Jump to content
Forum Cinema em Cena

Gattaca: A Experiência Genética


Muriçoca
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu vi esse filme e gostei muito. Achei  interessante a abordagem do tema, pois estamos  próximos de algo assim. Mesmo que tentem impedir os avanços na área da genética é inevitável que ela aconteça, assim como, os dilemas da forma de como deve ser utilizada.

Tendo o filme como um exemplo, podemos dizer que os seres humanos se tornariam reféns de seus DNAs. Outra questão é como legislar, fiscalizar e administrar problemas tão complexos?

O homem perderia de certa forma a sua individualidade. Os casais podendo escolher ter filhos com as característas que lhe convem,  deixariam de se surpreender com o nascimento de uma criança, aquela famosa frase: " se parece com quem" já seria respondida na gestação.

Pense o que seria o mercado de trabalho, com pessoas concebidas  pra fazer exatamente determinadas tarefas. Imagine o que seria competir com seres "perfeitos" no campo da arte, do esporte, dos negócios, da ciência.

O filme mostra um lado bastante legal que é o fato de que não se pode clonar a vontade humana, essa, cada qual tem a sua e  na proporção que a vida apetece.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 year later...
  • Members

Usar este tópico para trabalho de escola é foda? O que o filme se reduziu? 07

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Está certo que ele debate diversos temas com maestria, como poucos filmes da atualidade conseguem fazer. Temas que vão desde a eugenia, segregação racial, a própria discriminação em seus diversos níveis focando um futuro bem pós-segunda guerra uma espécie de década de 50 Alternativa. Assim dando até um parecer que as mentalidades autoritárias que pregavam a raça superior prevaleceu de alguma forma. Enfim, o próprio desenvolvimento da genética e sua falta de moralidade no que diz a organização da sociedade é muito bem focada. Motivo pelo qual talvez tenham utilizado para fazer uma avaliação escolar no filme? Mas acho que seria muito mais proveitoso usar o tópico sobre o filme <?:namespace prefix = st1 ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:smarttags" />em si. E digo de passagem, que a cada revisitada na película, o filme se mantém cada vez melhor. Digno de atores, roteiro e até mesmo gostei da fotografia. No mais estarei dando meu parecer com mais propriedade sobre tanto o filme como o assunto abordado. 03

Link to comment
Share on other sites

  • Members
 Eu adorei esse filme (Etha Hawkie...afff!)

 

 Ele me lembrou um livro: "Admirável mundo novo". Álias, acho ele até meio/ligeiramente profético.

 Isso de selecionar  seres  humanos e categorizá-los.
[/quote']

 

O apelido do verdadeiro Jerome Morrow, Eugene, tem relação com o personagem deste livro se não me engano. Vêm de Eugenia este Eugene. 17

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Tu não acha meio profético esse filme?

 Hoje emdia se fala muito em "melhoração" do ser humano.

 

 Tipo assim, medicina preventiva, manipulação genética de embriões... tudo que parecia ficção e que pouco a pouco vem se realizando... aff! 09

 

  Gostei do cenário futurista do filme, não é megaexagerado.
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu também gostei, quebrou bastante com o estereótipo de filmes de ficção científica. Às vezes você pensa que está no passado e não no futuro. Naves voando para todos os lados, uniformes bem bregas, com um figurino de desfile de modas. Entre outras coisas, que simplesmente foram evitadas, para não ridicularizar ou não chamar mais atenção para o ambiente do que para a estória e os personagens em si.03

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 Concordo ctg.

 Em "Gattaca" tanto o enredo qto o cenário não é nada fora do plausível, nem fantástico demais.

 

 Na verdade tem-se a impressão de que seria uma história possível de acontecer num futuro próximo, digamos, sei lá, daqui uns 30 anos 17.

 

 Tb concordo que o filme é bem focado nos personagens.

 

 Acho que fazer bom filme de ficção é difícil pq  alguns diretores sucumbem a tentação de exagerar e colocar coisas malucas...aff!

 

 By the way, não sei pq essa associação de coisas malucas ao futuro 17
Maria shy2007-08-10 11:33:58
Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

gattaca.jpg

 

Gattaca - A Experiência Genética (Gattaca, EUA, 1997) Dir.: Andrew Niccol. Com: Ethan Hawke, Uma Thurman, Gore Vidal, Alan Arkin, Jude Law.

 

Experiência interessantíssima pela excelente forma com que Niccol constrói seu universo, sempre de maneira impessoal e realista. As letrinhas "em um futuro não-tão-distante" já indicam claramente a pesada crítica feita pelo exímio cineasta ao repudio de uma associação contra a imperfeição.

 

Tudo muito sutil e belo (percebe-se que o médico de Vincent já conhece sua dupla identidade ao fazer uma brincadeira sobre Jerome "mijar quando quiser"), Niccol ainda conta com a excelente atuação de Ethan Hawke, que demonstra com precisão os sacrifícios de Vincent para realizar seus sonhos. Já Uma Thurman dá o show de sempre, aos poucos demonstrando a degradação sofrida por sua personagem, em sua tentativa de corresponder ao mundo em que vive. O restante não faz nada demais: Jude Law até tem seus momentos, mas peca por certos histrionismos. Alan Arkin está razoável. Só.

 

Mesmo que caia por vezes no lugar-comum ao investir em uma batida investigação criminal, Gattaca representa o melhor filme de um cineasta cujo fascínio pelas "esquisitices" humanas já renderam obras no mínimo aceitáveis, ao desenvolver os problemas de certa pessoa que entra nesse mundo. 4,25/5

 

P.S.: O que houve com o Hawke desse filme??? Não o vejo assim desde Antes do Pôr-do-Sol e logo após só vem decepcionando, especialmente depois da bomba Roubando Vidas.
Link to comment
Share on other sites

  • 9 months later...
  • Members

Lembro q vi esse filme já tem uns dois anos... E, vcs ressucitarem esse filme fez com que eu me interessasse em passá-lo para meus alunos... As discussões que a película pode trazer para a sala de aula são simplesmente fenomenais...

 

O que falar sobre o filme... Bom, já faz tempo que o vi, então não dá pra detalhar... O que posso dizer é que fiquei impressionado com a competência de Hawke nesse filme... Um filme onde ele esteja melhor q nesse, só em Dia de Treinamento...

 

Outro que me impressionou foi Law... Não o considero um ator incrível... Foi bem nesse filme, mesmo que não supere o papel q pra mim é o melhor dele, que é em Inteligência Artificial...

 

Nota: 9,5

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...