Jump to content
Forum Cinema em Cena

Capitão América Live Action - Anos 1944, 1979 e 1990


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members

Antes da Marvel Studios, houve 3 tentativas (fracassadas) de fazer um material "live action" do Capitão América. Acabei escrevendo sobre essas 3 tentativas no tópico "O Que Você Está Vendo e Comentando" então juntei elas e criei esse tópico.

 

Capitão América (1944)
Dir.: Vários

ca44.jpg?w=788

 

Feito na década de 1940, em preto e branco. São 15 episódios de uns 30 min. estrelados pelo “Capitão América”. E porque coloquei Capitão América entre aspas? Vamos lá:
01) Ele não tem escudo;
02) Ele não é um soldado;
03) Não tem 2ª guerra ou qualquer outra guerra;
04) Não existe soro do super soldado;
05) O Capitão não é o Steve Rogers. Ele é Grant Gardner, o promotor (?) da cidade;
06) O vilão é um tal de Escaravelho. Ele é um dono do museu da cidade. Nada de nazistas, Hydra, Caveira vermelha e etc;
07) Gail Richards é o nome da mocinha.

A única coisa que tem de Capitão é que o herói se chama Capitão América e o uniforme é similar (podre, mas similar). E só.

 

Todos episódios terminam de uma estrutura básica em que o Capitão ou a mocinha Gail estão quase batendo as botas no final do episódio por causa de alguma armadilha do vilão, e deixam isso em aberto até o episódio seguinte mostrar como ele ou ela escapou da armadilha. Isso acontece em todos episódios, descontando o episódio final. Ainda bem que teve um final, e não acabou no meio do percurso.

 

Uma coisa notável são as cenas de brigas. Mesmo com um ar circense, elas são intensas e parece que os atores realmente se machucaram muito aqui realizando essas cenas. O ator que fez o Capitão morreu depois das filmagens com um ataque no coração, então essas lutas eram mesmo bem desgastantes. Imagino a dificuldade para ele já que ele estava em TODAS essas cenas sem dublês. E como as histórias iniciais do Capitão nas HQs eram porrada pura,  nisso acertaram nessa adaptação… Pelo menos isso.

 

Outra coisa notável é a “mocinha”. Ela não é namorada do Capitão, ela é assistente dele, e ele nunca faz pouco dela, colocando ela até em situações de perigo. Mesmo que ela acabe posando muitas vezes de “mocinha que precisa ser resgatada”, não vi uma diminuição da personagem. Isso durante a década de 40 talvez seja algo bem “inovador”.

ca44-2.jpg?w=788

 

No fim, se assisti mais por curiosidade. Não é ruim em si, mas também não dá pra animar muito. A crítica principal, pelo menos pra quem é fã do personagem, foi terem usado pouco ou quase nada das história ou características do Capitão, já que se mudassem o uniforme e o nome do tal promotor Grant Gardner aqui, ele poderia ser qualquer outro herói.

 

Nota – 1/4

Capitão América (1979)
Dir.: Rod Holcomb

Capitão América 2 (1979)
Dir.: Ivan Nagy

ca79.jpg?w=788

 

Com o sucesso do seriado de TV do Incrível Hulk no fim dos anos 1970, houve a tentativa de se fazer uma do Capitão América, mas não deu muito certo e ficou só em dois telefilmes. Aqui de novo, não tem uma adaptação literal das HQs, já que nada de 2ª guerra, congelamento, Caveira Vermelha e Hydra. A história toda se passa nos tempos atuais (anos 1970), mas pelo menos o personagem é o Steve Rogers. Aqui ele é o segundo Capitão América, já que seu pai tinha sido Capitão América antes dele (isso não vem das HQs, Steve sempre foi o Capitão original).

cap79-2.jpg?w=788

 

O segundo filme é um pouco melhor que o primeiro, já que esse perde muito tempo com a introdução de história e personagens. O segundo tem mais ação, tem o Christopher Lee como vilão (e isso ajuda muito) e gostei de alguns lances da história. Problema maior de ambos os filmes, além do uniforme berrante demais do herói, são as cenas de ação que não passam nenhuma vez a sensação dos superpoderes do Capitão. Ele realiza umas coisas superpoderosas aqui e acolá, mas no fim não dá pra ter muita noção mesmo. Mas apesar de tudo, se tivessem dado jeito no uniforme dele, e melhorado essas cenas de ação, até poderia ter virado uma série boa sem problemas.

 

Nota – 1/4 (parte 1) e 2/4 (parte 2)

Capitão América – O Filme (1990)
Direção: Albert Pyun

ca.jpg?w=788

 

Nesse filme do início dos anos 1990 tiveram a preocupação de seguir bem mais os quadrinhos do que as outras adaptações (dos anos 1940 e 1970), com a história iniciando nos Anos 40, e com nazistas no meio, depois trazendo os personagens (Capitão e Caveira Vermelha) pros tempos atuais (anos 1990, no caso).

 

ca1.jpg?w=788

 

O roteiro do filme até que tem muitos acertos, mas a produção capenga acaba por atrapalhar tudo. O começo até meio do filme soam bem, mas a parte final, com mais cenas de ação, o filme cai muito, já que a produção não consegue sustentar. Produzido por Menahem Golan, que era o mesmo de filmes de pancadaria do Jean-Claude Van Damme, Chuck Norris e Charles Bronson, que tinham produções bem mais simplórias, então quando era necessário uma superprodução, tudo acabava capengando muito mesmo, mas dentro desse universo do Menahem Golan, o filme até que se saiu minimamente bem. Poderia ser bem pior, considerando que foi ele o responsável por Superman IV, e esse ficou completamente ruim (Sim, talvez o único mérito desse filme é ser melhor que o Superman IV).

Os atores principais (Matt Sallinger como Steve Rogers e Kim Gillingham como Sharon Carter) não foram bem escolhidos, mas ter Ronny Cox (vilão do Robocop e Vingador do Futuro), como presidente bonzinho dos EUA, e o Ned Beatty (capanga do Lex Luthor no Superman – O Filme), com o jornalista que tenta ajudar o Capitão, é tudo de bom, E gostei da presença da filha do Caveira Vermelha. Queria ela nos filmes recentes da Marvel, mas sei lá se é possível.

captain-011.jpg?w=788

 

No geral, mesmo com produção paupérrima, acabei curtindo mediamente o filme, por algumas coisas bem boladas aqui e acolá pelo roteiro, e por seu valor histórico. Só não recomendo. A não ser para aqueles que curtem, ou não se incomodam, com as produções paupérrimas do Menahem Golan (mas lembrando que esse aqui não tem muita da porradaria que era o usual do produtor).

 

Nota – 2/4

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...