Jump to content
Forum Cinema em Cena

A Melhor Década do Cinema


Jailcante
 Share

Qual foi a Melhor Década do Cinema?  

25 members have voted

  1. 1. Qual foi a Melhor Década do Cinema?

    • Início até 1909
      1
    • 1910 até 1919
      1
    • 1920 até 1929
      1
    • 1930 até 1939
      0
    • 1940 até 1949
      0
    • 1950 até 1959
      3
    • 1960 até 1969
      8
    • 1970 até 1979
      7
    • 1980 até 1989
      15
    • 1990 até 1999
      14
    • 2000 até os Dias Atuais
      1


Recommended Posts

  • Replies 74
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members
Sim.

 

De "Persona" e "Andrei Rublev" eu gosto' date=' até muito, mas não acho bons o bastante para entrarem em "melhores", nem de décadas nem dos diretores.

 

"Weekend", "Alphaville" e "A Aventura" são médios, apesar do último eu ter visto há um bom tempo já.
[/quote']

 

o-que-é-isso, sr. Hall? trate de revê-los, por favor. depois vem aqui que eu te explico. 03

 

não é possível. Aventura é coisa de gênio, Weekend mais ainda e Alphaville MAIS ainda. vamo revê ai.
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim.

 

De "Persona" e "Andrei Rublev" eu gosto' date=' até muito, mas não acho bons o bastante para entrarem em "melhores", nem de décadas nem dos diretores.

 

"Weekend", "Alphaville" e "A Aventura" são médios, apesar do último eu ter visto há um bom tempo já.
[/quote']

 

o-que-é-isso, sr. Hall? trate de revê-los, por favor. depois vem aqui que eu te explico. 03

 

não é possível. Aventura é coisa de gênio, Weekend mais ainda e Alphaville MAIS ainda. vamo revê ai.

 

Vai começar com isso de novo, Inri? Enfia essa arrogência no rabo de um vira-lata doente e deixe ele ser atropelado. Que nojo, cara, puta merda. 14

 

Não é questão de rever. Não é questão de "não ter entendido". É uma questão simples: não há verdade em "ser bom" e "ser ruim". Esses filmes não serão bons/melhores porque você quer assim, porque você considera assim.

 

E mesmo que fosse dividido dessa maneira, como garante que não é você quem precisa revê-los para perceber como eles são menores do que você pensa? Vamo revê aí, Inri. Vamo revê.

 

18
Serge Hall2006-09-30 10:19:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim.

 

De "Persona" e "Andrei Rublev" eu gosto' date=' até muito, mas não acho bons o bastante para entrarem em "melhores", nem de décadas nem dos diretores.

 

"Weekend", "Alphaville" e "A Aventura" são médios, apesar do último eu ter visto há um bom tempo já.
[/quote']

 

o-que-é-isso, sr. Hall? trate de revê-los, por favor. depois vem aqui que eu te explico. 03

 

não é possível. Aventura é coisa de gênio, Weekend mais ainda e Alphaville MAIS ainda. vamo revê ai.

 

Vai começar com isso de novo, Inri? Enfia essa arrogência no rabo de um vira-lata doente e deixe ele ser atropelado. Que nojo, cara, puta merda. 14

 

Não é questão de rever. Não é questão de "não ter entendido". É uma questão simples: não há verdade em "ser bom" e "ser ruim". Esses filmes não serão bons/melhores porque você quer assim, porque você considera assim.

 

E mesmo que fosse dividido dessa maneira, como garante que não é você quem precisa revê-los para perceber como eles são menores do que você pensa? Vamo revê aí, Inri. Vamo revê.

 

18

 

o meu "depois te explico" foi ingênuo. você que tem a mente poluída.

 

eu prometo que revejo, se você prometer. combinado?

 

ou: se não quiser fazer esse trato. porque não começa me explicando o porque de não gostar tnato desses filmes?
Katsushiro2006-09-30 11:37:05
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Sim.

 

De "Persona" e "Andrei Rublev" eu gosto' date=' até muito, mas não acho bons o bastante para entrarem em "melhores", nem de décadas nem dos diretores.

 

"Weekend", "Alphaville" e "A Aventura" são médios, apesar do último eu ter visto há um bom tempo já.
[/quote']

 

o-que-é-isso, sr. Hall? trate de revê-los, por favor. depois vem aqui que eu te explico. 03

 

não é possível. Aventura é coisa de gênio, Weekend mais ainda e Alphaville MAIS ainda. vamo revê ai.

 

Vai começar com isso de novo, Inri? Enfia essa arrogência no rabo de um vira-lata doente e deixe ele ser atropelado. Que nojo, cara, puta merda. 14

 

Não é questão de rever. Não é questão de "não ter entendido". É uma questão simples: não há verdade em "ser bom" e "ser ruim". Esses filmes não serão bons/melhores porque você quer assim, porque você considera assim.

 

E mesmo que fosse dividido dessa maneira, como garante que não é você quem precisa revê-los para perceber como eles são menores do que você pensa? Vamo revê aí, Inri. Vamo revê.

 

18

 

o meu "depois te explico" foi ingênuo. você que tem a mente poluída.

 

eu prometo que revejo, se você prometer. combinado?

 

ou: se não quiser fazer esse trato. porque não começa me explicando o porque de não gostar tnato desses filmes?

 

Quando eu falei rapidamente sobre "Weekend" aqui, eu disse:

 

"Weekend à Francesa"; dir: Jean-Luc Godard - 6/10

Taí um exercício bem mais interessante, que surpreendentemente tirou algumas risadinhas honestas da minha boca e que, claro, tem aquele travelling maravilhoso do engarrafamento (que me maravilhou não apenas por ser looooongo, mas pelo conjunto de imagem e execução, e a graça atípica da coisa crítica/criticada)."

 

 

Como a maioria dos filmes do Godard (como eu os considero, a minha verdade), é mais uma experimentação afetada, um exercício, pensamentos jogados e pouco trabalhados. O travelling mesmo, apesar de maravilhoso, para mim é "só" um travelling gigantesco, um pequeno auto-cafuné técnico em mais um grande ego-filme. Mas, como disse, esse aqui foi um desses exemplos mais interessantes. De Godard geralmente se tira coisas avulsas, raramente uma obra inteira com satisfação (como "Acossado" e "O Desprezo", lapsos) - com Truffaut já me ocorre o contrário. Você pode, e certamente vai, discordar dessa minha miniaturalização do "mestre" (cof, cof) Godard, e eu respeito isso, pois não são fatos, nem os meus nem os seus.

 

 

O mesmo vale para "Alphaville", também um 6/10 na minha cotação organizacional. O que me satisfaz ali é a homenagem/brincadeira com o noir, no caso mesclado a um sci-fi de vanguarda. É a comunicação de um cinema novo com um cinema de origem, de gênero, histórico, e o Godard fez esse Cinema X Cinema muito melhor lá em "O Desprezo". O uso de Eddie Constantine e sua interpretação também me agradam muito, e "Alphaville" passa a ser objeto interno e externo dos gêneros que apresenta e/ou representa.

 

Mas aí o Godard Cabeção aflora, começa com aquele interrogatório de citações que, ao contrário das citações presentes em "Acossado", em que elas faziam por onde e facilmente econtravam o fluxo do filme (roteiro de Truffaut, hmmm...), está ali compondo a parcela ego-fílmica. O mesmo vale para as diferentes apresentações "linguísticas" na lousa.

 

 

Já "A Aventura" eu vi faz tempo. Mas lembro de ter achado mediano também.
Serge Hall2006-09-30 12:34:18
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alphaville      

                  É complicado falar deste sem pensar mais de 5 horas sobre seu conteúdo e sem revê-lo por no mínimo duas vezes. ficção cientítica futurista onde um espião é enviado a uma outra galáxia, Alphaville, para destruir um computador, Alpha 60, que controla as mentes da população local e que procura declarar guerra futuramente a outras nações. É um filme difícil eu assumo. ainda mais para um primeiro Godard. A temática do mesmo, o excesso de simbolismos e cenas de explosão artística e metalinguística não são do gosto de todos. A verdade é que o modo como foi construída a temática de Alphaville é genial. até os 30 min de filme, Godard não libera mais do que 5% do conteúdo do filme, e imagens fluidas e desconexas aparecem e se formam quase como que imperceptíveis numa trama mindfuck e caótica.

                  Mas o que é mais interessante no filme é que a medida que o ritmo deste cresce e o clima noir/de espionagem se acentua, os personagens vão ganhando forma e uma trama altamente de crítica humanista vai se formando. godard critica implacavelmente os regimes totalitaristas, em especial o regime nazista, e mostra as mentes e os critérios humanos fragmentados de cada indivíduo de Alphaville. A cena em que Natacha Von Braun [Anna Karina] e Lemmy Caution [Eddie Constantine] discutem sobre as palavras do dicionário é uma das coisas mais espetacularmente lindas da face da terra. Natacha conta-lhe que seu vocabulário está sumindo e que palavras como "amor", "dor" e "choro", sentimentos genuinamente humanos e que denotam nossa humanidade e fraquezas, estão desaparecendo.  Em Alphaville todos estão se tornando robôs, fantasmas sem sentimentos e sem reflexão, toda a carga pessoal de cada um está desaparecendo e chorar pela mulher amada é motivo de execução pelo fusil das tropas do governo. Os personagens de alphaville vivem à beira da loucura. estes tentam lutar contra as convenções formalistas da galáxia e as próprias convenções e motivações, e por isso sempre se colocam na presença de irrefutáveis dúvidas e enigmas insolucionáveis.

                   Os personagens são bilaterais e não totalmente desenvolvidos, eles são partes fragmentadas de um todo fragmentado. O espião Lemmy é a dose de humanidade que resta a bela Natacha, é o que resta para que esta não se torne como os demais de Alphaville, meros intrumentos de propósito maior e não necessariamente digno. As cenas com as prostitutas também são de grande potencialidade. Lemmy é recebido por "atendentes" que oferecem serviços para estrangeiros de Alphaville. É a desconstrução personificada, ele se sente incomodado com tudo isso, ele não gosta das pessoas daquela cidade, apenas de Natacha, a única mais humana daquele meio e que ele escolheu salvar devido a uma ligação amorosa que se constrói quase que timidamente. O amor entre os dois é disfarçado na personagem de Natacha, que oscila entre o real de Alphaville e o real do que mandam seus sentimentos. Toda a sequência final é absolutamente perfeita. é um desfecho magistral e fantástico para tais acontecimentos. A fotografia em preto e branco do filme é decididamente a mais fantástica que eu já vi num filme. O mesmo serve para a iluminação e para uma direção ora discreta e ora extremamente reveladora e ofensiva de Godard. Obra prima.

 

depois escrevo sobre weekend. ou aventura. ou PERSONA.
Katsushiro2006-10-01 10:18:49
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 1 month later...
  • Members
Subindo o tópico:

 

No Cineclube em Cena está havendo uma votação para se eleger os melhores filmes de cada década. A 1ª está sendo a de 70.

 

A votação dos melhores da década de 70 acabou! Resultado:

 

1º - Laranja MecânicaA Clockwork Orange / Dir: Stanley Kubrick – 1971<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" /><?:NAMESPACE PREFIX = O />

2º - Taxi DriverIdem / Dir: Martin Scorsese – 1976

3º - O Poderoso ChefãoThe Godfather / Dir: Francis Ford Coppola – 1972

4º - O Poderoso Chefão 2The Godfather: Part II / Dir: Francis Ford Coppola – 1974

5º - Apocalypse NowIdem / Dir: Francis Ford Coppola – 1979

6º - Um Estranho no NinhoOne Flew Over the Cuckoo's Nest / Dir: Milos Forman - 1975

7º - Barry LyndonIdem / Dir: Stanley Kubrick – 1975

8º - StalkerIdem / Dir: Andrei Tarkovski - 1979

9º - Alien: O Oitavo PassageiroAlien / Dir: Ridley Scott - 1979

10º - Noivo Neurótico, Noiva NervosaAnnie Hall / Dir: Woody Allen - 1977

 

Agora, é a vez da década de 80. O link pra quem quiser votar:

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Creio não ser possível escolher uma dentre todas as décadas do cinema. Meu gosto cinematográfico se alastra por todas elas. Cada uma possui, pelo menos, um filme inesquecível. Porém, uma que ainda não fora citada, mas que, ao meu ver, está entre as mais brilhantes (a que mais contém filmes em meu Top 20 - são 7, salvo engano). Algumas obras magníficas da década:

1950 - Crepúsculo dos Deuses, A Malvada, Rashomon;

1951 - A Montanha dos Sete Abutres, Um Lugar ao Sol;

1952 - Cantando na Chuva, Matar ou Morrer;

1953 - A Um Passo da Eternidade; Os Brutos Também Amam

1954 - Janela Indiscreta, Sindicato de Ladrões

1955 - Juventude Transviada;

1956 - Assim Caminha a Humanidade, Os Dez Mandamentos, O Grande Golpe, Rastros de Ódio, O Sétimo Selo;

1957 - Doze Homens e uma Sentença, Glória Feita de Sangue, Morangos Silvestres, A Ponte do Rio Kwai;

1958 - Um Corpo Que Cai, A Marca da Maldade;

1959 - Anatomia de um Crime, Ben-Hur, O Diário de Anne Frank, Intriga Internacional, Onde Começa o Inferno, Quanto Mais Quente Melhor;

 

Bom, essas são algumas das que lembro agora. Qualquer coisa, volto a postar mais tarde.  
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Eu acho que não existe "uma década do cinema"... existiram filmes bons e filmes ruins em todas elas...

 

Mas a década de 80, pra mim pelo menos, foi a campeã de filmes bobos e por isso mesmo, quem fez sucesso nesse filmes não conseguiu se alavancar na carreira... Até mesmo o Mathew Broderick que fez tanto sucesso por Curtindo a Vida Adoidado, não teve uma carreira tão brilhante assim...

 

09

 

98% dos protagonistas daqueles filmes nunca mais nem apareceram para fazer outros filmes...09

 

09

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho esquisito definir décadas, cada uma tem seu mérito.

Mas se eu tivesse de chutar, seria algo entre os 40 e os 60. Mas eu adoro os 50, os 70, os 90, os atuais, os 30, até mesmo os 80.

Só uma pergunta: alguém realmente gosta dos filmes de 1900 até 1909? Pareceu uma tentativa de soar cool XD.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Votei na década de 70, apesar de eu achar a década de 80 igualmente boa (70 estava perdendo na enquete, então eu dei uma forcinha).

De 70 vale citar:

Taxi Driver

Caminhos Perigosos

Laranja Mecânica

Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança

Operação França

Apocalypse Now

Contatos Imediatos do Terceiro Grau

O Poderoso Chefão

O Poderoso Chefão - Parte II

Tubarão

Rocky, Um Lutador
Link to comment
Share on other sites

  • Members

a minha favorita é a de 90, mais a melhor acho que está entre 60 e 70.

acrescentaria:

 

1950 - Crepúsculo dos Deuses' date=' A Malvada, Rashomon;

1951 - A Montanha dos Sete Abutres, Um Lugar ao Sol;

1952 - Cantando na Chuva, Matar ou Morrer, Viva Zapata!

1953 - A Um Passo da Eternidade; Os Brutos Também Amam; Inferno nº 17; O Inventor Da Mocidade;

1954 - Janela Indiscreta, Sindicato de Ladrões, Sabrina; Os Sete Samurais;

1955 - Juventude Transviada;

1956 - Assim Caminha a Humanidade, Os Dez Mandamentos, O Grande Golpe, Rastros de Ódio, O Sétimo Selo;

1957 - Doze Homens e uma Sentença, Glória Feita de Sangue, Morangos Silvestres, A Ponte do Rio Kwai, Testemunha de Acusação

1958 - Um Corpo Que Cai, A Marca da Maldade;

1959 - Anatomia de um Crime, Ben-Hur, O Diário de Anne Frank, Intriga Internacional, Onde Começa o Inferno, Quanto Mais Quente Melhor;

[/quote']
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que é mais fácil citar quantos filmes eu vi por década (estou me baseando na lista do IMDb, muitos outros filmes não estão incluídos) e depois decidir quais as melhores (curtas incluídos).

 

Início até 1909: 1 filme. Média (notas somadas) 9.0

1920 até 1929: 3 filmes. Média 8.3

1930 até 1939: 1 filme. Média 9.0

 

1940 até 1949: 2 filmes. Média 9.2

 

1950 até 1959: 2 filmes. Média 6.5

 

1960 até 1969: 14 filmes. Média 8.2

 

1970 até 1979: 20 filmes. Média 8.2

 

1980 até 1989: 26 filmes. Média 7.7

 

1990 até 1999: 63 filmes. Média 6.9

 

2000 até os Dias Atuais: 173 filmes. Média 6.4
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...