Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Fórum vai Continuar!


Big One
 Share

Recommended Posts

  • Administrators

Esta semana fomos pegos de surpresa com a noticia de que o site Cinema em Cena iria encerrar suas atividades. Logo deduzimos que o o Fórum iria fechar também. Felizemente isto não vai acontecer. Conversei com o Pablo Villaça e ele me disse que que o site vai parar de ser atualizado, isto não significa que ele será deletado para todo e sempre. 

 

O mesmo vale para o Fórum, ele não será fechado, nem muito menos deletado. O Fórum vai continuar! Quanto as atualização. Bem isso nós usuários fazemos diariamente.

 

Este fórum ainda vai ver a estréia do Batman V Superman, da Liga bem como todos os filmes da Marvel. 

 

Continuem com os Bolões, os posts e qualquer novidade manteremos vocês informados.

 

Eu já tinha deixado este aviso em alguns tópico, mas para ficar mais visivel e me certificar que todos vejam e que os posts não fiquem perdidos para quem chegar no fórum agora, está dado o aviso.

 

Obrigado.

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Administrators

nova-logo.png

 

Amigos do Cinema em Cena,

há 17 anos inicio editoriais e Conversas de Cinéfilo com a expressão acima, mas até há algumas semanas, eu nunca havia sentido de maneira tão real o sentimento ali contido. Quando anunciamos que o site deixaria de existir em 14 de Outubro, as manifestações enviadas por vocês foram absolutamente surpreendentes: a quantidade de tweets, comentários no Facebook, nos fóruns do site e, principalmente, os longos e-mails que recebemos desde então me deixaram sem palavras.

Embora Renato houvesse prometido que eu publicaria um texto sobre nossa decisão em alguns dias, não consegui formular, em parágrafos, a tristeza que sentia com a morte do Cinema em Cena e, principalmente, a gratidão que senti diante do carinho de vocês. E então vieram as ofertas de ajuda. Alguns sugeriram crowdfunding. E muitos disseram estar dispostos a colaborar financeiramente com o site para que este continuasse vivo.

A princípio, desconsiderei a ideia embora ficasse comovido com a oferta. Nossos custos eram altos demais para que viabilizássemos o site com um valor aceitável de colaboração: ao longo de 17 anos, o Cinema em Cena se tornara uma estrutura pesada demais que consumia grande tráfego e recursos humanos para se manter atualizado. Sim, com isso havíamos criado um arquivo gigantesco (e saber que ele desaparecia da Internet também me doía), mas o que era nossa grande virtude também nos condenava a encerrar as atividades.

E então comecei a ler as sugestões que vocês enviaram. E se nos concentrássemos naquilo que vocês mais apreciavam? E se tornássemos o site mais leve? E se criássemos uma estrutura de trabalho nova, mantendo o velho site como arquivo (afinal, é um histórico de 17 anos), mas oferecendo um conteúdo mais dinâmico? Será que, assim, as colaborações viabilizariam o Cinema em Cena, mantendo-o vivo?

Conversei com amigos, disparei e-mails a vários leitores que haviam enviado sugestões específicas e comecei a imaginar um modelo novo. Neste processo, meu amigo Rodrigo Baldin foi fundamental ao trazer sua experiência como empresário para recalcular custos, montar planilhas e ao me explicar conceitos de gestão que... bom... eram um mistério para mim. Além disso, meu aluno Rodrigo Mathias, que trabalha no PayPal, entrou em contato oferecendo apoio logístico a troco de... nada, basicamente. Generosidade e amor pelo site. Da mesma forma, vários outros alunos e leitores ofereceram ideias e até mesmo colaborações profissionais para que concebêssemos uma tentativa final de salvar o Cinema em Cena.

A partir daí, publiquei um post no Facebook explicando em que ponto estávamos e perguntando quem estaria disposto a colaborar com um valor de 10 reais mensais com o objetivo não só de salvarmos o Cinema em Cena e seu arquivo, mas de mantê-lo ativo e produzindo novos conteúdos. Somando as manifestações no grupo de alunos dos meus cursos e em minha página profissional, cerca de 2.800 pessoas disseram um retumbante “EU!” em poucos dias.

Ainda assim, eu não me sentia à vontade de pedir uma colaboração sem oferecer nada em troca. E foi aí que tivemos a ideia de criar um Espaço do Colaborador (nome provisório, provavelmente).

Em algumas semanas, uma versão nova do Cinema em Cena entrará no ar. Uma versão pela qual decidi, inspirado pelo carinho de vocês, pagar de meu próprio bolso (e agradeço ao Thadeu Augusto, da ótima e competente UAISE, por compreender a situação e oferecer um orçamento viável com um plano suave justamente por ter uma história com o site). Esta nova versão continuará a trazer conteúdo aberto ao público, claro, mas também contará com uma área exclusiva para os colaboradores.

Nesta área, ofereceremos alguns conteúdos exclusivos, como:

  • Lista de todos os filmes aos quais assisti ao longo da semana, com breve comentário sobre cada um.
  • Fórum exclusivo.
  • Hangout mensal exclusivo com equipe do Cinema em Cena e comigo.
  • Enquete mensal para escolher um Jovem Clássico sobre o qual escreverei.
  • Links comentados sobre Cinema e Arte de modo geral.
  • E outros tipos de conteúdos e atrativos que estamos desenvolvendo e que revelaremos adiante.

Além disso, os colaboradores poderão dar notas para os filmes criticados e para os podcasts, além de terem acesso antecipado a estes.

 

Mas, mais importante do que tudo isso, estes colaboradores serão os responsáveis por manterem o Cinema em Cena vivo e atuante.

Pois bem.
Então estamos abrindo hoje, oficialmente, a opção para que possam colaborar com o site – e, mais uma vez, agradeço ao Rodrigo, do PayPal, pela ajuda. As alternativas iniciais serão as seguintes:

  • Colaboração mensal de 
    R$ 8,90
  • Colaboração semestral de 
    R$ 53,00
  • Colaboração anual de 
    R$ 106,00

Mas atenção:

Os colaboradores que optarem pela anuidade receberão um livro exclusivo que trará aquelas que considero minhas melhores críticas e com dedicatória especial (O livro será enviado em alguns meses; o frete ficará a cargo do destinatário por motivos óbvios.)

No entanto, mesmo que você possa colaborar apenas através da opção mensal, saiba que a equipe do Cinema em Cena e eu ficaremos imensamente gratos por nos ajudarem a manter nosso (sim, nosso – agora ainda mais do que antes) site vivo. E tenha certeza de que trabalharemos com afinco quintuplicado para que nosso conteúdo se torne cada vez melhor e diferenciado, incluindo cobertura de festivais, colunas sobre os mais diversos aspectos do Cinema, críticas de lançamentos e Jovens Clássicos e, claro, os podcasts.

E já agradeço de antemão por seu carinho e seu apoio. Vocês são os melhores leitores que alguém poderia ter.

Um grande abraço, bons filmes e... obrigado por qualquer que seja a opção logo abaixo que você venha a escolher.

Pablo Villaça

 

 

Para assinar, selecione a opção abaixo:

pixel.gif

http://www.cinemaemcena.com.br/plus/novo/index.html

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Desculpem, mas pagar para um espaço num fórum é não conhecer nem um pouco a net, lembrando que o site é uma coisa e o forum outra, o forum não andava bem já há um tempo, alias hoje só tem os mais fieis ainda, sempre topo aqui com os mesmos de a 5 ou mais anos atrás, nenhum novo, se aparecem um dia, depois somem, do porque que somem é outra historia, mas pagar para entrar num fórum, sabendo que tem tantos círculos sociais de graça e outros fóruns e locais..., acho que dá pra perceber que há uma grande desinformação de como lidar com um site/marketing que acredito que poderiam sustentar todos os gastos e ainda sobrar grana, com o conhecimento no assunto, é como ter uma arma poderosa na mão e não saber como usá-la, talvez procurando tutoriais e ouvir postcast do Jovemnerd ajude um pouco :D, alias deviam em alguns eventos ter uma conversinha, arrumar amigos com o pessoal do omelete, jovemnerd e até os youtubers como o Cauê Moura que devem dar uma aula de como enriquecer com sites, conhecimento e videos, Youtubers que ganham mais de 10000 dolares com seus videos, certeza que alguns deles até já foram usuários deste site algum dia a uns anos atrás, no começo, se escondendo com fakes :D, o cinemaemcena poderia hoje ser muito mais se soubessem como administrá-lo nestes tempos modernos em que o numero de internautas e pessoas que tem acesso a internet só aumenta a cada ano e hoje todas as empresas por ai tem o acesse nosso Facebook ou Twitter nas suas embalagens, mas as pessoas procuram mais diversão/entretenimento e menos conteúdo mais culto (instrução/sabedoria) ou sério, o cinema em cena poderia também ganhar com venda no site de filmes, importação de filmes e acessórios/objetos/action figures de filmes por exemplo que gera uma grana do caraleo, o Jovem Nerd por exemplo nas ferias estão viajando o mundo com a família, Nova Zelândia, EUA, Europa, nem falo do pessoal Omelete que vem se tornando os caras "oficiais" que entrevistam as celebridades, o Forlani já entrevistou e ficou cara a cara com o Tom Cruise, a dupla Jovem Nerd na frente do Stallone zerando a vida :D, alias o critico rubens ewald filho vive falando "meu amigo" se referindo a uma celebridade que se encontrou para entrevistar e era outro que rodava o mundo todo.

 

Desculpem tocar em nome JovemNerd ou Omelete, é só um exemplo de sites que tem o mesmo tempo de vida do cinemaemcena, mas que se mostraram mais eficientes no assunto site/marketing e sobrevivem até hoje, sem ficar cobrando para ter acesso a certas coisas.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Pessoal, com o crescimento da net e consequentemente da informação virtual, hoje é loucura tentar vender um espaço de forum ou informação de site, sabendo que em qualquer lugar você obtêm info, Omelete entrevista até atores de Hollywood e nem por isso vende esse espaço e nem qualquer outro espaço, muito menos espaço de forum, eles sobrevivem acredito eu por marketing, espaço comercial, eles parece que tem um site de loja, assim como o do Jovem Nerd.

 

Para falar a verdade, fórum tem ficado para trás e ficado defasado ao passar dos anos, as pessoas usam o Face e o Twitter para trocar ideias, usam o espaço de comentários das materias do site, talvez porque sejam de espaço pequeno e está logo ai sem ter que passar pagina, sei lá...

 

Acho que o Cec se quiser se sustentar, terá que ser com venda paralela de produtos, porque acredito que ninguém vai comprar espaço como algo exclusivo, porque convenhamos este fórum anda meio deserto nos últimos anos, se fosse algo movimentado em que muita gente roda um todo e tem um grande movimento..., mas o Cec está mais para museu do que um point movimentado em que as pessoas até pagariam, mas hoje ninguem paga por espaço ou por um local vip, porque a info e os espaços estão de graça em qualquer site de cinema.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas o Omelete foi pro um caminho mais pop (ultra-pop diga-se), que o Cinema em Cena resolveu não ir, por isso é mais difícil conseguir um patrocínio mais largo, seguindo a linha que o site vem tendo. Pagar a conta, alguém tem que pagar, no fim da contas, não acho tão errado a cobrança (até porque foram os fãs que sugestionaram isso, não veio do Pablo a ideia). Agora, se vai dar certo ou não, aí já não sei. Aguardemos.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...