo nele descrito. Eu o tenho em minha coleção particular, e é, sem dúvidas, uma de minhas obras favoritas. Extremamente inteligente, crítico, filosófico, e q serve perfeitamente como um alerta. Já o citei diversas vezes em meu blog, e o considero uma leitura obrigatória.
Bem, eu adoraria q me enviasse a continuação, tenho muita curiosidade em lê-la.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • Members

 

Deed, você pode me enviar os PDFs via MP? Tinha interesse em pesquisar por esses livros citados no tópico, mas só achei versões em inglês, infelizmente. 02

 

 

Editado: Ah, agora que eu vi, já faz mais de um ano que ela não loga no fórum. 06

 

Alguém sabe se esses livros já saíram no Brasil?

David Burton2007-07-18 08:45:56

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu, como estudante de psicologia, afirmo que foi de grande utilidade as abordagens sobre o condicionamento, manipulação do Ser Humano, as influências da evolução tecnológica no viver, pensar e agir. 10

Entretanto, as vezes, a história me parecia um tanto quanto confusa. Centravam a história no Condicionamento, dando a impressão de um livro de ficção científica, em outro momento centraram a história no romance de Lenina com John, parecendo um livro de romance e ao final parecia um livro de aventura com toda a história do Selvagem Jonh querendo salvar sua tribo.

Enfim, toda essa mistura acabou em um grande livro.

 

 

Muitas pessoas me falaram que acharam o livro decepcionante. Entretanto acredito eu que estes, procurar o livro apenas como forma de entrererimento e não de conhecimento.

 

03

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...