Jump to content
Forum Cinema em Cena

Por que a Capcom e outras empresas de games não faz filmes baseados em seus jogos?


Senhor Incrível
 Share

Recommended Posts

  • Members

Afinal, por que a Capcom e outras empresas de videogames não fazem filmes baseados em seus jogos? Por que não temos filmes de Street Fighter, The King of Fighters, Mortal Kombat, Killer Instinct, Tekken, Mega Man, Captain Commando, etc? Se existem boas adaptações de livros (Harry Potter, Senhor dos Anéis, O Hobbit, Jogos Vorazes e Divergente) e quadrinhos (X-Men, Vingadores, Batman, Watchmen e Kick-Ass), então, por que diabos não podemos ter boas adaptações de games, bolas?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Porque antes as empresas fora da área cinema (não só de games), só liberaram suas franquias pra adaptações, nenhuma investia diretamente fazendo as adaptações.

 

Só com a Marvel hoje em dia é que as empresas estão começando a pensar em elas mesmas entrarem nas produções para controle do produto final. A Ubisoft é que tá investindo nas adaptações de seus games e ouvi falar que a Nintendo também tá pensando nisso.

 

Mas isso que a Marvel fez é algo novo, que cada empresa está pensando se vale ou não o investimento.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Porque antes as empresas fora da área cinema (não só de games), só liberaram suas franquias pra adaptações, nenhuma investia diretamente fazendo as adaptações.

 

Só com a Marvel hoje em dia é que as empresas estão começando a pensar em elas mesmas entrarem nas produções para controle do produto final. A Ubisoft é que tá investindo nas adaptações de seus games e ouvi falar que a Nintendo também tá pensando nisso.

 

Mas isso que a Marvel fez é algo novo, que cada empresa está pensando se vale ou não o investimento.

Então, responde aí: Por que a Warner não faz filmes do Mortal Kombat já que MK agora é da Warner? Dá pra ela fazer numa boa filmes tanto do Mortal Kombat quanto da DC já que os games Mortal Kombat e Injustice vendem muito bem e ainda serviriam pra fazer o marketing pros filmes dela, não acha?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bem, eu me considero "gamer" e vejo 2 problemas principais.

 

Primeiro é que jogo é feito pra jogar. Em especial nos jogos pré-PS2, Mario, Quake, StarCraft ou Street Fighter não foram feitos para "historiar" ou para usar linguagem visual complexa. É natureza da mídia que torna muitos jogos "inadaptáveis". 

 

Segundo, existe a diferenciação entre as duas indústrias. As maiores produtoras de jogos, diferente de DC e Marvel, não são empresas dentro do conglomerado Hollywoodiano. DC é da Warner, Marvel é da Disney e teve acordos com Sony e FOX anos antes. Isso não acontece com Activision, EA ou Ubisoft. O caminho criativo parece ser unilateral, faz-se jogos de franquias (Batman, Mickey...), mas não franquias de jogos.

 

O primeiro problema, acho que advento da animação 3D ajuda muito, por causa da aproximação visual e descompromisso. Jogos mais "viajados", como Mario, Crash, Sonic, Pokemon, Donkey Kong, etc, acho que tem facilidade a serem adaptados à animação que ao live-action. Também ajuda que a natureza dos jogos vêm mudando com as gerações mais novas. A Naughty Dog fez Crash Bandicoot anos atrás, hoje faz Uncharted, que é basicamente Indiana Jones com interatividade. Os primeiros Quake sequer tinham história e alguns jogos mais novos basicamente são filmes. "Jogaram" o Beyond: Two Souls com voz da Ellen Page? Quem aí assistiu o The Last of Us no YouTube?

 

A segunda barreira, acho que o desespero de Hollywood por franquiais vai eventualmente atingir a indústria de jogos. Simples assim. Tá todo mundo querendo ordenhar seu universo cinemático, tudo que é livro jovem-adulto virou filme, tudo que é remake está em produção, franquiais antigas sendo reascendidas... Uma hora esse consumo atinge os milhões de jogadores. Isso já vem acontecendo e iniciativa das empresas de jogos está ocorrendo lentamente (vide Blizzard, Ubisoft).

 

A Sony é quem eu diria está com a faca e o queijo na mão. Eles tem jogos exclusivos e muito cinemáticos, como The Last of Us, Beyond Two Souls, Uncharted, InFamous, Heavy Rain, God of War, Killzone...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então, responde aí: Por que a Warner não faz filmes do Mortal Kombat já que MK agora é da Warner? Dá pra ela fazer numa boa filmes tanto do Mortal Kombat quanto da DC já que os games Mortal Kombat e Injustice vendem muito bem e ainda serviriam pra fazer o marketing pros filmes dela, não acha?

 

A Warner via New Line já fez DOIS filmes MK... Um legalzinho e outro tão ruim que deu W.O. pra mim nos 5 minutos iniciais do filme. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Então, responde aí: Por que a Warner não faz filmes do Mortal Kombat já que MK agora é da Warner? Dá pra ela fazer numa boa filmes tanto do Mortal Kombat quanto da DC já que os games Mortal Kombat e Injustice vendem muito bem e ainda serviriam pra fazer o marketing pros filmes dela, não acha?

 

DC e MK são diferentes mídias. DC é HQ,e filme HQ tá na moda mesmo, e tem filme do Batman e Superman que fizeram muito sucesso aí. Daí o investimento mais forte.

 

Mortal Kombat Aniquilação foi bem ruim, e arruinou qualquer outra tentativa de fazer outro filmes da série. Pegando um exemplo no ramo de HQ, Batman & Robin foi péssimo e deixou a franquia estacionada por 8 anos, Superman IV também, e só quase 20 anos depois é que fizeram outro filme do azulão. Se a Marvel não tivesse entrado com o pé na porta nesse ramo, e ter feitos uns filmes bem sucedidos, esse ramo de adaptação de HQ, também poderia tá comprometido até hoje, já que tava se acumulando muito filme fraco ali.

 

Filme baseado em vg ainda tem péssima reputação, mesmo tendo saído um filme bom aqui e acolá (não acho que tenha saído nenhum excelente nesse meio), então não dá pra um estúdio investir pesadamente nisso. A Ubi vai entrar nessa como a Marvel e já tem muito filme planejado. Assassin's Creed sai no fim do ano, dependendo do desempenho pode vir outro por aí. Se a Ubi se der bem, provavelmente pode vir outros estúdio por aí fazendo filmes de vg.

 

Sei que a Nintendo tá pensando nisso, e a Sony tá começando a fazer algo também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mas com a experiência de uncharted e Last of us, você consegue imaginar um filme melhor que aquilo?

Não sou um super jogador mas esses jogos auxiliam a narrativa com você inserido no universo de um jeito que é impossível ficar melhor.

 

"Melhor" não é necessariamente o objetivo :P

 

Eu daria um dedo pra ver filme do Mass Effect e do The Witcher, provavelmente terão narrativas piores que dos jogos, mas ainda sim uma experiencia diferente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Aqui mais um, e que tem potencial em diversas direções. Pode ser ação escapista estrelando The Rock, um dramalhão de guerra pra lá de Saving Private Ryan, ou um trem meio suspense/terror/survival estilo Aliens...

 

 

Num mundo perfeito, seria do George Miller :D

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

A Capcom lançou dois filmes de Street Fighter ruins por incompetência ou por que não tinha tecnologia na época? Qual a dificuldade de se lançar um filme baseado em videogame nos dias de hoje? Por que a Capcom não faz novos filmes de Street Fighter, de Final Fight, de Captain Commando, etc? As franquias da Capcom não vão sair nunca do mundo dos games e ganhar vida na telona do cinema? Isso vale para todas as outras desenvolvedoras de games e seus jogos. Por que não temos filmes de God of War, Mortal Kombat, Killer Instinct, The King of Fighters e muitos outros se hoje em dia é muito fácil fazer qualquer tipo de filme com efeitos especiais de última geração e computação gráfica? Qualquer monstro e qualquer efeito especial é feito em computação gráfica então qual a dificuldade de se fazer filmes baseados em games hoje em dia? Mais uma coisa: e que façam filmes realmente bons porque ninguém vai pro cinema pra pagar o ingresso pra ver porcaria.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não foi a Capcom que fez os filmes, ela licenciou e o pessoal que fez, fez me*da. O mesmo pode se dizer dos outros filmes. Só houve licenciamento, nenhuma produtora de games investiu nesses filmes.

 

E a resposta é ainda a mesma de sempre: Não saiu nenhum filme decente baseado em games daí nenhuma produtora tem coragem de investir nisso, no momento.

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

Eu boto fé exatamente por isso. O jogo já quase não é um jogo, mais um filme interativo, casa mais com esse formato do que um joystick.

 

Se confio no diretor aí são outros 500. Mas gosto de Real Steel :P

 

Gears of War por exemplo acho que já vai ser um pé no saco adaptar. A história não é das melhores, nem foi contada com maestria, o maior atrativo lá era gameplay mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • 6 months later...
  • Members

Roteirista de Avatar 2 está escrevendo Gears of War. Shane Salerno deve escrever o filme para Universal, com Dylan Clark (War for the Planet of the Apes) produzindo. O projeto é supervisionado por Jon Mone da Universal e Marc Sarchnoff da XBOX.

 

http://www.tracking-board.com/avatar-2-scribe-shane-salerno-to-write-gears-of-war-movie-for-universal/

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...