Jump to content
Forum Cinema em Cena

Superman II - A Aventura Continua


Recommended Posts

 

Realmente Superman II envelheceu muito mal, ao contrário do seu antecessor. Algumas cenas beiram o ridículo e o próprio Superman tem certos desvios morais inaceitáveis tanto hoje em dia quanto em 1980, mas passava despercebido não sei porque. Um deles é a máxima de que Superman nunca mata, isso é uma das bases da personalidade e moral dele, mas quando ele retira os poderes dos tres kryptonianos, a primeira coisa que faz é jogar Zod na parede, daí ele cai no precipício, depois os outros dois caem por acidente, mas Superman poderia ter evitado.

 

Essa citada também de que ele se torna humano e suas roupas se transformam é terrível, não sei se faz parte das filmagens do Donner, mas circula pela net uma foto da Lois Lane vestida com a camisa d uniforme do Super, uma cena que demonstraria o grau de intimidade dos dois, seria muito interessante.

 

Nunca gostei da quebra de ritmo no meio do filme, a partir do momento que Lois descobre que Clark é Superman, então eles vão para a fortaleza e os bandidos atacam uma cidadezinha... essa parte do filme fica muito arrastada, estranha, destoando do resto do filme... lembro que quando era criança, passava a fita para frente na hora em que ele recuperava seus poderes.

 

dornas2006-7-11 11:46:25

Link to comment
Share on other sites

Superman III e IV são pavorosos. Agora, eu não acho Superman II tão ruim como apregoam. Eu acho os tais "desvios morais"do Superman completamente aceitáveis, uma vez que, apesar de ser um alien, ele foi criado na Terra, por humanos e conviveu com humanos. Nada mais justo do que ter uma atitude típica de um humano. Ainda sobre os vilões: se o Super conseguiu reverter o processo de perda de poderes, era óbvio que deixar os kryptonianos vivos era perigoso demais.

Link to comment
Share on other sites

Putz,vi este filme pela última vez já faz algum tempo,mas lendo a crítica do Pablo me lembrei de uma dúvida que eu sempre tive e que talvez algum fã de Superman possa me ajudar a esclarecer:

Para se casar com a Lois ele tem que abrir mão de seus super-poderes.Tá,tudo bem,mas como ele poderia abrir mão de ser o que é?

Explico: Para os terráqueos ele "parece" ter super-poderes,mas na verdade,ser como o Superman é,é uma característica de TODOS os kriptonianos (vide os criminosos que são libertados por acidente),ou seja,eles são seres que parecem humanos,mas tem características próprias que para os habitantes da terra são interpretadas como super-poderes.Como ele poderia abrir mão disso?

Tem alguma explicação que me escapou?

Dado2006-7-11 17:53:33
Link to comment
Share on other sites

Boa pergunta Dado... Nunca parei pra pensar nisso, particularmente...

Enfim, a crítica do Pablo foi fabulosa e tb acho que Superman II está envelhecendo horrorosamente a cada ano que passa. Minha principal queixa (e a causa do envelhecimento precoce) é a mudança brusca de tom que Lester imprime em seu 'filme' (entre aspas pq acredito que os melhores momentos do filme são de crédito de Donner). Donner investiu na elegância e na opulência; Lester investiu no pastelão e Super II só não é um fracasso total pq lá está um bocado de material do Donner.

Mas daí veio Superman III, all directed by Lester, e o desastre estava consumado...

Link to comment
Share on other sites

Putz' date='vi este filme pela última vez já faz algum tempo,mas lendo a crítica do Pablo me lembrei de uma dúvida que eu sempre tive e que talvez algum fã de Superman possa me ajudar a esclarecer:

Para se casar com a Lois ele tem que abrir mão de seus super-poderes.Tá,tudo bem,mas como ele poderia abrir mão de ser o que é?

Explico: Para os terráqueos ele "parece" ter super-poderes,mas na verdade,ser como o Superman é,é uma característica de TODOS os kriptonianos (vide os criminosos que são libertados por acidente),ou seja,eles são seres que parecem humanos,mas tem características próprias que para os habitantes da terra são interpretadas como super-poderes.Como ele poderia abrir mão disso?

Tem alguma explicação que me escapou?

[/quote']

Eu enxerguei como uma (mal-feita) inclusão de mitologia na história. A mãe dele fala assim "vc terá que viver como mortal". Mortal? Wtf? É muito preguiçosa a inclusão da história grega (os diálogos foram praticamente colados no Hércules da Disney), mas funcionam no filme.

Link to comment
Share on other sites

 

 

Superman III é pavoroso, mas virou cult por causa da luta no ferro velho

 

Superman IV - Em busca da paz é uma bomba atômica, mas virou cult por causa do mais inútil vilão que o Superman enfrentou o Homem-Nuclear (ou Solar)

 

 

sobre o II ele é melhor que o I, mas seria muito melhor se tivessem mantido o Richard Donner

 

cinéfilo2006-7-14 16:40:15

Link to comment
Share on other sites

Superman III é pavoroso' date=' mas virou cult por causa da luta no ferro velho Superman IV - Em busca da paz é uma bomba atômica, mas virou cult por causa do mais bizarro (não o próprio) e mais inútil vilão o Homem-Nuclear (ou Solar)

 

[/quote']

 

Cara, dos filmes do super, o 3 pra mim é disparado o pior. Até pq o Lester tentou dar um ar cômico que acabou ferrando o filme.

Link to comment
Share on other sites

poxa eu assisti o segundo filme(ta passando agora na TNT)

mas eu assisti o segundo filme ja num faz mto tempo...e gostei, como disseram aki a parte dos vilões atacando a cidadezinha é meio estranha...

mas eu achei legal o superman perder os poderes e tal....mas poderia ser por outro motivo....

mas foi legal ele ter perdido os poderes pq ele viu q não daria para viver sem eles...pq estava meio na mente dele fazer o bem...

ele não se sentiria bem, olhando um monte de coisa acontecer e ele tendo largado mão dos seus poderes

outra coisa interesante foi ele ter revelado o segredo para a lois...isso foi bem interesante mesmo eu achei...mas no final ele faz ela esquecer de td....

e a luta dele contra os 3 supervilões foi daora, pelo menos eu achei hehehehe...

o 2 é totalmente daora hehehehehe...

mas o primeiro é classico dos classicos, e insuperavel...

Link to comment
Share on other sites

Eu não lembro agora da cena em que o Superman recupera os poderes' date=' pois estava acostumado a ver picado na TV aberta, mas soube que existiria uma cena cortada em que o Jor-El (Marlon Brando) se sacrificaria pra devolver os poderes ao Clark, e que essa cena teria sido perdida.[/quote']

Essa cena quem filmou foi o Donner... Foi arrancada da versão oficial do filme pelo Lester...

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...

Superman II

 

Em 1977,Richard Donner estava filmando dois filmes do Superman simultaneamente.Porém,com 75% das cenas de Superman II filmadas,os produtores suspenderam as filmagens para Donner ocupar mais com a edição de Superman.
Após o sucesso de publico e critica de Superman,Donner achou que iria filmar o 25% restante de Superman II.Porém,em uma daquelas coisas que ninguém hoje conseguiu entender e que só acontece em Hollyoodd,uma serie de eventos fizeram os picaretas produtores do filme,Alexandre e Ilya Salkind,junto com Pierre Sangler demitirem Richard Donner!Antes de tudo,vale explicar o que aconteceu.
Os produtores decidiram tirar todas as cenas de Marlon Brando na parte 2 e por a mãe de Superman no lugar.O motivo?Os avarentos decidiram não pagar o aumento do cachê que Brando pediu!Donner criticou esse ato dos Salkind para todo mundo que pudesse ouvir.
A situação piorou quando Donner e os Salkind brigaram:os produtores culparam ele pelo atraso do lançamento do primeiro filme e por ter estourado o orçamento.Donner alega que nunca lhe foi dado um limite de orçamento ou tempo para fazer os dois filmes.
Em 15 de março de 1979,os produtores demitiram Donner e chamaram Richard Lester(o cara que fez Os reis do ie-ie-ie)para filmar as cenas que restavam.Donner ficou fulo da vida pelo modo como os Salkind avisaram a sua demissão:mandaram um telegrama dizendo "seus trabalhos não são mais necessarios"!
Nos extras do dvd do primeiro filme,os entrevistados dizem que os Salkinds já planejavam substituir Donner por Lester durante a produção do filme,mas esperavam que Donner desse um passo em falso.Lester nunca deu um comentario sobre o filme.
O pessoal não gostou muito da substituição:Geofrrey Unsworth,o diretor de fotografia,faleceu em 28 de outubro de 1978;John Barry,o designer de produção,faleceu em 1 de junho de 1979;Tom Makienwicz não gostou muito das ideias de Lester,argumentando que queria um filme realista e não com humor camp.O compositor John Willians não chegou a alguma decisão com Lester e pulou fora.Lester teve que chamar o compositor Ken Thorme.
Lester queria ser creditado como diretor e para isso,tinha que ter filmado 51% das cenas.Ou seja descartou a maior parte das cenas filmadas por Donner,incluindo todas as cenas incluindo Marlon Brando.Porém,houve um problema:Gene Hackman(Lex Luthor)ficou furioso com a demissão de Donner e por isso,se recusou a voltar aos sets para regravar suas cenas ou mesmo filmar novas cenas.Resultado:Lester,além de manter as cenas de Hackman,filmada por Donner,teve que filmar alguns planos usando um dublê,nem sempre dando bons resultados(especialmente na cena em Ursa derruba Lex na fortaleza da solidão).Também percebe-se uma diferença de aparencia dos atores em algumas cenas(em uma cena Lois está de um jeito e na outra cena seguinte,já está com penteado diferente!)

As cenas de Donner que Lester manteu foi:
Lex Luthor na prisão, incluindo a fuga ao balão.
Os três super-vilões na Lua matando os astronautas.
Lex Luthor na Fortaleza da Solidão.
Os três super-vilões atacando a Casa Branca e obrigando o presidente a se ajoelhar diante Zod.
Clark,sem os poderes,apanhado do motorista de caminhão no restaurante.
Lex Luthor visita os super-vilões na Casa Branca.
Os vilões atacam o Planeta Diario e saindo pela janela para perseguir Superman(alguns close-ups foram editados por Lester)
Os vilões voltam para o Planeta e decidem ir para a fortaleza da Solidão(alguns close-ups foram editados por Lester)
A segunda parte do climax, na Fortaleza da Solidão, começando com a chegada tardia de Luthor (alguns close-ups foram editados por Lester)
Clark volta para o restaurante e se vinga do motorista de caminhão.
Todo o resto do filme foi filmado por Lester.

As cenas foram filmadas rapidamente e por isso,há uma queda de qualidade nos efeitos especiais.Superman II foi um sucesso de publico e critica,embora a direção de Lester foi criticada.Superman III foi filmada por Lester e foi um fracasso de critica e bilheteria.

 

Aqui estão as diferenças entre as versões de Donner e Lester:

Antes do logotipo exibidos no início do filme, lê um texto, "O seguinte filme Superman II representa o modo como foi originalmente concebido e destinado a ser filmado. Algumas cenas foram tomadas a partir de testes já que certas cenas não foram possiveis serem filmadas"

Logotipo; Um digital moderno Warner Bros aparece e em seguida aparece o logotipo da DC Comics

Um texto sobre o filme aparece dedicando a Christopher Revve.

A prisão dos três super-vilões é excluido, mas Jor-El papel é restaurado.A cena é também re-editado com diferentes close-ups.

Os vilões viajam através do espaço para a Terra e é mostrado a nave de Kae-El junto. Na versão original do Super-Homem, tinha havido uma rapida cena em que a nave de Superman passa pela Zona Fantasma.

Reprise de Superman; Os mísseis são lançados, Lex poe o colar de krypitonita em Superman e empurra ele na piscina, Eve resgata Superman e ele joga o míssil nuclear no espaço. Tomadas diferentes são usadas.

O super-vilões se libertam do

Phantom Zone pela explosão míssil nuclear, e voam para a lua. Zod grita "LIVRE!" Esta é uma combinação das filmagens de Donner e efeitos CGI.

Título seqüência principal; Os créditos estão agora sob a mesma forma do primeiro filme,ao contrario da forma do segundo.

Richard Donner também é creditado como diretor , e também "Um Richard Donner Film" é creditada. O filme é simplesmente intitulado como Superman II, e não apenas "O Richard Donner Cut". A música é creditada a John Williams, cuja trilha de Superman é reutilizado no filme.

O interior do Planeta Diário,Na versão de Donner, Lois desconfia de Clark quando os dois estão no Daily Planet e de repente vendo uma foto de Superman no jornal, ela começa a notar as semelhanças entre ele e Clark. Depois, Lois acaba insinuando a Clark que está muito desconfiada achando que ele pode ser o Superman. Clark dando uma de bobo, diz que tudo isso é besteira e pura imaginação dela. Não dando ouvidos, Lois acaba pulando da janela da sala de Perry White fazendo Clark provar a ela que ele é o Superman. Para o grande susto dele, ele dá um jeito de salvá-la sem virar Superman, chegando o mais rápido possível ao térreo, dando um leve sopro em Lois para ela cair mais devagar para dar tempo de ele atingir com o seu raio ultra-violeta a parede externa do Daily Planet tirando um dos pisos internos para servir de rede para Lois não acabar se espatifando no chão mas, mesmo assim, ela acaba não se sutentando e caindo em cima da feirinha (a qual fica em frente ao Daily Planet) de frutas se sujando toda. Vale dizer que antes mesmo de ela cair em cima da feirinha, Clark já tinha voltado a sala de Perry White dando a Lois a impressão de que ele ficou vendo ela cair e que não tinha feito nada para ajudar.

Luthor e Otis na prisão.Este Donner foi filmada por Donner e está na versão original,mas tem varios close-ups diferentes.Também está estendido com uma cena em que Otis briga com um outro prisioneiro.

O super-vilões na Lua matam os astronautas. Esta cena foi filmada por Donner e está na versão original. As cenas do centro de controle em Houston não foram filmadas,e usa-se as cenas filmadas por Lester,mas é fortemente editado.As cenas na Lua são recoloridos para um tom azul mais escuro para dar uma maior aparencia de espaço. A câmera também gira quando os vilões voam a partir da Lua.

Luthor escapa da prisão no balão;Foi filmado por Donner e está na versão original,porém tem mais dialogos entre Lex,Ottis e Eva.Há um rapido close-up do balão no Artico;

O interior da cena do hotel nas Cataratas.Foi filmada por Lester,mas está terrivelmente editad apos o momento em que Lois entra no quarto.

Luthor e Eva conversam no balão;Donner filmou a cena,e está na versão original,mas excluiu a cena(ela não acresenta nada a historia).

Luthor e Eva chegar à Fortaleza da Solidão; Foi filmada por Donner,está na versão orginal,porém as cenas da mãe de Superman,filmada por Donner é excluido.Em vez disso, Jor-El é que informa sobre os vilões.Essa cena foi estendido,com novos dialogos.A versão original continha uma piada sobre Miss Teschmacher não ter tido a oportunidade de visitar um banheiro para dois dias. A nova versão "completa" caracteriza uma brincadeira com um estranho som e Miss Teschmacher dizendo, "Eu encontrei-o!"

Niagara exterior; Clark recebe um cachorro-quente. Superman resgata um pequeno garoto. Donner nunca fimou as cenas, de modo que as filmagens de Lester ( semelhante ao roteiro original) é usado aqui. No entanto,as cena de Lois pulando nas cataratas é excluida e a cena de Clark voltando também.

Luthor e Eva saem da Fortaleza,mas essa cena é excluida.

Niagara exterior;Lois pega uma arma e atira em Clark, fazendo ele mostrar a sua verdadeira identidade. Esta cena realmente faz parte dos testes de cena feitos por Margot Kidder e Christopher Reeve que também estão disponíveis nos extras do DVD do primeiro filme. A cena em que Clark não queima a mão após ter posto ela na fogueira para pegar a escova de Lois não aparece na versão original.

Os vilões chegam na América, e atacam a cidade; Donner nunca filmou esta cena, assim as cenas de Lester são usadas. Na versão do Lester, parte do diálogo destinados a esta cena foi transferido para o general do exército na pequena cidade. O Donner reedita fortemente a cena,excluindo as gags.

Fortaleza da Solidão; Superman discute sua dupla identidade com Lois e, em seguida, eles fazem amor pela primeira vez. Lester filmagem é usado aqui.

Washington é destruido,com efeitos em CGI; O super-vilões voam em Washington, DC, e destroem o monumento. O Presidente e seu Conselho assistindo esses acontecimentos na televisão substitui a versão de Lester na qual Monte Rushmore é vandalizado, com o próprio rosto substituído com os dos vilões (o quarto a ser simplesmente destruídos).

Fortaleza da Solidão;Superman conversa com o seu pai sobre virar uma pessoa comum e não com sua mãe como é mostrado na versão lançada; Lois quando surge no meio da conversa não é mostrada de close-up como na versão lançada mas, se foi filmada em close-up por Donner, com certeza o negativo deve ter sido deteriorado ou perdido com o tempo;Superman(com roupas civis)entra na camara e perde os poderes

Os viloes atacam a casa branca e fazem o presidente se ajoelhar perante Zod.Foi filmado por Donner e esta na versão original,porém está mais violento.

Lois e Clark dirigem em direção ao restaurante;foi filmado por Donner

Clark apanha do motorista e ve a noticia de que Zod é o dono da Terra.Donner filmou e está na versão original.

Lex Luthor oferece o filho de Jor-El para o trio na Casa Branca já fora filmada por Donner. A única coisa incluída neste mas que fora cortada na versão lançada, é que Luthor acaba dizendo por ironia que Superman é o filho de um jogador de baseball chamado Jor-El.

Um humilhado Clark chega à Fortaleza da Solidão e grita pelo pai, depois descobre o verde cristal que ele usa para reativar a Fortaleza.Jor-El aparece (tanto na sua forma normal da cabeça e em plena forma corporal), e "morre", a fim de restaurar os poderes do seu filho. O pleno significado de Jor-El do Superman, em uma misteriosa afirmação de que "O filho se torna o pai e o pai se torna o filho" finalmente fica claro.

O Daily Planet ; Lois, Perry e Jimmy Olsen esperam Superman.Os vilões rebentar em O Planeta Diário, e Superman finalmente aparece. Há novos dialogos de Perry White e há cenas filmadas por Lester,porém editadas.

A batalha em Metropolis;Donner nunca filmou,assim que as cenas filmadas por Lester são usadas;os toques de comedia na cena do super-sopro são excluidas

O super-vilões voltar para o Daily Planet. Luthor lhes oferece a casa de Superman agora em troca de Cuba. Há closes de Lester,mas muitos poucos e fortemente editados.

O grupo chega à Fortaleza da Solidão, e os super-vilões rompem suas defesas. Este cena de Donner so foi vista na televisão.Donner a excluiu.

A cena em Ursa derruba Luthor(onde percebe-se claramente que é um duble)é excluida.Dessa vez todos chegam juntos.Em vez do duelo,Superman tenta negociar com Zod.

Superman engana os viloes,esmaga a mao de Zod e joga os tres nas profundezas da fortaleza.Filmada por Donner e esta na versao original.

Superman,Lois e Lex saem da fortaleza e veem que a policiais polares estáo do lado de fora e prenderam os tres vilões(sem poderes)Os policiais prendem Lex.Essa cena passou na televisão e foi excluida.

Devido ao fato da cena acima ser excluida,permanece a ideia de que Superman deixou os tres viloes morrerem e Lex na fortaleza.

Suyperman destroi a fortaleza,algo que foi visto na televisão.Assim,parece que Superman matou Lex,mesmo com seu codigo de honra contra a morte.

Lois beija Superman.Essa cena de Donner foi vista na televisão e existem fotos.

Superman sai do terraço de Lois na versão lançada já fora filmada por Donner mas realmente, é uma parte da cena completa. A cena completa está na versão original: antes de Superman sair do terraço do apartamento de Lois, os dois conversam e concordam em terminar o relacionamento e após isso, Superman diz a ela "Adeus".

Superman voa atraves do planeta e volta no tempo.Esse ia ser o climax do 2,e não do 1.Lois(gravida em Superman Retorno) e todos esquecem do que aconteceu,os viloes voltam a Zona Fantasma e Lex volta a prisão(Superman IV)

No Planeta Diario,Lois pede a Clark uma pizza,e ele e Perry tem uma sensação de deja vu.

Clark esbarra em um homem rude e diz a Perry que tem um negocio inacabado.Essa cena foi vista na televisão.

Clark se vinga do motorista de caminhão.Filmada por Donner,está na versão original.

A cena em que Superman vai para a Casa Branca e devolve a bandeira é excluida.

A cena assinatura da serie:Superman voa através do planeta.

                         A frase nos creditos finais "Em breve,Superman III",é excluida.

Pablo,ja viu essa versão? Allan Verissimo2008-07-26 11:37:46
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...