Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Bússola de Ouro


texer
 Share

Recommended Posts

  • Replies 321
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

nossa, vai ser MUITO triste se as continuaçoes nao forem feitas, pq seria uma LINDA trilogia, o 3 filme seria uma coisa de lindo, é foda...

 

eu acho o weitz o diretor ideal pro projeto. todos os problemas apontados por criticos/fas foram provocados pela new line, como corte do final, ediçao rapida. os fas adoraram o roteiro do weitz e acham q uma versao extendida ficaria otima. :D
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

a bilheteria do filme fora dos EUA está MUITO boa' date=' a esperança é essa...;D[/quote']

Tem numeros, pantalaimon?

Essa é a esperança! O material é bom, tá certo q precisa de alguns reajustes o q pode ser feito em sequências por outro diretor já q Weitz naum está garantido ou pelo próprio.Tem muitas, mas muitas mesmo, passagens de A Bússola de Ouro que foram colocadas para A Faca Sutil...E como o segundo livro é menor, tem material pra caramba: o reencontro de Lyra com Lorde Asriel, a tomada do poder de Iorek, e o encontro entre Sra.Coulter e Lorde Asriel...

Tomare q vá muito bem fora dos EUA, muitas continuações foram garantidas assim.Quem sabe tb com o feriado, as bilheterias dos cinemas engordem...

 

E outra esse Will Smith é foda, qualquer merda q ele faça dá bilheteria.É o novo Tom Cruise!06

O elenco do filme? Ele e ele mesmo.Aí ninguém guenta...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

www.boxofficemojo.com

 

va na pagina do filme, the golden compass. eu comparei os numeros mundiais com narnia, por exemplo, e a bussola ganha em varios paises. narnia arrecadou quase 500 milhoes fora dos EUA. a esperança é a bussola arrecadar isso fora, falta estrear no japao e china ainda, territorios bem rentaveis; e se chegar pelo menos a 100 milhoes nos EUA acho q as continuaçoes saem sim :D
Link to comment
Share on other sites

  • Members

http://www.boxofficemojo.com/movies/?page=intl&id=goldencompass.htm

 

o filme em uma semana de exibiçao, indo pra segunda, ja ta quase na casa dos 100 milhoes fora dos EUA. isso é muito. filmes q foram fiascos de verdade como eragon e desventuras em serie alcançaram um pouco mais q isso em toda sua trajetoria de arrecadaçao. é ter esperança q o filme chege aos 100 milhoes nos EUA pq fora dele acho q chega nos 400; falta o japao ainda, china, o brasil...daqui a um mes saberemos como ficara de verdade o quadro. mas é muito animador fora dos eua.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho q vai sair muito bem aqui, naum vejo uma concorrencia muito forte daqui até janeiro...Acabei de conferir neste mesmo site a bilheteria, está indo bem lá fora mesmo, vc se esqueceu da Austrália.Lá qualquer coisa com a Nicole é evento, abriram uma premiere só para ela de A Bússola de Ouro.

Acredito q esse número cresça e vejamos uma continuação, q deve ter bastante coisa a ser discutida para naum falharem uma segunda vez.

É bastante estranho esse fenômeno: rejeição americana e bons números no resto do mundo.

Tudo por causa do Will Smith.77 milhões é muito para um filme q só tem Will Smith...06

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tomare que saiam, ainda dá para consertar os erros de A Bússola de Ouro em suas continuações.Chris Weitz foi uma boa escolha, ele conseguiu captar o espírito exato dos livros de Pullman, o defeito do filme é aquele q todos conhcem: tudo acontece muito rápido.Interessante tb ver como o público internacional recebeu bem A Bússola de Ouro.

A bilheteria total já chegou a 137 milhões.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

o filme em uma semana de exibiçao' date=' indo pra segunda, ja ta quase na casa dos 100 milhoes fora dos EUA. isso é muito. filmes q foram fiascos de verdade como eragon e desventuras em serie alcançaram um pouco mais q isso em toda sua trajetoria de arrecadaçao. é ter esperança q o filme chege aos 100 milhoes nos EUA pq fora dele acho q chega nos 400; falta o japao ainda, china, o brasil...daqui a um mes saberemos como ficara de verdade o quadro. mas é muito animador fora dos eua.
[/quote']

Tá bem dificil pq até agora ele mal fez 50 milhões e já tá quase saindo do top 10...

 

9

3

The Golden

Compass

NL

$3,980,000

-54.9%

2,953

-575

$1,347

$48,418,000

$180

3

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

golden-compass-dakota-425.jpg

 

A Bússola de Ouro (The Golden Compass; Chris Weitz; 2007)

 

Vi o filme e sinceramente não gostei. Dakota Blue Richards é fraca, não entrega carisma e às vezes mostra-se perdida (vejam as cenas que ela protagoniza com Nicole Kidman e verão do que falo). Passa o filme inteiro com seu rosto bonitinho e só, o que é triste, já que Lyra possui todo aquele jeito moleque e sapeca do livro (uma das poucas coisas boas intactas do livro). Já o elenco secundário é completamente desperdiçado, com destaque ao Daniel Craig e a Eva Green (essa última não faz NADA!). Nicole Kidman até consegue trabalhar muito bem o aspecto sedutor e perigoso da Sra. Coulter, mas é vencida pelos rumos trágicos tomados pelo Weitz (não sei se é de acordo com o livro, mas que é ruim é sim, já que ela vira uma espécie de Joe Pesci para Macaulay Lyra Caulkin). Ainda assim, ela alcança grande êxito no primeiro ato do longa, o que é algo verdadeiramente marcante nessa produção. Sam Elliott transmite carisma, porém seu pouco tempo em cena não lhe permite grande coisa. Infelizmente, Weitz não dedica grande tempo aos seus personagens, contando exxcessivamente com o fato da legião de fãs ser seu grande público alvo e assim, pouco pode ser extraido com relação a estes no decorrer do longa, já que os únicos desenvolvidos (leia-se: com maior tempo em cena) são Lyra e o urso (ainda não cheguei no livro na parte onde ele aparece, mas o que foi mostrado me interessa).

 

Tecnicamente impecável, o filme merece destaque a direção de arte, que atém-se a detalhes, como uma cabeceira de cama ou um corrimão de escada, transmitindo através de cada pecinha, aquele universo glorioso, convidando-nos a mergulhar de cabeça naquele mundo mágico. A montagem (da mestra Anne V. Coates) faz um belíssimo trabalho com a colcha de retalhos de Weitz e os efeitos visuais são estonteantes, com óbvio destaque a batalha de urso. E notem os gesticulares de Pantalaimon (muito bem dublado por Freddie Highmore) e seu medo abundante, que possui uma tremenda teimosia graciosa. Entretanto, a trilha sonora de Alexander Desplat peca pelo abuso, já que comenta cada incidente da trama de péssima maneira, mudando de ares a cada cena. Aqui é engraçadinha e acolá busca um tema perigoso (tal pecado é constante na filmografia de Desplat, diga-se).

 

Mas sem dúvidas, a pior coisa de A Bússola de Ouro é Chris Weitz, que está TOTALMENTE perdido, construindo uma verdadeira colcha de retalhos. No primeiro ato, em particular, as cenas são tão desesperadamente apressadas, que muitas tornam-se dispensáveis ou até mesmo confusas para os que não acompanharam o livro (como a estadia de Lyra na casa da Sra. Coulter). Ainda por cima, Weitz brinca com uma cronologia abundantemente confusa (novamente destacando-se o primeiro ato) e ainda por cima torna certos atos dos personagens simplesmente inexplicáveis, como a decisão de Lyra em morar com Marisa Coulter: depois de duas palavrinhas, ela simplesmente decide positivamente sobre tal assunto. Sem possuir aquele refinamento cômico visto em O Grande Garoto, os toques cômicos presentes no longa são geralmente ineficazes, tirando o foco do filme e ainda por cima concluindo os de maneira apressada (como se tirasse rapidamente a câmera pois cada segundo conta), ver cena onde Lyra atira uma fruta que cai na cabeça de um catedrático. Por que ele não aproveitou as boas tiradas do livro, que sempre aparecem no momento certo para aliviar um pouco da tensão, como quando Lyra diz a um senhor que pagou-lhe um lanche após fugir da casa da Sra. Coulter, que seu pai era um assassino (a forma com que Pullman demonstra a indagação do homem é ótima e poderia ter caído como uma luva no filme). Ainda por cima, os diálogos, na pressa de Weitz, abusam da velha trucagem do "falando às paredes", já que eles por vezes falam sozinhos, soando algo típico de novela global do que uma produção de larga escala como essa (além de muitas vezes simplesmente comentarem a ação que se passa).

 

Ainda assim, Weitz possui seus momentos e consegue criar o clima conspiratório adequado à trama, em especial ao primeiro ato, onde ainda estamos conhecendo a base política daquelas pessoas. Além do mais, as seqüências de ação são ótimas, criando tensão ao descortinar uma batalha de larga escala entre dois exércitos (e a retratação das pessoas virando pó pelos efeitos visuais é algo que aumenta mais a magia disso). Por fim, Weitz tbm se sai bem no andamento das reviravoltas do longa, apesar de deixar certas lacunas: se Lyra não acreditou quando a Sra. Coulter era sua mãe, por que acreditou nela quando disse no mesmo momento que Lorde Asriel era seu pai? Kidman parece ter percebido isso, já que retrata a primeira parte com um "ar mentiroso" e no segundo emprega grande convicção, mas isso infelizmente não funciona.

 

Necessitando excessivamente dos aspectos tecnicos para estabelecer uma estética maravilhosa no longa, Weitz raramente cria movimentos de câmera elaborados, apenas segue seus personagens - e quando tenta algo mais criativo, escolhe momentos os quais closes seriam mais apropriados, como a panorâmica (ou travelling, sei lá) no momento em que Lyra diz a Lorde Asriel que o Reitor tentou envenená-lo. Sem JAMAIS trabalhar muito bem as relações dos personagens ou até mesmo as situações propostas pelo livro, o filme mostra-se confuso até mesmo nos pontos básicos da trama, como o funcionamento da tal bússola, despejando suas informações sem grande energia, apenas porque aquilo CONSTA NO ROTEIRO. E esse é o maior erro do filme. A pressa de Weitz é tamanha que o longa torna-se constantemente artificial e raramente faz jus ao conto tão bem criado por Phillip Pullman. Decepcionantemente fraco. 2,25/5

 

Eu me entusiasmei. hehe Há três semanas não vou ao cinema, se quiserem nem leiam. haha
Bernardo2007-12-25 23:50:34
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...