Jump to content
Forum Cinema em Cena

Páginas da Vida


Lara Jolie
 Share

Recommended Posts

  • Members

d0.gif
no%20mínimo%20volta%20à%20primeira%20página Contemporânea
Carla%20Rodrigues 

 

Alcoolismo de novela

A cena é cruel – um sujeito jogado no chão, diante da padaria Rio Lisboa, no Leblon, completamente embriagado, sendo encharcado de cachaça pelos freqüentadores, bebedores como ele. Foi ao ar em “Páginas da Vida” na última segunda-feira como mais um daqueles temas politicamente corretos dos quais as novelas do horário nobre agora tratam.

“Páginas da Vida” é a terceira ou quarta novela consecutiva a ter um alcoolátra entre seus personagens. A causa é nobre. O alcoolismo é um problema de saúde pública. É uma doença grave, por vezes incurável, capaz de destruir a vida de um homem ou de uma mulher.

No entanto, difícil é achar o tom adequado para não esterotipar o bêbado – como aconteceu no episódio de segunda-feira – nem fazer parecer que, se você ainda não caiu na calçada da Rio Lisboa, então é porque não é tão alcoolátra assim como imaginava.

Uma das grandes dificuldades de tratamento do alcoolismo é exatamente fazer com que o bêbado admita que tem um problema. Dado esse passo inicial, poderá haver chance de tratamento e cura, como as que os Alcoolátras Anônimos promovem.

No entanto, Bira (Eduardo Lago) não é exatamente o tipo de alcoolátra capaz de gerar empatia nesse tipo de público. Quando Manuel Carlos justifica sua bebedeira no fato do personagem ter sido abandonado pela mulher, faz parecer que alcoolismo é algo que acomete apenas aqueles que tenham uma razão para isso.

Não apenas centenas de homens que são abandonados pela mulher e não se tornam alcoolátras, como existem os que, mesmo rejeitados, não precisam da bebida para superar o episódio.

Se o objetivo é fazer um discurso politcamente correto que contribua no combate à doença, quanto menos estereótipo, melhor. O alcoolátra que cai na calçada é de fácil identificação. Difícil é perceber a diferença entre hábito social e alcoolismo ou localizar na freqüência diária, mesmo que em menor doses, o mesmo tipo de risco.

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 157
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Alex vai abandonar Marta em 'Páginas da Vida'
10/10/2006 16:25:36 - Redação Gazeta Rádios e Internet


49858.jpg Alex vai abandonar Marta em “Páginas da Vida”. Nos próximos capítulos' date=' o personagem de Marcos Caruso finalmente dará um chega pra lá em Marta (vivida por Lilia Cabral).

Quando souber que a mulher recebeu uma fortuna para permitir que Léo (Thiago Martins) fique com a guarda de Francisco (Gabriel Kaufmann), ele ficará louco de raiva e vai abandonar a megera.

A vilã, que já deu até banho frio no neto para economizar energia, dirá que é mais justo que Francisco seja sustentado pelo pai porque ela não agüenta mais bancar as despesas do neto. Enfurecido, Alex perderá o controle e vai dar uma surra na mulher e, em seguida, decide sair de casa e deixa Marta desesperada.

55101.jpgDepois do escândalo, ela será ignorada até pelos vizinhos e, mesmo com o bolso cheio de dinheiro, vai ficar louca com a solidão.

Mas isso não vai frear a ambição da vilã, que vai jogar pesado também contra Helena (Regina Duarte). Marta verá em Clara (Joana Mocarzel) a chance de arrancar mais dinheiro de Léo, que quando souber que a neta está viva, fará tudo para conseguir a guarda.

[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aliás' date=' o Marcos Caruzo, como sempre, é a melhor coisa da novela.[/quote']

 

Realmente, Forasteiro, e acrescentaria também a Lilia Cabral! E agora só, pois a Fernanda Vasconcelos também estava ótima, foi lastimante a terem tirado!

 

Assisti só no comecinho, está jogo duro aguentar a verdadeira galeria de personagens chatos: a Sandra (Danielle Winnits), José Mayer (metido a galanzão), a personagem da Natália do Vale, da Débora Evelyn...09
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aliás' date=' o Marcos Caruzo, como sempre, é a melhor coisa da novela.[/quote']

 

Realmente, Forasteiro, e acrescentaria também a Lilia Cabral! E agora só, pois a Fernanda Vasconcelos também estava ótima, foi lastimante a terem tirado!

 

Assisti só no comecinho, está jogo duro aguentar a verdadeira galeria de personagens chatos: a Sandra (Danielle Winnits), José Mayer (metido a galanzão), a personagem da Natália do Vale, da Débora Evelyn...09

O filho da Nanda me dá RAIVA!Ô pivete insuportável!
Link to comment
Share on other sites

  • Members

alguém viu a inauguração do cineclube lá da novela ?

eu vendo cartazes atrás de uns filmes do Fellini, Pulp Fiction, Ben-Hur e tal.

adivinha o filme que inaugura a joça ? Muito Gelo e Dois Dedos D'Água, e é óbvio que Daniel Filho foi fazer a propaganda do filme, e é óbvio que todo mundo gostou do filme (mesmo com um risos falsos e a imagem ser claramente falsa) e que a inauguração foi um sucesso, aliás todo mundo é feliz nessa novela, que raiva.

 

pelo menos ontem eles citaram "aquele genial filme do Woody Allen, Match Point", pelo menos isso...

 

e a Sandra dormindo com o Greg foi falso, muito falso.
Vítor Riddle2006-10-22 19:32:12
Link to comment
Share on other sites

  • Members
alguém viu a inauguração do cineclube lá da novela ?

eu vendo cartazes atrás de uns filmes do Fellini' date=' Pulp Fiction, Ben-Hur e tal.

adivinha o filme que inaugura a joça ? Muito Gelo e Dois Dedos D'Água, e é óbvio que Daniel Filho foi fazer a propaganda do filme, e é óbvio que todo mundo gostou do filme (mesmo com um risos falsos e a imagem ser claramente falsa) e que a inauguração foi um sucesso, aliás todo mundo é feliz nessa novela, que raiva.

 

pelo menos ontem eles citaram "aquele genial filme do Woody Alllen, Match Point", pelo menos isso...

 

e a Sandra dormindo com o Greg foi falso, muito falso.
[/quote']

 

Comentei sobre o Cineclube lá no Cineclube. Plágio maldito!1106 Mas como disse lá, enquanto nós começamos com A Lista de Schindler, eles começam com Muito Gelo e Dois Dedos D'Água.06
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Uma aliada para Alex: Alice tenta convencer Leo a não ficar com Francisco em 'Páginas da Vida'

 

24/10/2006 15:10:04 - Ego

 

 

 

 

 

 

Surpreendentemente' date=' Alice se mostra disposta a conhecer o filho de Leo.

A desculpa é simples. Se o garoto e ela vão compartilhar da mesma casa,

nada mais justo que tenha o direito de conhecê-lo. Leo estranha essa

súbita mudança de opinião da noiva, afinal, ela fez um pequeno

escândalo quando soube da novidade. Mas agora parece pensar diferente.

 

Provavelmente,

os conselhos de Hortênsia surtiram efeito. Bem mais humorada que antes,

admite que não quer brigar por conta de um problema desses. Mas, ainda

assim, não acha que Leo deva se martirizar exageradamente por conta de

um erro do passado. Alice continua achando que não há necessidade de

levar Francisco para morar com eles, já que o garoto vive feliz com os

avós desde sempre.

 

Mas Leo não admite que seja de outra forma.

Se é pai, quer ser pai em tempo integral. Quer muito que Francisco viva

com eles – e com todos os filhos que um dia tiverem. Na cabeça do

rapaz, fazer isso não passa de sua obrigação.

 

Doçura exagerada

 

Vendo

a intransigência Leo, Alice continua com sua pregação, mas reforça

ainda mais a doçura com que articula as palavras. Ele argumenta que os

avós talvez venham a sofrer muito se forem forçados a se afastar do

neto.

 

O exemplo mais óbvio disso seria a péssima reação de

Alex naquele mesmo dia, que se mostrou incapaz de perdoar Leo pelo que

ele fez com Nanda. Para amolecer o coração daquele pobre homem, Alice

aconselha Leo a ajudá-lo e à sua família. Talvez se oferecesse um bom

dinheiro, uma mesada, ele enfim o perdoasse. Aí tudo seria mais fácil.

 

Poderia

manter contato com Francisco, escrever periodicamente, conversar por

telefone, vê-lo nas férias – enfim, manter uma relação regular, mas sem

a necessidade de tirá-lo da casa dos avós.

 

Nessa hora, ouvem-se

batidas na porta. É Hortênsia que os chama para jantar. Os dois têm de

interromper a conversa, mas Alice pede que Leo pense muito bem em tudo

que disse: – “vai ser melhor para todo mundo”. Ele nem imagina, mas

Alex acaba de ganhar uma aliada.[/quote']

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Meu Deus' date=' o que era aquilo na novela de hoje?! O enrustido do piano alisando a anoréxica. Do jeito que vai, só pode acabar amanhã mesmo. [/quote']

 

 

 

O pior que eu vi isso tb. Ela tava com cara de quem estava despachando um documento em três vias numa repartição pública.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sinceramente, depois de tanto alisar a menina daquele jeito, o cara só pode ter brochado... Pelo amor de Deus... Manoel Carlos tá exagerando no romantismo dos dois... É ruim de ter um casal de adolescentes hoje em dia que ficaria tanto tempo passando o dedo um no outro... Se os dedos tivessem em outro local pelo menos... Mas, putz! No ombro?09110617

 

The Spartan

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

 

 

 

Mas, é muita sacanagem mesmo... o cara chega e vai logo tirando o menino do avô.. ninguém merece, acho que esse velho morre se isso acontecer...

[/quote']

 

o pior mesmo é o fantasma da Nanda assombrar a Helena e aparecer pro Leonardo pedindo para ficar com as duas crianças. Ô fantasma sem noção esse da Nanda não acha?

 

o fantasma da Nanda nem sabe o mal que pode fazer ao próprio pai (Alex) se o Leonardo conseguir tirar o Fransico dele e também nem sabe que a Helena salvou a Clara de ir pro orfanato já que o dignissimo Leonardo nem deu bola pra ela e pro irmão (depois que a Nanda morreu) e também a Marta é preoconceituosa porque a menina tem sindrome de down

cinéfilo2006-11-15 12:20:15

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Por que o horário da novela sempre oscila? Não se sabe exatamente que horas termina (e mesmo quando começa).

Ultimamente tem terminado 10h, 10h02, 10h06 (da noite)... E ainda há as quartas do futebol.

Não seria ideal que os capítulos tivessem duração fixa como nos seriados (americanos)? Organizadinho tudo parece melhor (mas o futebol também impossibilita. Por isso, tenho sugestões de adiantar o JN, mas isso é outra história).

Afinal, isso é bom ou é ruim?

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Aliás' date=' o Marcos Caruzo, como sempre, é a melhor coisa da novela.[/quote']

 

 

 

Realmente, Forasteiro, e acrescentaria também a Lilia Cabral! E agora

só, pois a Fernanda Vasconcelos também estava ótima, foi lastimante a

terem tirado!

 

 

 

Assisti só no comecinho, está jogo duro aguentar a verdadeira galeria

de personagens chatos: a Sandra (Danielle Winnits), José Mayer (metido

a galanzão), a personagem da Natália do Vale, da Débora Evelyn...09

 

 

O filho da Nanda me dá RAIVA!Ô pivete insuportável!

 

 

 

 

 

 

Que é isso! Aquele menino é uma graça! Muito lindo...01

 

 

 

 

 

Agora quanto a essa novela, ela é chata demais, meu Deus! Os

personagens são chatos, a trama é chata, tudo é chato!!!! Eu assisto 

vez ou outra, por que não estou estudando no momento... Meus pais,

ficam até irritados comigo na sala (hahahahah) porque eu fico o tempo

todo criticando!

 

 

 

Eu acho o Alex um banana, depois de tudo o que aconteceu com a filha,

ele tinha que ter ido embora há muito tempo de casa e não só agora (se

é que vai sair mesmo, duvido.)

 

 

 

Eu gosto tanto da Leandra Leal, mas nessa novela ela tá ganhando na

chatice, ela e aquele namorado "sem sal" dela. Pelo jeito, ela vai

começar a ficar com o irmão da Nanda, espero que a partir disso, ela

perca um pouquinho de sua chatice.

 

 

 

Outro casalzinho chato são aqueles adolescentes (o pianista e a

bulímica), ele podia, pelo menos trocar a música que toca ao piano,

porque a música é tão bonita mas vai acabar enjoando... (Ah, esqueci...

Ele só sabe tocar essa).

 

 

 

Outro casal chato: a fotógrafa e o fotógrafo. Putz! São os piores!

Aquele azedume daquele cara é de matar! E o pior é aquela tonta

suspirando durante vários anos por ele. Isso não existe!14

 

 

 

O que dá pra notar é que vários atores estão detestando o papel que

estão fazendo. Um deles é o Edson Celulari, ele é um ótimo ator, mas

esse papel que escolheram pra ele, ninguem merece, que coisa mais

apagada! Nem traindo a mulher, ele perde aquele jeito apagado dele.

Tenho certeza que isso é reflexo da boa vontade que ele deve estar

tendo pra fazer esse papel.

 

 

 

E outra até a Ana Paula Arósio, exigiu umas férias dessa novela. Pra

mim é pior papel da carreira dela. Eu também acho que ela não está

gostando.07

 

 

 

Critiquei pra caramba, né?06 (isso não é nada, meus pais escutam muito mais) hahahahahahah

 

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

MÔNICA BERGAMO
Folha de São Paulo - 07.07.2007


Celebridades usam pseudônimos para se comunicar com os amigos na internet longe da curiosidade dos fãs; em seu blog, a atriz Leandra Leal critica a novela "Páginas da Vida" e compara Danielle Winits a Willy Wonka


"23 anos, 1982, signo virgem -paranóica, neurótica, toda errada...-, sou atriz, artesã, gosto do outono, penso bastante, produtora, diretora, roteirista, amiga, tudo que puder, namoro e vivo com ele, sou a favor do aborto..." É assim que a atriz Leandra Leal se descreve em seu blog www.alicemepersegue.blogger.com.br, no qual se apresenta apenas como "Lelê". No Orkut, ela também adota um apelido: "Lelé da Cuca". E assim, camuflada, comunica-se com amigos sem que os fãs a descubram. Pelo menos a maioria deles.


Na página do Orkut, a própria Leandra avisa o público que não adianta insistir: "Se você me curte, massa, valeu, mas se eu ficar add ["adicionando", em internetês] todos será balbúrdia. Mas nada impede a troca de scraps", escreve ela, que integra a comunidade "Amantes de Leandra Leal".


Sob o quase-anonimato, Leandra, que interpreta Sabrina na novela "Páginas da Vida", da TV Globo, desabafa: "Engoli um segredo que não é meu: essa novela não começou, não acabou, e nem sei como dura. Ela poderia chegar logo ao [capítulo] 200, não tenho mais paciência e confesso [que] será muito difícil acreditar numa novela novamente, vai levar tempo".


A performance dos colegas também ganha análise. "Achei a inspiração de Daniwinits [a colega Danielle Winits] para interpretar a Sandra: Willy Wonka", diz, ilustrando com foto o célebre personagem do filme "A Fantástica Fábrica de Chocolate". Procurada pela coluna, a assessoria de imprensa da atriz diz apenas que a página do Orkut é "pessoal". Leandra não foi localizada para comentar seu blog e seu perfil.

 

16060606060606
skellington2007-01-14 12:06:12
Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Arrastada, ‘Páginas’ perde ibope no final

Os bastidores de "Páginas da Vida", marcados por atrasos e revoltas de atores, estão cada vez mais interessantes. E o telespectador já dá sinais de saturação com a "encheção de lingüiça" que domina a trama.
A um mês do final, a novela marca menos de 50 pontos, audiência extraordinária, mas abaixo do "padrão Globo". Nenhuma das últimas três novelas das oito deram médias semanais inferiores a 50 pontos em suas últimas oito semanas. Desde dezembro, "Páginas", que já marcou 53 pontos semanais, não consegue superar a casa dos 46. A média desde o primeiro capítulo é de 47.
Os últimos capítulos da trama foram arrastados. Na terça, foram exibidos mais de um minuto de paisagens do Rio. A visita de Olívia (Ana Paula Arósio) e Léo (Thiago Rodrigues) a um cemitério parecia ser em tempo real, de tão morosa.
A Folha apurou que o principal problema são os atrasos na entrega de capítulos. A direção já chegou a transformar dois capítulos de texto em seis. Personagens importantes desaparecem e atores já se perguntam se seus papéis terão desfechos.
O autor de "Páginas", Manoel Carlos, diz que os capítulos que se multiplicaram em dois ou três tinham o dobro ou o triplo do número de páginas convencional. Afirma que o ritmo da novela está normal. "Quanto à queda de audiência, ela nos parece absolutamente estabilizada", disse.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Eu gosto de algumas partes da novela. Até agora naõ entendi pq raios, o pai quer  a guarda dos filhos se abandonou a namorada grávida (ele abandonou mesmo???) ... tá, to meio desatualizada08.

 

 Um lance engraçado nessa novela: tem um monte de bons atores cujo personagens tem aparições relâmpagos. 

 Tipo assim, tem atores demais, muitas caras novas que aparecem mais do que atores, digamos veteranos. Assim tem razão da Grazie se destacar.

 

 Achei o fim Ana Paula Arósio beijar um cara comprometido, fazer mil planos com ele como se ele fosse livre... afff!

 Isso pq ele abandonou a namorada grávida, que diga-se de passagem era a amiga dela...
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...