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The Batman (Matt Reeves)


Jailcante
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6 minutes ago, Gustavo Adler said:

pow, bvs se for uma referência, o filme tá ruim de referência viu!!! hahahaha

mas nao é referencia nao, faz parte mesmo da mitologia do personagem o uso de roupa-colete-de-kevlar (é assim que escreve?)..e sim, bandido tem sempre mira ruim em filme de super heroi..🤣

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1 hour ago, Gustavo Adler said:

de peito aberto

Mas tem aquela... O público conhece o
visual do Batman (o lance da boca desprotegida).

Então, já assiste a uma cena dessa meio condicionado, talvez.

E o lugar ali parece completamente escuro, "iluminado" pelos tiros. Então, sei lá.. , pode ser que os
caras armados nunca viram o Batman na vida. Escutaram relatos de um morcego, tão se borrando. Nem pensaram.

Tem um vulto, sai mandando bala.

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1 hour ago, Jorge Soto said:

mas nao é referencia nao, faz parte mesmo da mitologia do personagem o uso de roupa-colete-de-kevlar (é assim que escreve?)..e sim, bandido tem sempre mira ruim em filme de super heroi..🤣

Mas assim, colete de kevlar protege contra bala direto com arma  a menos de 5metros?
E de uma rajada de metralhadora?

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1 hour ago, Gustavo Adler said:

Mas assim, colete de kevlar protege contra bala direto com arma  a menos de 5metros?
E de uma rajada de metralhadora?

Ele até avisa o golpe mas não cai.  Que eu saiba o uniforme dele só pretege o peito, barriga, ombro....

 

 

 

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3 hours ago, Jorge Soto said:

Pois é, tem uma coisa que sempre sinto falta na maioria dos filmes do Batman, que são as cenas aéreas. Tem um momento que ele parece passar em alta velocidade, talvez mergulhando de um prédio. 

Gustavao, mas em BvS um dos bandidos dá 3 tiros na cabeça dele a queima roupa na luta pra salvar a Marta.

A minha concepção de Batman em termos de estética é muito marcada pela animação clássica. Essas tomadas aéreas faziam parte da identidade visual da série. Um vigilante sempre no alto, acima de tudo, observando a podridão lá embaixo, pronto para mergulhar como um morcego. Sinto falta da verticalidade também. Batman sempre cai do nada ou var embora pelo alto.

Parece bobagem, mas é o que dá a ideia de homem morcego. Senão é só um cara fantasiado dando porrada e investigando

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1 hour ago, Jorge Soto said:

Suspensao da descrenca, meu caro, suspensao da descrenca..😁 

Esqueceu que o Bátima tem preparo? 🤣

Sim meu caro, mas não estou falando em referência a realidade, mas sim em referência a identidade.

Uma das coisas que marcam a identidade do personagem é ele ser um humano que adota uma vida de heroi e através do poder de investimento compra bugingangas para compensar sua falta de poder.

Agora, não adianta nada tudo isso se ele vai de peito aberto e leva uma bala no meio do peito, adeus personagem humano que não tem super poder.

Tipo, essa frase pode parecer que eu estou me embasado, novamente, na realidade, mas não.

O fato do Batman ser humano sem super poderes implica em uma série de coisas como, ter um colete, ter bugigangas, ou seja, faz parte do personagem, da sua construção. 

Agora, você pega um batman que fica enfrentando de peito aberto as balas, qual a diferença pra um superman?

Entende? 

 

perde o diferencial, e, no fim, perde até outro diferencial, a inteligência necessária para superar a desvantagem de não ter super poderes e poder morrer, e assim, contornar esse problema em combate. 

Pode parecer que eu esteja defendendo que um filme totalmente de fantasia respeite a realidade.

Seria ingenuidade infantiloide da minha parte.

Apenas estou frisando um problema que eu vejo na identidade e construção do personagem.

Mas, tipo, nem problema é porque não estou falando de um problema do filme em si (mesmo porque ainda não podemos assisti-lo, só o trailer), mas sim de um incomodo nas cenas de luta no trailer, ou melhor, de um motivo que me fez preferir as cenas de atuação do Batman de Batman Begins do que desse trailer.

Sobre o trailer... atmosfera interessante, diretor e roteirista que fizeram um dos trabalhos que mais gosto, sim, considero os dois filmes do planeta dos macacos feito por ele uma obra profunda em muitos aspectos, então confio que ele poderá extrair algo de bom do universo do personagem. 

Mas, por enquanto, o trailer tem uma atmosfera bacana, me parece mais uma história do Batman, personagens tipicos do universo, e tal, com excessão de uma coisa, da atuação do Batman se parecer com a de um Super man ou um super poderoso, ou seja, será que tudo no trailer é generico em um visual vislumbrante e atmosfera bem bacana e o que distoa é uma descaracterização do personagem?

Essa pergunta foi a sensação que ficou para mim ao ver o trailer!

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16 hours ago, conan said:

A minha concepção de Batman em termos de estética é muito marcada pela animação clássica. Essas tomadas aéreas faziam parte da identidade visual da série. Um vigilante sempre no alto, acima de tudo, observando a podridão lá embaixo, pronto para mergulhar como um morcego. Sinto falta da verticalidade também. Batman sempre cai do nada ou var embora pelo alto.

Parece bobagem, mas é o que dá a ideia de homem morcego. Senão é só um cara fantasiado dando porrada e investigando

 Essa verticalidade bastante clássica das histórias é algo que nunca vimos no cinema, de fato. Tivemos um toque ali e outro aqui, mas nunca foram muito a fundo nesse quesito.

 

15 hours ago, conan said:

Batman só funciona com toque de fantástico. Povo confunde as coisas. Ser realista é forçar demais a boa vontade

 Não sei se concordo. Claro, a parte fantástica já começa no próprio cara vestido de morcego com veículos customizados e tal. Mas O CAVALEIRO DAS TREVAS do Nolan é uma história fortemente calcada no realismo, e tem todos os elementos de uma história tradicional do Batman.

 Acho que um dos grandes baratos do Batman é que ele é um tipo de personagem que funciona em diferentes tipos de gêneros e comporta diversos níveis de elemento fantástico. Quer fazer uma história mais pé no chão calcada no elemento detetivesco cujo único elemento fantástico é o Batman? O Batman funciona nesse cenário. Quer fazer uma típica história de super herói e Super vilão? O Batman também vai funcionar ai. O escritor quer algo mais fantástico, talvez mais voltado pro terror, com alienígenas e seres sobrenaturais? O herói também se presta a esse tipo de história. É um tipo de maleabilidade que nem todo personagem tem.

15 hours ago, Gustavo Adler said:


Agora, não adianta nada tudo isso se ele vai de peito aberto e leva uma bala no meio do peito, adeus personagem humano que não tem super poder.

 Mas esse é um tipo de ação do personagem que já foi visto em diferentes mídias. O Batman do Burton faz isso, o Batman do Frank Miller faz isso em O CAVALEIRO DAS TREVAS. Se você não gosta de tal abordagem é outros quinhentos, mas não descaracteriza o personagem, pois "Batman a prova de balas" já é algo "antigo". O personagem continua sem poderes, mas tem recursos que entram muitas vezes no terreno do fantástico, dependendo do roteirista da história. Justificativas tipo que o traje é feito de um tipo de Kevlar experimental reforçado do exército ou coisa assim são mais do que comuns. O Próprio BEGINS tinha isso (é dito que nem faca penetra).

 

Are Batman's suit and cape bulletproof?: comicbooks

 

http://i.imgur.com/hPLh3ld.jpg

 

 

15 hours ago, Gustavo Adler said:


Agora, você pega um batman que fica enfrentando de peito aberto as balas, qual a diferença pra um superman?

 

 Batman do Michael Keaton e do Frank Miller são bem diferentes do Superman (o segundo cai na porrada com o Superman, inclusive). 

 

15 hours ago, Gustavo Adler said:

O que distoa é uma descaracterização do personagem?
 

 Como vimos, descaracterizado (tendo como base o trailer), ele não está. Pode apenas não ser a versão do personagem que você mais gosta ou acha mais rica.

 

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KRISTEN STEWART FALA SOBRE INTERPRETAR CORINGA EM UMA SEQUÊNCIA

Capa da Publicação

Muitos tempo atrás, Kristen Stewart e Robert Pattinson protagonizaram juntos a franquia Crepúsculo, desde então, ambos tem tido uma carreira espetacular, estrelando vários filmes aclamados pela crítica e trabalhando com alguns dos diretores mais requisitados do cinema.
Agora, ambos estão em dois grandes lançamentos. Pattinson será o novo Batman da DC, enquanto Stewart estrela Spencer como a Princesa Diana. E em uma nova entrevista para o filme ela foi perguntada sobre a possibilidade de interpretar uma versão feminina do Coringa em uma sequência de The Batman.
A ideia surgiu algum tempo atrás na internet e, dado o passado dos atores, muitos começaram a sugerir que a atriz seria uma ótima opção para um Coringa na possível franquia que The Batman deve dar origem, porém, em uma entrevista com a Variety a atriz deixou claro que isso não é algo que ela deseja perseguir no momento.
“Eu amo a energia por trás disso,” disse a atriz. “Já foi feito tão bem, eu sinto que, talvez, não seja bom revisitar agora, mas eu amo que estão falando isso. Vamos pensar em outra coisa. Estou totalmente disponível para interpretar uma pessoa assustadora e estranha”. 
Quando perguntada se isso significada um “não definitivo”, Stewart respondeu, “Não é um ‘não’, mas não é algo pelo qual estou ansiosa para fazer. Vamos fazer algo novo”.
Até o momento, vários atores já interpretaram, ou deram voz para o Coringa, incluindo Jack Nicholson, Jared Leto e Mark Hamill. Além deles, Heath Ledger e Joaquin Phoenix ganharam um Oscar por suas atuações como o personagem, porém é compreensível que Stewart não tenha muito interesse no papel no momento.
 

 

Huuuummmmmm...... melhor nao!🤮

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Me matem antes disso!
Ela seria boa pra fazer uma das árvores que fica na mansão Wayne.😂

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Eu já acho que o Nolan colocou um cabresto na fanbase do Batman, que não deixa o cara sair mais da melancolia e do detetive que enche todo mundo de porrada.

Uma pena. Esse filme neste segundo trailer pareceu ter medo de se distanciar do nolan,o que me deixou um pouco irritado. 

A única vantagem é que parece mais sério, do que os do Nolan que só quer "parecer" serio, sendo uma bela bobagem. De verdade, nem dark knight tá sobrevivendo pra mim quando revejo. Mesmo sendo bom, tá caindo muito de qualidade. 

Ainda sinto muito pelo bataffleck não ter seguido. Em termos visuais nada será tão fera e falo com tranquilidade. 

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16 hours ago, Gust84 said:

Eu já acho que o Nolan colocou um cabresto na fanbase do Batman, que não deixa o cara sair mais da melancolia e do detetive que enche todo mundo de porrada.

 Olha, eu até acho que o Nolan criou um tipo de "cabresto" no tipo de história do Batman a ser contada, mas não nesses aspectos ai que você falou. Por que essa descrição que você deu ai do personagem é praticamente estabelecida pro Batman desde os anos 80 no período pós crise (alguns diriam até antes, desde a fase do O'Neill e Adams nos anos 70), passando pelos filmes do Burton, atravessando a série animada dos anos 90 (e seus derivados como "Batman Do Futuro" e "Liga da Justiça") até os quadrinhos dos anos 90 e atuais, até os games da Série Arkham. Poucos foram os movimentos em qualquer mídia que tentaram se afastar dessa premissa básica que você apontou, podemos citar ai os filmes do Joel Schumacher (independente da qualidade), a fase do Grant Morrison nos quadrinhos dos anos 2000 que investia muito mais fortemente nos aspecto super herói do personagem do que no detetive/vigilante, inclusive com presença forte de elementos Sci/Fi e de fantasia, ou animações como THE BATMAN e BATMAN: OS BRAVOS E DESTEMIDOS, que tinham um diálogo mais direto com os quadrinhos mais inocentes dos anos 60 e a série da mesma época. Nesse sentido, Nolan apenas seguiu o aspecto mais comumente usado do herói desde os anos 80.

 Agora, se você me dizer que os filmes do Nolan criaram a idéia de que o Batman e suas aventuras PRECISAM sempre ser super realistas, ai eu vou concordar com você. O Nolan fez daquele jeito por que era a visão dele, e funcionou, mas muita gente não entende que não precisa ser sempre assim.

 

16 hours ago, Gust84 said:

 

Uma pena. Esse filme neste segundo trailer pareceu ter medo de se distanciar do nolan,o que me deixou um pouco irritado. 

  Eu não consigo ver o que as pessoas vem de tão parecido assim com os filmes do Nolan. Sim, temos ali um Batman em começo de carreira e uma presença forte da mafia, que foi algo que o Nolan explorou. Mas tem algo nessa Gotham do trailer (pelo menos a primeira vista) que parece mais estilizada pra mim, que essa é uma cidade bem específica, bem diferente da Gotham do Nolan, que poderia ser qualquer grande metrópole. Pode não ser uma Gotham hiper-estilizada como foram, por exemplo as Gotham Citys do Burton e do Schumacher que eram absolutamente espaços muito próprios sem grande compromisso com a realidade, mas é uma cidade diferente. Mesmo o Pinguim tem algo estilizado ali, com a maquiagem me remetendo a DICK TRACY em alguns pontos, algo que nunca se veria no Batman do Nolan.

 

16 hours ago, Gust84 said:

Ainda sinto muito pelo bataffleck não ter seguido. Em termos visuais nada será tão fera e falo com tranquilidade. 

 Confesso que não curto tanto o visual superparrudão do BatAffleck, embora seja muito fiel a várias versões do personagem, como a do Frank Miller. Embora, o BatAffleck também fosse um "cara que não sai da melancolia, e um detetive que desce a porrada em todo mundo", como você descreveu. Vamos ver se o Affleck se redime com o personagem no novo filme do Flash, pois como sempre digo, ele está bem ruim nas duas versões de LIGA DA JUSTIÇA. Mas ai você pode dizer "Ah, ele está ruim por problemas do filme". Mas ESQUADRÃO SUICIDA também é um filme horrível e cheio de problemas, e isso não impediu Margot Robbie e Viola Davis de entregar ótimas versões da Arlequina e da Amanda Waller, então...

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On 10/21/2021 at 1:54 AM, Questão said:

Mas esse é um tipo de ação do personagem que já foi visto em diferentes mídias. O Batman do Burton faz isso, o Batman do Frank Miller faz isso em O CAVALEIRO DAS TREVAS. Se você não gosta de tal abordagem é outros quinhentos, mas não descaracteriza o personagem, pois "Batman a prova de balas" já é algo "antigo". O personagem continua sem poderes, mas tem recursos que entram muitas vezes no terreno do fantástico, dependendo do roteirista da história. Justificativas tipo que o traje é feito de um tipo de Kevlar experimental reforçado do exército ou coisa assim são mais do que comuns. O Próprio BEGINS tinha isso (é dito que nem faca penetra).

On 10/21/2021 at 1:54 AM, Questão said:

Mas esse é um tipo de ação do personagem que já foi visto em diferentes mídias. O Batman do Burton faz isso, o Batman do Frank Miller faz isso em O CAVALEIRO DAS TREVAS. Se você não gosta de tal abordagem é outros quinhentos, mas não descaracteriza o personagem, pois "Batman a prova de balas" já é algo "antigo". O personagem continua sem poderes, mas tem recursos que entram muitas vezes no terreno do fantástico, dependendo do roteirista da história. Justificativas tipo que o traje é feito de um tipo de Kevlar experimental reforçado do exército ou coisa assim são mais do que comuns. O Próprio BEGINS tinha isso (é dito que nem faca penetra).

Não é essa a questão, ao meu ver, se já foi visto antes ou não.

relatei aqui um sentimento pessoal do filme, e a razão pela qual tive esse sentimento. 

Pra mim, a atuação do Batman que mais carregou a caracterização do mesmo em combate foi o Batman Begins, aliás, inclusive sendo coerente com o uso do simbolo de morcego como simbolo de impor medo. 

Batman enfrentando vilões de peito aberto, olhando só por essa imagem em si, para mim é um super man ou um hulk, ou qualquer outro. 

Como disse, olhando pra essa imagem em si, superficialmente.

O trailer, fora as imagens bacanudas, me pareceu genérico, e a atuação do Batman me pareceu superman, é isso. 

 

On 10/21/2021 at 1:54 AM, Questão said:

Batman do Michael Keaton e do Frank Miller são bem diferentes do Superman (o segundo cai na porrada com o Superman, inclusive).

O segundo cair na porrada com o Superman é algum critério pra se diferenciar os personagens?

Digamos que um superman briga com o superman, o fato de estar brigando entre si é por si um diferencial dos personagens? um marcador de suas idiossincrasias?

 

On 10/21/2021 at 1:54 AM, Questão said:

Como vimos, descaracterizado (tendo como base o trailer), ele não está. Pode apenas não ser a versão do personagem que você mais gosta ou acha mais rica.

Então, o Batman de alguns autores é superman, ok. 

MAs para mim, continua sendo superman. Podem inventar a desculpa que for.

Se for uma questão de o Batman é jovem e com ódio no sangue, agindo dessa forma impulsiva e destemida, é preciso romper com a imortalidade do personagem (não que o personagem seja imortal mas que nós sabemos que ele nunca irá morrer em um filme). Não sei como em um filme do Batman, o roteirista e diretor possa convencer o publico de que a vida dele está correndo de fato perigo na história (porque, convenhamos né, todos nós sabemos, em pleno seculo 21, após milhões de histórias desse personagem, que quando estamos lendo ou vendo uma história desse personagem, no final, esse personagem estará vivo).

Talvez se antes do bruce wayne houver um extremista que tem ódio de seres humanos e sai caçando bandidos que sirva de inspiração do Batman. Nesse meio tempo, Bruce começa atuando nessa mesma pegada, sofre acidentes, precisa ir pra o hospital, paralelamente o cidadão que o inspirou acaba morrendo em ação, e isso o faz refletir sobre a necessidade de agir na porrada de forma mais inteligente, sem se expor tanto ao risco.

Porque não sei se vocês sabem, mas até no confronto entre Batman x Superman na HQ, a possibilidade de morrer foi frisado pelo Batman ao falar pro Superman que ele queria impor a ele, Superman, a prospecção de ser possível morrer naquela luta. 

Ou seja, isso é um delimitador claro e fundante do personagem Batman: Em TODAS AS LUTAS, Batman tem que lidar com a possibilidade de sair dela morto, e isso, consciente e inconscientemente, faz toda a diferença no modo que o personagem encara, planeja e toma decisões, a longo prazo mas também no momento da ação, antes e durante. 

Agora, ver um Batman andando uns dois metros levando rajada de metralhadora como se tivesse recebendo picada de mosquito até esbofetear o bandido, ai me faz perguntar: "ai é o Batman ou o Superman? esse cidadão ai é realmente mortal? porque se fosse, conscientemente e inconscientemente não iria andar tão empáfito enfrentando balas, por maior que for o ódio e o sentimento de "foda-se tudo"

Uma coisa é um superman enfrentando balas, que pode até machucar, mas não vai morrer.

Mas quando há a morte como possibilidade, a coisa muda.

E posso mais uma vez estar parecendo falar de realismo, mas não. Estou falando de um dos aspectos fundantes dos personagens. 

E para aqueles que acham que estou falando bem do filme do Nolan, não, não estou falando bem do FILME do Nolan, apenas da forma com que o Batman atua em UM DOS FILMES do Nolan, são coisas diferentes. 

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22 minutes ago, Gustavo Adler said:

Agora, ver um Batman andando uns dois metros levando rajada de metralhadora como se tivesse recebendo picada de mosquito até esbofetear o bandido, ai me faz perguntar: "ai é o Batman ou o Superman? esse cidadão ai é realmente mortal? porque se fosse, conscientemente e inconscientemente não iria andar tão empáfito enfrentando balas, por maior que for o ódio e o sentimento de "foda-se tudo"

Revendo aqui, essa forma de agir até funcionaria SE o Batman até chegar no bandido, ficasse todo lascado, mancando, sangrando, visivelmente sofresse graves ferimentos mas mandando o foda-se pra eles tamanho o ódio aos bandidos. 

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20 hours ago, Gustavo Adler said:



Pra mim, a atuação do Batman que mais carregou a caracterização do mesmo em combate foi o Batman Begins, aliás, inclusive sendo coerente com o uso do simbolo de morcego como simbolo de impor medo. 

 

 Mas foi exatamente o que eu disse. Existe o Batman, que é um personagem que por diferentes versões em diferentes mídias carregou uma série de características comuns (não possui poderes além de inteligência, habilidade fisica e alta tecnologia, jornada heróica movida por trauma, não desiste por nada), e existe o SEU Batman (ou o meu, ou o de qualquer um) que é uma visão especifica do personagem que por uma série de fatores te agrada mais, e representa o que é o Batman para você. Pra muita gente durante muito tempo, o Batman era um herói mais solar, que ia nas inaugurações de creche, que atendia um telefone vermelho na Batcaverna ao invés de responder um sinal, e tomava batleite com batbiscoitos depois de um dia de combate ao crime. Esse era o Batman também, embora não seja o meu Batman.

 

20 hours ago, Gustavo Adler said:

Não é essa a questão, ao meu ver, se já foi visto antes ou não.

 Mas é um ponto a se levar em conta no momento em que você quer apontar o que caracteriza o personagem ou não. Especialmente se estamos falando de obras que definiram o rumo do personagem e a visão cultural dele por muito tempo.

 

20 hours ago, Gustavo Adler said:

O segundo cair na porrada com o Superman é algum critério pra se diferenciar os personagens?

 Em absoluto. Foi apenas uma informação complementar. Mas você focou no ponto errado do argumento aqui. O importante aqui é que "enfrentar balas de peito aberto" não torna um personagem igual ao Superman. O Homem De Ferro e o Hulk citados por você fazem isso, e são bem diferentes do Superman. Dependendo da versão, o Justiceiro (que é um personagem bem mais realista e humano que o próprio Batman) faz isso, e é bem diferente do Superman.

 

20 hours ago, Gustavo Adler said:

Então, o Batman de alguns autores é superman, ok. 

MAs para mim, continua sendo superman. Podem inventar a desculpa que for.

 Ser a prova de balas pra você faz um personagem ser igual ao Superman? Acho meio equivocado, mas ok. Até por que acho que nem o Superman pode ser definido por simplesmente ser "a prova de bala".

 

20 hours ago, Gustavo Adler said:



Se for uma questão de o Batman é jovem e com ódio no sangue, agindo dessa forma impulsiva e destemida, é preciso romper com a imortalidade do personagem (não que o personagem seja imortal mas que nós sabemos que ele nunca irá morrer em um filme). Não sei como em um filme do Batman, o roteirista e diretor possa convencer o publico de que a vida dele está correndo de fato perigo na história (porque, convenhamos né, todos nós sabemos, em pleno seculo 21, após milhões de histórias desse personagem, que quando estamos lendo ou vendo uma história desse personagem, no final, esse personagem estará vivo).

Talvez se antes do bruce wayne houver um extremista que tem ódio de seres humanos e sai caçando bandidos que sirva de inspiração do Batman. Nesse meio tempo, Bruce começa atuando nessa mesma pegada, sofre acidentes, precisa ir pra o hospital, paralelamente o cidadão que o inspirou acaba morrendo em ação, e isso o faz refletir sobre a necessidade de agir na porrada de forma mais inteligente, sem se expor tanto ao risco.

 Você cria toda essa explicação pra justificar por que o personagem não tem medo que atirem na roupa á prova de bala dele? Isso pra mim é pedir "por realismo", e não no sentido positivo. Talvez esse Batman em começo de carreira não seja só impulsivo, mas tenha inconscientemente desejos auto destrutivos (histórias recentes trouxeram essa abordagem). Ou talvez seja só uma escolha estética do diretor, que quer explorar mais o aspecto de artista marcial do personagem.

 

20 hours ago, Gustavo Adler said:


Ou seja, isso é um delimitador claro e fundante do personagem Batman: Em TODAS AS LUTAS, Batman tem que lidar com a possibilidade de sair dela morto, e isso, consciente e inconscientemente, faz toda a diferença no modo que o personagem encara, planeja e toma decisões, a longo prazo mas também no momento da ação, antes e durante. 

 Sim, Batman é humano. Isso é comum a qualquer versão do personagem. Mas dentro dessa fundação, tem um universo infinito de variáveis. Meu Batman usa um traje de pano. Meu Batman usa um uniforme de Kevlar comum. Meu Batman usa um uniforme milionário de Kevlar que nem faca penetra. Meu Batman é um lutador rápido e silencioso que só age nas sombras, e age com força cirurgíca. Meu Batman é um lutador brutal que deixa fratura exposta por onde passa. O meu Batman mata. O meu Batman vislumbra um dia parar de se vestir de morcego e deixar Gotham seguir sozinha. Meu Batman tem tendencias autodestrutivas, etc, etc etc.

 

20 hours ago, Gustavo Adler said:


Agora, ver um Batman andando uns dois metros levando rajada de metralhadora como se tivesse recebendo picada de mosquito até esbofetear o bandido, ai me faz perguntar: "ai é o Batman ou o Superman? esse cidadão ai é realmente mortal? porque se fosse, conscientemente e inconscientemente não iria andar tão empáfito enfrentando balas, por maior que for o ódio e o sentimento de "foda-se tudo"

  Váriaveis e suspensão de descrença. Talvez aqui o Batman esteja agindo no "foda-se tudo", sem preocupação nenhuma com a própria segurança, contando só que o traje vai proteger ele. Ou pelo contrário, talvez seja uma atitude consciente (mas irresponsável) onde o Batman simplesmente confiou em seu traje pra criar intimidação a longo prazo (os criminosos vão espalhar por ai que o morcego não morre com tiro, como ocorre no Batman do Burton, por exemplo).

  "Ah, mas e o instinto de sobrevivência dele", "as balas podiam pegar na boca e nos olhos, que são partes desprotegidas". Ai entra a suspensão de descrença. Isso não é um documentário sobre como um ser humano comum reage diante de uma metralhadora. É um filme de super herói, e o diretor achou a cena estéticamente legal.  Tem que ver se ela vai fazer sentido dentro do filme, mas puramente como conceito, não é agressiva ao personagem em geral, mas talvez seja ao "seu Batman", e tudo bem com isso.

 

 

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On 10/23/2021 at 12:55 AM, Questão said:

Mas é um ponto a se levar em conta no momento em que você quer apontar o que caracteriza o personagem ou não. Especialmente se estamos falando de obras que definiram o rumo do personagem e a visão cultural dele por muito tempo.

 

Você não deixa de ter razão, mas você concorda comigo que cada personagem carrega consigo lógicas e principios fundantes e que dentro dessa lógica há um fenômeno da arte das narrativas que é a lógica interna de uma história narrada?

Tipo, Batman é um ser humano dentro do univers que ele foi criado, e nesse universo, seres humanos carregam características narrativas parecidas com as que conhecemos dos humanos na "narrativa do mundo real" (falo narrativa do mundo real porque uma coisa é o humano como ele é na realidade, que estamos na eterna busca de conhece-lo, através da antropologia, filosofia, arqueologia, psicologia, teologia, comportamento animal humano, etc, outra é a percepção que temos do que é humano).

Então, Batman é um personagem ficticio, fato. É um personagem que não se prende a realidade, mas sim a imaginação, porém, dentro da imaginação do qual ele foi concebido, se imaginou uma série de leis e regras dos quais caracterízam-o e diferenciam-no de tantos outros. 

E ai que eu entro com o fato de não ser uma questão de realismo, mas de caracterízação do personagem e de seu mundo, pois a possibilidade dele ir de peito aberto como se não tivesse a chance de morrer, ao meu ver, quebra com a lógica narrativa que fundamenta a natureza do personagem. 

Tipo, é verdade que como um personagem e ficção, fruto da imaginação, os seus idealizadores e criadores tem a liberdade, e devem usufruir dela para conceber do personagem das diferenres formas e modos, exercendo e explorando ao máximo, estressando a corda da criatividade. Dai as vezes é comum o personagem e seu mundo ser construido possuindo x ou y características que são de conhecimento de outros personagens e mundos, incorporando elementos desses outros mundos e personagens. 

Mas o meu incomodo é que, embora até fique legal o fato do ódio e rancor que move o personagem o dar forças destemidas a ponto de superar o medo da morte e enfrentar a bala de peito aberto, mas a certeza de que ele o faz sem a vida do personagem estar de fato em risco (afinal, já sabemos que o máximo que o personagem vai sofrer é um ferimento que bastará um descanso de dois dias ou uma semana e pronto), o fato dele enfrentar as balas de peito aberto em uma situação de chances de morte quase certa, quebra um limite da suspensão de crença em um lugar que é a base da formação do personagem, rompendo com a lógica narrativa do qual é a raiz da natureza do personagem, o personagem ser humano e inevitavelmente ter que lidar com isso durante o combate, não só na forma como lida com os problemas, mas no calor da emoção, onde é plausível que o calor da emoção o faça perder a noção básica das coisas (e aqui residiria a justificativa psicológica que eu poderia me acomodar pra não ter a estranheza de ver o Batman enfrentando as balas, porém, a situação das cenas de ação expostos no trailer faz com que essa justificativa seja forçosa demais, eu precise fazer um esforço danado, tal qual um eleitor do bolsonaro, ou um negacionista climático ou um anti vacina, saca? para assumir que aquela pessoa conseguiria superar o risco de morte e isso não ter consequencias gravissimas que o forçasse a lembrar de sua condição de poder morrer a qualquer momento).

 

On 10/23/2021 at 12:55 AM, Questão said:

Mas foi exatamente o que eu disse. Existe o Batman, que é um personagem que por diferentes versões em diferentes mídias carregou uma série de características comuns (não possui poderes além de inteligência, habilidade fisica e alta tecnologia, jornada heróica movida por trauma, não desiste por nada), e existe o SEU Batman (ou o meu, ou o de qualquer um) que é uma visão especifica do personagem que por uma série de fatores te agrada mais, e representa o que é o Batman para você. Pra muita gente durante muito tempo, o Batman era um herói mais solar, que ia nas inaugurações de creche, que atendia um telefone vermelho na Batcaverna ao invés de responder um sinal, e tomava batleite com batbiscoitos depois de um dia de combate ao crime. Esse era o Batman também, embora não seja o meu Batman.

Concordo, mas algo em comum carrega o meu batman dos demais batmans, eles são humanos em um mundo onde a natureza humana é semelhante a natureza humana que percebemos no mundo que nos cerca. 

E todos os personagens procuram contornar esse efeito psicologico que essa lógica gera de sua maneira, o Batman do seriado trata de uma maneira infantilizada, onde já se presume a ausência de situações mais graves. A do Burton carrega a característica soturna do personagem, que embora não ataque como no Batman Begins, e muitas vezes vai de peito aberto pro combate, mas na maioria das vezes quando vai de peito aberto é em situação onde há chances de sair vivo, me lembro só de um ou duas cenas que o Batman do Burton enfrentou um bandido armado com arma de fogo de peito aberto, e sempre foi em uma situação em que o bandido foi pego antes que ele possa mirar e descarregar a bala no Batman, em uma situação de vários bandidos com armas brancas o Batman dando porrada em várias em uma sequencia rapida, pegando os bandidos de surpresa, não dando tempo pro que tá armado conseguir uma situação em que tenha o Batman na mira com certeza de que iría acerta-lo. 


Olha, achei até massa o Batman ter levado um tiro, porque já assume que os bandidos não são tão retardados e conseguem atirar nele em luta, quando, ainda por cima, estão em vantagem númerica, ou seja, assume que é quase certo que em um combate com pessoas armadas, um consiga atirar no herói. O problema foi que isso não serviu pra porcaria nenhuma na prática, Se a partir do momento que o Batman tivesse levado um tiro, tivesse caido, perdido os sentidos por um segundo, mas se recuperado momento depois e pego o bandido desprevenido, o rendendo, mesmo em situação de risco de morte iminente devido ao ferimento...

 

On 10/23/2021 at 12:55 AM, Questão said:

Ser a prova de balas pra você faz um personagem ser igual ao Superman? Acho meio equivocado, mas ok. Até por que acho que nem o Superman pode ser definido por simplesmente ser "a prova de bala".

Uma das coisas que define o superman é ele ser "imortal", exceto pela criptonita (e a prova de balas se insere na imortalidade do Superman)

Uma das coisas que define o Batman é ser humano (portanto, não é a prova de balas, mesmo que o seu colete o seja)

 

On 10/23/2021 at 12:55 AM, Questão said:

 Em absoluto. Foi apenas uma informação complementar. Mas você focou no ponto errado do argumento aqui. O importante aqui é que "enfrentar balas de peito aberto" não torna um personagem igual ao Superman. O Homem De Ferro e o Hulk citados por você fazem isso, e são bem diferentes do Superman. Dependendo da versão, o Justiceiro (que é um personagem bem mais realista e humano que o próprio Batman) faz isso, e é bem diferente do Superman.

Bem, Hulk não é bem um ser humano, e Homem de Ferro tbm não é bem um ser humano.

 

Se batman fosse um personagem meio lataria de carro com eletricidade que desse mobilidade e manuseio pelo Bruce Wayne, ai seria uma coisa.

On 10/23/2021 at 12:55 AM, Questão said:

Você cria toda essa explicação pra justificar por que o personagem não tem medo que atirem na roupa á prova de bala dele? Isso pra mim é pedir "por realismo", e não no sentido positivo. Talvez esse Batman em começo de carreira não seja só impulsivo, mas tenha inconscientemente desejos auto destrutivos (histórias recentes trouxeram essa abordagem). Ou talvez seja só uma escolha estética do diretor, que quer explorar mais o aspecto de artista marcial do personagem.

desejos auto destrutivos que não auto destroem?

Ou seja, o batman acha que pode morrer, mas no decorrer da experiência percebe a maldição de ser imortal? é isso?

Porque eu aposto um milhão de dolares que Batman no final do filme vai terminar praticamente ileso do filme. 

 

On 10/23/2021 at 12:55 AM, Questão said:

Váriaveis e suspensão de descrença. Talvez aqui o Batman esteja agindo no "foda-se tudo", sem preocupação nenhuma com a própria segurança, contando só que o traje vai proteger ele. Ou pelo contrário, talvez seja uma atitude consciente (mas irresponsável) onde o Batman simplesmente confiou em seu traje pra criar intimidação a longo prazo (os criminosos vão espalhar por ai que o morcego não morre com tiro, como ocorre no Batman do Burton, por exemplo).


A questão não é só o Batman ligar o "foda-se tudo" e o "foda-se tudo" tem um limite. Não vejo ninguém pulando de um prédio pra salvar um amigo com a expectativa de alcançar o chão salvando o amigo de morte, "foda-se tudo".

No fim, ninguém  faz isso, mesmo o mais aventureirio, que no "foda-se tudo" sobe o everest sem proteção e na doida (ainda sim, toma subir o everest há a possibilidade de desistir no meio antes que morra, ou ser salvo se alguém perceber que ele está em risco, ou mesmo dele concluir a subida se tudo ocorrer perfeitamente bem, num clima perfeitamente seguro), pula pra salvar o amigo, porque sabe que ele e o amigo irão morrer. Troca o amigo por bandido, e o cara que vai pular no prédio pra salvar o amigo que pulou, por Batman enfrentando bandidos, a pergunta é: "Então o Batman estava se suicidando? porque conseguir derrubar os bandidos enfrentando rajadas de metralhadora ele saberia que não iria conseguir"

E se estava se suicidando, ai entra a outra questão, a questão de que não é só uma questão de ligar o "foda-se tudo", ele caiu de um prédio de 20 andares e não morreu e salvou o amigo do suicidio? ele enfrentou no peito rajadas de metralhadora e ainda saiu só com hematomas e derrubou os bandidos? 

Tipo, ele ligou o foda-se em uma situação de 100% de risco, onde qualquer mente consciente e sensciente iria computar esse 100% de risco na sua elaboração de comportamento, e, na prática, o resultado é que não há risco nenhum? ele nunca morre? nunca fica a beira da morte e tem sucesso em todas as empreitadas? uaaau, é um superman, e não um batman, entende? chega a um ponto que rompe a lógica narrativa da própria base com que o personagem foi concebido. 

É o Bolsonarismo negando que bolsonaro é fascista, simples assim!
 

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On 10/16/2021 at 8:40 PM, Jorge Soto said:

Imagem de capa do item

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Revendo o trailer, 

tem uma possível referência ao quadrinho The dark knight returns, acho. Essa gangue de rosto branco (algo meio dia dos mortos mexicano) deve passar a venerar o Batman.

Naquela obra do Frank Miller, ocorre algo assim com a gangue Mutantes. No trailer, o herói conduz um grupo pela lama no maior estilo flautista, com o sinalizador, e podem ser ali na cena os integrantes da gangue. Algo que pode reforçar a  existência da referência é o fato de ser na lama que o Batman derrota o líder mutante, na HQ, na frente dos seguidores.

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O público estadunidense não terá mais estreia simultânea de longas da Warner. Foi confirmado ao The Hollywood Reporter que este ano é o último com esse tipo de lançamento.

As salas de exibição receberão da empresa 12 longas no ano que vem, sempre os de maior orçamento, e o espaço de tempo entre cinema e HBO Max será de 45 dias.

Entre eles estão filme biográfico sobre a vida de Elvis Presley, "The Flash", "Adão Negro", "Animais fantásticos: segredos de Dumbledore", "Aquaman e o reino perdido", "The Batman" e a adaptação de "A hora do vampiro".

O sistema é parecido com o adotado no Brasil, onde o espaço é de 35 dias.

Também durante o ano que vem, dez longas terão estreia exclusiva no HBO Max.

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7 hours ago, primo said:

O público estadunidense não terá mais estreia simultânea de longas da Warner. Foi confirmado ao The Hollywood Reporter que este ano é o último com esse tipo de lançamento.

As salas de exibição receberão da empresa 12 longas no ano que vem, sempre os de maior orçamento, e o espaço de tempo entre cinema e HBO Max será de 45 dias.

Entre eles estão filme biográfico sobre a vida de Elvis Presley, "The Flash", "Adão Negro", "Animais fantásticos: segredos de Dumbledore", "Aquaman e o reino perdido", "The Batman" e a adaptação de "A hora do vampiro".

O sistema é parecido com o adotado no Brasil, onde o espaço é de 35 dias.

Também durante o ano que vem, dez longas terão estreia exclusiva no HBO Max.

Melhor assim, tira toda a graça o lançamento simultâneo, vi uma galera fazendo react do filme Duna...que anti clímax ver filme assim. 

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