Jump to content
Forum Cinema em Cena

Acessibilidade Nos Cinemas


Rafal
 Share

Recommended Posts

  • Members

Nesta quarta fui ver "Superman-Returns" e passou um comercial de um cinema que estava lançando num shopping aqui do Rio e ,como de costume,começou a "vender seu peixe" : "Sala climatiza,som Dolby não-sei-o-que-lá etc".Porém,uma coisa me chamou atenção,"cadeira para namorados"....

Quer dizer,já tinha percebido que aquelas antigas e famosas "cadeiras vermelhas" haviam desaparacecido dos cinemas e estavam realmente fazendo falta....

Então,ao ver esse comercial,comecei a perceber que nas salas de cinema(pelo menos nas que vou) faltam diversas formas de acessibilidade.....como espaços para pessoas com cadeiras de roda,cadeiras mais largas para obesos(o que já é regra em ônibus,obesos podem entrar por trás),além das "cadeiras vermelhas" etc

Então pergunto : Porque?porque o cinema não da esse tipo de acessibilidade?para caber mais gente?não existe nenhuma lei que obrigue os cinemas a darem esse tipo de alternativa?para um entreterimento popular médio(sim amigos,nossa amada 7º é um entreterimento popular médio) como o cinema,porque não há esse tipo de controle?

Rafal2006-7-21 14:44:8
Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

aqui em sp tem lugar pra deficientes, com um desenho no chão com aquele símbolo de deficientes famoso; onde eles podem estacionar a cadeira. e sobre cadeira pra obesos, pra um obeso não caber na cadeira ele já deve estar com um pé na cova. até onde sei, banha não é uma coisa saudável mas não tem cura difícil.

agora, cadeira pra namorados? vai à merda! smiley36.gif quer providenciar uma cama também, pra trepada ser melhor?

rubysun2006-8-30 10:46:16
Link to comment
Share on other sites

  • Members

aqui em sp tem lugar pra deficientes' date=' com um desenho no chão com aquele símbolo de deficientes famoso; onde eles podem estacionar a cadeira. e sobre cadeira pra obesos, pra um obeso não caber na cadeira ele já deve estar com um pé na cova. até onde sei, banha não é uma coisa saudável mas não tem cura difícil.

agora, cadeira pra namorados? vai à merda! smiley36.gif quer providenciar uma cama também, pra trepada ser melhor?

[/quote']

Têm uma lei que permite aos obesos entrarem por trás no ônibus...

Só estou pedindo a cadeira,mas se puder colocar uma cama seria melhor......

A vai,fala sério...têm filme que agente vai ver só para "aproveitar o escuro"smiley15.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Têm uma lei que permite aos obesos entrarem por trás no ônibus...

Para eles não terem de passar pela catraca. Uma coisa é uma catraca' date=' outra coisa é uma cadeira.

A vai,fala sério...têm filme que agente vai ver só para "aproveitar o escuro"smiley15.gif


Com cerveja, porém, quando vou ao cinema com este intuito as cadeiras comuns são satisfatórias. Para objetivos maiores, motéis são mais baratos.

rubysun2006-8-30 11:22:37
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Bom...

 

Falando pelas salas de cinema que já freqüentei... semrpre percebo rampas e corredores bem largos, e espaços para cadeira de rodas... e não só um espacinho.. mas um grande espaço... como um alargamento do corredor que caberiam umas 5 cadeiras de rodas folgadamente... [o que é um índice bem menor do que o usual].

 

Sempre notei essa preocupação... exceto talvez no cinema Multiplex que possui 2 andares... o andar superior é acessado por uma grande escadaria, sem elavadores ou rampas... e somente estas salas de cinema no pavimento superior não possuem esse cuidado com relação à acessibilidade.

 

Interessante... eu estava justamente notando isso ontem quando assisti A Dama na Água numa das salas do pavimento superior do Multiplex aqui de Fortaleza.

 

Engraçado que o Multiplex investiu em cadeiras reversíveis.. onde o casal pode levantar o braço da poltrona e assim poder transformar duas cadeiras normais em "cadeiras para namorados"... investiu em tanta innfra estrutura...

e deixa passar isso...

 

acho que tem uma explicação bem simples para isso...

o projetista teve problemas para projetar a acessibilidade das salas e o chefe dele, provavelmente um administrador deu um jeitinho de burlar a lei e mandou ele fazer assim mesmo e entregar o projeto.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

 

aqui em sp tem lugar pra deficientes' date=' com um desenho no chão com aquele símbolo de deficientes famoso; onde eles podem estacionar a cadeira. e sobre cadeira pra obesos, pra um obeso não caber na cadeira ele já deve estar com um pé na cova. até onde sei, banha não é uma coisa saudável mas não tem cura difícil.

agora, cadeira pra namorados? vai à merda! smiley36.gif quer providenciar uma cama também, pra trepada ser melhor?

[/quote']

Têm uma lei que permite aos obesos entrarem por trás no ônibus...

Só estou pedindo a cadeira,mas se puder colocar uma cama seria melhor......

A vai,fala sério...têm filme que agente vai ver só para "aproveitar o escuro"smiley15.gif

 

as poltronas reversíveis que falei tambem servem para os casos de obesidade e para gestantes ficarem mais à vontade.

 

 

editei essa mensagem só apara adicionar outra coisa:

 

"cadeira para namorados" não é frescura não...

 

mas pensar em acessibilidade deveria vir antes disso, já que, pelo

Decreto Lei 5.296 de 2/12/4 diz que estabelecimentos como teatros,

ginásios, cinemas e casas de show em geral devem reservar 2% de sua

lotação para  os deficientes físicos.

 

veras2006-9-11 19:59:55

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A vai' date='fala sério...têm filme que agente vai ver só para "aproveitar o escuro"smiley15.gif
[/quote']

Com cerveja, porém, quando vou ao cinema com este intuito as cadeiras comuns são satisfatórias. Para objetivos maiores, motéis são mais baratos.

cadeiras pra namorados são a coisa mais idiota q alguem poderia colocar num cinema. aliás, nao tem o menor sentido ir ao cinema só pra ficar se agarrado com a(o) namorada(o). e quem quiser aproveitar o escuro, q fique em casa ou vá para um motel e apague a luz.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

vocês se sentem mesmo incomodados que alguém tenha pensado nisso?

 

mas essas cadeiras que as pessoas chamam de "cadeiras para namorados"

não foram feitas pra namorados não.... foram feitas pra pessoas que

querem assistir filme do lado da outra sem um braço de cadeira no

meio... tipo Mãe/Pai e seu filho...

 

ou uma pessoa obesa que não cabe numa poltrona só.. sei lah... e até

mesmo ... irmão siameses grudados pelo baço podem ver o filme sem

problemas...

 

 

 

rsrs

 

 

 

tudo bem.. peguei uma situação bem incomum...

 

mas acontece...

 

 

 

eu acho interessante essa história de poltronas reversíveis...

 

 

 

cada um pode utilizar as poltronas como bem entender...

 

 

 

atender às necessidades  dos usuários e pensar no seu bem-estar é função do projetista.

 

 

 

 

 

não sei pq essa indignação com as coitadas das cadeiras...

 

deveria gerar indiganação a falta de acessibilidade aos cadeirantes... que é o maior problema na maioria das salas de cinema...

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...