Jump to content
Forum Cinema em Cena

Nostalgia


Forasteiro
 Share

Recommended Posts

  • Members

Ótimo tópico.

Isso que vc fala de "nostalgia do que não viveu"' date='falando de November Rain,achei interessante,até falo disso no meu livro (sim,escrevo um livro smiley36.gif),quando o personagem imagina que passagens de seu passado tinham uma trilha sonora que ele escolhe no presente e tal,enfim...

Tenho saudade de quando eu chegava da escola e corria pra assistir Thudercats na Sessão Aventura,na Globo...(Sim,sou velho smiley36.gif),dos Natais na infancia,da minha primeira namorada (que minha atual não leia isso),de tanta coisa...

Mas é como um cara aí disse,só temos essa impressão de que o passado era melhor pq só costumamos lembrar das coisas boas...

 

[/quote']

Na verdade, no meu caso são as músicas que definem do que tenho saudade. Por exemplo, ouço Have You Ever Seen The Rain e penso que teria sido ótimo viver nos Estados Unidos durante os anos 60 e 70. Naquelas ruas de casas iguais, cercados brancos. Já Sweet Home Alabama me faz pensar na própria Alabama. Colinas, cidade pequena, um bar no final da rua onde todos se reunem quando o dia acaba...

Ps: Enxak escrevendo livro!zaberdust.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 269
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

Nostalgia todos nós temos em um determinado momento da vida (Inclusiver estou tendo um momento de nostalgia agora ouvindo "Confortably Numb" do Floyd smiley4.gif)' date=' e é uma coisa boa, pois, ao lembarmos de coisas boas do passado, temos sempre a sensação de um "dever cumprido", seja na infância, na adolescência, na faculdade (se bem que ainda estou nela, só que agora fazendo mestrado....bem, vocês entenderam...smiley36.gif). Temos a sensação de que cumprimos etapas da vida, e, a partir disso, nos sentimos preparados para cumprir as próximas...Sendo assim, momentos nostálgicos funcionam como uma espécie de bálsamo, um fortificante mental e espiritual para nos animar e nos deixar preparados contra o que vai vir para os próximos dias...

Sei que deve ter ficado uma coisa viajante o que eu escrevi, mas tá valendo...smiley36.gif É que ouvir "Confortably Numb" me deixou inspirado...smiley36.gif

[/quote']

É mestrado em quê? Psicologia?smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E vocês sabem aquele lance de "pré-nostalgia"? Eu escrevi algo num tópico extinto uma vez, sobre um fato que mudou meu modo de ver a vida. Foi nesse ano, chovia muito, os parentes estavam todos reunidos , inclusive os que aparecem uma vez por ano. Daí eu fui pra casa (minha casa é uma espécie de conjunto habitacionalsmiley36.gif, moro atrás da casa dos meus avós e do lado da do meu tiosmiley36.gif) sei lá fazer o quê, e liguei o som só pra não passar o tempo. Daí que estava tocando Wake Me Up When Semptember Ends, e eu parei na janela, apenas ouvindo a música, a chuva e aquele delicioso barulho de família reunida. Percebi que iria lembrar pra sempre daquele momento. Se eu viver mais 50 anos, vou lembrar disso. Vou lembrar do tempo em que todos os meus parentes estavam vivos, do tempo em que tinha a esperança de um futuro, do tempo em que era feliz e não sabia. E este, friends, é o motivo de eu jogar baralho com eles quase todos os dias. De eu ouvir uma briga como uma aveludada sinfonia. Tudo porque tenho certeza de que vou sentir saudades.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Tenho saudade de quando eu chegava da escola e corria pra assistir Thundercats na Sessão Aventura' date='na Globo...(Sim,sou velho smiley36.gif),dos Natais na infancia,da minha primeira namorada (que minha atual não leia isso),de tanta coisa...

[/quote']

Eu não preciso dizer nada sobre TCats, né????smiley36.gif

.... e lembra quando passava "Transformers" na Sessão aventura?????smiley19.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Pra mim acontece que nem um deja vú, só que mais potente e menos surreal. Eu também não sei como encarar. Uma sensação estranha é a de quando eu vejo vídeos caseiros que mostram eu deitado no sofá assistindo Thundercats, Cavaleiros do Zodíaco e Power Rangers tomando nescau e comendo banana (sem trocadilho, por favor smiley36.gif) eu tenho dois pensamentos: 1 - como era bom aquele tempo! 2 - como eu era babaca! Eu não sei, é realmente estranho, por um lado eu tenho boas lembranças, por outro lado eu penso que seria realmente impensável aquilos ser realmente a melhor das coisas. E é como nos filmes: a grama de antes nunca cresceu mais que hoje. Só houve a "seleção natural" das coisas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Nostalgia todos nós temos em um determinado momento

da vida (Inclusiver estou tendo um momento de nostalgia agora ouvindo

"Confortably Numb" do Floyd smiley4.gif)' date=' e é uma

coisa boa, pois, ao lembarmos de coisas boas do passado, temos sempre a

sensação de um "dever cumprido", seja na infância, na adolescência, na

faculdade (se bem que ainda estou nela, só que agora fazendo

mestrado....bem, vocês entenderam...smiley36.gif).

Temos a sensação de que cumprimos etapas da vida, e, a partir disso,

nos sentimos preparados para cumprir as próximas...Sendo assim,

momentos nostálgicos funcionam como uma espécie de bálsamo, um

fortificante mental e espiritual para nos animar e nos deixar

preparados contra o que vai vir para os próximos dias...

Sei que deve ter ficado uma coisa viajante o que eu escrevi, mas tá valendo...smiley36.gif É que ouvir "Confortably Numb" me deixou inspirado...smiley36.gif

[/quote']

É mestrado em quê? Psicologia?smiley36.gif

 

 

 

Pior que não...smiley36.gif

 

 

 

Eu faço mestrado em Química...smiley36.gif.

 

 

 

Sei, podem falar...Não era nada disso que vocês esperavam...smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nostalgia todos nós temos em um determinado momento da vida (Inclusiver estou tendo um momento de nostalgia agora ouvindo "Confortably Numb" do Floyd smiley4.gif)' date=' e é uma coisa boa, pois, ao lembarmos de coisas boas do passado, temos sempre a sensação de um "dever cumprido", seja na infância, na adolescência, na faculdade (se bem que ainda estou nela, só que agora fazendo mestrado....bem, vocês entenderam...smiley36.gif). Temos a sensação de que cumprimos etapas da vida, e, a partir disso, nos sentimos preparados para cumprir as próximas...Sendo assim, momentos nostálgicos funcionam como uma espécie de bálsamo, um fortificante mental e espiritual para nos animar e nos deixar preparados contra o que vai vir para os próximos dias...

Sei que deve ter ficado uma coisa viajante o que eu escrevi, mas tá valendo...smiley36.gif É que ouvir "Confortably Numb" me deixou inspirado...smiley36.gif

[/quote']

É mestrado em quê? Psicologia?smiley36.gif



Pior que não...smiley36.gif

Eu faço mestrado em Química...smiley36.gif.

Sei, podem falar...Não era nada disso que vocês esperavam...smiley36.gif

Olha isso:

Fez o quê na faculdade TOH?

Química (sim' date=' sou louco)[/quote']

Sim, é.smiley5.gifsmiley36.gif

smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

E vocês sabem aquele lance de "pré-nostalgia"? Eu escrevi algo num tópico extinto uma vez' date=' sobre um fato que mudou meu modo de ver a vida. Foi nesse ano, chovia muito, os parentes estavam todos reunidos , inclusive os que aparecem uma vez por ano. Daí eu fui pra casa (minha casa é uma espécie de conjunto habitacionalsmiley36.gif, moro atrás da casa dos meus avós e do lado da do meu tiosmiley36.gif) sei lá fazer o quê, e liguei o som só pra não passar o tempo. Daí que estava tocando Wake Me Up When Semptember Ends, e eu parei na janela, apenas ouvindo a música, a chuva e aquele delicioso barulho de família reunida. Percebi que iria lembrar pra sempre daquele momento. Se eu viver mais 50 anos, vou lembrar disso. Vou lembrar do tempo em que todos os meus parentes estavam vivos, do tempo em que tinha a esperança de um futuro, do tempo em que era feliz e não sabia. E este, friends, é o motivo de eu jogar baralho com eles quase todos os dias. De eu ouvir uma briga como uma aveludada sinfonia. Tudo porque tenho certeza de que vou sentir saudades.[/quote']

Nossa, tá poético, hein, Foras? smiley36.gif

Mas já disseram a verdade aí: a gente tem nostalgia dos tempos que passaram porque geralmente só se lembra dos bons momentos.

Noonan2006-7-18 1:23:26
Link to comment
Share on other sites

  • Members

E vocês sabem aquele lance de "pré-nostalgia"? Eu escrevi algo num tópico extinto uma vez' date=' sobre um fato que mudou meu modo de ver a vida. Foi nesse ano, chovia muito, os parentes estavam todos reunidos , inclusive os que aparecem uma vez por ano. Daí eu fui pra casa (minha casa é uma espécie de conjunto habitacionalsmiley36.gif, moro atrás da casa dos meus avós e do lado da do meu tiosmiley36.gif) sei lá fazer o quê, e liguei o som só pra não passar o tempo. Daí que estava tocando Wake Me Up When Semptember Ends, e eu parei na janela, apenas ouvindo a música, a chuva e aquele delicioso barulho de família reunida. Percebi que iria lembrar pra sempre daquele momento. Se eu viver mais 50 anos, vou lembrar disso. Vou lembrar do tempo em que todos os meus parentes estavam vivos, do tempo em que tinha a esperança de um futuro, do tempo em que era feliz e não sabia. E este, friends, é o motivo de eu jogar baralho com eles quase todos os dias. De eu ouvir uma briga como uma aveludada sinfonia. Tudo porque tenho certeza de que vou sentir saudades.[/quote']

Nossa, tá poético, hein, Foras? smiley36.gif

Mas já disseram a verdade aí: a gente tem nostalgia dos tempos que passaram porque geralmente só se lembra dos bons momentos.

Sim, sim. Mas eu não criei o tópico pra discutir "oh, qual a definição de 'nostalgia'"? É só pra falar mesmo do assunto. É um dos sentimentos mais complicados que temos. É uma espécie de tristeza que gostamos de ter, mas não é apenas saudade.

E sobre o tal "poético" aísmiley36.gif, já aconteceu isso contigo ou não? Foi um divisor de águas pra mim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Na verdade' date=' no meu caso são as músicas que definem do que tenho saudade. Por exemplo, ouço Have You Ever Seen The Rain e penso que teria sido ótimo viver nos Estados Unidos durante os anos 60 e 70. Naquelas ruas de casas iguais, cercados brancos. Já Sweet Home Alabama me faz pensar na própria Alabama. Colinas, cidade pequena, um bar no final da rua onde todos se reunem quando o dia acaba...

Ps: Enxak escrevendo livro!zaberdust.gif

[/quote']

Entendo,cara,tbm viajo com isso...Achei que só eu fosse louco o suficiente...smiley36.gif

Escrevo um livro.Parei há meses,no capitulo 19,por motivos diversos,mas pretendo voltar.É sobre um cara que se chama Elvis Presley,pq o pai dele é fanatico pel cantor e ele odeia isso,pq se sente como um cachorrinho de estimação que teve o nome dado para homenagear um idolo da tv ou algo do tipo,e ele é cheio de neuras,e quer ter uma guitarra,mas ao mesmo tempo não quer que seu pai ache que ele é a reencarnação do Rei do Rock,e acorda todo dia às 07:15 com "We Will Rock You",sempre desligando o aparelho de som no mesmo trecho da musica antes de levantar: "...Big desgrace",e ele acha que cada dia de sua vida é uma grande desgraça realmente,e ele é assediado por uma gorda no trabalho que é fã de Rick Martin,e um dia ele se esconde no banheiro e finge não estar lá até ela ir embora,e blá blá blá...

Ah,e além dele tem a Virna também.O livro se chama Elvis e Virna,a principio.smiley4.gif

Voltando ao topico: Alguem aí no meio disse algo interessante: Ao mesmo tempo que sinto saudade da minha infancia,sinto vergonha ao lembrar o quanto eu era ridículo...hehe.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...