Jump to content
Forum Cinema em Cena

Whiplash: Em Busca da Perfeição


The Deadman
 Share

Recommended Posts

  • Members

Whiplash - 4,5/5,0

 

Vertiginosa e eletrizante saga da busca de um jovem musicista, estudante de bateria jazzística, juntamente com (contra?) seu professor pela perfeição, pelo eventual despertar de uma genialidade adormecida, do insight sublime e que, às vezes, desabrocha sob situações imprevistas e insuspeitas.

 

Ao longo do filme de Chazelle vemos a transformação de Andrew (Miles Teller) de um aluno ingênuo e tímido, meio que auto-indulgente e arrogante; num "monstro", numa pessoa que passa do simples aluno aplicado para o aspirante à gênio obsessivo, quase maníaco e cuja sintonia distorcida (genial) com o professor-carrasco Fletcher (J.K. Simmons, impagável) - cuja persona e modo de agir faz o sargento Hartman de "Nascido Pra Matar" de Kubrick e o médico sarcástico Gregory House da série "House" parecerem franguinhas... - nos leva a vislumbrar e a questionar ideias e valores tais como: qual é o limite pra busca da perfeição? A perfeição existe? Vale tudo para se chegar até lá (sucesso, reconhecimento, perfeição)? 

 

Drama que flerta com um quê de quase terror psicológico (que lembra em alguns momentos "Cisne Negro") dada as agruras pelas quais passa o protagonista e às situações a que se sujeita e; de suspense, dada a edição fantástica, compassada metodicamente por trechos de jazz do mais alto nível, o filme extraí sua força mesmo é da dinâmica entre seus protagonistas, cada um melhor (pior) do que o outro numa relação aluno/vítima-mestre/carrasco que assusta e diverte ao mesmo tempo, sendo o grande diferencial dentre os outros dramas oscarizáveis desse ano.

 

Destaque absoluto pra interpretação de Miles Teller que, à despeito de ser discreta, mostra-se calculada e brilhante (perceba as nuances de olhares, boca e postura) fora o fato de que o ator toca bateria PRA CARALHO!!

 

Um filme genial que fala da busca pela perfeição, pela genialidade.

 

Recomendadíssimo!!

 

PS: o grand finale é catártico no mais estrito sentido do termo, tanto para os personagens quanto para a plateia. Há muito não via um final tão voluptuoso e orgástico quanto o desse filme... PQP!!  

 

3feeede7f82651139e28367042044.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Achei animal também.

Minha hype é suspeita por amar música e instrumentos musicais. 

Impressionante a composição dos dois principais personagens. Tridimensionais, complexos, dos quais você enxerga virtues e defeitos.

Muito bom.

7,5 fácil fácil.

 

Poxa, mas... 7,5? Só?! Achei, pelos comentários, que daria um 8,5... fácil, fácil. rs  ^_^

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bacana este drama que, utilizando o jazz como pano de fundo, trata no fundo de obstinação, dedicação, renuncia e sacrificio. Mas até que ponto a busca da perfeição vira doença? Na trama, acompanhamos as agruras "militares" que um estudante de música passa pra se tornar baterista numa famosa banda. Longe de se tornar um "Karate Kid" musical e mais próximo de "Cisne Negro" , o filme apresenta a dinamica mestre-aluno de forma intensa, quase louca, porém bem verossimil. Destaque pra ótima trilha sonora, foderosa edição, as insanas sessões de treinamento mas principalmente pra soberba performance do J.K Simmons como o truculento professor de música, que não deve nada ao Sargento Hartmann, de "Nascido pra Matar". Percebe-se q Simmons é o J Jameson perfeito pra azucrinar Peter Parker no filme do Aranha. Curiosidade é que sua indicação ao Oscar é por um papel semelhante ao que Louis Gosset Jr faturou a estatueta, em 82. 9,5/10

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ao filme sem grandes expectativas, só por ser mais um da lista de indicados. Maravilhoso! Pra mim é 10, melhor de todos que eu vi.

É uma pena esse favoritismo a Boyhood, por que pra mim não chega aos pés de Whiplash.

 

Muito bom o video com a chamada do JK Simmons, principalmente a ultima do rushing or dragging! hahaha

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...