Jump to content
Forum Cinema em Cena

Alien (Novo Filme - Fede Alvarez)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members
NOVO ALIEN PODE SER O PRÓXIMO FILME DE NEILL BLOMKAMP

 

Diretor diz no Instagram que projeto agora é oficial

 

 

 

 

 

18/02/2015 - 22:12 - MARCELO HESSEL

 

 

 

 

 

Neill Blomkamp ( Distrito 9 ,  Elysium  e do ainda inédito  Chappie ) publicou no Instagram e no Twitter no mês passado artes conceituais que ele fez por conta própria para um possível filme de Alien . Agora ele diz que esse será seu próximo longa.

 

 

 

 

 

"Hmm. Então acho que este é oficialmente meu próximo filme", publicou o diretor no Instagram com a hashtag #alien. Ainda não há nada oficial saído da 20th Century Fox, estúdio que tem os direitos da franquia e que atualmente desenvolve apenas uma continuação de Prometheus com Ridley Scott.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Muito bom! O Scott está em outra vive, não conseguiria dar sequência aos filmes da franquia no mesmo espírito.

 

Pelos conceitos, o cara é fã mesmo e tem cacife para o negócio. O filme está nas melhores mãos. É o típico caso em que uma "sequencia" é necessária para encaminhar novamente a série para o rumo certo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E o melhor de tudo: o universo Alien não dá possibilidade dele enfiar aquelas discussões sociológicas que tornaram Elysium um porre. 

 

Tentaram fazer isso nos primeiros roteiros para o Alien 3. E tinha algumas coisas bem interessantes. Mas os produtores não concordaram, e Alien 3 foi aquele bagaço por causa destes (e muitos outros) desencontros.

 

Mas dá para para enfiar inúmeras discussões no universo do Alien, sim. Aliás, o universo Alien pede isso. Os filmes lidam com conceitos que exploram inúmeras representações... Vamos lá:

 

- O fato da protagonista ser uma mulher é um fato importantíssimo. Ripley é uma personagem forte que tenta se virar num ambiente dominado por homens (principalmente no segundo filme).

- Os dois primeiros filmes, cada um a seu jeito, falam de como grandes corporações podem ser traiçoeiras, e como as pessoas ordinárias ficam vulneráveis às decisões mesquinhas e egoístas destas empresas.

- Tem pessoas que buscam interpretar os filmes a partir da questão da alteridade (a representação do outro), principalmente na relação entre os homens e os andróides.

- Aliens tem uma óbvia inspiração na Guerra do Vietnã. A trama toda é uma clara alusão a uma situação histórica e política bem conhecida pelos norte-americanos.

- E, claro, o primeiro Alien é um filme essencialmente simbólico que busca representar o lado violento do sexo em imagens freudianas. Símbolos sexuais pululam o filme inteiro. E, mais uma vez, a questão de gênero vem à tona...

 

Bom, só alguns exemplos que mostram que o universo Alien não é somente sobre ET's assassinos. Estas divagações e possibilidades de múltiplas interpretações fazem parte do DNA da franquia. Então vejo com naturalidade a escolha de um diretor que gosta de falar algo além da mensagem "literal" em seus filmes.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Coloquei um 5 no título do tópico, mas parece que esse novo Alien é prequel também. Deve rolar depois do Prometheus 2. Mas o Neil disse queria trabalhar com a Sigourney, então não sei como ele se encaixaria ela ali.

 

Pra mim, deveria ter Prometheus 2, e depois um 3 pra fazer uma ligação com Alien 1, e esse do Neil poderia sequel do Alien Ressurreição.

 

Mas enfim, vamos ver como vai ser.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por mim, ele poderia ignorar a história do Prometheus, do Aliens 3 e do Alien Ressurreição.

 

Na minha cabeça, a origem dos Aliens não está relacionada ao Prometheus, filme que considero mais uma fanfiction... 

 

Este negócio de autoria da série é complicada... Gosto de ver as sequências como continuações possíveis, mas não o relato fechado e final sobre o que aconteceu após uma determinada história. Aliás, tem momentos que considero Aliens uma fanfic tb, sendo que o primeiro filme é um universo encerrado em si mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E o melhor de tudo: o universo Alien não dá possibilidade dele enfiar aquelas discussões sociológicas que tornaram Elysium um porre. 

 

Então não vimos os mesmos filmes. Onde uma corporação sem escrúpulos (critica ferrenha ao corporativismo) a Weyland-Yutani, quer o tempo todo desde o primeiro pegar a criatura e usar ela como arma biológica. Algo bem parecido com o Distrito 9. Se lembra?

 

http://alienanthology.wikia.com/wiki/Weyland-Yutani

 

16f9_weyland_yutani.jpg

 

Aproveitando eu adoro essas criticas ao corporativismo mesmo vindo do próprio sistema. A propósito achei várias logos fictícias de várias mídias. Só faltou a Abstergo Industries ou Abstergo Entertainment do Assassin's Creed e Wesayso da Família Dinossauro.

 

dystopian-logos_answers.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu falei de Elysium, não de Distrito 9 - que acho excelente. 

 

Anos depois e o Plutão ainda com dificuldades de leitura...

 

Enfim, acho que o Blomkamp será mais feliz se der sequência a Alien - A Ressurreição. A série precisa fechar seu círculo com a Ripley 8. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu falei de Elysium, não de Distrito 9 - que acho excelente. 

 

Anos depois e o Plutão ainda com dificuldades de leitura...

 

Enfim, acho que o Blomkamp será mais feliz se der sequência a Alien - A Ressurreição. A série precisa fechar seu círculo com a Ripley 8. 

 

Eu entendi muito bem. Você criticou as criticas sociológicas que é característica em seus filmes e isto inclui o Distro 9 e Alien. E quase toda ficção científica tem isto. Logo não querer isto não é conhecer tão bem o universo do Alien.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outra característica legal do Neil é que ele não tem medo de exibir cenas de violência pesada na hora certa em seus filmes. Não que ele seja daqueles diretores açougueiros que banalizam a violência, mas ele não tem medo nem ameniza a brutalidade em seus filmes, o que e é essencial aos filmes do Alien!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ao SkyMovies, Weaver e Blomkamp dizem que esse filme é pensado como uma continuação de Aliens - O Resgate. A ideia, segundo a atriz, é desconsiderar Alien 3 e Alien - A Ressurreição"Acho que é uma grande série que merece um desfecho apropriado, e acho que os fãs gostariam de ver isso"

 

FONTE: OMELETE

 

Porra, odeio esse negócio de ficar desconsiderando pedaço de franquia. Tá certo que ALIEN: RESSURREIÇÃO é bem ruim, mas tem uns ganchos legais ali pra fazer uma continuação legal.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E eles têm que considerar que muita gente viu e não acompanha essas notícias e a repercussão pode ser negativa e confusa. Além de existe alguém que sempre gosta desses Aliens, eu por exemplo acho que são filmes mal compreendidos e revejo sempre que posso. Tem muita coisa legal ali do David Fincher e Jean-Pierre Jeunet. Como os Aliens adaptarem suas habilidades biológicas com hospedeiros diferentes como um simples Cão. A Clonagem criando híbridos Aliens e Humanos. O auto sacrifício da verdadeira Ripley, para impedir o Alien Rainha e a Corporação Gananciosa. O ressurgimento de uma nova Ripley ou OUTRA personagem mais mortal. As dúvidas existencialistas e até alguns debates da moralidade. Afinal é um universo bem sujo, decadente e fiel aos primeiros filmes. Temos vários elementos Cyberpunk. Mesmo que eles ignorem isso tudo, eu acho que isto pode mais atrapalha que ajudar.  E mais, eu não vi atuações horríveis, direção defeituosa ainda mais do Fincher e Jeunet, isto desde a época até hoje são bons diretores. O problema é o monstro da expectativa e o pessoal achou que poderia superar os outros dois filmes, que é uma tarefa bem difícil.  ;)

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Weaver diz que franquia ALIEN merece um final apropriado

25/02/15 - 23h40


por Antônio Tinôco

  •  
  •  
  •  

 233_3.jpg


Neste mês, a produtora 20th Century Fox aprovou a ideia do diretor sul-africano Neill Blomkamp (Distrito 9) de realizar um novo filme da franquia Alien. Agora, em entrevista ao site Sky Movies (veja o vídeo abaixo), ele e a atriz Sigourney Weaver, que interpretou a protagonista Ellen Ripley nos quatro primeiros títulos, comentaram o projeto.


“Eu adoraria tirar Ripley de sua espécie de órbita no espaço e dar um final apropriado para uma excelente história. Então, quando alguém como Blomkamp disse que queria elaborar um desfecho para a trama, eu fiquei interessada. Começamos a falar quase imediatamente sobre o assunto nos bastidores de Chappie e ele começou a me mandar algumas artes conceituais e várias possíveis narrativas. Estou satisfeita que ele quer fazer esse filme. A franquia é ótima e espero que tudo dê certo”, declarou Weaver.


Já Blomkamp parece ter confirmado o que alguns fãs já suspeitavam. Após afirmar que deseja que seu longa seja o irmão gêmeo de Aliens, O Resgate, de James Cameron, ele revelou exatamente quando a história se encaixará: “Será Alien, o Oitavo Passageiro (1979), Aliens, O Resgate (1986), e então o meu longa”. Isso deve significar que Alien³ (1992) e Alien - A Ressurreição (1997) não serão levados em conta.


“[A história da franquia] é um pesadelo freudiano. Esse é o elemento que me atrai mais: colocar a audiência na beira dos assentos o tempo inteiro da forma tradicional que envolve um monstro te perseguindo em um corredor escuro. Eu amo isso. É um barril de pólvora de criatividade para mim”, contou o sul-africano.


Produzido por Ridley Scott, diretor do filme original, o novo Alien ainda não tem previsão de lançamento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ao SkyMovies, Weaver e Blomkamp dizem que esse filme é pensado como uma continuação de Aliens - O Resgate. A ideia, segundo a atriz, é desconsiderar Alien 3 e Alien - A Ressurreição"Acho que é uma grande série que merece um desfecho apropriado, e acho que os fãs gostariam de ver isso"

 

FONTE: OMELETE

 

Porra, odeio esse negócio de ficar desconsiderando pedaço de franquia. Tá certo que ALIEN: RESSURREIÇÃO é bem ruim, mas tem uns ganchos legais ali pra fazer uma continuação legal.

 

Não vejo problema nenhum, Questão, ainda mais se os filmes em "questão" ( :lol: ) são ruins e destoam do resto... Ninguém é obrigado a aceitar filmes como Alien Vs Predador como partes canônicas da série. Ou aceitar aquele prólogo sem vergonha do Enigma de Outro Mundo, por exemplo, como a narrativa do que realmente aconteceu antes de tudo. Só porque uma bomba foi feita em nome da série, o público não precisa aceitar aquilo.

 

Concordo completamente com a Weaver quando ela diz que a série precisa de um final à altura. O Ressurreição destoa muito  do resto da série. Pode até ser que tenha alguns ganchos legais ali, mas nada tão promissor comparado às possibilidades de continuar a partir do segundo filme...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

“[A história da franquia] é um pesadelo freudiano. Esse é o elemento que me atrai mais: colocar a audiência na beira dos assentos o tempo inteiro da forma tradicional que envolve um monstro te perseguindo em um corredor escuro. Eu amo isso. É um barril de pólvora de criatividade para mim”

 

A melhor definição da essência do que deveria ser um filme "Alien": um pesadelo freudiano. Acho que o filme está em ótimas mãos...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim, a série acabou bem no 3º filme.

 

Mas resolveram contiunuar com o Ressurrection e esse filme não funciona bem sozinho, precisaria de complementos ali (tanto que o final dele pede uma sequel), mas não continuaram, e ficou a ponta solta mesmo.

 

SPOILER: Creio que não vão continuar a história do 3, porque a Ripley morre nele, e do Ressurrection eles não devem continuar porque o final o pessoal chega na terra, e eles querem tudo rolando no espaço ainda. Eles querem a Ripley oficial no espaço enfrentando Aliens.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 

Não vejo problema nenhum, Questão, ainda mais se os filmes em "questão" (  :lol: ) são ruins e destoam do resto... Ninguém é obrigado a aceitar filmes como Alien Vs Predador como partes canônicas da série. Ou aceitar aquele prólogo sem vergonha do Enigma de Outro Mundo, por exemplo, como a narrativa do que realmente aconteceu antes de tudo. Só porque uma bomba foi feita em nome da série, o público não precisa aceitar aquilo.

 

Concordo completamente com a Weaver quando ela diz que a série precisa de um final à altura. O Ressurreição destoa muito  do resto da série. Pode até ser que tenha alguns ganchos legais ali, mas nada tão promissor comparado às possibilidades de continuar a partir do segundo filme...

 

 

Alien vs Predador não é parte do cânon da série, é um spin-off, na melhor das hipóteses... E já morreu tb.

 

E foi a própria Sig que há anos vem falando que se deve dar um desfecho para a Ripley 8.

 

Acho arriscado desconsiderar Alien ³ e Alien - A Ressurreição. A última vez q tentaram fazer isso o resultado foi Superman Returns. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para falar a verdade, Alien 3 já é uma baita descontinuidade em relação ao Aliens... O que o Blomkamp quer fazer nada mais é do que devolver na mesma moeda o que Alien 3 fez com o segundo. Alien 3 simplesmente jogou no lixo tudo o que aconteceu no segundo filme. É praticamente como se o segundo filme não existisse, pois quase nada da narrativa é aproveitada. E o Alien Ressurreição fez algo parecido quando diz "A Ripley morreu no terceiro filme, certo? Não! Ela não morreu!", e inventam um modo bem capenga de trazê-la de volta...

 

Melhor ser franco do que tentar inventar estes ganchos narrativos picaretas para distorcer a história anterior para molda-la às novas conveniências. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem que ser um filme muito melhor que o 3 e 4 de bons diretores para esnobar eles. Ai mora o perigo da expectativa, pois o Neill Blomkamp está começando ainda a carreira com Ótimo Distrito 9 e Elysium que não foi uma maravilha contra o Fincher que fez Seven, Clube da Luta, A Rede Social, Garota Exemplar e Jean Pierre que fez Amélie Poulain, Delicatessen e Eterno Amor.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem que ser um filme muito melhor que o 3 e 4 de bons diretores para esnobar eles. Ai mora o perigo da expectativa, pois o Neill Blomkamp está começando ainda a carreira com Ótimo Distrito 9 e Elysium que não foi uma maravilha contra o Fincher que fez Seven, Clube da Luta, A Rede Social, Garota Exemplar e Jean Pierre que fez Amélie Poulain, Delicatessen e Eterno Amor.

Verdade, só diretores fodas dirigiram filmes da franquia! Mas nome não é sinônimo de qualidade....

E a comparação não é justa. Todos os diretores estavam em início de carreira quando assumiram a direção de algum filme da série. Todos estavam no mesmo patamar que o do Blomkamp hoje (ou eram mais desconhecidos ainda).

Mas realmente é foda este exercício de bola de cristal p falar como o filme será...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Para falar a verdade, Alien 3 já é uma baita descontinuidade em relação ao Aliens... 

 

Alien 3 desconsidera o que o James Cameron imaginava pro 3º filme, quando terminou o 2º filme, e tomou outro rumo. Não acho isso necessariamente errado, mas, sim, os executivos poderiam ter colocado o Cameron como produtor pra indicar alguma coisa ali, só que no fim não acho que foi uma ideia ruim, só a realização é que foi bagunçada demais.

Link to comment
Share on other sites

  • Jailcante changed the title to Alien (Novo Filme - Fede Alvarez)

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...