Jump to content
Forum Cinema em Cena
Deed

Admirável Mundo Novo

Recommended Posts

Estou terminando de ler essa obra incrível de Aldous Huxley, e estou simplesmente perplexa de ver como ele é atual, apesar de ter sido escrito na dec. de 30. Fala de uma sociedade totalitária, na qual as pessoas possuem seus sentimentos controlados, não cultivam laços emocionais ou de fidelidade com o próximo, pois desde que "nascem" (são "produzidos" dentro incubadoras, em série e de forma idêntica, dependendo da classe de que farão parte - trabalhadores braçais, afas-menos, betas, ypsilons...) e vivem subordinados ao Estado, incrivelmente felizes por "amarem o que são obrigados a amar"... justamente por serem condicionados desde bebês, à base de repetições enquanto dormem (hipnopedia), a aceitarem suas condições e sentirem certa indiferença e repulsa em relação às demais classes, ainda que mais elevadas. A palavra-chave do livro é "estabilidade", pois consegue-se uma civilização estável com seres humanso emocionalmente estáveis. O livro tras uma realidade tão diversa da nossa, mas ao mesmo tempo tão assustadoramente real e 'aceitável', que paramos pra refletir sobre a condição humana e suas mazelas inevitáveis.

Quem leu poderia comentar mais sobre, e quem não leu, fica minha indicação. Simplesmente fenomenal. smiley32.gif

Frase forte do livro:

"Sistema de castas. Constantemente proposto, constantemente rejeitado. Havia uma coisa chamada democracia. Como se os homens fossem mais do que físico-quimicamente iguais!"

Share this post


Link to post
Share on other sites

Este é um dos melhores livros que eu já li. Mas é importante "estar aberto" para conseguir acompanhar e entender o livro. Eu mesma, no começo, ficava quase chocada com os comportamentos narrados. Então, é importante se desfazer de qualquer conservadorismo (nem que seja apenas para ler o livro). Porque, senão, perde-se a oportunidade de apreciar um livro muito bom!

Se não me engano, existem mais duas continuações deste livro (não me recordo os nomes).

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Tem uma continuação sim!Chama-se "Regresso ao Admirável Mundo Novo".

E concordo, sem dúvida alguma, não só neste como em muitos livros de cunho mais científico-filosófico, é preciso ter a mente aberta, sem limitações, para se poder antes de tudo entender a proposta do autor e viajar em sua narração :)

Share this post


Link to post
Share on other sites

Esse livro é brilhante. É incrível que vc consegue se projetar lá muito fácil, mesmo. É muito fácil de imaginar vc viver dentro daquela regulamentação que eles conseguiram fazer pra sexo-drogas-e-rock-n'-roll. E quando vc vai comparando com as épocas anteriores o processo de "evolução" que a sociedade vem passando é aterrador... também, quanto mais vc reflete sobre ele, mais vc percebe que ele não é uma crítica, nem é uma previsão apocalíptica, e sim uma cínica constatação inevitável.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Realmente este livro é brilhanta, mas ainda não terminei de lê-lo, em algumas partes ele chega a ser cansativo.

Em alguns trechos me fez lembrar daquele filme Gattaca - Experiência Genética.

TOMATE2006-6-30 14:6:45

Share this post


Link to post
Share on other sites

 Li o livro qd tinha uns 15 anos, mais tarde li de novo.
 É um livro estranho, tive visões diferentes nas vezes em que li. Acho que se lê-lo agora tb terei.

 Assisti tb uma mini série e um filme. O livro supera em muito o filme , mas a mini série foi muto boa.

  Ele é meio assustador se vc pensar que alguns fatos citados nele podem facilmente se realizar.
 Me lembro bem do lance da promiscuidade, acho que p/ evitar o sentimento de apego, amor, sei lá. Isso me lembra muito o "ficar" de hoje.  E tb de como eles tentavam desmitificar a morte ... afff

Share this post


Link to post
Share on other sites

Mas veja bem: a promiscuidade faz mal? Vc consegue apontar um problema grave para a sociedade com essa banalização? Aliás, a maneira como eles desmistificavam a morte e o sexo fazia bem para eles... só porque a gente não partilha essa opinião não significa que outras pessoas possam partilhar e/ou se sentir melhor diante de tais condições.

PS 1: A continuação do livro é "A Ilha".

PS 2: Não, não originou o filme do Michael Bay.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Não, a continuação de Admirável Mundo Novo não é "A Ilha", e sim "Regresso ao Admirável Mundo Novo". Quem quiser, passo o livro em PDF.

Também li A Ilha, é igualmente maravilhoso.

 

abraços!:)

Share this post


Link to post
Share on other sites

smiley32.gif Acho esse livro simplesmente maravilhoso, admirável, como o mundo nele descrito. Eu o tenho em minha coleção particular, e é, sem dúvidas, uma de minhas obras favoritas. Extremamente inteligente, crítico, filosófico, e q serve perfeitamente como um alerta. Já o citei diversas vezes em meu blog, e o considero uma leitura obrigatória.
Bem, eu adoraria q me enviasse a continuação, tenho muita curiosidade em lê-la.

 

Share this post


Link to post
Share on other sites

 

Deed, você pode me enviar os PDFs via MP? Tinha interesse em pesquisar por esses livros citados no tópico, mas só achei versões em inglês, infelizmente. 02

 

 

Editado: Ah, agora que eu vi, já faz mais de um ano que ela não loga no fórum. 06

 

Alguém sabe se esses livros já saíram no Brasil?

David Burton2007-07-18 08:45:56

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu, como estudante de psicologia, afirmo que foi de grande utilidade as abordagens sobre o condicionamento, manipulação do Ser Humano, as influências da evolução tecnológica no viver, pensar e agir. 10

Entretanto, as vezes, a história me parecia um tanto quanto confusa. Centravam a história no Condicionamento, dando a impressão de um livro de ficção científica, em outro momento centraram a história no romance de Lenina com John, parecendo um livro de romance e ao final parecia um livro de aventura com toda a história do Selvagem Jonh querendo salvar sua tribo.

Enfim, toda essa mistura acabou em um grande livro.

 

 

Muitas pessoas me falaram que acharam o livro decepcionante. Entretanto acredito eu que estes, procurar o livro apenas como forma de entrererimento e não de conhecimento.

 

03

Share this post


Link to post
Share on other sites

li umas 20 paginas e não me identifiquei em nada. è a terceira vez que pego um livro do genero ficção cientifica e não consigo ler. Acho que meu gosto é mesmo para romances, dramas psicologicos como de Lispector, Wolfe e suspense.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...

×
×
  • Create New...