Jump to content
Forum Cinema em Cena

Marcou Minha Vida, Mas Não é Obra-prima


Thiago Araujo
 Share

Recommended Posts

  • Replies 429
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

E qual é a importância artística de Fuga de NY?

Escrevi acima' date=' e, se você acha que não tem nada de blockbuster, vai dar uma olhada no orçamento do filme.

A pergunta é quase que retórica. Vc apresenta aquilo como fato, mas o único fato é que aquilo é uma opinião. Se vc acha que "Curtindo a Vida" é clichê, ok, mas isso é opinião sua, não é um fato que vale para todos e que negue a possibilidade do filme ser uma obra-prima, conceito relativo.

Certo, se você acha que não é, então desenvolva e me dê argumentos.

Travis Bickle2006-7-11 15:47:44
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obras primas: Guernica - Picasso (inovação)' date=' 2001 - Kubrick (inovação), 9ª Sinfonia - Beethoven (inovação), Le Nozze de Figaro - Mozart (inovação), bom só para citar vários tipos de arte, e vários tipos de obra-prima, como vocês devem ter notado há uma semelhança em todas, vamos ver se conseguem adivinhar.

[/quote']

"O pai da criança" são gênios?????smiley36.gif E daí????smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obras primas: Guernica - Picasso (inovação)' date=' 2001 - Kubrick (inovação), 9ª Sinfonia - Beethoven (inovação), Le Nozze de Figaro - Mozart (inovação), bom só para citar vários tipos de arte, e vários tipos de obra-prima, como vocês devem ter notado há uma semelhança em todas, vamos ver se conseguem adivinhar.

Entenderam agora o que é dizer que Curtindo a Vida é obra-prima? É colocar no patamar dessas obras artisticas.

E sim, entendi que existem "10" diferentes, mas lembrem-se que nem todo "10" é uma obra-prima. Obra prima é algo genial, fora do comum, algo que não é todo mundo que pode sair fazendo.

[/quote']

"No patamar dessas obras artísticas"? Wtf?

O que impede alguém de não considerar 2001, Nozze de Figaro, 9ª Sinfonia, Guernica obras-primas e considerar Curtindo a Vida uma op? Obra-Prima é um conceito RELATIVO.

Link to comment
Share on other sites

Obras primas: Guernica - Picasso (inovação)' date=' 2001 - Kubrick (inovação), 9ª Sinfonia - Beethoven (inovação), Le Nozze de Figaro - Mozart (inovação), bom só para citar vários tipos de arte, e vários tipos de obra-prima, como vocês devem ter notado há uma semelhança em todas, vamos ver se conseguem adivinhar.

Entenderam agora o que é dizer que Curtindo a Vida é obra-prima? É colocar no patamar dessas obras artisticas.

E sim, entendi que existem "10" diferentes, mas lembrem-se que nem todo "10" é uma obra-prima. Obra prima é algo genial, fora do comum, algo que não é todo mundo que pode sair fazendo.

[/quote']

Porque então até hoje não foi lançado sequer um único filme com a mesma graça e charme de Curtindo a Vida? Porque refilmaram Nosferatu com Klaus Kinski e ficou tão bom quanto o filme de Murnou? Porque grande parte das pessoas não considera 2001 um belo filme? Coisa de gênio? Porque muitos não passam da meia hora inicial? Enfiar goela abaixo um conceito Travis é fácil, o difícil é engolir sem chiar...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A pergunta é quase que retórica. Vc apresenta aquilo como fato' date=' mas o único fato é que aquilo é uma opinião. Se vc acha que "Curtindo a Vida" é clichê, ok, mas isso é opinião sua, não é um fato que vale para todos e que negue a possibilidade do filme ser uma obra-prima, conceito relativo.

[/quote']

Certo, se você acha que não é, então desenvolva e me dê argumentos.

Eu não vi o filme e não posso afirmar se ele é clichê ou não.

Além do mais, clichê não é sinônimo de ruindade se vc contar bem a história. Kill Bill é uma progressão de clichês e é por muitos considerado um filme inovador.

Kill Bill é clichê, e daí? Muita gente considera obra-prima, considerando clichê, ou não considerando clichê.

Se Curtindo a Vida Adoidado é clichê ou não, não está em questão. Se é clichê, pode ser opinião sua. Se não é OP pode ser opinião sua. Eu posso considerar o filme tanto clichê-OP, quanto clichê-não-OP, quanto não-clichê-OP, quanto não-clichê-não-OP.

Não vi o filme, não posso provar se o filme é clichê ou não. Mas se ele for, é a opinião de quem diz. E mesmo sendo ou não sendo clichê, NADA anula a possibilidade de um filme ser uma obra-prima.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Porque então até hoje não foi lançado sequer um único filme com a mesma graça e charme de Curtindo a Vida?

Isso é sua opinião.

Porque refilmaram Nosferatu com Klaus Kinski e ficou tão bom quanto o filme de Murnou?

Hmm' date=' e de onde saiu a idéia original? Do Murnau ou do Herzog?
Aí está a diferença da obra-prima pro "filme legal".

Porque grande parte das pessoas não considera 2001 um belo filme? Coisa de gênio? Porque muitos não passam da meia hora inicial?

Porque 2001 não é um filme de mero entretenimento. É um filme para reflexão. Você acha a leitura de "Assim falou Zaratustra" de Nietzche legal? "O Processo" de Kafka é legal? Não. O que importa é o conteúdo da obra, e o mesmo se dá para "2001".

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obras primas: Guernica - Picasso (inovação)' date=' 2001 - Kubrick (inovação), 9ª Sinfonia - Beethoven (inovação), Le Nozze de Figaro - Mozart (inovação), bom só para citar vários tipos de arte, e vários tipos de obra-prima, como vocês devem ter notado há uma semelhança em todas, vamos ver se conseguem adivinhar.

Entenderam agora o que é dizer que Curtindo a Vida é obra-prima? É colocar no patamar dessas obras artisticas.[/quote']

Quando vc fala que Fuga de NY é OP, vc o está colocando no mesmo nível dos filmes acima citados... Vc acha isso certo?

Em tempo: as 'inovações' que vc citou em Fuga de NY são todas SUBJETIVAS...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kill Bill é clichê' date=' e daí? Muita gente considera obra-prima, considerando clichê, ou não considerando clichê.

[/quote']

Kill Bill é clichê?? O Tarantino faz justamente um uso cômico dos clichês tipicos de westerns e filmes de kung-fu, isso não faz do filme um clichê.

 Kill Bill é uma progressão de clichês e é por muitos considerado um filme inovador.

Se o filme fosse uma progressão de clichês nao seria considerado inovador. É como eu disse no quote acima.

Link to comment
Share on other sites

Top Secret - Diversão pura com o então jovem Val Kilmer (no cartaz a inesquecivel "vaca")!!!smiley32.gifsmiley32.gifsmiley32.gif

 

Seria esse filme por alguns uma OP????smiley5.gifsmiley36.gif

 

Adoro esse filme!! Sinceramente não sei se é obra prima ou não, depois de ler a discussão percebi que simplesmente não me importo muito com nomes mais.

 

A propósito, adoro esse aqui, que pouca gente viu...chama-se em português Viagem ao Sobrenatural e era muito comum nas noites da Band nos anos 80... A propósito, não sei o que esta moça está fazendo aí no cartaz, já que não é a personagem principal do filme e nem é tão importante assim. smiley36.gif

 

 

 

6301338200.01._AA280_SCLZZZZZZZ_.jpgMr. Scofield2006-7-11 16:36:32

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Porque então até hoje não foi lançado sequer um único filme com a mesma graça e charme de Curtindo a Vida?

Isso é sua opinião.

Assim como o resto da sua argumentação.

Porque refilmaram Nosferatu com Klaus Kinski e ficou tão bom quanto o filme de Murnou?

Hmm' date=' e de onde saiu a idéia original? Do Murnau ou do Herzog?
Aí está a diferença da obra-prima pro "filme legal".[/quote']

Sua opinião... podem dizer que Herzog refilmou o Nosferatu com tanto talento que ficou melhor que o original.

Porque grande parte das pessoas não considera 2001 um belo filme? Coisa de gênio? Porque muitos não passam da meia hora inicial?

Porque 2001 não é um filme de mero entretenimento. É um filme para reflexão. Você acha a leitura de "Assim falou Zaratustra" de Nietzche legal? "O Processo" de Kafka é legal? Não. O que importa é o conteúdo da obra' date=' e o mesmo se dá para "2001".

[/quote']

O entretenimento não está interligado à apreciação da arte? Dizer que 2001 é chato não é um bom argumento pra dizer que não achou ele uma OP?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obras primas: Guernica - Picasso (inovação)' date=' 2001 - Kubrick (inovação), 9ª Sinfonia - Beethoven (inovação), Le Nozze de Figaro - Mozart (inovação), bom só para citar vários tipos de arte, e vários tipos de obra-prima, como vocês devem ter notado há uma semelhança em todas, vamos ver se conseguem adivinhar.

Entenderam agora o que é dizer que Curtindo a Vida é obra-prima? É colocar no patamar dessas obras artisticas.[/quote']

Quando vc fala que Fuga de NY é OP, vc o está colocando no mesmo nível dos filmes acima citados... Vc acha isso certo?

Em tempo: as 'inovações' que vc citou em Fuga de NY são todas SUBJETIVAS...

Sim, acho certo. Obra-prima = genialidade. Cada uma a seu modo, mas todas tendo a questão da criatividade e da genialidade em comum. É claro que há as mais e as menos importantes, mas isso nao tira das menos importantes o devido reconhecimento .

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kill Bill é clichê' date=' e daí? Muita gente considera obra-prima, considerando clichê, ou não considerando clichê.

[/quote']

Kill Bill é clichê?? O Tarantino faz justamente um uso cômico dos clichês tipicos de westerns e filmes de kung-fu, isso não faz do filme um clichê.

 Kill Bill é uma progressão de clichês e é por muitos considerado um filme inovador.

Se o filme fosse uma progressão de clichês nao seria considerado inovador. É como eu disse no quote acima.

Então vc está dizendo que pode se fazer bom uso de clichês em um filme. Clichê é sinônimo de filme ruim?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obras primas: Guernica - Picasso (inovação)' date=' 2001 - Kubrick (inovação), 9ª Sinfonia - Beethoven (inovação), Le Nozze de Figaro - Mozart (inovação), bom só para citar vários tipos de arte, e vários tipos de obra-prima, como vocês devem ter notado há uma semelhança em todas, vamos ver se conseguem adivinhar.

Entenderam agora o que é dizer que Curtindo a Vida é obra-prima? É colocar no patamar dessas obras artisticas.[/quote']

Quando vc fala que Fuga de NY é OP, vc o está colocando no mesmo nível dos filmes acima citados... Vc acha isso certo?

Em tempo: as 'inovações' que vc citou em Fuga de NY são todas SUBJETIVAS...

Sim, acho certo. Obra-prima = genialidade. Cada uma a seu modo, mas todas tendo a questão da criatividade e da genialidade em comum. É claro que há as mais e as menos importantes, mas isso nao tira das menos importantes o devido reconhecimento .

Babaquice retórica... Obra prima = genialidade. Genialidade é subjetiva. Se fosse um conceito objetivo, filmes geniais seriam unanimidade e não mero consenso entre boa parte de crítica e público.

Suas impressões sobre Fuga de NY são inteiramente subjetivas e tem muita gente que não compartilha delas (eu, por exemplo, acho Eles Vivem muito melhor que Fuga e posso perder horas aqui escrevendo sobre). Essa questão de que Carpenter foi 'criativo', 'genial' é SUBJETIVO, independente de vc achar o contrário.

Logo, poderá haver casos como o de Curtindo a Vida Adoidado em que alguém aponte aspectos que justifiquem o porquê de achar o filme uma OP.    

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kill Bill é clichê' date=' e daí? Muita gente considera obra-prima, considerando clichê, ou não considerando clichê.

[/quote']

Kill Bill é clichê?? O Tarantino faz justamente um uso cômico dos clichês tipicos de westerns e filmes de kung-fu, isso não faz do filme um clichê.

Faz uso cômico dos clichês, ou seja, utiliza clichês, logo Kill Bill é clichê.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se o filme fosse uma progressão de clichês nao seria considerado inovador. É como eu disse no quote acima.

Travis' date=' "Nausea total" é uma obra-prima??????smiley36.gifsmiley5.gif

[/quote']

Não, mas tem seus méritos

Kill Bill é clichê' date=' e daí? Muita gente considera obra-prima, considerando clichê, ou não considerando clichê.

[/quote']

Kill Bill é clichê?? O Tarantino faz justamente um uso cômico dos clichês tipicos de westerns e filmes de kung-fu, isso não faz do filme um clichê.

 Kill Bill é uma progressão de clichês e é por muitos considerado um filme inovador.

Se o filme fosse uma progressão de clichês nao seria considerado inovador. É como eu disse no quote acima.

Então vc está dizendo que pode se fazer bom uso de clichês em um filme. Clichê é sinônimo de filme ruim?

É diferente você usar ironicamente os cliches' date=' como fez Kill Bill, do que usar cliches sem saber que você está usando, como Curtindo.

O entretenimento não está interligado à apreciação da arte? Dizer que 2001 é chato não é um bom argumento pra dizer que não achou ele uma OP?

Lógico que está, onde eu disse que não estava? Você não entendeu o que eu disse, vou tentar explicar melhor:
Há filmes que funcionam como entrenimento, você vai assistir o filme para descontrair e se divertir, e eles podem sim ser obras-primas, em contrapartida há filmes que não sao mero entretenimento, quem vai assistir esperando diversão se fode pq o filme não é diversão, é reflexão, esse é o caso de 2001. Daí o filme ser chato se for levado em conta a diversão, mas genial se for levado em conta o conteúdo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Obras primas: Guernica - Picasso (inovação)' date=' 2001 - Kubrick (inovação), 9ª Sinfonia - Beethoven (inovação), Le Nozze de Figaro - Mozart (inovação), bom só para citar vários tipos de arte, e vários tipos de obra-prima, como vocês devem ter notado há uma semelhança em todas, vamos ver se conseguem adivinhar.

Entenderam agora o que é dizer que Curtindo a Vida é obra-prima? É colocar no patamar dessas obras artisticas.[/quote']

Quando vc fala que Fuga de NY é OP, vc o está colocando no mesmo nível dos filmes acima citados... Vc acha isso certo?

Em tempo: as 'inovações' que vc citou em Fuga de NY são todas SUBJETIVAS...

Sim, acho certo. Obra-prima = genialidade. Cada uma a seu modo, mas todas tendo a questão da criatividade e da genialidade em comum. É claro que há as mais e as menos importantes, mas isso nao tira das menos importantes o devido reconhecimento .

Babaquice retórica... Obra prima = genialidade. Genialidade é subjetiva. Se fosse um conceito objetivo, filmes geniais seriam unanimidade e não mero consenso entre boa parte de crítica e público.

Suas impressões sobre Fuga de NY são inteiramente subjetivas e tem muita gente que não compartilha delas (eu, por exemplo, acho Eles Vivem muito melhor que Fuga e posso perder horas aqui escrevendo sobre). Essa questão de que Carpenter foi 'criativo', 'genial' é SUBJETIVO, independente de vc achar o contrário.

Logo, poderá haver casos como o de Curtindo a Vida Adoidado em que alguém aponte aspectos que justifiquem o porquê de achar o filme uma OP.    

 

Tambem acho Eles Vivem melhor que Fuga de NY.
E sim, podem haver casos em que alguem aponte aspectos que justifiquem o porquê de achar o filme uma OP (Curtindo a Vida). Mas, infelizmente, até agora nao apareceram, e eu, até agora, desconheço.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Porque grande parte das pessoas não considera 2001 um belo filme? Coisa de gênio? Porque muitos não passam da meia hora inicial?

Porque 2001 não é um filme de mero entretenimento. É um filme para reflexão.

Eu me divirto muito com 2001... Adoro os macaquinhos, viajo com a música no balé espacial...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Kill Bill é clichê' date=' e daí? Muita gente considera obra-prima, considerando clichê, ou não considerando clichê.

[/quote']

Kill Bill é clichê?? O Tarantino faz justamente um uso cômico dos clichês tipicos de westerns e filmes de kung-fu, isso não faz do filme um clichê.

Faz uso cômico dos clichês, ou seja, utiliza clichês, logo Kill Bill é clichê.

Kill Bill se UTILIZA de clichês, o que não faz dele um filme clichê. Você já viu algum filme parecido com Kill Bill?
Agora voltando ao ponto: Você ja viu um filme parecido com Curtindo a Vida? smiley2.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O entretenimento não está interligado à apreciação da arte? Dizer que 2001 é chato não é um bom argumento pra dizer que não achou ele uma OP?

Lógico que está' date=' onde eu disse que não estava? Você não entendeu o que eu disse, vou tentar explicar melhor:
Há filmes que funcionam como entrenimento, você vai assistir o filme para descontrair e se divertir, e eles podem sim ser obras-primas, em contrapartida há filmes que não sao mero entretenimento, quem vai assistir esperando diversão se fode pq o filme não é diversão, é reflexão, esse é o caso de 2001. Daí o filme ser chato se for levado em conta a diversão, mas genial se for levado em conta o conteúdo.

[/quote']

WTF!! Isso coloca em cheque TUDO o que vc disse... Curtindo a Vida é entretenimento, logo, ele pode sim ser uma OP!!!

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu me divirto muito com 2001... Adoro os macaquinhos' date=' viajo com a música no balé espacial...

[/quote']

Que bom, eu também. Mas tem gente que nao ve assim. Triste não? 

É diferente você usar ironicamente os cliches' date=' como fez Kill Bill, do que usar cliches sem saber que você está usando, como Curtindo.[/quote']

Fato ou opinião?

Fato, Kill Bill é um filme que se UTILIZA de cliches. Curtindo a Vida é um cliche. Logo, são formas diferentes de se ver um determinado ponto.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...