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Forum Cinema em Cena

Oscar 2017: Previsões


SergioB.
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Me julguem: gostei muito do Design de Produção e da Trilha Sonora de "Passengers". Não as premiaria. Mas são realmente boas.

 

O filme me divertiu. Amo a Lawrence e amo o Pratt. Quando você vai com a cara de alguém, pronto!, dançou. Tudo é perdoável. Acusam o filme de machismo e coisas piores. Que bobajada! Tô com horror à essa onda de "problematização" até de pastel de feira. Pessoas, melhorem!

 

Thomas Newman precisa ganhar. Já devia ter ganho. Por mim, por "American Beauty". Um dia chega. Fé no Pai, que o inimigo cai.

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Vale a pena ver "Deepwater Horizon", indicado a Edição de Som e Efeitos Visuais. Enquanto a primeira hora é comprometida pelo excesso de diálogos técnicos e poucos acessíveis, a segunda hora é pura ação da melhor qualidade -  responsável maior, Burt Dalton, Oscar por "Benjamin Button" e indicações pelos filhotes "Star Trek". Talvez fosse a minha escolha em Efeitos Visuais, superando "The Jungle Book". Tenho que refletir melhor. É um trabalho incrível, sensacional!

 

O Som é maravilhoso também, chamando a nossa atenção até por causa da sua raridade situacional - uma plataforma de petróleo - combinar  mar, helicópteros, fogo, explosões submarinas, gritos, desabamentos, enfim, tudo que um filme-catástrofe pode desejar. O trabalho é de Wylie Stateman - colaborador do Tarantino -, 8 indicações, nunca ganhou.

 

A cada ano que passa gosto mais de acompanhar essas categorias. 

 

Mais um caso de "esposa aflita ao telefone": Kate Hudson é a atriz desperdiçada da vez. Tá ficando uma coisa ridícula já. Sério, se eu fosse estudante de cinema, faria um artigo sobre isso.

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(...)

 

Mais um caso de "esposa aflita ao telefone": Kate Hudson é a atriz desperdiçada da vez. Tá ficando uma coisa ridícula já. Sério, se eu fosse estudante de cinema, faria um artigo sobre isso.

 

Impressionante como cada gênero de filme precisa de um padrão, como se necessitasse cumprir protocolo/requisito de competência.

 

Haha, é isso aí, aquela baboseira de cortar cabelo na frente do espelho, e aquelas dores de cabeças oriundas de flashbacks. Meu canário.

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"Extremis", (outro) curta de Documentário da Netflix, dura 24 minutos. Aborda um dos temas mais barra-pesadas possível. Eu realmente não sei qual a razão para ser um curta, pois tinha potencial para mais. Já que estava ali, um observador intruso à cama de um hospital, testemunhando tamanha dor, me deu vontade de saber mais. As questões ficaram um pouco vagas para mim. Típico tema superimportante ao qual normalmente não damos bola, até acontecer algo semelhante com alguém à nossa volta.

 

Dan Krauss, seu diretor, segunda indicação.

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Tem um lado do cinema, às vezes menosprezado, que é simplesmente contar histórias. Por exemplo, "Lion" nos longas, e este "Joe`s Violin", indicado em Curta de Documentário, e considerado o favorito. Como não pensar assim, sendo que ele une holocausto, música e crianças?

 

O encontro do antigo dono e do novo dono é bem bonito, mesmo, embora seja "programado". "É mais do que um violino". Sim, é uma história, começada há muitos anos, em circunstâncias trágicas, e que pode ter um novo capítulo no palco do Oscar.

 

É a primeira indicação de Kahane Cooperman e Raphaela Neihausen.

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Eu não achei Deeepwater Horizon compelente no visual. As cenas vão da água pro vinho quando o CGI toma conta da tomada.

 

Um bom filme no geral.

 

 

Mozts, o CGI é muito convincente e foi pouco usado (nada de "Malévola" ou "300" por aqui). Você sabia que todas aquelas explosões de lama foram reais? Eles procuraram usar fogo de verdade, até o limite do possível. Eu fiquei muito encantado com essa parte "mão na massa" do filme.

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Mozts, o CGI é muito convincente e foi pouco usado (nada de "Malévola" ou "300" por aqui). Você sabia que todas aquelas explosões de lama foram reais? Eles procuraram usar fogo de verdade, até o limite do possível. Eu fiquei muito encantado com essa parte "mão na massa" do filme.

Quando é prático o filme está digno, mas tem algumas tomadas em que o CGI toma conta, essas tomadas em que a "câmera" passa de forma impossível pelo maquinário ou pelo mar profundo. Essas tomadas, me tiraram demais da experiência. Pra um filme de 110Mi não posso deixar passar.

 

Acho que Rogue One leva essa categoria pela simples completude do projeto. Além dos efeitos práticos aqui e acolá, temos ótimo CGI já conhecido e - apesar de estar longe do ideal - o Tarkin digital, que é um trabalho de vanguarda.

 

Pessoalmente votaria no Kubo.

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BAFTA Awards:

 

  • Best Film: La La Land – Fred Berger, Jordan Horowitz, Marc Platt
  • Best Director: Damien Chazelle, La La Land
  • Best Actor: Casey Affleck – Manchester by the Sea
  • Best Actress: Emma Stone – La La Land
  • Supporting Actor: Dev Patel – Lion
  • Supporting Actress: Viola Davis – Fences
  • Cinematography: La La Land – Linus Sandgren
  • Best Original Screenplay: Manchester by the Sea – Kenneth Lonergan
  • Adapted Screenplay: Lion – Luke Davies
  • Outstanding British debut: Under the Shadow – Babak Anvari, Emily Leo, Oliver Roskill, Lucan Toh
  • Film Not in the English Language: Son of Saul – László Nemes
  • Best Animated Film: Kubo and the Two Strings – Travis Knight
  • Documentary: 13TH – Ava DuVernay
  • Special Visual Effects: The Jungle Book – Robert Legato, Dan Lemmon, Andrew R. Jones, Adam Valdez
  • Production Design: Fantastic Beasts and Where to Find Them – Stuart Craig, Anna Pinnock
  • Editing: Hacksaw Ridge – John Gilbert
  • Sound: Arrival – Claude La Haye, Bernard Gariépy Strobl, Sylvain Bellemare
  • Costume Design: Jackie – Madeline Fontaine
  • Original Music: La La Land – Justin Hurwitz
  • Make-Up & Hair: Florence Foster Jenkins – J. Roy Helland, Daniel Phillips
  • British Short Film: Home – Shpat Deda, Afolabi Kuti, Daniel Mulloy, Scott O’Donnell
  • British Short Animation: A Love Story – Khaled Gad, Anushka Kishani Naanayakkara, Elena Ruscombe-King
  • Best British Film: I, Daniel Blake – Ken Loach
  • EE Rising Star Award: Tom Holland
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Viram o "Live By Night"? Toda a parte técnica poderia estar indicada, principalmente o monumental  trabalho do Jess Gonchor  e da Jacqueline West, mas a (não) atuação do Ben Affleck arruinou o filme. Aquela cara de paisagem de sempre.

 

A história do Dennis Lehane foi respeitada em linhas gerais, mas eles aceleraram demais o princípio (tipo, umas 160 páginas foram contadas em 8 minutos!) e cortaram a cena mais apavorante de violência que vocês possam imaginar. Dessossaram o personagem da Zoe Saldana que poderia lhe dar uma indicação.

 

Apostei muito nele no início das previsões, mas não tem jeito. Ficou só no potencial.

 

Vou doar o livro amanhã mesmo.

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Sem filme do Oscar, acabei vendo Pequeno Segredo. Que não foi, não é, nem jamais seria um filme digno de Oscar. O que deu na cabeça dessas pessoas do comitê? Só porque o filme é - vamos dizer assim - transnacional? Falado parcialmente em inglês?

 

Arruinado pela péssima escolha da criança, arruinado pela onipresente trilha sonora, arruinado pelo roteiro medíocre, arruinado pela direção tola (o finalzinho é especialmente terrível, parecia um comercial de sabão em pó), quase arruinado pelo Marcello Antonony - um dos piores atores da nossa tv - que aqui nem teve chance de arruinar o filme, mas que com mais 1 ou 2 minutos de certeza o faria, o filme é arruinado principalmente porque supõe que irá emocionar pela questão de saúde imanente à história, mas não. Supõe errado. Não é por causa da doença que irá emocionar. A emoção viria pelo esmero na estrutura, e não pelo tema em si. 

 

Aliás, teve um pouco de emoção sim. Quando aparecem as imagens reais, de arquivo. Fico imaginando que belo curta de documentário ele poderia ser.

 

Entretanto, como filme, é pra gente passar com o carro, ou com o veleiro em cima, e, não sei se veleiro tem marcha à ré, voltar atrás e passar por cima de novo pra conferir se foi fatal ou não.

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Eu nunca poderia esperar que a cena mais ridícula do ano estivesse presente em um filme do Ang Lee, mas está. "Billy Lynn`s Long Halftime Walk" é muito ruim, mesmo! Dá pena da gente, dá pena de mim, ter considerado um dia que ele ia ser indicado a tudo. Só Joe Alwyn e a Fotografia do John Toll se salvam.

 

Por que fazer um filme assim?

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Make-Up and Hairstylists Guild Winners:

 

Winners for Feature Length Motion Picture (Feature Films):

 

BEST CONTEMPORARY MAKE-UP

Nocturnal Animals
Make-Up Artists: Donald Mowat, Malanie J. Romero, Elaine Offers

 

BEST CONTEMPORARY HAIR STYLING

La La Land
Hair Stylists: Barbara Lorenz, Jackie Masteran, Frida Aradottir

 

BEST PERIOD AND/OR CHARACTER MAKE-UP

Suicide Squad
Make-Up Artist: Alessandro Bertolazzi

 

BEST PERIOD AND/OR CHARACTER HAIR STYLING

Hail, Caesar!
Hair Stylists: Cydney Cornell, Pauletta Lewis-Irwin, Matt Danon

 

BEST SPECIAL MAKE-UP EFFECTS

Star Trek Beyond
Make-Up Artists: Joel Harlow, Richie Alonzo

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2017 Writers Guild Awards Winners:  

 

 

FILM WINNERS

 

 

ORIGINAL SCREENPLAY

Moonlight, Screenplay by Barry Jenkins, Story by Tarell Alvin McCraney; A24

 

ADAPTED SCREENPLAY

Arrival, Screenplay by Eric Heisserer; Based on the Story “Story of Your Life” by Ted Chiang; Paramount Pictures

 

DOCUMENTARY SCREENPLAY

Command and Control, Telescript by Robert Kenner & Eric Schlosser, Story by Brian Pearle and Kim Roberts; Based on the book Command and Control by Eric Schlosser; American Experience Films

 

 

Lembrete: "Lion" e "The Lobster" não elegíveis.

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Cinema Audio Society Awards:

 

Motion Picture – Live Action
“La La Land”
Production Mixer: Steven Morrow, CAS
Re-recording Mixer: Andy Nelson, CAS
Re-recording Mixer: Ai-Ling Lee
Scoring Mixer: Nicholai Baxter
ADR Mixer: David Betancourt
Foley Mixer: James Ashwill

 

Motion Picture – Animated
“Finding Dory”
Original Dialogue Mixer: Doc Kane, CAS
Re-recording Mixer: Nathan Nance
Re-recording Mixer: Michael Semanick, CAS
Scoring Mixer: Thomas Vicari, CAS
Foley Mixer: Scott Curtis

 

Motion Picture – Documentary
“The Music of Strangers: Yo-Yo Ma and The Silk Road Ensemble”
Production Mixer: Dimitri Tisseyre
Production Mixer: Dennis Hamlin
Re-recording Mixer: Peter Horner

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Top 10 Failed Oscar Bait Movies of 2016

By Watchmojo

 

 

 

Filmes de 2016 que tinham pretensão de Oscar mas falharam nas indicações. Ou por terem sido ofuscados por outros filmes, ou por não serem tão bons, ou por serem ruins mesmo.

 

10. Snowden/ Snowden - Herói ou Traidor (Oliver Stone)

09. Denial/Negação (Mike Jackson)

08. Anthropoid (Sean Ellis)

07. The Girl on the Train/A Garota no Trem (Tate Taylor)

06. Rules Don't Apply (Warren Beatty)

05. Allied/Aliados (Robert Zemeckis)

04. The Birth of a Nation/O Nascimento de uma Nação (Nate Parker)

03. American Pastoral/Uma História Americana (Ewan McGregor)

02. Collateral Beauty/Beleza Oculta (David Frankele)

01. Billy Lynn's Long Halftime Walk/A Longa Caminhada de Billy Lynn (Ang Lee)

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