Jump to content
Forum Cinema em Cena

LOST | 2ª Temporada


Bruno Carvalho
 Share

Recommended Posts

  • Members

Apesar do Jack ser meu 2o. personagem favorito eu preferi o segundo eps. O flashback é meio redundante' date=' mas bom. Dizem que foi feito às pressas, era pra ser sobre o Sawyer. Mas no geral o eps. é melhor que o primeiro.

Posta a sua teoria Maul, antes de ver os demais, pra comparar com o que virá depois. Não tem graça dizer "eu sabia" depois de ver.

[/quote']

Bom vou resumir ao máximo: o governo, ou alguma equipe independente criou uma tecnologia revolucionária numa ilha: nanorobôs (as nuvenzinhas) que podem resolver qualquer problema, fazer um paraplégico voltar a andar etc... mas algo deu errado nessa tecnologia: ela infecta a pessoa e muda o comportamento dela (os outros). Por isso ninguém aparece na ilha para resgatá-los. Acho tbm que essa nuvenzinha pode 'entrar' num corpo morto e faze-lo andar por ai (caso do pai de Jack) pois essas nuvens de nanorobôs possuem uma espécie de inteligencia artificial (ou são controladas, não sei ao certo). Sobre os outros gostarem de crianças: taí algo que ainda não sei, mas tem a ver com a fumacinha.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Basicamente sua teoria é a de "Prey", o livro do Michael Crichton que teria servido de inspiração para a fumaça negra vista em Lost. A questão é que duvido que os roteiristas tenham simplesmente copiado o livro, muita coisa mudou. "Orientation" (próximo eps.) deve explicar a função da escotilha e da tal organização Dharma, mas duvido que explique muita coisa. Não leio spoilers, mas às vezes me enfiam uns goela abaixo e sei que (pequeno SPOILER) a noção de Dharma e Karma (fim do SPOILER) vai ser debatida. Como reassisti recentemente a 1a. temporada uma coisa que Jin e Sun disseram me chamou atenção. O que me confirmou a impressão de que LOST não vai enveredar somente por caminho racional/científico mas pelo seu oposto também.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segundo Hurley os numeros são malditos.. se os numeros são malditos pq eles ajudam a salvar a todos digitando-os no computador e tal? E se for os numeros fazem o mal justamente digitando-os no computador? Pq se eh uma esperiência ela tem q ter um fim quando algo realmente der errado.. bom sei lah n sei se falei merda..

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Alguem viu o terceiro Capitulo Ontem na AXN?,aquele projeto Dharma mencionado no filme que eles acharam explica muita coisa,viram que aparecem Ursos Polares no filme? vai ver eles estavam em cativeiro na ilha para experiência que segundo o filme deu errado,dai eles fugiram,isso tudo pode ser mesmo experiências com humanos e animais,alem de que na Ilha tem um Grande campo Eletromagnetico que é o que pode ter derrubado o avião.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu vi o terceiro... peguei a legenda e copiei apenas a parte do video de orientação, e to colando aqui pra gente discutir...

'

Bem-vindos. Sou o Dr. Marvin Candle.

<?:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

E este é o filme de orientação...

 

para a estação 3 da Projeto Dharma.

 

Em poucos momentos,

 

você receberá instruções simples sobre

como você e seu parceiro...

 

deverão cumprir suas responsabilidades

junto a esta estação.

 

Mas, antes, uma pequena história.

 

A Projeto Dharma foi criada em 1970...

 

e é resultado de Gerald

e Karen Degroot,

 

doutores da Universidade de Michigan.

 

Seguindo os passos de pioneiros

como B.F. Skinner...

 

...eles imaginaram um gigantesco

centro de pesquisas...

 

onde cientistas e pensadores

de todo o mundo...

 

pudessem realizar pesquisas

sobre meteorologia,

 

psicologia,

 

parapsicologia,

 

zoologia,

 

eletromagnetismo,

 

e socialismo utópico...

...industrialistas dinamarqueses reclusos

 

e o magnata Alvar Hanso,

 

cujo apoio financeiro permitiu

que o seus sonhos de um centro...

 

de pesquisa social e multidisciplinar

se tornassem realidade.

 

Por enquanto, você e seu parceiro

estão alojados na estação 3. Ou o "Cisne".

 

Vocês devem permanecer aqui

pelos próximos 45 dias.

 

A estação 3 foi originalmente construída

para ser um laboratório...

 

onde cientistas pudessem

tentar entender...

 

certas flutuações eletromagnéticas raras

que emanam, em especial, deste setor da ilha.

 

Há pouco tempo, no entanto,

alguns experimentos começaram...

 

Aquilo foi um incidente...

 

E desde essa época, obedecemos ao

seguinte protocolo:

 

A cada 108 minutos

este botão deve ser pressionado.

 

Quando o alarme soar,

 

você terá 4 minutos para

ativar o código

 

no processador do computador...

 

...indução no programa.

 

Quando o alarme soar, você ou seu

parceiro deverão digitar o código.

 

É altamente recomendável que você

ou seu parceiro façam turnos alternados.

 

Dessa forma, poderão estar

alertas e descansados.

 

...e mais importante ainda,

 

o código deve ser corretamente

digitado no tempo devido.

 

Não tentem usar o computador

para qualquer outra coisa.

 

Parabéns, nos vemos quando

seus substitutos chegarem.

 

O futuro desse projeto

está em suas mãos.

 

Em nome dos Degroots,

 

de Alvar Hanso e de todos

os funcionários da Projeto Dharma,

 

Nós os agradecemos.

 

Obrigado.

 

E...

 

Boa sorte.

'

Bom... pra mim pareceu o Arquiteto do Matrix falando... enrolou, enrolou e não explicou nada... pelo menos nada que já não suspeitassemos...

O que acham?

Link to comment
Share on other sites

  • Members

pudessem realizar pesquisas

sobre meteorologia,

<?:NAMESPACE PREFIX = O />

 

psicologia,

parapsicologia,

zoologia,

eletromagnetismo,

e socialismo utópico...[/quote']

 

Eram realizados pesquisas em 6 campos, e ele informa q eles estavam na estação 3, ou Cisne...

 

Isso me da a entender que devem ter outras escotilhas pelo lugar...

 

Fiz uma pesquisa rapida no google sobre o socialismo utópico, eis o q achei:

 

O SOCIALISMO UTÓPICO

0 crescimento da industrialização, em bases capitalistas, criou uma massa de trabalhadores pobre e explorada - o proletariado. Face ao aumento da riqueza entre os capitalistas e da miséria do proletariado, expandiram-se as idéias socialistas, como um instrumento de crítica social e de luta política, propondo o estabelecimento de uma nova sociedade que suprimisse as desigualdades entre os homens.

Os primeiros pensadores socialistas eram na sua maioria franceses e desenvolveram suas idéias no período entre a Revolução Francesa de 1789 e as Revoluções de 1848. Entre eles, podemos destacar: Saint Simon (1760/1825), Charles Fourier (1772/1834), Robert Owen (1771/1858) Pierre-Joseph Proudhon (1809/1865) e Louis Blanc (1811/1882).

Esses filósofos acreditavam que poderiam transformar a sociedade capitalista, eliminando o individualismo, a competição, a propriedade individual e os lucros excessivos, responsáveis pelas desigualdades e miséria dos trabalhadores, através da compreensão e da boa vontade da burguesia. Consideravam que, do ponto de vista da razão (base do pensamento filosófico da burguesia), nada poderia existir de mais racional e justo do que uma sociedade fraterna, igualitária e livre da pobreza. Portanto, a burguesia seria capaz, por si só e em nome da razão, de criar o bem estar geral.

Para concretizar suas idéias, os primeiros socialistas propuseram e tentaram a fundação de comunidades-modelo (Fourier) e a criação de fábricas-cooperativas pelo Estado (Louis :Blanc) ou por associação dos produtores (Owen), nas quais os meios de produção seriam coletivos. Apesar do fracasso dessas iniciativas esses pensadores fizeram importantes críticas ao mundo e à ideologia burguesa. A ação de Robert Owen, por exemplo, devem ser creditadas modificações significativas na vida da classe operária da Inglaterra, como a regulamentação do trabalho de mulheres e de crianças.

Por pretenderem reformar a sociedade através da boa vontade e dos bons exemplos da burguesia os primeiros socialistas foram classificados pelos pensadores alemães Karl Marx e Friedrich Engels de "utópicos". Do ponto de vista de Marx e de Engels, baseados na análise científica do sistema capitalista e no estudo das leis de desenvolvimento das sociedades, somente os trabalhadores, através de sua organização e de uma ação revolucionária para tomar o poder, seriam capazes de transformar a sociedade capitalista, eliminando as desigualdades e a miséria. Por isso, o Socialismo de Marx e de Engels deixava de ser "utópico" para se tornar "científico". Suas idéias foram inicialmente expostas no texto do "Manifesto Comunista", lançado em 1848 na França, no "0 Capital", publicado em 1867 e em numerosos outros escritos.

http://www.hystoria.hpg.ig.com.br/utopia.html

Será q se encaixa de algum modo com o proposito da ilha?

Edit: achei isso tbm:

Socialismo Utópico

No século XIX surgiram os primeiros textos filosóficos em que se desenvolvem conceitos e ideias socialistas e na sua correspondente literária, o movimento realista. Proudhon foi um escritor político francês, doutrinário do socialismo. Entre os escritores socialistas do século XIX, cabe a ele a originalidade de ser um escritor formado nas leituras de Hegel e da filosofia dialéctica. Mais do que um político e economista, Proudhon foi um moralista: com a paixão da justiça um tanto abstracta, fundada no respeito intransigente do indivíduo. Seguindo esta linha de raciocínio podemos constatar três exigências fulcrais:

1ª- O direito do indivíduo ao trabalho

2ª- A igualdade das inteligências e o nivelamento da condição social do indivíduo.

3ª- O aniquilamento do Estado por parte do indivíduo como consequência lógica e necessária da revolução.

Só com o desaparecimento do Estado é que poderá surgir uma sociedade melhor, dando Proudhon mais relevância ao papel do indivíduo, alegando que a moral, a política e a economia se baseiam numa espécie de intuição, pela qual cada indivíduo se sente solidário com todos e está ligado à sociedade, que por sua vez tem como função garantir e aumentar a liberdade individual.

Segundo o próprio: "Negamos o governo do Estado, porque afirmamos a personalidade e a autonomia das massas." Todavia, essa sociedade cada vez mais complexa e sob o efeito das necessidades económicas, impediu Proudhon de conseguir boa aceitação junto do operariado.

"O momento actual, pelo Socialismo, é aquele em que a civilização moderna cede o passo a uma civilização nova, porque no espírito humano à ideia de nação se substitui a ideia de humanidade; porque a solidariedade, civil na antiguidade nacional da história moderna, é humanitária no Socialismo."

Oliveira Martins in Teoria do Socialismo (1872)

http://www.citi.pt/cultura/temas/socialismo_utopico.html

Será que eles estão sendo estudados???

Sei lá se to ajudando smiley4.gif

Sloth2006-3-21 17:33:34
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Gostei do eps. Mas não é um dos melhores, especialmente se comparado aos demais com o Locke. Explicou ainda menos que eu pensava. Mas confirmou algumas das expectativas: projeto científico de iniciativa privada que deu errado/mudou de rumo, a escotilha é só uma parte mínima do mistério, realmente tem algo de incomum na ilha...

O vídeo é de 1980, depois dos tais "acidentes" que fizeram necessário apertar o botão a cada 108 minutos. O vídeo pareceu picotado, deve ter partes censuradas. Então a origem das instalações do Dharma na ilha data da década de 70. 

O tal campo eletromagnético do lugar é o responsável pelas bússolas não funcionarem direito (1a. temporada). O título "Orientation" também é uma referência a um diálogo do Sayid nesse eps. em que fala que sem as bússulas a orientação (orientation) na ilha é confusa.

Não tinha me tocado que podem ser seis estações científicas para cada área de estudo. Cada uma tem um símbolo diferente. A da escotilha é um ganso, isso explica porque o tubarão tinha outro símbolo: era de outra estação. A presença dos ursos polares começa a fazer sentido.

Me interessei especialmente pela parapsicologia. Deve ser por isso que Os Outros se interessaram no Walt. Mas como eles sabiam que ele era especial não sei.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O que eu mais gostei desse episódio foi novamente a rivalidade entre a ciência(Jack ) e a fé (Locke). Cada dia que passa eu acredito que que o Locke virá a se tornar o verdadeiro antagonista do Jack, se transformando no grande vilão da história.

Achei bem tensa a cena em que Locke fala para o Jack que é ele que precisa apertar o botão. O que será que vai acontecer daqui por diante? (é uma pergunta retórica, não quero saber de nenhum spoiler!!).

Achei um pouco estranho todo mundo embarcar na história do Desmond, numa boa. O único que manteve a razão ali foi o Jack. Eu acredito que nem ele que aqueles códigos são somente pra ver se a pessoa realmente fique lá digitando eles a cada 108 minutos, numa espécie de pequisa psicológica.

O filme de orientação do projeto Dharma é muito sinistro. Mas como o Maul comentou aqui, esses mistérios do Lost estão me lembrando aquele periodo entre o Matrix Reloaded e o Revolution. Cada um com sua teoria e as discussões sobre o que vai acontecer aumentando cada vez mais. Por isso pessoal, eu já estou conformado se o seriado terminar de um jeito insatisfatório pra mim, pois de repente eles não vão seguir a história que eu estou imaginando. Acho que eles não vão saber terminar o seriado.

Mas o que vale são as teorias e os comentários aqui no fórum, até eles terminarem, muitas outras teorias vão surgir pela frente.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que esse negócio de "heroi" e "vilão" é simplificar demais... também acho que, no caso, Locke e Jack vão seguir rumos diferentes, e podem até se tornar inimigos, mas ai definir um como bonzinho e outro como o ruinzão... simplesmente não vejo assim. Quem garante que o modo de pensar do Jack é o certo? Tanto que nesse último episódio ele deixou o lado racional dele de lado e acabou embarcando na história dos 108 minutos...

O flashback do Locke não acrescentou muito mesmo. Só serviu pra reforçar a minha idéia de que o pai dele tem alguma coisa haver com o fato dele ter ido parar numa cadeira de rodas...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Eu acho que esse negócio de "heroi" e "vilão" é

simplificar demais... também acho que' date=' no caso, Locke e Jack vão seguir

rumos diferentes, e podem até se tornar inimigos, mas ai definir um

como bonzinho e outro como o ruinzão... simplesmente não vejo assim.

Quem garante que o modo de pensar do Jack é o certo? Tanto que nesse

último episódio ele deixou o lado racional dele de lado e acabou

embarcando na história dos 108 minutos...

[/quote']

 

 

Exato. Quem acha que Lost tem "heróis" e "vilões" tá precisando assistir mais novela...

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu acho que esse negócio de "heroi" e "vilão" é simplificar demais... também acho que' date=' no caso, Locke e Jack vão seguir rumos diferentes, e podem até se tornar inimigos, mas ai definir um como bonzinho e outro como o ruinzão... simplesmente não vejo assim. Quem garante que o modo de pensar do Jack é o certo? Tanto que nesse último episódio ele deixou o lado racional dele de lado e acabou embarcando na história dos 108 minutos...

[/quote']

Exato. Quem acha que Lost tem "heróis" e "vilões" tá precisando assistir mais novela...

Fãzói... quero dizer, Cavalca está correto.

Se tem uma coisa que Lost não é é ser maniqueísta.

E tipo, me identifico com o ceticismo de Jack (como ele não acredito em quase nada) só acho que a série tá tendendo mais para o Locke ao tentar forçar o Jack a acreditar no que não acredita. Só se ele acreditava antes, e aconteceu algo pra ele perder essa fé mas... vai saber...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Também acho que está tendendo mais para o Locke, o "Homem de Fé".

Fiquei meio puto quando o Jack bundou e apertou o botão. No lugar dele, eu teria virado as costas e ido embora. Já que ele acredita tanto, seria obrigado a apertar. Era Locke que não estava em posição de negociar ali, e o Jack vacilou.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Mais tem que ser Pro-fé mesmo,é Visível que pouca coisa na Ilha pode ser explicado pela racionalidade,nem o Jack consseguiria explicar pela Lógica ter visto o Pai dele andando pela Ilha,muito menos o Locke que era Paralitico e derrepente começou a andar,até o proprio Jack ja se confrontou com a Fé antes quando ele disse que so um Milagre pra Esposa dele voltar a Andar e ela Andou.->Lipe-->2006-3-22 15:16:38

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Discordo, os produtores deveriam ser imparciais quanto a isso, ainda mais que, por enquanto tudo na historia tem explicação cientifica (ou pseudo cientifica).

Bom, acabei de assistir ao Ep 5 S02... o mais fraco da temporada até aqui (mais que o quarto, que já foi um porre). O amor dos coreanos é bonitinho e tals mas... não gostei, espero que o sexto ep retome o fôlego dos três primeiros.

Darth Maul2006-3-22 18:17:51
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Até agora não surgiu nenhuma explicação plausível,nem Cientifica nem sobrenatural,ta tudo no ar ainda,apesar de que todos gostariamos que tudo tenha uma explicação coerente longe do sobrenatural que ai fica fácil pra eles,apesar de que eu seria do Lado da fé me decepsionei com o Jack,quando ele apertou o botão,se estava tão convicto de que nada iria acontecer,não teria porquê apertar,se bem que aquela capa de Homem da Ciência que ele tem ja caiu várias vezes,e parece ter um Pouco de fé dentro dele,a Historia dele ja demosntrou isso.

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...