Jump to content
Forum Cinema em Cena

Nostalgia


Forasteiro
 Share

Recommended Posts

  • Members

Estou vivendo um período de nostalgia extrema. Não sei se já aconteceu isso com vocês. Acho que tudo porque assisti De Volta Para o Futuro no Corujão. Estou com saudades de 10 anos atrás, de 5 anos atrás, do ano passado, estou até com uma pré-saudade deste final de semana.smiley36.gif Sei que vou sentir falta dele um dia.

Hoje passei o dia ouvindo Photograph, Wake me Up When September Ends e November Rain (onde entra a nostalgia imaginária, quando tenho saudades de viver num tempo que eu na verdade não vivi). Fiquei tempos admirando a Anna Chlumsky, porque Meu Primeiro Amor me faz lembrar de muita coisa...

Bah, já aconteceu um troço desses com vocês? Quero ter certeza de que não é efeito da Aspirina com Coca.smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 269
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

 

Estou vivendo um período de nostalgia extrema. Não sei se já aconteceu isso com vocês. Acho que tudo porque assisti De Volta Para o Futuro no Corujão. Estou com saudades de 10 anos atrás' date=' de 5 anos atrás, do ano passado, estou até com uma pré-saudade deste final de semana.smiley36.gif Sei que vou sentir falta dele um dia.

Hoje passei o dia ouvindo Photograph, Wake me Up When September Ends e November Rain (onde entra a nostalgia imaginária, quando tenho saudades de viver num tempo que eu na verdade não vivi). Fiquei tempos admirando a Anna Chlumsky, porque Meu Primeiro Amor me faz lembrar de muita coisa...

Bah, já aconteceu um troço desses com vocês? Quero ter certeza de que não é efeito da Aspirina com Coca.smiley36.gif

[/quote']

 

rs... Pode ter certeza que acontece!

Essa sensação de que estamos ficando velhos, perdendo coisas da vida é insuportável!

Meu maior medo é de não estar aproveitando um momento que não vai mais voltar... Será que estou indo nas festas o suficiente? Nos cinemas? Aproveitando meus dias mais do que trabalhando?

 

Será que o passado que vivemos era melhor que o presente?

Sei que temos que viver a cada fase de nossas vidas, mas porque sentimos tanta saudade?

Se alguém conseguir explicar... Por favor!!smiley19.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que isso é normal sim, mas o passado provavelmente não era melhor que o presente, porque a gente costuma ter saudade das coisas boas do passado, por exemplo, todo mundo tem saudade da infância, mas se esquece que quando era pequeno, ao invés do trabalho tinha a escola, liçao de casa, etc..

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou tentar te ajudar smiley36.gif

Tu só tem 24 anos, á 5 anos atrás sua vida era só curtição, vc só estudava(provavelmente) não tinha q se preoucupar com nada, tu tava ''no ponto'' e queria viver e aproveitar ao maximo não negar a vida livre q tu tinha, mas com o tempo vieram as responsabilidades, o trabalho e vc teve q amadurecer, e virar mais responsável do q antes e com isso ''THARAM!!!!'' viraste uma adultasmiley36.gif e suas atitudes perante o mundo tiveram q mudar, mas suas concepções continuaram as msms daí vem o remorço de achar q está curtindo pouco, acho q vc não está curtindo pouco, acho q vc apenas segue um ciclo q é maravilhoso, pow linda imagina qd tu casar tiver seus filhos vc vai ver q toda essa transformação q tu passou foi de muita utilidade.

Bem eu tenho 19 anos e não me arrependo das coisas q fiz muito menos das q deixei d fazer não vivo muito de passado, mas o pouco passado q me corroe são representados por meus amores q passaram na minha vida e minha nostalgia maior é achar q nunca mais vou achar alguem q me goste do jeito q achei

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que isso é normal sim' date=' mas o passado provavelmente não era melhor que o presente, porque a gente costuma ter saudade das coisas boas do passado, por exemplo, todo mundo tem saudade da infância, mas se esquece que quando era pequeno, ao invés do trabalho tinha a escola, liçao de casa, etc..[/quote']

 

Leva a mal não Vicking mas a vida tende a ficar mais complicada com o passar do tempo (geralmente). Quando estava no segundo grau sentia saudade da infância, quando estava na faculdade sentia falta do segundo grau. Agora sinto falta do tempo da faculdade...Nós temos a tendência de achar que a coisa não pode piorar...mas piora.T.O.H.2006-7-16 1:46:0

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que isso é normal sim' date=' mas o passado provavelmente não era melhor que o presente, porque a gente costuma ter saudade das coisas boas do passado, por exemplo, todo mundo tem saudade da infância, mas se esquece que quando era pequeno, ao invés do trabalho tinha a escola, liçao de casa, etc..[/quote']
Leva a mal não Vicking mas a vida tende a ficar mais complicada com o passar do tempo (geralmente). Quando estava no segundo grau sentia saudade da infância, quando estava na faculdade sentia falta do segundo grau. Agora sinto falta do tempo da faculdade...Nós temos a tendência de achar que a coisa não pode piorar...mas piora.

Talvez...mas tb é possível que isso seja relativo, e não uma regra. Eu lembro sim das coisas boas que eu fazia quando era pequeno, dos programas de TV que eu assistia, e etc... e que não tinha de me preocupar com grana e outras coisas que são um problema agora. Mas acho que mudou proporcionalmente, ou seja, os problemas aumentaram, mas as coisas positivas, que muitas eu nem tinha idéia do que existiam, tb. E é por isso que eu acho que eu sinto falta das coisas boas da infância, e não da infância.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que isso é normal sim' date=' mas o passado provavelmente não era melhor que o presente, porque a gente costuma ter saudade das coisas boas do passado, por exemplo, todo mundo tem saudade da infância, mas se esquece que quando era pequeno, ao invés do trabalho tinha a escola, liçao de casa, etc..[/quote']
Leva a mal não Vicking mas a vida tende a ficar mais complicada com o passar do tempo (geralmente). Quando estava no segundo grau sentia saudade da infância, quando estava na faculdade sentia falta do segundo grau. Agora sinto falta do tempo da faculdade...Nós temos a tendência de achar que a coisa não pode piorar...mas piora.

Talvez...mas tb é possível que isso seja relativo, e não uma regra. Eu lembro sim das coisas boas que eu fazia quando era pequeno, dos programas de TV que eu assistia, e etc... e que não tinha de me preocupar com grana e outras coisas que são um problema agora. Mas acho que mudou proporcionalmente, ou seja, os problemas aumentaram, mas as coisas positivas, que muitas eu nem tinha idéia do que existiam, tb. E é por isso que eu acho que eu sinto falta das coisas boas da infância, e não da infância.

Hoje não vejo mais crianças brincando de esconde-esconde, pega-pega, dono da rua, amarelinha, carrinhos de rolimã, bolinhas de gude... Hoje é só Lan-house...smiley36.gif

Antes existia diversos desenhos animados (um melhor q o outro) hoje só um ou outro q presta...smiley11.gif

Existia a TV Manchete...smiley19.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou tentar te ajudar smiley36.gif

Tu só tem 24 anos' date=' á 5 anos atrás sua vida era só curtição, vc só estudava(provavelmente) não tinha q se preoucupar com nada, tu tava ''no ponto'' e queria viver e aproveitar ao maximo não negar a vida livre q tu tinha, mas com o tempo vieram as responsabilidades, o trabalho e vc teve q amadurecer, e virar mais responsável do q antes e com isso ''THARAM!!!!'' viraste uma adultasmiley36.gif e suas atitudes perante o mundo tiveram q mudar, mas suas concepções continuaram as msms daí vem o remorço de achar q está curtindo pouco, acho q vc não está curtindo pouco, acho q vc apenas segue um ciclo q é maravilhoso, pow linda imagina qd tu casar tiver seus filhos vc vai ver q toda essa transformação q tu passou foi de muita utilidade.

Bem eu tenho 19 anos e não me arrependo das coisas q fiz muito menos das q deixei d fazer não vivo muito de passado, mas o pouco passado q me corroe são representados por meus amores q passaram na minha vida e minha nostalgia maior é achar q nunca mais vou achar alguem q me goste do jeito q achei

[/quote']

Mas ué, eu não tenho 24 anos.smiley5.gifsmiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que isso é normal sim' date=' mas o passado provavelmente não era melhor que o presente, porque a gente costuma ter saudade das coisas boas do passado, por exemplo, todo mundo tem saudade da infância, mas se esquece que quando era pequeno, ao invés do trabalho tinha a escola, liçao de casa, etc..[/quote']
Leva a mal não Vicking mas a vida tende a ficar mais complicada com o passar do tempo (geralmente). Quando estava no segundo grau sentia saudade da infância, quando estava na faculdade sentia falta do segundo grau. Agora sinto falta do tempo da faculdade...Nós temos a tendência de achar que a coisa não pode piorar...mas piora.

Acho que isso é só uma impressão. Parce que as coisas pioram porque tendemos a lembrar do que nos convém, sentimos a saudade que gostamos de sentir, do que vale a pena. Muitas coisas ruins ficaram da minha infância. Foi uma época ruim para minha família, e apesar de eu não ter sido tao afetado por causa da inocência, nunca me esqueci. A diferença é que eu não gosto, e uase nunca lembro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que isso é normal sim' date=' mas o passado provavelmente não era melhor que o presente, porque a gente costuma ter saudade das coisas boas do passado, por exemplo, todo mundo tem saudade da infância, mas se esquece que quando era pequeno, ao invés do trabalho tinha a escola, liçao de casa, etc..[/quote']
Leva a mal não Vicking mas a vida tende a ficar mais complicada com o passar do tempo (geralmente). Quando estava no segundo grau sentia saudade da infância, quando estava na faculdade sentia falta do segundo grau. Agora sinto falta do tempo da faculdade...Nós temos a tendência de achar que a coisa não pode piorar...mas piora.

Talvez...mas tb é possível que isso seja relativo, e não uma regra. Eu lembro sim das coisas boas que eu fazia quando era pequeno, dos programas de TV que eu assistia, e etc... e que não tinha de me preocupar com grana e outras coisas que são um problema agora. Mas acho que mudou proporcionalmente, ou seja, os problemas aumentaram, mas as coisas positivas, que muitas eu nem tinha idéia do que existiam, tb. E é por isso que eu acho que eu sinto falta das coisas boas da infância, e não da infância.

Hoje não vejo mais crianças brincando de esconde-esconde, pega-pega, dono da rua, amarelinha, carrinhos de rolimã, bolinhas de gude... Hoje é só Lan-house...smiley36.gif

Antes existia diversos desenhos animados (um melhor q o outro) hoje só um ou outro q presta...smiley11.gif

Existia a TV Manchete...smiley19.gifsmiley36.gif

Outra coisa: os nosso lendários campinhos onde aprendemos a dar os primeiros chutes estão se transformando e loteamentos. Poucas coisas são tão tristes. Aqui perto de casa tinha três campinhos, agora não sobrou nenhum. Eles tinham até nome. Um era o Campo da Moca, ouyro o Estádio da Grama Seca.smiley36.gif Só na lembrança agora...smiley19.gif

Fora coisas como a Manchete. Chegar da escola e ir direto pra frente da TV assistir Shurato, CDZ e Supercampeões...smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou tentar te ajudar smiley36.gif

Tu só tem 24 anos' date=' á 5 anos atrás sua vida era só curtição, vc só estudava(provavelmente) não tinha q se preoucupar com nada, tu tava ''no ponto'' e queria viver e aproveitar ao maximo não negar a vida livre q tu tinha, mas com o tempo vieram as responsabilidades, o trabalho e vc teve q amadurecer, e virar mais responsável do q antes e com isso ''THARAM!!!!'' viraste uma adultasmiley36.gif e suas atitudes perante o mundo tiveram q mudar, mas suas concepções continuaram as msms daí vem o remorço de achar q está curtindo pouco, acho q vc não está curtindo pouco, acho q vc apenas segue um ciclo q é maravilhoso, pow linda imagina qd tu casar tiver seus filhos vc vai ver q toda essa transformação q tu passou foi de muita utilidade.

Bem eu tenho 19 anos e não me arrependo das coisas q fiz muito menos das q deixei d fazer não vivo muito de passado, mas o pouco passado q me corroe são representados por meus amores q passaram na minha vida e minha nostalgia maior é achar q nunca mais vou achar alguem q me goste do jeito q achei

[/quote']

Mas ué, eu não tenho 24 anos.smiley5.gifsmiley36.gif

Não foi pra tu o postsmiley36.gif, foi pra Guinivere

Acho q vc não leu direitosmiley36.gif

Aquiles2006-7-16 11:37:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que isso é normal sim' date=' mas o passado provavelmente não era melhor que o presente, porque a gente costuma ter saudade das coisas boas do passado, por exemplo, todo mundo tem saudade da infância, mas se esquece que quando era pequeno, ao invés do trabalho tinha a escola, liçao de casa, etc..[/quote']
Leva a mal não Vicking mas a vida tende a ficar mais complicada com o passar do tempo (geralmente). Quando estava no segundo grau sentia saudade da infância, quando estava na faculdade sentia falta do segundo grau. Agora sinto falta do tempo da faculdade...Nós temos a tendência de achar que a coisa não pode piorar...mas piora.

Talvez...mas tb é possível que isso seja relativo, e não uma regra. Eu lembro sim das coisas boas que eu fazia quando era pequeno, dos programas de TV que eu assistia, e etc... e que não tinha de me preocupar com grana e outras coisas que são um problema agora. Mas acho que mudou proporcionalmente, ou seja, os problemas aumentaram, mas as coisas positivas, que muitas eu nem tinha idéia do que existiam, tb. E é por isso que eu acho que eu sinto falta das coisas boas da infância, e não da infância.

Hoje não vejo mais crianças brincando de esconde-esconde, pega-pega, dono da rua, amarelinha, carrinhos de rolimã, bolinhas de gude... Hoje é só Lan-house...smiley36.gif

Antes existia diversos desenhos animados (um melhor q o outro) hoje só um ou outro q presta...smiley11.gif

Existia a TV Manchete...smiley19.gifsmiley36.gif

Outra coisa: os nosso lendários campinhos onde aprendemos a dar os primeiros chutes estão se transformando e loteamentos. Poucas coisas são tão tristes. Aqui perto de casa tinha três campinhos, agora não sobrou nenhum. Eles tinham até nome. Um era o Campo da Moca, ouyro o Estádio da Grama Seca.smiley36.gif Só na lembrança agora...smiley19.gif

Fora coisas como a Manchete. Chegar da escola e ir direto pra frente da TV assistir Shurato, CDZ e Supercampeões...smiley36.gif

No meu caso Jaspion, Changeman e Machineman (um pouco mais "véio")...smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Ótimo tópico.

Isso que vc fala de "nostalgia do que não viveu",falando de November Rain,achei interessante,até falo disso no meu livro (sim,escrevo um livro smiley36.gif),quando o personagem imagina que passagens de seu passado tinham uma trilha sonora que ele escolhe no presente e tal,enfim...

Tenho saudade de quando eu chegava da escola e corria pra assistir Thudercats na Sessão Aventura,na Globo...(Sim,sou velho smiley36.gif),dos Natais na infancia,da minha primeira namorada (que minha atual não leia isso),de tanta coisa...

Mas é como um cara aí disse,só temos essa impressão de que o passado era melhor pq só costumamos lembrar das coisas boas...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Meu momento nostalgia esta sendo, agora que me formei, ficar lembrando do inicio da faculdade. As aulas e os sufocos das entregas de trabalho nos primeiros períodos. A correria pela rua pra não chegar atrasada pra prova, as pessoas que conheci e provavelmente nunca mais verei, as brigas do meu grupo no projeto final, os professores,...

smiley19.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nostalgia todos nós temos em um determinado momento da vida (Inclusiver estou tendo um momento de nostalgia agora ouvindo "Confortably Numb" do Floyd smiley4.gif), e é uma coisa boa, pois, ao lembarmos de coisas boas do passado, temos sempre a sensação de um "dever cumprido", seja na infância, na adolescência, na faculdade (se bem que ainda estou nela, só que agora fazendo mestrado....bem, vocês entenderam...smiley36.gif). Temos a sensação de que cumprimos etapas da vida, e, a partir disso, nos sentimos preparados para cumprir as próximas...Sendo assim, momentos nostálgicos funcionam como uma espécie de bálsamo, um fortificante mental e espiritual para nos animar e nos deixar preparados contra o que vai vir para os próximos dias...

Sei que deve ter ficado uma coisa viajante o que eu escrevi, mas tá valendo...smiley36.gif É que ouvir "Confortably Numb" me deixou inspirado...smiley36.gif

silva2006-7-16 19:48:37
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...