Jump to content
Forum Cinema em Cena

Relatos Selvagens


The Deadman
 Share

Recommended Posts

  • Members

Relatos Selvagens - 4,0/5,0

 

Colcha de retalhos, melhor, um patchwork de fino acabamento, muito bem arrematado sobre dois temas básicos: o desconhecido/caos acontecendo e a explosão emocional de alguns personagens frente à essa situação.

 

À despeito de versarem sobre personagens distintos e situações distintas que os fazem agir/reagir de forma irracional e explosiva; todas as esquetes tem uma unidade visual que acaba as conectando entre si, soando bem funcional, se sucedendo numa descida (ou escalada?) que começa com cores quase surrealistas de violência e fúria e terminam em tons mais amenos de cinismo e ironia, mas ainda assim, mantendo a pegada, a criatividade e o humor negro (tragicomédia) que mostra o lado "cru" e selvagem de pessoas comuns frente à eventos inesperados.

 

Destaque para a atuação de todos, bem como para a edição e a fotografia.

 

Das histórias, a que mais gostei foi a do Darin, "Bombita", pela identificação imediata com a situação vivida (acontece DIRETO comigo coisas do tipo aqui nesse Brasil de mierda...) e, minha preferida, "O Mais Forte" que tem edição e agilidade narrativa simplesmente brilhantes, dando show em muito "filmão" por aí (tem também o melhor final de todos, uma pérola do humor negro!)

 

Vale a conferida sem a menor sombra de dúvidas!! Um dos mais divertidos e bem feitos do ano!

 

relatos-selvagens-2.jpg

Link to comment
Share on other sites

Para mim as três primeiras são bem melhores que as últimas. "El Más Fuerte" é há anos luz o melhor (se Relatos tivesse o mesmo ritmo dele o tempo todo seria OP) e o filme vai progressivamente perdendo fôlego, mas mesmo assim é bem divertido. 

 

Como disse, não vi nenhum filmaço esse ano que esteja cotado para concorrer ao Oscar (não vi Boyhood) e ainda aguardo uma grande surpresa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para mim as três primeiras são bem melhores que as últimas. "El Más Fuerte" é há anos luz o melhor (se Relatos tivesse o mesmo ritmo dele o tempo todo seria OP) e o filme vai progressivamente perdendo fôlego, mas mesmo assim é bem divertido. 

 

Como disse, não vi nenhum filmaço esse ano que esteja cotado para concorrer ao Oscar (não vi Boyhood) e ainda aguardo uma grande surpresa.

 

Bom... Não é obra prima mas é um filme muito bom e é infinitamente mais Cinema que TUDO que foi produzido em terras Tupiniquins (temos muiiiito que aprender com los hermanos...) nesses 2 últimos anos.

 

E como você disse, "El Más Fuerte" é um primor. Só ele já quase paga o ingresso de tão bem filmado e concebido.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Então... Acredite, eu até achei "Isolados" legalzim: o plot é interessante mas a realização foi "covarde" e canhestra realmente. Ficou aquém do que poderia render. Isso sem falar na eterna síndrome e compexo de vira-lata dos nossos roteiristas/diretores e produtores que insistem em, todo ano, fazer filmes com temas relacionados à subúrbio ou favela. Tenho ojerija à isso. Desprezo.    

Link to comment
Share on other sites

Porque retrata a face pobre e problemática do Brasil apenas. Também não vejo nada de errado nem associo com complexo, mas é repetitivo pra carai. Parece a mesma história refilmada um milhão de vezes.

Pior é quando vem diretores estrangeiros fazer a mesma coisa, como Daldry no sofrível e ingênuo Trash. Mas confesso que depois de Extremely Loud, eu já não esperava muito.

Acho que Relatos é o melhor que vi dos "pré-candidatos" até agora. Só eu adoro o Darín? Acho um puta ator.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Porque retrata a face pobre e problemática do Brasil apenas. Também não vejo nada de errado nem associo com complexo, mas é repetitivo pra carai. Parece a mesma história refilmada um milhão de vezes.

Pior é quando vem diretores estrangeiros fazer a mesma coisa, como Daldry no sofrível e ingênuo Trash. Mas confesso que depois de Extremely Loud, eu já não esperava muito.

Acho que Relatos é o melhor que vi dos "pré-candidatos" até agora. Só eu adoro o Darín? Acho um puta ator.

 

Sou fãzaço do Darin!! Realmente um puta ator! Até hoje, dos poucos (infelizmente) que conferi, o achei estupendo em "Un Cuento Chino"... Aliás, o filme é excelente também!  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

?

 

Porque sindrome e complexo de vira lata?

 

O que há no fato de fazer filmes tendo a favela como contexto com alguma síndrome ou complexo de vira-lata? 

 

Gustavo, na boa, tô com uma preguiça de desenvolver minha "tese" aqui sobre isso... Me perdoe.

 

Mas, digamos que o Scofa comentou (por alto) exatamente o que penso sobre. Discorrer mais sobre seria "inflar" o próprio assunto, dar visibilidade pra essa temática que julgo rasa, mais-do-mesmo-de-novo-e-mais-um-pouco.     

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gustavo, na boa, tô com uma preguiça de desenvolver minha "tese" aqui sobre isso... Me perdoe.

 

Mas, digamos que o Scofa comentou (por alto) exatamente o que penso sobre. Discorrer mais sobre seria "inflar" o próprio assunto, dar visibilidade pra essa temática que julgo rasa, mais-do-mesmo-de-novo-e-mais-um-pouco.     

 

hmmm

 

entendi.

 

Sim, quanto a esse ponto de ser mais do mesmo, é, realmente, nesse sentido, é meio mais do mesmo podendo explorar outros contextos, permanecer no mesmo.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...