Jump to content
Forum Cinema em Cena

LOST | 2ª Temporada


Bruno Carvalho
 Share

Recommended Posts

  • Members

É isso que tô tentando dizer... as legendas são piores que uma dublagem.

Ele disse que é melhor BEM dublado do que MAL legendado. Dublagem não necessariamente é bem feita e o mesmo vale pra legendagem. Até aí empate. Um ponto contra da legendagem é resumir o que é falado. Um ponto contra da dublagem é a necessidade de mudar o texto para fazer sincronia labial. O Serge citou o exemplo da maleta winston. Até aí empate.

O que me faz preferir legendas é manter a voz dos atores. 1/3 da atuação de um ator é a voz (até mais' date=' dependendo), o resto é expressão corporal e expressão facial. Raramente um dublador mantém a mesma inflexão, ritmo e empostação de voz. Sotaques então é triste, desaparecem, e bye bye os sotaque iraniano do Sayid, o sotaque inglês do Charlie, o caipira do Sawyer ou o australiano da Claire. A dublagem brasileira pode ser a "melhor do mundo" mas raramente um dublador não passa a impressão de estar lendo um texto. Comparado ao original não há vida, é insosso.

Por isso eu digo: não manja nada de inglês e não tem um baita som? Deixe o preconceito de lado e veja dublado.

Se é "preconceito", então dublagem é o "correto". Tem certeza de que consegue sustentar essa afirmação? Eu acho que é uma questão de escolha; pura e simples, sem certo ou errado. Nos EUA e Europa a dublagem prevalece por uma questão patriótica/cultural: manter a língua natal. No Brasil, onde patriotismo só existe em Copa do Mundo e Olimpíada a questão é pragmática: tem de ser dublado porque a população é semi-analfabeta. 

Não tenho um "somzão" nem entendo qual a diferença em ter ou não. Preferir legendagem tem a ver com a VOZ do ator, não com a potência com que ela sai. Não falo japonês, chinês, espanhol, alemão, italiano ou francês, mas assisto filmes estrangeiros no idioma original.

No fim, é uma escolha pessoal minha, influenciada por fatores culturais e sociais. Acho legendagem melhor mas sei que não dá para impor isso a uma rede nacional como a Globo.

Mas felizmente o DVD está chegando.  smiley32.gif

(em negrito)

Mas acho que isso é o correto a se fazer, imagine um dublador daqui tentando imitar o sotaque britanico, ficaria ridiculo. Ou então tentando imitar o jeito caipira do Jack, pensem bem. Por isso acho que essa baboseira de sotaques devem ser cortadas na dublagem. Fica muito melhor do que tentar um sotaque que concerteza ficará escroto.

O Serge disse que a dublagem de LOST é tosca porque o Said não tem o tal sotaque. Acredite Serge, se tivesse o tal sotaque você acharia ainda mais tosca.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Sabe pessoal é interessante como essa discursão sobre dublagem criou tamanha vertente,concordo que seria pedir demais que o dublador fizesse o sotaque britanico ou iraniano também,se assim o fosse sairia pior ainda......quem não manja nada de ingles acho que deve mesmo assistir dublado e pronto,por isso a Globo coloca a dublagem nos seriados e filmes pois a maioria da população mal sabe falar bem o portugues quanto mais outra LÍNGUA.

E mais ,temos que valorizar nosso idioma também......colocar programas em ingles não faz isso ,embora eu concorde que muitas vezes a dublagem prejudica em muito sim o entendimento do enredo de uma obra.

Por exemplo,eu já assisti desenho animado em que havia um personagem vilão mascarado e apenas no final descobririamos a identidade dele,pois bem ......o estudio que fez a dublagem teve a brilhante ideia de colocar o MESMO dublador tanto para o vilão quanto para o personagem que só no final saberiamos que era o vilão........ai foi demais.

E também no processo de dublagem há a inserção de dialogos a mais ou até mesmo cacos do ator que esta fazendo a dublagem ,que as vezes são ruins pra obra......por exemplo ,no filme Segundas Intenções a personagem da atriz Sarah Michelle Gellar fala em certo momento uma frase que na versão legendada saiu assim :"vou te fo** até você perder seus sentidos !"

Na versão dublada do mesmo filme saiu a mesma frase assim "vou te deixar louco!" Bom num caso como esse ,perdeu-se em muito o senso depravado da personagem,que é justamente o mote do filme.

Mas enfim estou saindo da discursão do seriado  Lost,mas o meu conselho é que se poupe um pouco de dinheiro pra comprar o DVD da 1º temporada agora e espere sair o DVD da segunda temporada ,ai compre este DVD quando for em fevereiro de 2007 tu acompanha alguns capitulos pela Globo e ai terá uma impressão melhor se foi vantajoso ou não ter assitido antes a versão legendada primeiro.

Pois eu acho melhor isso ,do que primeiro assistir o dublado pra depois assistir o legendado. 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members



Lembrando ainda que o Sawyer provavelmente é o personagem que mais usa o seu sotaque e a sua entonação pra se expressar. Na dublagem se perde isso. smiley18.gif 

Verdade. E o ator consegue aumentar a acidez dos diálogos imprimindo muito sarcasmo e ironia na voz. O dublador simplesmente não tem o mesmo timing. Pra quem conhece a voz original perde muito da graça.


E o Sayid é iraquiano' date=' e não iraniano. smiley36.gif
[/quote']

Ooops. Foi um lapso a la Hurley. Pelo menos não chamei Sun e Jin de chineses.    smiley36.gif

leoff2006-2-19 11:43:20
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Parem! Parem! Vocês não vão me convencer a comprar o DVD de Lost por 150 reais pra assistir legendado e ouvir o sotaque dos atores.


Como se fosse preciso muito esforço' date=' para convencer você a comprar um DVD..smiley36.gifsmiley2.gif


[/quote']

Poxa Big One eu estou mudada agora!!! cool2.gif E mesmo nos meus tempos de descontrole eu jamais comprava dvd na pré venda. Quero comprar Lost mas só quando abaixar de preço.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Globo disponibiliza SAP e CC e esse povo ainda fala mal da dublagem.smiley5.gif

Não pensem só em vocês, muitos precisam ou preferem ouvir dublado. Não é a mesma coisa, é claro, mas também não é tão ruim quanto dizem.smiley2.gif

Quanto á série, eu estou vendo (pela primeira vez) numa boa, apesar de ter que acordar 6 da manhã todo dia.smiley16.gif

No SBT seria pior, podem acreditar.smiley36.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

 

Parem! Parem! Vocês não vão me convencer a comprar o DVD de Lost por 150 reais pra assistir legendado e ouvir o sotaque dos atores.

 

Como se fosse preciso muito esforço' date=' para convencer você a comprar um DVD..smiley36.gifsmiley2.gif

 

 

[/quote']

Poxa Big One eu estou mudada agora!!! cool2.gif E mesmo nos meus tempos de descontrole eu jamais comprava dvd na pré venda. Quero comprar Lost mas só quando abaixar de preço.

 

..heheh..é vero, comprar DVd na Pré não é bom negócio mesmo. O DVd de Lost ainda está caro demais, melhor esperar.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

A Globo disponibiliza SAP e CC e esse povo ainda fala mal da dublagem.smiley5.gif

Não pensem só em vocês' date=' muitos precisam ou preferem ouvir dublado. Não é a mesma coisa, é claro, mas também não é tão ruim quanto dizem.smiley2.gif

Quanto á série, eu estou vendo (pela primeira vez) numa boa, apesar de ter que acordar 6 da manhã todo dia.smiley16.gif

No SBT seria pior, podem acreditar.smiley36.gif

[/quote']

Isso é verdade. Provavelmente mudariam o nome da série pra "As Aventuras na Ilha do Mistério" ou coisa parecida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Saiu uma reportagem na revista Época sobre a série. Vou postar algumas coisas da matéria:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OS MISTÉRIOS DE LOST...

O seriado mostra a vida dos sobreviventes de um acidente de

avião em uma ilha. A primeira temporada apresenta enigmas sobre a vida na ilha e

o passado dos personagens

 

 

Qual é o grande crime cometido por Kate?

O que é o 'monstro'?

Quem são 'Os Outros'?

O que está dentro do compartimento descoberto por Locke?

O pai de Jack está vivo?

O que é a ilha?

O que fez Locke voltar a andar?

 

 

 

 

 

 

...E AS TEORIAS DOS FÃS

São muitas as especulações - todas descartadas pelos

autores

Os sobreviventes estão mortos ou no purgatório

Aliens influenciam os eventos da ilha

Tudo é ficção e se passa na mente de um dos sobreviventes

A ilha é um reality show, onde os atores, nenhum deles muito

famoso anteriormente, buscam a fama

A ilha tem uma fenda do tempo, o que explicaria o urso-polar e o

dinossauro

 

 

O fim está decidido

 

O roteirista

Damon Lindelof revela que já sabe o final

 

 

 

 

 

ÉPOCA - Com que antecedência vocês planejam o

que vai acontecer?

Lindelof - Sabíamos o que ia acontecer no segundo

ano e como cada temporada acabaria. O que não sabemos é como vamos chegar lá,

episódio por episódio.

 

ÉPOCA - Vocês já pensaram como será o capítulo final?

Lindelof -

Sim. Por isso, sempre que propomos uma nova idéia, temos esse final em mente.

 

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Saiu uma reportagem na revista Época sobre a série. Vou postar algumas coisas da matéria:




OS MISTÉRIOS DE LOST...

O seriado mostra a vida dos sobreviventes de um acidente de avião em uma ilha. A primeira temporada apresenta enigmas sobre a vida na ilha e o passado dos personagens


Qual é o grande crime cometido por Kate?

O que é o 'monstro'?

Quem são 'Os Outros'?

O que está dentro do compartimento descoberto por Locke?

O pai de Jack está vivo?

O que é a ilha?

O que fez Locke voltar a andar?



...E AS TEORIAS DOS FÃS

São muitas as especulações - todas descartadas pelos autores

Os sobreviventes estão mortos ou no purgatório

Aliens influenciam os eventos da ilha

Tudo é ficção e se passa na mente de um dos sobreviventes

A ilha é um reality show' date=' onde os atores, nenhum deles muito famoso anteriormente, buscam a fama

A ilha tem uma fenda do tempo, o que explicaria o urso-polar e o dinossauro

O fim está decidido
O roteirista Damon Lindelof revela que já sabe o final




ÉPOCA - Com que antecedência vocês planejam o que vai acontecer?
Lindelof -
Sabíamos o que ia acontecer no segundo ano e como cada temporada acabaria. O que não sabemos é como vamos chegar lá, episódio por episódio.

ÉPOCA - Vocês já pensaram como será o capítulo final?
Lindelof
-
Sim. Por isso, sempre que propomos uma nova idéia, temos esse final em mente.




[/quote']

Interessante essa manchete, mas faltou a famosa "ilha-teste"...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não entendi o capítulo de ontem... No capitulo de quinta-feira o Locke e o outro que eu esqueci o nome estavam tentando descobrir o que era aquele metal no chão. Ontem não apareceu nada sobre isso. To ficando maluca? smiley18.gif

Assista segunda-feira smiley2.gif

Pior nao e isso, pior é q ninguem sai pra procurar a Claire... Parece ate q nem tinha acontecido nada anteriormente.. sei lá, achei estranho isso, parece furo no roteiro...

Ep. de Quinta: Jack Kate Lock e Boone indo atras da Clarie(Michel e mais 4 tbmsmiley36.gif), Jack leva um pau do Ethan e Charlie quase morre...

Ep. de sexta começa com.... Kate pegando maracuja, como se nada tivesse acontecido smiley5.gif Ai a briga pela maleta e... ngm nem aí pra encontrar a Clairesmiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Saiu uma reportagem na revista Época sobre a série. Vou postar algumas coisas da matéria:




OS MISTÉRIOS DE LOST...

O seriado mostra a vida dos sobreviventes de um acidente de avião em uma ilha. A primeira temporada apresenta enigmas sobre a vida na ilha e o passado dos personagens


Qual é o grande crime cometido por Kate?

O que é o 'monstro'?

Quem são 'Os Outros'?

O que está dentro do compartimento descoberto por Locke?

O pai de Jack está vivo?

O que é a ilha?

O que fez Locke voltar a andar?



...E AS TEORIAS DOS FÃS

São muitas as especulações - todas descartadas pelos autores

Os sobreviventes estão mortos ou no purgatório

Aliens influenciam os eventos da ilha

Tudo é ficção e se passa na mente de um dos sobreviventes

A ilha é um reality show' date=' onde os atores, nenhum deles muito famoso anteriormente, buscam a fama

A ilha tem uma fenda do tempo, o que explicaria o urso-polar e o dinossauro

O fim está decidido
O roteirista Damon Lindelof revela que já sabe o final




ÉPOCA - Com que antecedência vocês planejam o que vai acontecer?
Lindelof -
Sabíamos o que ia acontecer no segundo ano e como cada temporada acabaria. O que não sabemos é como vamos chegar lá, episódio por episódio.

ÉPOCA - Vocês já pensaram como será o capítulo final?
Lindelof
-
Sim. Por isso, sempre que propomos uma nova idéia, temos esse final em mente.




[/quote']

Ixi... só resta uma coisa: ilha teste, ou ilha de esperimentos do governo que deu errado, experimentos científicos com alguma tecnologia inédita, sei lá... isso explicaria a ilha interditada e ninguém para resgatá-los...

Sem graça se for isso em...smiley5.gif

Link to comment
Share on other sites

  • Members
Ixi... só resta uma coisa: ilha teste' date=' ou ilha de esperimentos do governo que deu errado, experimentos científicos com alguma tecnologia inédita, sei lá... isso explicaria a ilha interditada e ninguém para resgatá-los...

Sem graça se for isso em...smiley5.gif

[/quote']

Nao acho q seria sem graça.. Se eles explicarem a tecnologia q ta ali, e como foi parar ali..

Pior seria se terminasse mostrando q todos eles estavam mortos.

E agora me lembrei de um detalhe.. q força era aquela do Ethan? Parecia ate um robo, com a perna em cima do Jack, ele faz um pouco de força e as costelas do Jack começam a estalar.. q isso??

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Já eu curti esse episódio.. Tomou uma porrada  bem dada do medico' date=' qdo tava tomando agua, e ainda foi torturado... por nada, hehehe.. mto burro. E como deve ser terrivel se transformar na pessoa q vc mais odeia... q ironia.

Bom, eu terminei o download daquele video do 1º episodio, que tem a nuvem passando perto da turbina antes dela explodir. Tenho a dizer q é fake. No episodio q passou na globo, nao tem como ver a tal nuvem, e nesse da internet é muito visivel, passando o video normalmente vc consegue ver. Só pode se montagem.

[/quote']

hehe.. dando quote no proprio post smiley4.gif q bonito..

Seguinte. eu revi o episodio q eu gravei da Globo, e consegui ver a tal nuvem. retiro o q eu disse, a nuvem aparece mesmo, nao vi antes pq nao prestei atenção.

Eu tinha falado q nao aparecia, pq nos ep. da globo ta cortado dos lados, fullscreen, e a nuvem aparece muito pouco, é muito rapido.. ja no video da internet vc consegue ver eletranquilamente, pq ta em wide.

Entao retiro o q disse, a nuvem existe.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Parem!

Parem! Vocês não vão me convencer a comprar o DVD de Lost por 150 reais

pra assistir legendado e ouvir o sotaque dos atores.

 

Faça isso! smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

WOW!!

Cavalca entrou num espaço atemporal e deu quote num post antes dele ser postado!!!aah.gif

smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

 

 

 

Eu sou John Locke! Eu posso! smiley36.gifsmiley36.gifsmiley36.gif

 

 

Link to comment
Share on other sites

Ontem no AXN (ainda reprise, não tive coragem de ver a 2º temporada smiley9.gif ) aquele episódio que o Locke é arrastado para dentro de um buraco (arrastado por vocês sabem quem) e é "salvo" na útima hora pelo Jack e pela Kate... palavras enigmáticas... pergunta: Me endivido e compro a primeira temporada? smiley29.gif

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...