Jump to content
Forum Cinema em Cena

Educação Já é Coisa de Outro Mundo


Forasteiro
 Share

Recommended Posts

  • Members

Semana passada liguei pro trabalho da minha mãe e, pedindo por ela, finalizei com um "por favor". Aí ouvi a mulher se distanciando do telefone e repetindo com um tom de deboche "por favor!", "por favor!", enquanto pesoas riam ao fundo. Hoje táva voltando pra casa com meu primo quando ele parou, fora da faixa, pra que umas meninas pudessem passar. Elas fizeram uma cara tão estranha, ficaram tão sem jeito, que ele disse "essa gente parece que não tá acostumada com educação, parece que é coisa de ourto mundo". Então vim pra casa pensando nisso. Será? Acho que sim. Parece papo de aula de antropologia mas é sério. Talvez estejamos nos acostumando com a falta de educação mesmo, por causa da pressa, ou sei lá. Duvido que ninguém nunca ficou em dúvida entre abrir ou não a porta do carro, puxar ou não a cadeira, pedir ou não para "ela" entrar primeiro, com medo de que fosse parecer pieguice. Digam aí.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É com extremo prazer que respondo este topico meu querido Forrasteitosmiley36.gif

Sim concordo, eu também sou muito educado com relação a o que você falou, sempre sendo gentil e tudo mais, as vezes fico muito emputecido qd vou comprar bilhete no metro e é sempre a mesma mulher q vende, sempre digo ''por-favor'' e ''obrigado'' mas a única coisa que eu ouvi dela foi ''vai logo, pq vc está segurando a fila'' mas mesmo assim continua sendo muito gentil com a moçasmiley36.gif

Na boa, esse tipo de coisa já não é muito valorizado na sociedade de hj e isso acarreta em relações humanas mais frias

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Forasta, os fatos que você relatou no seu post demostram

o quanto a nossa sociedade está deteriorada...Não só pela falta de

educação da maioria da população, mas pelo fato de que qualquer pessoa

que a tenha é considerada como um alienígena ou qualquer coisa

parecida....

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Definitivamente uma pena. A falta de educação é vigente e constante em cada minuto do meu dia; parece que em Belo Horizonte a maior parte das pessoas está num mau humor constante, sempre incapazes de responder um "muito obrigado" ou completar uma frase com o já citado pelo Forasteiro "por favor". Será que paga imposto e eu não estou sabendo?

Isso me incomoda profundamente. Todo mundo tem o direito de ter uns dias ruins, de estar insatisfeito e tudo mais, mas em algumas situações não acredito que seja o caso. Como disse o Aquiles da garota do metrô ou como digo eu sobre a caixa do supermercado onde eu compro diariamente meu iogurte; a menina está claramente odiando trabalhar lá e desconta isso nos clientes, até mesmo nos atenciosos e educados com ela, como eu. Se hoje o caixa dela estiver vazio e eu for utilizá-lo, falarei a respeito. Não é possível que as pessoas não saibam que ser um pouco educadas, dar um sorriso, são maneiras de levar a vida com um pouco mais de leveza.

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hum, tb nao eh assim, toh morando por um tempo em Toronto, lhe digo que as pessoas sao bem educadas, pra tudo eh "please", "sorry", ate mesmo qnd vc interrompe alguem no caminho dela e costume pedir desculpas, sem contar que o pedestre aqui sempre tem direito e vc pode atravessar as ruas tranquilos que eles geralmente respeitam (claro que nas avenidas vc tem que esperar pelo sinal). Por outro lado, os usuarios do transporte publicos geralmente sao muito mais mal-educados, nao cedem lugar para pessoas idosas, ocupam 2 lugares sendo que as vezes tem pessoas em pe e ate jogam lixo no onibus, bem diferente do brasil, onde as pessoas sempre cedem lugares para os mais velhos, nao joguem lixo no bus (bem as vezes pela janela, mas nao vamos pedir d++) e ate pedem para segurar sacolar, mochilas,etc, etc. Nao acho que esta tudo perdido...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nunca saí do país, mas quem sabe as "palavrinhas mágicas" fazem parte da cultura aí de Toronto (já que EUA nem país é). Já o negócio de ceder lugar para idosos e tal, é coisa da consciência que, de fato, o brasileiro tem. Somos educados desde sempre a ter pena, a sofrer pelos mais fracos. Isso, reconheço, ainda é bem forte por aqui, mas infelizmente pelo motivo que citei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Definitivamente uma pena. A falta de educação é vigente e constante em cada minuto do meu dia; parece que em Belo Horizonte a maior parte das pessoas está num mau humor constante' date=' sempre incapazes de responder um "muito obrigado" ou completar uma frase com o já citado pelo Forasteiro "por favor". Será que paga imposto e eu não estou sabendo?
Isso me incomoda profundamente. Todo mundo tem o direito de ter uns dias ruins, de estar insatisfeito e tudo mais, mas em algumas situações não acredito que seja o caso. Como disse o Aquiles da garota do metrô ou como digo eu sobre a caixa do supermercado onde eu compro diariamente meu iogurte; a menina está claramente odiando trabalhar lá e desconta isso nos clientes, até mesmo nos atenciosos e educados com ela, como eu. Se hoje o caixa dela estiver vazio e eu for utilizá-lo, falarei a respeito. Não é possível que as pessoas não saibam que ser um pouco educadas, dar um sorriso, são maneiras de levar a vida com um pouco mais de leveza.
[/quote']

Pois é. E você me fez lembrar daquela campanha do Governo ano passado, "dê um bom exemplo". Falava exatamente de sorrir, de educação. Será que esse tipo de coisa tem alguma chance de dar certo?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Definitivamente uma pena. A falta de educação é vigente e constante em cada minuto do meu dia; parece que em Belo Horizonte a maior parte das pessoas está num mau humor constante' date=' sempre incapazes de responder um "muito obrigado" ou completar uma frase com o já citado pelo Forasteiro "por favor". Será que paga imposto e eu não estou sabendo?

Isso me incomoda profundamente. Todo mundo tem o direito de ter uns dias ruins, de estar insatisfeito e tudo mais, mas em algumas situações não acredito que seja o caso. Como disse o Aquiles da garota do metrô ou como digo eu sobre a caixa do supermercado onde eu compro diariamente meu iogurte; a menina está claramente odiando trabalhar lá e desconta isso nos clientes, até mesmo nos atenciosos e educados com ela, como eu. Se hoje o caixa dela estiver vazio e eu for utilizá-lo, falarei a respeito. Não é possível que as pessoas não saibam que ser um pouco educadas, dar um sorriso, são maneiras de levar a vida com um pouco mais de leveza.

[/quote']

Pois é. E você me fez lembrar daquela campanha do Governo ano passado, "dê um bom exemplo". Falava exatamente de sorrir, de educação. Será que esse tipo de coisa tem alguma chance de dar certo?

 

Acho improvável. Seria excelente, aposto que todo mundo seria mais feliz e boa parte dos problemas de nosso dia-dia pareceriam menores. Mas como colocar isso na cabeça do povo. A maior parte das pessoas prefere se conformar com a vida ruim, fechar a cara e descontar no primeiro ser humano que cruzar seu caminho, ainda que não tenha nada com seus problemas, do que procurar melhorar, achar uma solução e tentar ficar bem. Assim, estando bem, possivelmente veria que nem tudo é tão ruim e que a educação que aprendeu um dia na escola e/ou em casa serve para alguma coisa.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

    Forasteiro, a mulher te sacaneou só pq vc falou por favor? Q maldade smiley36.gifsmiley36.gif...eu tenho uma explicação p a má educação. Percebeu q até agora todo mundo aqui falou de cidades grandes? Pois bem, isso é o mal da falta de tempo, a pessoa anda tão correndo q esquece das coisas mínimas da vida, como a educação smiley36.gif...parece besteira isso, mas vai fazer mais sentido quando eu disser pra vcs q aqui aonde eu moro, no Interiorrrrrrrrrrrrrr de SP, a educação é algo comum, a maioria das pessoas parece sempre feliz, ou se não tá feliz, pelo menos sabe disfarçar e ser educada...é lógico q tem as malas, mas é a minoria...ah sim, eu sou mala, mas não faço parte das malas mal-educadas smiley36.gif, já que eu até exagero as vezes de tanto falar "por favor" e "obrigado" smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

    Forasteiro' date=' a mulher te sacaneou só pq vc falou por favor? Q maldade smiley36.gifsmiley36.gif...eu tenho uma explicação p a má educação. Percebeu q até agora todo mundo aqui falou de cidades grandes? Pois bem, isso é o mal da falta de tempo, a pessoa anda tão correndo q esquece das coisas mínimas da vida, como a educação smiley36.gif...parece besteira isso, mas vai fazer mais sentido quando eu disser pra vcs q aqui aonde eu moro, no Interiorrrrrrrrrrrrrr de SP, a educação é algo comum, a maioria das pessoas parece sempre feliz, ou se não tá feliz, pelo menos sabe disfarçar e ser educada...é lógico q tem as malas, mas é a minoria...ah sim, eu sou mala, mas não faço parte das malas mal-educadas smiley36.gif, já que eu até exagero as vezes de tanto falar "por favor" e "obrigado" smiley36.gif
[/quote']

Você dá sorrisos demais, seu falso!smiley36.gif Mas Erechim também é pequeno. Tem 90 mil habitantes, distribuidos em meia-dúzia de bairros e uma avenida.smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

    Forasteiro' date=' a mulher te sacaneou só pq vc falou por favor? Q maldade smiley36.gifsmiley36.gif...eu tenho uma explicação p a má educação. Percebeu q até agora todo mundo aqui falou de cidades grandes? Pois bem, isso é o mal da falta de tempo, a pessoa anda tão correndo q esquece das coisas mínimas da vida, como a educação smiley36.gif...parece besteira isso, mas vai fazer mais sentido quando eu disser pra vcs q aqui aonde eu moro, no Interiorrrrrrrrrrrrrr de SP, a educação é algo comum, a maioria das pessoas parece sempre feliz, ou se não tá feliz, pelo menos sabe disfarçar e ser educada...é lógico q tem as malas, mas é a minoria...ah sim, eu sou mala, mas não faço parte das malas mal-educadas smiley36.gif, já que eu até exagero as vezes de tanto falar "por favor" e "obrigado" smiley36.gif

[/quote']

Você dá sorrisos demais, seu falso!smiley36.gif Mas Erechim também é pequeno. Tem 90 mil habitantes, distribuidos em meia-dúzia de bairros e uma avenida.smiley36.gif


    O Rubysun me perguntou isso outro dia, se eu realmente rio desse jeito ou se eu sou falso? smiley36.gif..cara, pior que eu rio mesmo, eu sou na vida real exatamente como eu sou aqui, pode acreditar q se eu coloco uma risadinha no post é pq eu realmente ri (percebeu q eu rio p kct smiley36.gifsmiley36.gif)...Piraju tb é pequena, são 29000 habitantes divididos em uns 9 bairros e 4 ou 5 avenidas...Foraste, vc mora em um ovo, hein smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

    Forasteiro' date=' a mulher te sacaneou só pq vc falou por favor? Q maldade smiley36.gifsmiley36.gif...eu tenho uma explicação p a má educação. Percebeu q até agora todo mundo aqui falou de cidades grandes? Pois bem, isso é o mal da falta de tempo, a pessoa anda tão correndo q esquece das coisas mínimas da vida, como a educação smiley36.gif...parece besteira isso, mas vai fazer mais sentido quando eu disser pra vcs q aqui aonde eu moro, no Interiorrrrrrrrrrrrrr de SP, a educação é algo comum, a maioria das pessoas parece sempre feliz, ou se não tá feliz, pelo menos sabe disfarçar e ser educada...é lógico q tem as malas, mas é a minoria...ah sim, eu sou mala, mas não faço parte das malas mal-educadas smiley36.gif, já que eu até exagero as vezes de tanto falar "por favor" e "obrigado" smiley36.gif
[/quote']

Você dá sorrisos demais, seu falso!smiley36.gif Mas Erechim também é pequeno. Tem 90 mil habitantes, distribuidos em meia-dúzia de bairros e uma avenida.smiley36.gif



    O Rubysun me perguntou isso outro dia, se eu realmente rio desse jeito ou se eu sou falso? smiley36.gif..cara, pior que eu rio mesmo, eu sou na vida real exatamente como eu sou aqui, pode acreditar q se eu coloco uma risadinha no post é pq eu realmente ri (percebeu q eu rio p kct smiley36.gifsmiley36.gif)...Piraju tb é pequena, são 29000 habitantes divididos em uns 9 bairros e 4 ou 5 avenidas...Foraste, vc mora em um ovo, hein smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Ora, Erechim é a capital do Alto Uruguai. Já ouviu falar?smiley36.gif Caiu um ônibus matando 13 pessoas em 2004 (ou 2003, sei lá). Até o gugu se aproveitou da tragédia.smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

    Forasteiro' date=' a mulher te sacaneou só pq vc falou por favor? Q maldade smiley36.gifsmiley36.gif...eu tenho uma explicação p a má educação. Percebeu q até agora todo mundo aqui falou de cidades grandes? Pois bem, isso é o mal da falta de tempo, a pessoa anda tão correndo q esquece das coisas mínimas da vida, como a educação smiley36.gif...parece besteira isso, mas vai fazer mais sentido quando eu disser pra vcs q aqui aonde eu moro, no Interiorrrrrrrrrrrrrr de SP, a educação é algo comum, a maioria das pessoas parece sempre feliz, ou se não tá feliz, pelo menos sabe disfarçar e ser educada...é lógico q tem as malas, mas é a minoria...ah sim, eu sou mala, mas não faço parte das malas mal-educadas smiley36.gif, já que eu até exagero as vezes de tanto falar "por favor" e "obrigado" smiley36.gif

[/quote']

Você dá sorrisos demais, seu falso!smiley36.gif Mas Erechim também é pequeno. Tem 90 mil habitantes, distribuidos em meia-dúzia de bairros e uma avenida.smiley36.gif


    O Rubysun me perguntou isso outro dia, se eu realmente rio desse jeito ou se eu sou falso? smiley36.gif..cara, pior que eu rio mesmo, eu sou na vida real exatamente como eu sou aqui, pode acreditar q se eu coloco uma risadinha no post é pq eu realmente ri (percebeu q eu rio p kct smiley36.gifsmiley36.gif)...Piraju tb é pequena, são 29000 habitantes divididos em uns 9 bairros e 4 ou 5 avenidas...Foraste, vc mora em um ovo, hein smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Ora, Erechim é a capital do Alto Uruguai. Já ouviu falar?smiley36.gif Caiu um ônibus matando 13 pessoas em 2004 (ou 2003, sei lá). Até o gugu se aproveitou da tragédia.smiley36.gif


    Dessa tragédia eu nunca ouvi falar...ou ouvi? sei lá smiley36.gif...mas já ouvi falar da cidade...Piraju sempre aparece no Jô, naquelas vinhetas de entrada e saida de bloco, e esses dias na GNT fizeram um programa "O Brasil é Aqui" com a cidade de Avaré, q fica a 70 Km daqui, pois não é q da metade do programa em diante o cara veio p Piraju mostrar como é feita a colheita do melhor Café do Brasil (isso mesmo, Piraju tem o melhor café do Brasil smiley4.gif) e ainda aproveitou p tomar um cafézinho na cidade...vi o programa por acaso smiley36.gif

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

    Forasteiro' date=' a mulher te sacaneou só pq vc falou por favor? Q maldade smiley36.gifsmiley36.gif...eu tenho uma explicação p a má educação. Percebeu q até agora todo mundo aqui falou de cidades grandes? Pois bem, isso é o mal da falta de tempo, a pessoa anda tão correndo q esquece das coisas mínimas da vida, como a educação smiley36.gif...parece besteira isso, mas vai fazer mais sentido quando eu disser pra vcs q aqui aonde eu moro, no Interiorrrrrrrrrrrrrr de SP, a educação é algo comum, a maioria das pessoas parece sempre feliz, ou se não tá feliz, pelo menos sabe disfarçar e ser educada...é lógico q tem as malas, mas é a minoria...ah sim, eu sou mala, mas não faço parte das malas mal-educadas smiley36.gif, já que eu até exagero as vezes de tanto falar "por favor" e "obrigado" smiley36.gif

[/quote']

Você dá sorrisos demais, seu falso!smiley36.gif Mas Erechim também é pequeno. Tem 90 mil habitantes, distribuidos em meia-dúzia de bairros e uma avenida.smiley36.gif


    O Rubysun me perguntou isso outro dia, se eu realmente rio desse jeito ou se eu sou falso? smiley36.gif..cara, pior que eu rio mesmo, eu sou na vida real exatamente como eu sou aqui, pode acreditar q se eu coloco uma risadinha no post é pq eu realmente ri (percebeu q eu rio p kct smiley36.gifsmiley36.gif)...Piraju tb é pequena, são 29000 habitantes divididos em uns 9 bairros e 4 ou 5 avenidas...Foraste, vc mora em um ovo, hein smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

Ora, Erechim é a capital do Alto Uruguai. Já ouviu falar?smiley36.gif Caiu um ônibus matando 13 pessoas em 2004 (ou 2003, sei lá). Até o gugu se aproveitou da tragédia.smiley36.gif


    Dessa tragédia eu nunca ouvi falar...ou ouvi? sei lá smiley36.gif...mas já ouvi falar da cidade...Piraju sempre aparece no Jô, naquelas vinhetas de entrada e saida de bloco, e esses dias na GNT fizeram um programa "O Brasil é Aqui" com a cidade de Avaré, q fica a 70 Km daqui, pois não é q da metade do programa em diante o cara veio p Piraju mostrar como é feita a colheita do melhor Café do Brasil (isso mesmo, Piraju tem o melhor café do Brasil smiley4.gif) e ainda aproveitou p tomar um cafézinho na cidade...vi o programa por acaso smiley36.gif

 

smiley36.gif

Vocês são umas piadas, a cidade passam quando tem tragédia ou pra mostrar a colheita do Café...smiley36.gif

E o engraçado é que quando eu morava no interior também achava massa quando de alguma maneira minha cidade passava em rede nacional. Uma das que me lembro foi justamente nas vinhetas do Jô, Jack...smiley36.gif

E a outra quando teve uma enchente horrorosa que matou 15 pessoas e deixou quase todo mundo sem casa; assim como a cidade do Forasteiro...smiley5.gifsmiley36.gif

Acho que esse povo de televisão é assim mesmo, um bando de interesseiro...smiley7.gifsmiley36.gif...poderiam ir até o interior mostrar, como bem disse o Jack, a hospitalidade e a educação de seus habitantes. Claro que não é regra geral (na minha cidade, por exemplo, o povo é sem educação também. Se bobear até mai que aqui em BH), mas é mais comum sim.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
é mesmo, ninguem pede desculpas, ninguem diz obrigado, nem ao menos sabe receber um elogio, ninguem da lugar em ônibus, metrô nada, a mulé grávida pode ta parada na frente do sujeito com o maior barrigão e o cara nem nota smiley5.gif, fora falar palavrão onde e quando naum deve, tipo eu falo palavrão pra caralho, mas sei onde e quandu usar né... e por ai vai, tipo, naum precisa ter aula de etiqueta nem nada, mais o básico agente tem q aprender pelo menos...
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão é bem simples: educação é questão de cultura' date=' coisa que o brasileiro não tem. Simples assim.

 

[/quote']

outra coisa q eu esqueci de falar, jogar lixo no chão e mijar na rua, porra ta certo q naum há banheiros públicos (naum vou nem dizer q naum há muitos) na verdade só tem quando tem rock' in Rio e show tipo dos roling stones, pô mais toda esquina tem um buteco né smiley17.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão é bem simples: educação é questão de cultura' date=' coisa que o brasileiro não tem. Simples assim.

 

[/quote']

outra coisa q eu esqueci de falar, jogar lixo no chão e mijar na rua, porra ta certo q naum há banheiros públicos (naum vou nem dizer q naum há muitos) na verdade só tem quando tem rock' in Rio e show tipo dos roling stones, pô mais toda esquina tem um buteco né smiley17.gif

Xixi na rua e lixo no chão são das coisas mais boçais que um ser humano pode fazer.

Desde sempre minha mãe me ensinou a, caso não tenha uma lixeira por perto, guardar o material em questão até passar por alguma lixeira. Caso contrário, levo pra casa, MESMO. Faço isso até hoje!

Thico2006-7-25 18:47:10
Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão é bem simples: educação é questão de cultura' date=' coisa que o brasileiro não tem. Simples assim.

 

[/quote']

Vc está generalizando muito Dook. Não acho que o povo no geral é mal educado, isso é muito relativo e varia de pessoa pra pessoa , só pq uma ou outra pessoa não foi gentil contigo vc não pode sair dizendo que todo mundo é assim, mas  se vc for analisar essas pessoas mal educadas vc  pode perceber que são pessoas q recebem pouco, estão infelizes no emprego, não gostam do q estão fazendo no atual momento, podem estar extressadas por motivos pessoas, tem uma vida ''amorosa'' frustadasmiley36.gif, ou seja uma série de motivos que num país subdesenvolvido como o nosso são bem comuns e tal pessoas descarregam de uma certa forma involuntária em terceiros

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A questão é bem simples: educação é questão de cultura' date=' coisa que o brasileiro não tem. Simples assim.

 

[/quote']

Vc está generalizando muito Dook. Não acho que o povo no geral é mal educado, isso é muito relativo e varia de pessoa pra pessoa , só pq uma ou outra pessoa não foi gentil contigo vc não pode sair dizendo que todo mundo é assim, mas  se vc for analisar essas pessoas mal educadas vc  pode perceber que são pessoas q recebem pouco, estão infelizes no emprego, não gostam do q estão fazendo no atual momento, podem estar extressadas por motivos pessoas, tem uma vida ''amorosa'' frustadasmiley36.gif, ou seja uma série de motivos que num país subdesenvolvido como o nosso são bem comuns e tal pessoas descarregam de uma certa forma involuntária em terceiros

e tem gente q é sem educação,por q acha q é legal/cool

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...