Jump to content
Forum Cinema em Cena

O Rei Leão (Jon Favreau)


Jailcante
 Share

Recommended Posts

  • Members
9 hours ago, Gustavo Adler said:

Você está olhando só a imagem, não o conteúdo.

O conteúdo de ubuntu estava na obra plagiada?

Se não estava, isso faz TODA A diferença, pois dá o peso real da obra, deixa de ser papel pra se tornar uma experiência onde se pode tirar uma reflexão sobre.

Certamente o manga japones permitia outra reflexão, ou não, ou a mesma, sei lá, não vi.

Mas acho que isso tem que ser levado a sério na hora de dizer que é ou não plágio, porque a capa pode ser a mesma, mas o que diz não!

Sim, mas basta o invólucro ser bem similar (aí o xerox da Disney nao se furta em copiar frame por frame) pra juridicamente configurar plágio. Agora se a justica aceita isso como tal fica a critério dos advogados dos processos em questão. A Marvel ta sendo processada pelo mesmo motivo por um quadrinista pelo simples fato do cartaz do Homem de Ferro 3 xerocar a capa dum gibi dele... e aqui estamos falando apenas de UMA capa e não do conteúdo, nada a ver. Aí eu ja acho exagero por parte do quadrinista. Superhero landing!?

ironmanposter.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members
4 hours ago, Jorge Soto said:

Sim, mas basta o invólucro ser bem similar (aí o xerox da Disney nao se furta em copiar frame por frame) pra juridicamente configurar plágio. Agora se a justica aceita isso como tal fica a critério dos advogados dos processos em questão. A Marvel ta sendo processada pelo mesmo motivo por um quadrinista pelo simples fato do cartaz do Homem de Ferro 3 xerocar a capa dum gibi dele... e aqui estamos falando apenas de UMA capa e não do conteúdo, nada a ver. Aí eu ja acho exagero por parte do quadrinista. Superhero landing!?

ironmanposter.jpg

Entendi

Link to comment
Share on other sites

  • Members
2 hours ago, Gustavo Adler said:

Entendi

apenas concluindo a respeito do caso da Marvel..que venceu o processo que meteram nela.?

"...Depois de 4 anos, a Marvel finalmente venceu o processo que enfrentava na justiça por conta do pôster de Homem de Ferro 3 (2013).Na última segunda-feira, 15, a justiça de Nova York determinou que a Marvel não plagiou o pôster da série em quadrinhos Radix, classificando o poster de Homem de Ferro 3 como uma criação original. O processo foi iniciado em Massachusetts pela Horizon Comics Productions, comandada pelos irmãos Ben e Ray Lai, que criaram o personagem Caliban para a HQ Radix.A dupla alega ter sido contratada pela Marvel em 2002 para trabalhar em diversas franquias de personagens de quadrinhos, como o Thor. De acordo com eles, a Marvel copiou o visual do pôster de Radix que conta com Caliban, criando uma arte bem similar com o Homem de Ferro. Em sua sentença, o juiz J. Paul Oetken destacou que não há evidências suficientes para afirmar que a Marvel copiou o pôster criado pelos Irmãos Lai. “Em contraste a inexistência de evidências de cópia por parte da Horizon, a Marvel apresentou evidências bem concretas que mostram que o pôster de Homem de Ferro 3 foi criado de maneira independente”, diz parte da sentença do juiz...."

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 7/23/2019 at 10:35 AM, SergioBenatti said:

Onde encontro esse desenho japonês? É fácil?

Tô pesquisando aqui e tô de cara com as semelhanças...Que isso! Na cara dura!

deve ter no youtube fácil... lembro que eu assistia quando moleque na TVS (antigo SBT), inicio dos 80... esse desenho japonês era estilo novelinha (tipo a Princesa e o Cavaleiro), passava várias estorinhas separadas, mas com ligação entre si... e a Disney pegou elementos de vários capítulos aqui e  ali pra sua versão do Kimb...ops, Simba...?

https://www.reddit.com/r/anime/comments/cgizq9/osamu_tezukas_kimba_the_white_lion_and_disneys/?ref=share&ref_source=embed&utm_content=title&utm_medium=post_embed&utm_name=11594b00d732484ea4d94c6fa4ed7cbe&utm_source=embedly&utm_term=cgizq9

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Façam um favor a vcs mesmos...não vejam dublado..a dublagem estava ok, mas quando o Simba adulto aparece pela primeira vez (e catando)...meu Deus, que banho de água fria...ficou muito ruim...me tirou do filme totalmente..fui atrás e descobri que quem dublou o Simba adulto foi Ícaro Silva.

icaro-silva-simba-o-rei-leao.jpg

Tive o prazer de ver o desenho da Disney no cinema, em um relançamento em 3D no ano de 2011,...agora vi a versão "Live Action", entre parenteses mesmo. O realismo mais atrapalhou que ajudou o filme. A questão da falta de expressão e até mesmo durante as falas isso atrapalhou, Estranho pois não acho que isso atrapalhou em Mogli, será que regrediram ou foi um decisão do diretor/estúdio?

Enfim, o realismo do Pumba por exemplo é como fazer Ratatouille em live action..o Pumba da vida real é feio de doer....no desenho isso não fica tão evidente.por ouro lado as Ienas realistas ficaram bem mais assustadoras..para dizer que não gostei de nada. A luta final ficou muito boa, bem como a cena da morte do Mufasa. 

 

pumba-original-1024x953.jpg

 

pumba-live-action.jpeg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O REI LEÃO – FILME ATINGE MARCA DE $1 BILHÃO DE BILHETERIA!

 19m -  335 – A Disney é imparável!

POR CRISTIANO RANTIN → Pouco depois de noticiarmos que a Disney quebrou seu próprio recorde de bilheteria, vem a notícia de que remake em live-action de O Rei Leão conquistou 1 bilhão de dólares, em apenas três semanas de lançamento.

 

A informação é da Variety, que detalha como foi o sucesso do filme. De acordo com eles, O Rei Leão levou $361 milhões nos Estados Unidos e $638 milhões no mercado internacional – fazendo um sucesso absoluto na China, com a marca de 115 milhões de dólares, 48 milhões no Reino Unido e 44 milhões de dólares aqui no Brasil.

Dessa forma, O Rei Leão se junta aos outros filmes bilionários da Disney deste ano: Vingadores: Ultimato, o filme que mais lucrou do estúdio, fez $2.793 bilhõesmundialmente; Capitã Marvel que vem logo depois, com $1.128 bilhões; a parceria entre Marvel Studios e Sony chega em terceiro, com Homem-Aranha: Longe de Casa, sendo este o primeiro filme do aracnídeo a superar a marca de 1 bilhão de dólares. Fechando a lista temos e Aladdin que também lucrou $1 bilhão

https://legiaodosherois.uol.com.br/2019/rei-leao-filme-ultrapassa-marca-de-1-bilhao-de-bilheteria.html

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Assisti ontem e é isso mesmo: Falta emoção. Realismo exacerbado tirou a liberdade de "brincarem" com os animais. Acho que faltou 'movimentação', principalmente nos números musicais (o simba só corre quando canta, não brinca ou pula como antes). 

Considero que não pensaram muito bem na realização do filme. Colocar realismo até vai, mas não pensaram muito bem como fazer funcionar mais naturalmente isso.

E não acrescentaram nada em relação ao anterior pra dizer que precisavam fazer o filme pra 'atualizar' alguma coisa ou algo assim. Tudo igual, só tiraram as cores e a emoção e colocaram imagens mais realistas. Não considero uma troca muito boa...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 7/21/2019 at 5:38 PM, Gustavo Adler said:

Será que não tem o efeito de trazer a mitologia do desenho pra a grandesa dos animais "reais"?

Pow, estou ficando desanimado, pensei que o efeito seria o contrário, trazer a mitologia do desenho pra a realidade mitologia desses seres fantásticos da africa.

 

 O problema é que no momento em que você adota uma estética hiper realista, muito da magia apresentada pela animação passa a não casar mais com o que é visto na tela. Por exemplo, na animação, o numero musical "se preparem" do Scar trazia toda uma alegoria ao nazismo e ao fascismo muito mais pelo que era visto do que pela musica em si. Mas aquelas imagéns não funcionam dentro da estética hiper realista desse filme. Então, ao invés daquela sequência cheia de significado, temos um leão super realista cantando e cercado por hienas. Eu diria que a estética do filme não conversa com o conteúdo que é totalmente chupado do desenho. Esse "hiper real" ficou sem razão de ser, pois não serve a nada, não busca a sua própria voz.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
17 hours ago, Questão said:

 

 O problema é que no momento em que você adota uma estética hiper realista, muito da magia apresentada pela animação passa a não casar mais com o que é visto na tela. Por exemplo, na animação, o numero musical "se preparem" do Scar trazia toda uma alegoria ao nazismo e ao fascismo muito mais pelo que era visto do que pela musica em si. Mas aquelas imagéns não funcionam dentro da estética hiper realista desse filme. Então, ao invés daquela sequência cheia de significado, temos um leão super realista cantando e cercado por hienas. Eu diria que a estética do filme não conversa com o conteúdo que é totalmente chupado do desenho. Esse "hiper real" ficou sem razão de ser, pois não serve a nada, não busca a sua própria voz.

Entendi.

Que pena.

vou assistir algum dia desses, mas minhas expectativas definitivamente cairam pra zero, pois estava justamente na expectativa que o realismo desse filme tivesse como valor que conseguisse trazer toda a alegoria do desenho para uma imagem mais próxima dos seres da africa, meio que uma reverência visual mais real ao continente que abrigou toda a filosofia e e populações que nesse continente fazem e fizeram sua história.

Mas parece que foi só um exercicio animal planet de dar voz a bichos.

 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Galera, entendo tbm o excesso de realismo, mas passou essa de ser pior porque somos daquela geração. Para essa geração e para aqueles que não assistiram a animação original, gostaram, porque elea não fazem essa comparação e não tem o apego histórico que temos. Acontece o mesmo com outras franquias e continuará existindo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
7 minutes ago, GilsonDee said:

Galera, entendo tbm o excesso de realismo, mas passou essa de ser pior porque somos daquela geração. Para essa geração e para aqueles que não assistiram a animação original, gostaram, porque elea não fazem essa comparação e não tem o apego histórico que temos. Acontece o mesmo com outras franquias e continuará existindo.

Isso é verdade. O filme funciona de uma forma diferente pra quem viu e pra quem não viu. Mas não acho que o filme tenha sido criticado pelo que eu chamo de "sindrome do vovô Simpson" que branda "Geração idiota, no meu tempo as coisas eram muito melhores". O filme tem problemas por si só. Não é um filme ruim, mas não acho que vai ser o favorito das crianças não.

A questão pra mim não é que o filme é mais fraco que o original ou que perde em comparação com o original. Embora comparações sejam inevitáveis, acho que no fim do dia, um remake tem que ser julgado pelo filme que ele é, e não em como ele fica diante do original. Dito isso, eu acho que toda a estética realista da nova versão não conversa com o que o filme passa, com as musicas e por ai vai. De fato, falando por mim, o meu apreço pelo filme original provavelmente melhorou a minha experiência no cinema pela memória afetiva, do contrário, creio eu (embora não possa afirmar com certeza) teria ficado ainda mais indiferente com o filme do que fiquei no cinema.

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...
  • Members

 ARTES CONCEITUAIS MOSTRAM VISUAIS MAIS CARTUNESCOS E CENAS DELETADAS!

O remake em live-action de O Rei Leão foi um sucesso de bilheterias e continua quebrando recordes, contudo, muitos fãs se queixaram da falta de expressões dos animais, que tirou um pouco do brilho da obra, além do fato de que a proposta mais realista não se conectou muito bem com animais que falam e cantam. Além disso, muitos críticos se queixaram de que essa é uma cópia exata da animação original, não acrescentando nenhuma inovação narrativa significativa que trouxesse algo novo para a produção.
Ao que parece, o longa dirigido por Jon Fraveau poderia ter sido diferente, tanto em termos visuais quanto narrativos. De acordo com algumas artes conceituais divulgadas por Michael Kutsche e Finnian MacManus, podemos notar que os personagens poderiam ter um visual mais cartunesco e expressivo, principalmente o vilão Scar, que aparece com um visual bem mais fiel à animação. Através das artes, podemos ver também algumas cenas que não entraram no corte final do longa, tais como uma tempestade de areia durante a morte de Mufasa e Nala se divertindo no rio com Timão, Pumba e Simba. Vemos também alguns elementos que ficaram diferentes na versão original, tais como a caverna de Scar, o local onde Rafiki desenha Simba e a cena em que os leõezinhos cantam “O Que eu Quero Mais é Ser Rei”.

legiao_aWsI_NApOofhqVPC7emu9wBE8HFQ6J35TXgnyz1cL4.jpg.jpeglegiao_E8IAX35W0ngfhJtHNryYole7aTVvcU_CPz92iQj6FM.jpg.jpeglegiao_mfpyMQ4KhXFSBCo36kEditPYqnJj9ZlA5OUvbRcu2r.jpg.jpeglegiao_0h5K2uZXjU1TqSp9tOa7xWAVivwFYrm_lJMCQG3okz.jpg.jpeg

legiao_ailMXbfx83cE1QBRYo_UzV57rH06vdWLmNIDStqhjn.jpg.jpeglegiao_09nvfNLe1hPa4OTHVs_K7uMwJZ65gzQyUYkcIBXxSG.jpg.jpeg

legiao_3kFqSld0Wg2xfLpPQM4GbRaNE7t5ZAowhyDn6OIerc.jpg.jpeglegiao_f1RQNCwExSVY4XA9BbaomGZFIhM_ejkv238gLdT7sc.jpg.jpeg

legiao_qtyiSsmNZhab5YpC3UFJnXkcHe42Awz78WPuLGE_6v.jpg.jpeglegiao_9sF1h_qUi3mRyTb7HArDkEJOVQZ02Bjpwc6GnuPxLS.jpg.jpeg

 

Ficou bacana, mas aí iam reclamar que o estilo cartunesco não conversa com o ambiente realista da produção...?

Link to comment
Share on other sites

  • Members
30 minutes ago, Jailcante said:

Sou a favor dos animais mostrando/demonstrando emoções. Já o estilo gráfico usado, sei lá, tanto faz. Tem que ser bonito o filme, só.

Viu o trailer de A DAMA E O VAGABUNDO, JAIL? Lá já botaram os animais com algumas expressões, e olha que usaram animais reais.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Elton John não curtiu a trilha do novo Rei Leão:

https://uk.ign.com/articles/2019/10/16/elton-john-says-disneys-lion-king-remake-was-a-huge-disappointment?sf110713716=1

 

"The soundtrack hasn't had nearly the same impact in the charts that it had 25 years ago, when it was the bestselling album of the year," he said. "The new soundtrack fell out of the charts so quickly, despite the massive box-office success. I wish I'd been invited to the party more, but the creative vision for the film and it's music was different this time around and I wasn't really welcomed or treated with the same level of respect. That makes me extremely sad."

"Trilha não teve nem de perto o mesmo impacto de 25 anos atrás onde foi o álbum foi o mais vendido do ano."

"A nova trilha saiu do top tão rápido apesar do sucesso de bilheteria. Gostaria ter de participado mais da festa, mas a visão criativa do filme e da música eram diferentes essa vez e não fui muito bem recebido ou tratado com o mesmo respeito. Isso me deixou extremamente triste."

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...