Jump to content
Forum Cinema em Cena

Batman Vs Superman: A Origem da Justiça #2


primo
 Share

Recommended Posts

  • Members

No meu caso, vejo também um problema de tratamento por parte do roteiro, não apenas da execução por parte do diretor. Uma idéia com potencial para ser atrelada de modo mais inerente à trama, mas apresentada pelo roteiro de modo hermético.

 

PRIMO, você acha que a inserção do ChrisTerrio pode ter sido um fator para isso acontecer?

 

De modo algum estou dizendo que é culpa dele, ou que ele não seja bom... mas o fato dele não ser um roteirista conhecido por filmes de ação e nem de super-heróis, e ter entrado com boa parte do roteiro já feito, não pode ter prejudicado nesse aspecto?

 

Dá pra perceber que ele utiliza frases que tentam dar um ar de algo maior ("o poder corrompe, o poder absoluto corrompe absolutamente"), mas que se perdem no meio da exacerbação do Snyder em querer ser maior ainda na direção...

 

Tem também a questão de que, embora o roteiro do Goyer pra Homem de Aço ter seus problemas, achei ele menos disperso. Será que o roteiro original do Goyer não tinha outra proposta?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Acho que pra essa cena ter uma função nesse filme, seria interessante se no fim em vez de sequestrar a mãe do Super, o Luthor sequestrasse a Lois, daí o Super falasse pro Batman "Salve Lois" e aí ele já lembraria da cena com o Flash, e de todo futuro sombrio, e iria lá salva-la pra impedir esse futuro.

 

 

Idéia boa.

 

 

Mas tentando pensar com a cabeça de quem escreveu o filme, ele perderia o "gancho Martha" que sensibilizou o Bruce e o fez ver Kal-El como um par.

 

Se fosse a Lois, poderíamos interpretar que Bruce  pouparia Kal e salvaria a moça basicamente por medo que o futuro que viu se concretizasse, e não por empatia.

 

Consequentemente, nada de "falhei com ele em vida" na cena do funeral, provavelmente o Bruce estaria mais aliviado que triste hehe.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

acha que a inserção do ChrisTerrio pode ter sido um fator para isso acontecer?

 

Entendo o que quer dizer e acho que pode ter influenciado. Não digo que a inclusão tardia de um co-roteirista necessariamente geraria tal problema. Não digo também que o estilo muito diferente entre dois roteiras geram necessariamente tal situação, mas conhecendo o Goyer, eu arriscaria dizer que a chance aumenta.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Outro erro que Snyder comete com frequência ali é o aproveitamento pífio de potencial nos cenários, em alguns casos. Os takes fechados, sem localizar e valorizar a locação ou o estúdio trazem a impressão de produção inferior, e a grana passa a não ter encaixe. O cara coloca um carro pra girar e cair em outro, mas, na tela, soa plástico demais (toda a parte com o batmóvel é artificial - é de papel? - , cartunescamente equivocada e exagerada). Ele tem um conceito, quer vender esse conceito, mas exagera, sai do tom, e você se descobre fazendo força para aceitar aquela realidade. A mesma infeliz sensação ocorre quando os argumentos que o filme oferece para as decisões dos personagens não parecem fortes o bastante. O público precisa então parar e fazer uma força para aceitar, e isso tira da inserção, faz você "olhar para o lado". Imagino que alguém ali achou que isso daria um tom mais profundo ao longa. Equívoco. Um equívoco básico, infantil, antigo e amador.

 

 

 

Isso é uma coisa que me incomodou. Também achei "plástico" demais em alguns momentos.

 

Os filtros foram outra coisa que me incomodou. Tonalidade muito escura, cinza, o tempo todo... Imagem muito suja, sem nitidez em alguns momentos.

 

A luta entre Batman e Superman até que foi interessante, na chuva... mas logo eles entram no edificio e fico tudo escuro novamente...

O confronto contra o Apocalipse então, muita imagem desfocada, fica um ar pesado... talvez esse tenha sido um fator que possa ter cansado. Não há um visual que propicie um relaxamento... é como se você ficasse dentro de uma sala escura por muito tempo (e não estou me referindo a sala de cinema...kkkkkk)

 

Não sei se deu pra entender...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

acha que a inserção do ChrisTerrio pode ter sido um fator para isso acontecer?

 

Entendo o que quer dizer e acho que pode ter influenciado. Não digo que a inclusão tardia de um co-roteirista necessariamente geraria tal problema. Não digo também que o estilo muito diferente entre dois roteiras geram necessariamente tal situação, mas conhecendo o Goyer, eu arriscaria dizer que a chance aumenta.

 

É isso que eu quis dizer. O Goyer não é o melhor roteirista quando escreve sozinho, mas os filmes dele tem uma certa "regularidade narrativa", se é que posso dizer dessa forma... Claro que tem também a questão do corte, da direção... mas o roteiro é fundamental.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não ha qualquer invenção minha de referencias do Nolan a franquia em Batman begins, muitos críticos disseram o mesmo.O filme repete toda hora "porque caímos" mesmo depois do bruce adulto . Em The dark knight rises , que é uma releitura de Batman begins para fechar a trilogia com os mesmos vilões( liga das sombras ) novamente a referência é feita : o batman esta sumido a 8 anos e "ascende de um poço" . É uma referência ao período 1997 a 2005 , os 8 anos em que o batman ficou no poço cinematografico até Batman begins chegar e ascende-lo. A trilogia do Nolan foi criada como um Mea culpa pelo fracasso da franquia dos anos 90.

 

 

Primo, eu li lá o que você escreveu. Vou lhe dar minha opinião, o que esta acontecendo é que como com espetacular homem aranha ,crepúsculo, 50 tons de cinza , estão tentando defender o que não pode ser defendido e as vezes temos nossa opinião formada por essas "defesas". Nós tentamos preencher os furos e absurdos de alguns filmes com a nossa mente , criando uma história paralela para justifica-lo. Muitos disseram que no fundo o "Electro" tinha uma motivação,  que o "Victor Von doom" ficou louco quando foi para uma dimensão paralela em quarteto fantástico, que o Edward cullen fez isso ou aquilo "porque esta no livro" mas a realidade é que aqueles filmes não propõem nada de racional: são somente cenas jogadas na tela sem qualquer nexo , apenas com o intuito de ganhar dinheiro dos fãs.

 

Só que , não é um devaneio meio, mas sim notório para qualquer um que BvS foi um fracasso: de crítica e agora também relativamente de bilheteria. E sabemos que sem mudar nada(atores, direção e produção) dificilmente as coisas vão melhorar ao contrário a cada novo filme a bilheteria vai cair ainda mais e a crítica vai negativar ainda mais. A tendência é que a Liga seja pior ainda pois são mais personagens, um vilão digital e etc. Os críticos e o grande público já condenaram e já tem um pré-conceito formado em relação a essa franquia iniciada em Homem de aço e não ha qualquer outra saída melhor do que um Reboot. Pode-se argumentar que "quando a marvel começou , seus filmes também foram medianos para baixo" só que a Marvel não começou com vingadores. A marvel começou fazendo filmes solos (de baixo orçamento) de personagens de 3º escalão: homem de ferro, thor, viuvá negra, gavião arqueiro , hulk...isso é muito mais muito diferente do que reunir os maiores super-heróis do mundo (liga da justiça) num filme e eles falharem. O que a marvel fez é como se a DC pegasse o Chefe apache, Capitão átomo, Bezouro azul, legião dos super heróis e fizesse um mega sucesso com eles.... Esse filme foi Batman, Superman,Mulher maravilha, Lex luthor e Liga da justiça e eles floparam com seu carro chefe, o que é algo assustador. Seria como se a Marvel falhasse num filme que teria Homem aranha, wolverine, x men, quarteto e vingadores todos juntos...

 

Eu , e a maioria, não queremos Nolan e Bale de volta inclusive nos comentários de sites mundo afora, o  Nolan vem sendo alvejado como "verdadeiro culpado" por não ter continuado e ter deixado o Snyder aparecer. Nós queremos algo que não receba 29% de aprovação no Rotten e não despenque na bilheteria, só isso.

 

É só manter a agenda de filmes e rebootar tudo, troca todos os atores, diretor, produtores e o contexto do universo, essa é a minha opinião, eu creio porém que eles vão esperar à reação a esquadrão suicida que nesse momento esta sendo todo refeito.

 

Nota: O filme foi um sucesso na ultima quarta, fazendo 2 milhões de dólares nos EUA...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

"É só manter a agenda de filmes e rebootar tudo, troca todos os atores, diretor, produtores e o contexto do universo, essa é a minha opinião, eu creio porém que eles vão esperar à reação a esquadrão suicida que nesse momento esta sendo todo refeito."

 

E vai trocar os outros diretores porque? Que culpa eles tem? No máximo, trocam o Snyder e olhe lá. 

 

E só pra deixar claro: Se eles derem por perdido esse universo, que nem você quer que role, pode ter certeza que voltam só fazendo filme do Batman. Duvido que vão dar chance pros outros heróis. Vai tudo pro abismo de volta. Se é isso que você quer, ok...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Tem alguma fala do Nolan falando especificamente que colocou essas falas no filmes pra fazer referência a esse abismo que a série caiu?

 

Não? Então é achismo seu. Sorry. Não me venha usar fala da crítica pra provar isso, porque não prova.

 

O christopher Nolan disse :

 

" A forma que eu trabalho significa que eu preciso entender tudo o que está acontecendo, até onde eu sei. Preciso ter um forte conjunto de regras para saber como tudo acrescenta-se. Mas isso não significa que outras interpretações não são válidas. Não significa que você não pode ser ambíguo e ter dúvidas sobre as coisas. Eu tento fazer filmes onde eu sei o que eles querem dizer, então não estamos enganando ninguém, não é ambiguidade, não deixamos as pessoas sem resposta. Eu sei o que isso significa, mas a ideia é que minha interpretação não é mais válida do que a sua", 

 

O que ele esta dizendo é que todo filme tem inúmeras referências em que o espectador pode (e deve) refletir sobre isso.Exemplo vivo eram os filmes do Kubrick onde uma outra história era contada só através de Easter Eggs, existe até um documentário de 4 horas que mostra tudo que o Kubrick colocou "ocultamente" em seus filmes.

 

Vou lhe dar outro exemplo, de uma referência para muitas interpretações que o Nolan deixou em TDKR :

 

tdkr-joker-2-png.png?w=600

 

Se você olha do lado direito da foto(e esquerdo do Bale) existe uma revista em cima da mesa.Na capa dessa revista está o Coringa do Heath Ledger, indicando que o personagem está vivo e solto . Poderia ser usado ou referenciado em futuros filmes, só que eles resolveram seguir com Snyder e o resto da história agente já conhece...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rick, o que você tá falando não tem absolutamente nenhuma procedência.

 

Absurdo pensar que o cara vai iniciar uma franquia e ficar colocando no roteiro linhas que fazem referência ao fracasso de outras. Ainda mais um cara metódico como o Nolan.

 

Se ele fez isso perdeu Ainda mais o meu respeito. Pelo amor de Deus.

Muita loucura.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já deu algumas doletas a mais pra Warner?, deu?, então fecha e bora pra outra!, foda-se este filme...

 

giphy.gif

 

Porra, esta atriz ainda não deixou o personagem de Breaking Bad e continua High?

 

Se tivesse uma namorada/mulher que agisse assim quando vc falasse com ela, minha vida seria das mil maravilhas..., elas de boca fechada são da maior dadiva que existe...,

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Rick, o que você tá falando não tem absolutamente nenhuma procedência.

 

Absurdo pensar que o cara vai iniciar uma franquia e ficar colocando no roteiro linhas que fazem referência ao fracasso de outras. Ainda mais um cara metódico como o Nolan.

 

Se ele fez isso perdeu Ainda mais o meu respeito. Pelo amor de Deus.

Muita loucura.

 

Hallorino-Jr2.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já deu algumas doletas a mais pra Warner?, deu?, então fecha e bora pra outra!, foda-se este filme...

 

 

Porra, esta atriz ainda não deixou o personagem de Breaking Bad e continua High?

 

Se tivesse uma namorada/mulher que agisse assim quando vc falasse com ela, minha vida seria das mil maravilhas..., elas de boca fechada são da maior dadiva que existe...,

 

Ela fez uma série bem legal chamada Don't Trust the B**** in Apartmant 23, mas que durou só 2 temp. Só que logo depois deu sorte e fez Jessica Jones pra Marvel/Netflix. Personagem vai vir fazer parceria com o Demolidor, Luke Cage e Punhos de Ferro.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mano, assisti essa bagaça ontem e curti mais do que esperava... :P  claro, tem trocentos defeitos mas ainda assim me entretive vendo esse trem, o tempo passou voando. Não é aquela brastemp que prometeram, sem duvida, mas deu pro gasto. E ta longe da bomba alardeada pela critica. ;)  Em tempo, o que não me desceu de jeito nenhum foi o afetado Lex-Coringa, a rapidez com que os protagonistas ficaram miguxos no calor da batalha, onde o Bátima tava com sanguenozóio.. :angry: a Seriema-Maravilha parece colocada a fórceps na trama, além de uma ou outra conveniência do roteiro  :rolleyes:  mas de resto foi de boa, foi um Vingadores menos colorido e com fotografia azulada-escura, ou um quase Watchmen. :D

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Em relação a qualidade? rs

Exato... aqui mordi a lingua ao detonar o queixada Aflleck.. :P o cara de fato eclipsou o Zé Cuecão no filme, mesmo com aquela voz forçada de "quero ser Bale". :rolleyes:  Mas a Mulher-Seriema continua fraquinha na minha opinião. Não me convenceu como fodona.. dava até pra palitar os dentes com ela.  :D

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...