Jump to content
Forum Cinema em Cena

Piratas do Caribe 3: No fim do mundo


Renato
 Share

Recommended Posts

  • Members

Bom, eu não ia fazer isso, mas vamos lá:

 

Particularmente, acho que ambas as sequências sofrem do mal 'quero ser maior e mais megalomaníaco sem necessidade', mal esse certamente impingido pelo 'Jerry Bruckheimer-way-of-things'. Entretanto, porém, percebo com relativa satisfação que existe criatividade e um senso de arte isolados em um produto tamanho família feito para gerar milhões de verdinhas. Ok, a Tia Dalma em tamanho KK foi algo duro de engolir, mas não posso ignorar o sorriso ao ver a criatividade dos caras em brincar com a noção de Terra plana que a civilização tinha naquela época, colocando a cachoeira no 'fim do mundo' em direção ao vazio... Sem mencionar a sequência no deserto, surreal e antológica com aqueles carangueijos (!!)... Mas não pára por aí: só Deep em cena junto com Rush e Nighy já valem uma nota acima da média. Pq vou me preocupar com Bloom (que está até melhor aqui) quando tenho esses três homens em conflito levando o filme nas costas?

 

E falando em Leone, o que dizer da pequena homenagem na cena do banco de areia onde os 6 personagens principais se encontram no terceiro ato, com guitarras estridentes lembrando Morricone e closes no rosto de cada um lembrando a clássica sequência do cemitério de Três Homens em Conflito? E ainda sobre o filme de Leone, outra referência básica é os personagens 'se sacaneando' o filme inteiro onde cada um busca o que melhor lhe interessa, danando-se para o velho senso de altruísmo, tão comum e clichê em heróis hollywoodianos...

 

Sorry guys, todos temos nossas prioridades analíticas quando vemos um filme. Alguns preferem meter o pau no Bloom e ignorar todo o resto; outros preferem se resumir dizendo que o filme é 'forçado'; e eu prefiro me divertir, sabendo que a) não dá pra esperar OPs vindas de Jerry Bruckheimer; e B) é visível que tanto Verbinski quanto seus roteiristas não parecem interessados em reinventar a roda, mas tão somente em fazer algo interessante em matéria de idéias com um gênero para lá de batido.

 

Pressinto uma recepção desastrosa para Indy 4 no ano que vem... 12
Dook2007-05-28 12:47:01
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A pergunta de um milhão de dólares :

 

- COMO O KK FOI TRANSPORTADO ATÉ NOVA YORK?090909

 

060606

 

 

 

Já que acharam intragável estas coisas o que posso dizer, do portal estomacal do Kraken? Um polvo gigante que não te mata, mas leva você para o mundo de Davy Jones em algum lugar em “Além da Imaginação”. 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ou de toda frota naval inglesa assistindo de cabaré os navios piratas esculhambando “O Lorde Beckett” afundando para as profundezas. 06 

 

A propósito, se não me engano o personagem do Tom Hollander tinha deixado marcas <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Jack Sparrow e o mesmo nele, em nenhum momento foi ressaltado isto. Aqui o personagem de Beckett, foi no mínimo mal explorado. E fica inexplicável mesmo o passado de Sparrow com o de Beckett. Sei lá faltou algo? 17
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A pergunta de um milhão de dólares :

 

- COMO O KK FOI TRANSPORTADO ATÉ NOVA YORK?090909

 

060606

 

 

 

Já que acharam intragável estas coisas o que posso dizer' date=' do portal estomacal do Kraken? Um polvo gigante que não te mata, mas leva você para o mundo de Davy Jones em algum lugar em “Além da Imaginação”. 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ou de toda frota naval inglesa assistindo de cabaré os navios piratas esculhambando “O Lorde Beckett” afundando para as profundezas. 06 

 

A propósito, se não me engano o personagem do Tom Hollander tinha deixado marcas <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Jack Sparrow e o mesmo nele, em nenhum momento foi ressaltado isto. Aqui o personagem de Beckett, foi no mínimo mal explorado. E fica inexplicável mesmo o passado de Sparrow com o de Beckett. Sei lá faltou algo? 17
[/quote']

 

 Hummm... Let me see... Ah!! Inteligência, talvez? Coerência? Um pouco de boa vontade e menos menosprezo para com a inteligência do público? Não. Pensando bem, seria pedir demais né mesmo? Afinal, estamos falando de um filme produzido pelo Sr. Jerry Bruckwhatever... 07 19

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Thiago' date=' se vc subtrair o Fincher da filmografia do Brad Pitt, terá um Bloom 10% melhorado.[/quote']

0606

 

Eu não gosto do Bloom, mas isso é a mais pura verdade.

Tô pra entender como o Pitt caiu nas graças do Fincher...

 

Como?

 

Não querendo puxar o saco, mas ai já e covardia a comparação. Brad Pitt em “Clube da Luta” embore não goste do filme, ele está muito bem, anos luz a frente de Bloom.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Além disto, temos filmes como Sete Anos No Tibet, Seven, Lendas da Paixão, Príncipe das Sombras, até mesmo Entrevista Com O Vampiro no currículo do cara e olha que não sou fã do cara, não sou gay e nem mulher fanática por ele. 06 Mas em todos estes filmes ele dá de <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />10 a 0 em Bloom. Quer tirar a prova? Assista os filmes, e olha se ele esta devendo em atuação. Até em Tróia quem salva o filme é Pitt e Eric Bana e não Boom. 0612

Plutão Orco2007-05-28 13:40:55
Link to comment
Share on other sites

  • Members
A pergunta de um milhão de dólares :

 

- COMO O KK FOI TRANSPORTADO ATÉ NOVA YORK?090909

 

060606

 

 

 

Já que acharam intragável estas coisas o que posso dizer' date=' do portal estomacal do Kraken? Um polvo gigante que não te mata, mas leva você para o mundo de Davy Jones em algum lugar em “Além da Imaginação”. 06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Ou de toda frota naval inglesa assistindo de cabaré os navios piratas esculhambando “O Lorde Beckett” afundando para as profundezas. 06 

 

A propósito, se não me engano o personagem do Tom Hollander tinha deixado marcas <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Jack Sparrow e o mesmo nele, em nenhum momento foi ressaltado isto. Aqui o personagem de Beckett, foi no mínimo mal explorado. E fica inexplicável mesmo o passado de Sparrow com o de Beckett. Sei lá faltou algo? 17
[/quote']

Bem Lembrado.

Nesse terceiro filme eles até fazem essa referência.....mas não explicam o porque disso?
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Bom' date=' eu não ia fazer isso, mas vamos lá:

 

Particularmente, acho que ambas as sequências sofrem do mal 'quero ser maior e mais megalomaníaco sem necessidade', mal esse certamente impingido pelo 'Jerry Bruckheimer-way-of-things'. Entretanto, porém, percebo com relativa satisfação que existe criatividade e um senso de arte isolados em um produto tamanho família feito para gerar milhões de verdinhas. Ok, a Tia Dalma em tamanho KK foi algo duro de engolir, mas não posso ignorar o sorriso ao ver a criatividade dos caras em brincar com a noção de Terra plana que a civilização tinha naquela época, colocando a cachoeira no 'fim do mundo' em direção ao vazio... Sem mencionar a sequência no deserto, surreal e antológica com aqueles carangueijos (!!)... Mas não pára por aí: só Deep em cena junto com Rush e Nighy já valem uma nota acima da média. Pq vou me preocupar com Bloom (que está até melhor aqui) quando tenho esses três homens em conflito levando o filme nas costas?

 

E falando em Leone, o que dizer da pequena homenagem na cena do banco de areia onde os 6 personagens principais se encontram no terceiro ato, com guitarras estridentes lembrando Morricone e closes no rosto de cada um lembrando a clássica sequência do cemitério de Três Homens em Conflito? E ainda sobre o filme de Leone, outra referência básica é os personagens 'se sacaneando' o filme inteiro onde cada um busca o que melhor lhe interessa, danando-se para o velho senso de altruísmo, tão comum e clichê em heróis hollywoodianos...

 

Sorry guys, todos temos nossas prioridades analíticas quando vemos um filme. Alguns preferem meter o pau no Bloom e ignorar todo o resto; outros preferem se resumir dizendo que o filme é 'forçado'; e eu prefiro me divertir, sabendo que a) não dá pra esperar OPs vindas de Jerry Bruckheimer; e B) é visível que tanto Verbinski quanto seus roteiristas não parecem interessados em reinventar a roda, mas tão somente em fazer algo interessante em matéria de idéias com um gênero para lá de batido.

 

Pressinto uma recepção desastrosa para Indy 4 no ano que vem... 12

 
[/quote']

 

Finalmente alguém em sintonia com a proposta do filme 10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O crítico funciona para estabelecer algumas tendências' date=' mas acho que não dá pra fugir muito daquilo que é particular em cada um ... cada vez mais eu concordo com aquela frase do Serge Hall ... filmes são o que são + o que somos ... assim é com a crítica, assim são com os atores ... gostamos daquilo que gostamos, pq gostamos e nos convém gostar ...
[/quote']

 

Xeque Mate!12

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Isto sintetiza muito das exaltações de todos aqui inclusive a minha. Que falta o Serge aqui no fórum? O cara era um dos poucos que respeitava, e era coerente em suas idéias e valores.  Bom usuário, bom pirata. 05

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

vc não achou a cena do casamento fofinha' date=' Thiago? Eu achei que dali pra frente, o filme ficou gostoso e com cara de sessão da tarde.10 Não achaste?02[/quote']

 

Sinceramente eu gostei do casamento em meio à chuva e a luta. Embora tenha elementos de ser um pastelão, foi algo inusitado e bacana de se ver. Em nenhum momento isto me constrangeu.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Hummm... Let me see... Ah!! Inteligência' date=' talvez? Coerência? Um pouco de boa vontade e menos menosprezo para com a inteligência do público? Não. Pensando bem, seria pedir demais né mesmo? Afinal, estamos falando de um filme produzido pelo Sr. Jerry Bruckwhatever... 07 19

 
[/quote']

 

Posso utilizar o mesmo argumento em relação ao transporte do gorila em King Kong...

 

Sinceramente, o pessoal aqui tá procurando pêlo em ovo, IMO...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Nota editada. PC3 - 2,0/5,0.

 

 OBS: Não, você não leu errado. É isso mesmo. Apesar de inicialmente ter dado nota 3,0 ao filme (provavelmente por ainda estar com minhas percepções alteradas devido os efeitos do som ensurdecedor...), decidi reduzi-la para ser coerente com o que escrevi ao final do meu 1º comentário sobre o filme após assisti-lo: por mais brilhante que um longa possa ser do ponto de vista técnico, se me fez desejar que acabasse logo (tortura?17 06) é porque é bem ruinzinho...  

 Sorry, Deep, mas aqui nem sua interpretação conseguiu salvá-lo do naufrágio... Jaz tranquilo e impassível no fundo do mar de filmes ralos e bobos. Pena. 04    
The Deadman2007-05-28 14:20:57
Link to comment
Share on other sites

  • Members
Diretor e roteiro não dão identidade ao personagem. Dão um protótipo. O ator é que desenvolve a coisa. O Bloom está ativo dentro da história do terceiro. No segundo ele era uma porta. Se cenas como aquela do chá ou do casamento tivessem prevalecido' date=' talvez o personagem ganhasse maior empatia. Eu senti que ele esteve mais dentro da história na parte final do que jamais esteve nos dois primeiros filmes. Querendo ou não, o protagonista era ele. O Depp é o astro, sem dúvida, mas o personagem central da trama é o Will. Foi por causa do medalhão que ele recebeu do pai que a saga começou e o Depp surgiu. Na minha opinião, o elenco inteiro esteve correto. Nem da Knightley, de quem não gosto muito, tenho queixas. O problema não é a atuação de A, B ou C, mas a irritante interrupção de cenas engraçadas e espirituosas com estrondos e pirotecnia desnecesária.[/quote']

 

Não parece. Não percebi o cara no comando do filme inteiro, acho que o filme que mais centra o personagem de Will Turner é O Maldição do Pérola Negra. Afinal, lá ele é o típico cara que salva a mocinha indefesa do perigo, e aqui Elizabeth não precisa mais da proteção do Will, já é independente. Tanto que se desentendem pro um momento pro conta da morte do Jack, e ela mesma disse isto logo de cara no filme.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O crítico funciona para estabelecer algumas tendências' date=' mas acho que não dá pra fugir muito daquilo que é particular em cada um ... cada vez mais eu concordo com aquela frase do Serge Hall ... filmes são o que são + o que somos ... assim é com a crítica, assim são com os atores ... gostamos daquilo que gostamos, pq gostamos e nos convém gostar ...
[/quote']

 

Xeque Mate!12

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Isto sintetiza muito das exaltações de todos aqui inclusive a minha. Que falta o Serge aqui no fórum? O cara era um dos poucos que respeitava, e era coerente em suas idéias e valores.  Bom usuário, bom pirata. 05

 

 

Essa frase do Serge ela é muito mais ampla e complexa do que parece ser ... engloba uma série de coisas ao mesmo tempo que ela é clara e objetiva ...
Link to comment
Share on other sites

  • Members
sim a saga começou e terminou com Will Turner (o personagem mais apagado de toda a trilogia)' date=' mas ele não é o protagonista.  Volto a repetir o protagonista da trilogia toda é Jack Sparrow


Piratas do Caribe: A Maldição do Pérola Negra:

Jack Sparrow quer o navio Pérola Negra de volta e pra isso decide ajudar o ferreiro Will para enfrentar o Barbossa e recuperar o Pérola Negra

a participação do Will no filme foi apenas de coadjuvante sua unica função era fazer par romântico com Elizabeth e usar o medalhão para livrar o Pérola Negra da maldição asteca.

Piratas do Caribe: Baú da Morte:

 Jack Sparrow quer encontrar o baú do Davy Jones e impedir que ele fique pra sempre no holandês voador devido a uma divida de sangue 

Esse era pra ser o grande filme do Jack Sparrow, mas aqui a trama Will/Bill Turner começou a ofuscar  Jack Sparrow

Piratas do Caribe: No fim do Mundo:

Jack Sparrow é um dos nove lordes que fazem parte da corte dos piratas e Barbossa pra precisa dele pra libertar a deusa Calypso
[/quote']

 

Não mesmo. O foco do primeiro filme é o Bloom, claro que temos o anti-herói aqui e quem rouba as cenas no filme é o Jack (Depp). Embora, não precise de esforço para isto, já que Orlando Bloom é inexpressivo por natureza. Bloom é o temerário, tímido e eunuco, rapaz incapaz de expressar seus sentimentos para a mulher amada, qualquer semelhança com outro herói não é mera coincidência é típico estereótipo moderno.06  Até que piratas atracam <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em Port Royal, para saquear e busca a ultima peça de um medalhão misterioso. A partir daí, ele usa de todos os meios para salvar Elizabeth. Eles focam bastante nisto. 03

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Já no segundo, sabemos que o pai de Will não esta exatamente morto, mas amaldiçoado como tripulante permanente do o famoso Navio Fantasma “O Holandês Voador”. Imortalizado nas músicas de Richard Wagner, na literatura germânica e outras obras de outras mídias.  No entanto, para que Will salve seu pai ele precisa encontrar o Baú da Morte onde esta o coração de Davy Jones o Atual capitão do Holandês Voador. Só que aqui, Will e Jack estão igualmente participativos. E Jack está mais envolvido com Davy Jones, do que Will, já que está marcado para ser amaldiçoado. A principio Will se torna um protagonista principal, e fica quase secundário, através de outros personagens como Elizabeth e Jack nas sub-tramas envolvendo o primeiro personagem.

 

Agora no terceiro, quando Bloom aparece já estamos em volto da participação maior para o Barbosa e Elizabeth logo na abertura. E depois Sparrow, que teve até mais tempo se não me engano. E sua maior participação, são em péssimos momentos de conspirações uma atrás da outra e na parte final. No meio do filme, ele fica praticamente nulo e inexistente na trama.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
...uma vilã chamada Calypso (?!?)...


Cara' date=' essa foi uma das coisas que eu odiei nesse filme, porque a partir do momento que pronunciaram esse nome, eu lembrei disso aqui:

CD_Banda_Calypso_20+.jpg[/quote']

 

06

 

Vou fingir que o pessoal não sabe nada de mitologia e vou postar isto aqui:06

Calipso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Calipso (do grego antigo Καλυψώ) na mitologia grega é uma ninfa do mar.

Odisseu%20e%20Calipso

magnify-clip.png
Odisseu e Calipso

Segundo alguns autores seria filha de Oceano e de Tétis, vivia em uma gruta, na encosta de uma montanha na ilha de Ogígia. A entrada da sua morada era cercada por um bosque sagrado, onde havia uma fonte, também sagrada. Para outros, seria filha de Atlas e Plêione, ou mesmo ainda de Hélios e Perse.

Os seus filhos mais importantes eram Áuson, Nausítoo e Nausínoo e Latino.

Sendo uma das deusas fiandeiras, era um poderosa feiticeira e trazia em si o poder da vida e da morte.

No texto da Odisséia, atribuído a Homero, quando Ulisses (Odisseu) naufragou na costa da sua ilha, Calipso acolheu-o em sua morada e por ele se apaixonou. Passava os dias a tecer e a fiar, e neste tempo insistia em seduzí-lo, oferecendo-lhe inclusive a imortalidade se aceitasse ficar com ela para sempre.

O herói, entretanto, resistia, sem conseguir esquecer a sua pátria, a sua esposa (Penélope) e seu filho. Passados sete anos, após os quais Poseidon acalmara a sua ira, Zeus, compadecido, enviou Hermes até à presença de Calipso com ordem para que a mesma libertasse o seu hóspede. Desse modo, mesmo contra a sua vontade, ela forneceu os recursos para que Ulisses construísse uma jangada, deu-lhe provisões e assegurou-lhe vento favorável para o caminho de volta ao lar.

Na obra Telêmaco, de Fenélon, encontram-se narradas as aventuras do filho de Ulisses à procura do pai. Ele também chegou à ilha de Ogígia e Calipso também tentou retê-lo com as mesmas promessas. Mas, Minerva o acompanhava na forma de Mentor e ajudou-o a resistir à tentação.

 

Plutão Osso:

 

Mas de qualquer forma, estou sendo irônico mesmo.06 O pessoal não sabe nada de mitologia, é infelizmente associaram Calypso com a famigerada música de uma banda qualquer aqui neste “fim de mundo”, neste quinto dos infernos. Hahahah!  06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Culpa também dos imbecis dos tradutores que prezam pelo inglês Calypso ao invés de Calipso, Flying Dutchman ao invés de O Holandês Voador. 11 Isto enche o saco para falar a verdade, isto é constrangedor, pois tem tradução.11

 

Que culpa tem os roteiristas em não buscarem informação sobre uma famigerada banda de musica que toca.... qual o gênero musical mesmo? 1706

Plutão Orco2007-05-28 17:17:40
Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

O crítico funciona para estabelecer algumas tendências' date=' mas acho que não dá pra fugir muito daquilo que é particular em cada um ... cada vez mais eu concordo com aquela frase do Serge Hall ... filmes são o que são + o que somos ... assim é com a crítica, assim são com os atores ... gostamos daquilo que gostamos, pq gostamos e nos convém gostar ...
[/quote']

 

Isso significa que eu não quero casar.06

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Exatamente' date=' o cinema todo caía na gragalhada quando falavam Calypso. 06

O que mais achei ridículo disto, foi a forma gigantesca (?) de Tia Dalma... Por favor, né? Poderiam ter passado o filme sem essa 14
[/quote']

 

Filha de Titãs, Titã é.06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Pro favor não associe a banda brasileira. 06

 

 
Link to comment
Share on other sites

  • Members
...uma vilã chamada Calypso (?!?)...


Cara' date=' essa foi uma das coisas que eu odiei nesse filme, porque a partir do momento que pronunciaram esse nome, eu lembrei disso aqui:

CD_Banda_Calypso_20+.jpg[/quote']

 

06

 

Vou fingir que o pessoal não sabe nada de mitologia e vou postar isto aqui:06

Calipso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

 

Calipso (do grego antigo Καλυψώ) na mitologia grega é uma ninfa do mar.

Odisseu%20e%20Calipso

magnify-clip.png
Odisseu e Calipso

Segundo alguns autores seria filha de Oceano e de Tétis, vivia em uma gruta, na encosta de uma montanha na ilha de Ogígia. A entrada da sua morada era cercada por um bosque sagrado, onde havia uma fonte, também sagrada. Para outros, seria filha de Atlas e Plêione, ou mesmo ainda de Hélios e Perse.

Os seus filhos mais importantes eram Áuson, Nausítoo e Nausínoo e Latino.

Sendo uma das deusas fiandeiras, era um poderosa feiticeira e trazia em si o poder da vida e da morte.

No texto da Odisséia, atribuído a Homero, quando Ulisses (Odisseu) naufragou na costa da sua ilha, Calipso acolheu-o em sua morada e por ele se apaixonou. Passava os dias a tecer e a fiar, e neste tempo insistia em seduzí-lo, oferecendo-lhe inclusive a imortalidade se aceitasse ficar com ela para sempre.

O herói, entretanto, resistia, sem conseguir esquecer a sua pátria, a sua esposa (Penélope) e seu filho. Passados sete anos, após os quais Poseidon acalmara a sua ira, Zeus, compadecido, enviou Hermes até à presença de Calipso com ordem para que a mesma libertasse o seu hóspede. Desse modo, mesmo contra a sua vontade, ela forneceu os recursos para que Ulisses construísse uma jangada, deu-lhe provisões e assegurou-lhe vento favorável para o caminho de volta ao lar.

Na obra Telêmaco, de Fenélon, encontram-se narradas as aventuras do filho de Ulisses à procura do pai. Ele também chegou à ilha de Ogígia e Calipso também tentou retê-lo com as mesmas promessas. Mas, Minerva o acompanhava na forma de Mentor e ajudou-o a resistir à tentação.

 

Plutão Osso:

 

Mas de qualquer forma, estou sendo irônico mesmo.06 O pessoal não sabe nada de mitologia, é infelizmente associaram Calypso com a famigerada música de uma banda qualquer aqui neste “fim de mundo”, neste quinto dos infernos. Hahahah!  06

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Culpa também dos imbecis dos tradutores que prezam pelo inglês Calypso ao invés de Calipso, Flying Dutchman ao invés de O Holandês Voador. 11 Isto enche o saco para falar a verdade, isto é constrangedor, pois tem tradução.11

 

Que culpa tem os roteiristas em não buscarem informação sobre uma famigerada banda de musica que toca.... qual o gênero musical mesmo? 1706

 

Calypso tb e um estilo de danca criado pelo Harry Belafonte..

 

Harry%20Belafonte%20-%20Calypso
Link to comment
Share on other sites

Particularmente' date=' acho que ambas as sequências sofrem do mal 'quero ser maior e mais megalomaníaco sem necessidade', mal esse certamente impingido pelo 'Jerry Bruckheimer-way-of-things'. Entretanto, porém, percebo com relativa satisfação que existe criatividade e um senso de arte isolados em um produto tamanho família feito para gerar milhões de verdinhas. [/quote']

 

 

 

Concordamos aqui..

 

 

 

Ok' date=' a Tia Dalma em tamanho KK foi algo duro de engolir, mas não posso ignorar o sorriso ao ver a criatividade dos caras em brincar com a noção de Terra plana que a civilização tinha naquela época, colocando a cachoeira no 'fim do mundo' em direção ao vazio... Sem mencionar a sequência no deserto, surreal e antológica com aqueles carangueijos (!!)... Mas não pára por aí: só Deep em cena junto com Rush e Nighy já valem uma nota acima da média. Pq vou me preocupar com Bloom (que está até melhor aqui) quando tenho esses três homens em conflito levando o filme nas costas? [/quote']

 

 

 

O problema é que recebemos muito pouco, quando se trata de entretenimento em PC3. Essas sacadas aí são até legais (mesmo que na cena da cachoeira ninguém se preocupe em mostrar como a trupe saiu ilesa depois da queda) mas Dook, é muito pouco para um filme como PC3. E sobre as "citações" do filme de Leone, duvido que sejam intencionais.

 

 

 

Quanto ao Bloom tudo que falei sobre ele foi mais pra pegar no pé da Paola (não que isso vá redimi-lo) não me preocupei com ele, ainda que com sua inexpressividade tenha me provocado risos. A cena do casamento foi... uma coisa. E sim, Geofrey Rush deve ter se divertido às pampas. E protagonizar aquelas cenas faz parte do sacrifício que qualquer ator deve fazer. Note que em nenhum momento eu falo do astro do filme, Deep fez o que já tinha feito nos outros filmes, repetiu os maneirismos que o tornaram famoso no papel. A aparição de Keith Richards só me provou que ele ainda vive. O homem é uma lenda.

 

 

 

Parece que estou metendo o malho sem dó no filme e que não consigo ver suas qualidades, mas façam o teste, tentem assistir PC3 mais de uma vez e me digam se a opinião de vocês continua a mesma. O filme falha miseravelmente no conjunto. É um apanhado de cenas feitas para soarem engraçadinhas embaladas por um som tonitroante (e olhem que prezo muito a edição de som em um filme)que no caso, provoca aquela sensação incômoda de "Putz! Quando isso acaba...". Para qualquer filme isso é uma pá de cal...

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

 

Todo mundo está tocando nos pontos bons (cenas surreais, como a do deserto, cenas de ação, efeitos especiais, citações a Leone) e dos pontos fracos (pra mim pelo menos) que é o casamento do Will com a Elizabeth. Tá, o roteiro é inteligente ao extremos pelas sacadas de como o homem imaginava antigamente o mundo, acho a sequencia no deserto espetacular, a fotografia mais ainda (a cena que Jack está correndo de um lado pro outro gritando no naviu, como se tivesse vendo algo e ninguém entendendo, aí o caras percebem que ele quer virar o  pérola de cabeça pra baixo no mar eu achei inspiradíssima e a câmera que dá um giro é espetacular, fora a idéia de que tem um mundo embaixo do mar, embora eu ache que deviam ter explorado bichos estranhos, como o Kraken, mais pra frente no filme).

 

Mas, pra mim o grande problema desse filme é a trama confusa (já deram vários exemlpos aqui, troca troca de lado, calypso Kieira, depois na verdade Calypso bruxinha, Calypso), o excesso de personagens é o grande ponto contra, que são quase sempre desperdiçados, Norrington, Jonathan Pryce, Chow Yun (se bem que eu não achei a participação dele ruim), Davy Jones. Sinto que esse filme não tem um vilão, ou seria um grupo de homens que trabalham para o governo as piores criaturas do mundo, piores que os piratas? Achei isso uma péssima crítica política, pois ficou apelativa.

 

E apelativa e piegas na suas mais intensas intensidade (06) foi o que ocorreu naquele casamento no meio da batalha, bastava os caras não usarem aquele artifício da câmera lenta, nem a câmera girando ao redor dos pombinhos ("vamos mostrar o amor por todos os ângulos") e nem a música melosa. E nem vou falar do pai do Will, que nunca fazia a história andar, colocaram ele no segundo filme com algum propósito e nesse me pareceu que os roteiristas não estavam sabendo como encaixá-lo, então colocaram ele e a Kieira para o Will decidir.

 

Essa pieguisse desenfreada do casamento me incomodou? Incomodou, mas sinceramente, se eles tivessem optado por não utilizar a parte que eu descrevi no meu segundo parágrafo, utilizado a primeira hora e meia e pulado direto para o ato final, mesmo tendo tudo o que teve no meu terceiro parágrafo (pieguisse, apelação, casamento06), eu iria gostar muito mais do filme, possívelmente eu iria achar o melhor dos 3 (já que eu estava achando o melhor dos 3 disparado até uma hora e meia ou pouco menos). E uma pitadinha a mais do que existe no fundo do mar tratado como aquela surreal insanidade da cena do deserto seria um ponto pra eu achar esse filme uma quase obra-prima.

 

Esse Piratas do Caribe me agradaria muito mais se se concentrasse em mostrar mais coisas insanas (já que, com uma grande dose de exagero, a cena do deserto, com os vários Jacks e ele dizendo "uma pedra está me seguindo", não sei porque mas me fez lembrar algumas passagens de 2001 - Uma Odisséia no Espaço, o que pra mim foi uma quase orgasmática surpresa).

Shiryu2007-05-28 19:16:54

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Estava aqui lendo os últimos comentários. Bom que a maioria de vocês se divertiu, pois eu não tive esse privilégio. Achei o filme muito cansativo, com personagens revelando planos dentro de planos a cada 15 ou 20 minutos apenas para guiá-los àquele encontro final, que pretendia ser apoteótico mas não conseguiu, em minha opinião.

 

Eu gostei muito do primeiro filme e achei que o segundo já padecia do excesso de tramas e reviravoltas em prejuízo de diálogos espirtuosos e daquele sabor meio nostálgico dos filmes de aventura de antigamente; esse último episódio tem esses mesmos problemas, mas com muito mais intensidade. Em alguns momentos beira o ridículo, como o encontro do tal Conclave - para mim, uma mistura estapafúrdia de Conselho de Segurança da ONU (tem Reino Unido, China, França...) com Programa do Ratinho.

 

O filme tem muitos outros aspectos negativos, como as soluções dadas pelos roteiristas à Tia Dalma, que perdeu todo o seu magnetismo sensual. Um total desperdício de material e de atriz também (quem viu Naomi Harris em Miami Vice sabe do que ela é capaz). nem vou me dar ao trabalho de citar os aspectos que eu não gostei porque tudo seria perdoável se o filme fosse divertido - e como o Nacka falou tão bem, ele não é.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

O problema é que recebemos muito pouco' date=' quando se trata de entretenimento em PC3. Essas sacadas aí são até legais (mesmo que na cena da cachoeira ninguém se preocupe em mostrar como a trupe saiu ilesa depois da queda) mas Dook, é muito pouco para um filme como PC3. E sobre as "citações" do filme de Leone, duvido que sejam intencionais. [/quote']

 

Pelamor né Nackóide... ninguém se preocupou em mostrar como Kong foi transportado e, se não me falha a memória, vc não elencou este aspecto como algo depreciativo no filme do Jackson... Embora todos tenhamos filtros individuais, a coerência é padrão para todos...

 

E no tocante ao entretenimento, sinceramente, começamos a entrar na gloriosa e combalida subjetividade... Eu me diverti à beça... talvez pq eu entrei na sala sabendo que, ao contrário de Homem-Aranha, Verbinski não quer me dizer nada com o seu filme...

 

Sobre a questão do Leone não ter sido intencional, posso afirmar que a decisão do Aranha-EMO foi intencional? Não sei... só sei que ficou RIDÍCULO... O mesmo acontece aqui: foi intencional? Não sei... Funcionou comigo? Horrores! 10

 

Vindo de um filme cujo produtor adora subestimar a inteligência de seu público, é de espantar que a referência a Três Homens em Conflito tenha passado e permanecido incólume.



Parece que estou metendo o malho sem dó no filme e que não consigo ver suas qualidades' date=' mas façam o teste, tentem assistir PC3 mais de uma vez e me digam se a opinião de vocês continua a mesma. O filme falha miseravelmente no conjunto.[/quote']

 

Aí vc tá querendo objetivizar a ruindade do filme, pois nem você o viu duas vezes, portanto, vc não tem como aferir que aqueles que o virem de novo irão necessariamente 'perceber' a ruindade do mesmo. Pode ser que aconteça, pode ser que não. Particularmente, só vou revê-lo em DVD, no conforto do lar, e com o controle à mão para controlar (ou não) o volume...
Dook2007-05-28 19:48:55
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...