Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Administrators

Na reportagem da Vanity Fair Villeneuve disse que nunca concordaria em fazer Duna se a história não fosse dividia em duas partes. Portanto veremos agora a primeira metade do livro e se tur bder certo teremos a parte 2 com a segunda metade do livro. 

Ainda de acordo com Villeneuve a força do livro está nos detalhes. Política, religião, ecologia e espiritualidade, este filme foi o mais difícil de fazer segundo Villeneuve. 

O cineasta disse que aumentou o papel da Lady Jessica (Rebecca Ferguson). "Ela eh mãe, concubina e soldado." Disse Ferguson. O trabalho dela eh defender e treinar o salvador do universo. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

JOHN BOYEGA FAZ PIADA COMPARANDO DUNA E STAR WARS

Capa da Publicação

John Boyega, o Finn de Star Wars, está aparentemente impressionado com as primeiras imagens de Duna, próxima ficção científica de Denis Villeuneve. No Instagram, o ator compartilhou uma das fotos recém-divulgadas da produção, foto esta que não poderia ser outra senão a que traz seu colega de Star Wars, Oscar Isaac.
Na legenda, Boyega expressou toda sua empolgação e admiração pelo amigo, que na imagem de Duna, aparece imponente, com uma armadura de ferro.
Em seguida, nos comentários da postagem, Boyega brincou questionando o porquê de Star Wars não ter um figurino tão incrível quanto o da foto.
“Por que nós não tivemos um desses em Star Wars?”
Isaac e Boyega tiveram várias cenas juntos nos três filmes da recente trilogia de Star Wars, o que acabou até mesmo criando uma gigantesca torcida para que seus personagens ficassem juntos no final.

 

View image on Twitter

Link to comment
Share on other sites

  • Members

da sessao dor de cotovelo ?

DAVID LYNCH DIZ TER “ZERO INTERESSE” NA NOVA ADAPTAÇÃO DE DUNA

A nova adaptação de Duna, clássico da literatura fantástica escrito por Frank Herbert, promete ser um dos maiores sucessos do cinema em 2020, cuja estreia deve acontecer em 18 de dezembro, caso não seja adiada. Mas já houve uma adaptação para o cinema de Duna antes, lançada em 1984 e dirigida pelo premiadíssimo David Lynch. Apesar de hoje ser visto como cult, foi um fracasso de público e crítica na época, sofrendo com uma produção bastante conturbada. Agora, Lynch deixou claro que tem zero interesse para a nova adaptação do livro.
Lynch falou sobre sua versão de Duna em uma nova entrevista ao site The Hollywood Reporter. Magoado, ele confessou não ter interesse algum no novo filme, mas por um motivo bastante pessoal: “Eu tenho zero interesse em Duna, porque foi uma dor no coração para mim. Foi um fracasso total e eu não fiz a versão final. Já contei essa história um bilhão de vezes. Não era um filme que eu queria fazer. Eu gosto muito de certas partes dele – mas foi uma total falha para mim.”
Duna conta a história da família Atreides, que se muda para o planeta Arrakis para comandar a produção do tempero Melange. Porém, um dos filhos da família, Paul, deixa a família após um ato de traição, e passa a ser tratado como um messias para os nativos do planeta.  O novo Duna traz no elenco Oscar Isaac, Rebecca Ferguson, Zendaya, Josh Brolin, Jason Momoa, Timothee Chalamet, Dave Bautista, Stellen Skarsgard e Charlotte Rampling. Denis Villeneuve dirige.
 

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members

Duna | Denis Villeneuve compara jornada de Paul Atreides com a de Michael Corleone em O Poderoso Chefão

Foi divulgada também uma nova imagem do filme.

Em entrevista à EmpireDenis Villeneuve falou sobre “Duna”, nova adaptação do romance de Frank Herbert que está dirigindo. Villeneuve traçou um paralelo entre as trajetórias de Paul Atreides, protagonista da trama, e Michael Corleone, de “O Poderoso Chefão”.

Foi divulgada também uma imagem inédita do filme, que retrata Atreides, interpretado por Timothée Chalamet. Veja abaixo.

dune-exclusive-2.jpg

Villeneuve explicou que Atreides é um jovem que, contra a sua vontade, precisa assumir o lugar de seu pai. Daí a comparação com o personagem de Al Pacino no filme de Francis Ford Coppola de 1972.

“Paul foi criado em um ambiente bem rigoroso, com muito treinamento, porque é o filho do Duque e, um dia… ele próprio será o Duque. Mas apesar de ser preparado para este papel, é isso mesmo que ele sonha em ser? Essa é a contradição do personagem. É como Michael Corleone em ‘O Poderoso Chefão’: é alguém que tem um destino trágico e se torna algo que não gostaria de se tornar”, disse Villeneuve.

 O diretor ressalta também que, ao longo da história, Paul entende o que é crescer e se tornar um homem:

“Sua sobrevivência depende de tomar as decisões certas e se adaptar a diferentes situações de perigo. É uma bela história sobre uma pessoa que se empodera. Como qualquer jovem adulto, ele está buscando sua própria identidade e tentando encontrar seu lugar no mundo. E ele terá que fazer coisas que nenhum dos seus ancestrais conseguiram fazer para poder sobreviver. Ele tem uma qualidade muito bonita de ser curioso sobre outras pessoas, de ter empatia, algo que o torna interessado em outras culturas, e é isso que salvará sua vida”.

Considerado um clássico da literatura de ficção científica, “Duna” conta a história de Paul Atreides, um jovem brilhante e talentoso nascido com um grande destino para além de seu entendimento. Atreides descobre que tem de viajar para o planeta mais perigoso do universo para garantir o futuro de sua vida, família e povo. À medida que as forças malévolas explodem em conflito pelo recurso mais precioso existente – uma mercadoria capaz de desbloquear o maior potencial da humanidade – somente aqueles que podem dominar seu medo sobreviverão.

Além de Chalamet, estão no elenco Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Oscar Isaac (Duque Leto Atreides), Zendaya (Chani), Stellan Skarsgard (Barão Vladimir Harkonnen), Javier Bardem (Stilgar), Charlotte Rampling (Reverenda Madre Gaius Helen Mohiam), Josh Brolin (Gurney Halleck), Dave Bautista (Glossu Rabban, a Besta), Jason Momoa (Duncan Idaho), Chang Chen (Dr. Wellington Yueh), David Dastmalchian (Piter De Vries), Stephen Henderson (Thufir Hawat), e Sharon Duncan-Bewster (Dra. Liet Kynes).

Além de dirigir, Villeneuve co-escreve o roteiro junto a Eric Roth (“Tão Forte e Tão Perto“) e Jon Spaihts (“Doutor Estranho”). Brian Herbert, filho do autor do romance, é produtor e consultor criativo dentro da história e das ideias para o universo da nova adaptação.

“Duna” foi adaptado para o cinema pela primeira vez em 1984, dirigido por David Lynch. Apesar de ter alcançado um status cult com o passar do tempo, o filme foi um fracasso de público e crítica quando de seu lançamento.

O novo filme de Villeneuve será dividido em duas partes. A primeira tem estreia prevista para 18 de dezembro de 2020. A segunda ainda não tem previsão de lançamento.

 

FONTE: CINEMA COM RAPADURA

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

“É uma história completamente formada e fechada, que pode ter continuidade. É um épico que se sustenta sozinho, e as pessoas vão absorver muita coisa disso quando virem. É uma aventura visual. Foi uma ótima experiência criar o filme. As pessoas envolvidas nisso… eu fiquei admirado. Alguns dos atores, além de serem insanamente talentosos, são também pessoas muito adoráveis e das quais eu me aproximei bastante desde então.”, contou o diretor de fotografia do filme, Greig Fraser

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

https://popoca.com.br/retro-nerd-duna-1984/

 

 

RETRÔ NERD: DUNA (1984)

Guerra nas Estrelas já era um tremendo sucesso nos cinemas quando David Lych, então consagrado pelo filme Homem-Elefante, foi convidado para dirigir uma adaptação de livros que poderia fazer frente a franquia de George Lucas: Duna. Parecia muito certo que não tinha como dar errado.

Spoilers: deu muito errado.

O IMDB informa que Lynch recusou dirigir O Retorno de Jedi para produzir Duna. “É a sua criação, não a minha”, teria dito a George Lucas em uma tradução livre. Ou seja, é um filme que o diretor esperava ter alguma liberdade para fazer. Em um futuro muito, muito distante (10.190 D.C.), um duque e sua família são mandados pelo Imperador para Arrakis, um árido planeta conhecido como Duna, que tem uma matéria essencial às viagens interplanetárias: a Especiaria. O Imperador planeja destruir o duque e sua família, mas seu filho escapa e procura se vingar usando os habitantes do mundo e sua armas para se concretizar uma profecia.

Os primeiros trinta minutos de Duna são realmente muito bons. Você é imediatamente assombrado pela maquiagem (Pier Luigi Basile), direção de arte (Giorgio Desideri) e figurinos extraordinários (Giorgio Desideri). Repare que todos os nomes em parênteses são italianos, que já faziam sucesso no cinema europeu.

DUNA3.jpg?resize=662%2C441

Figurinos e cenários de Duna são um espetáculo a parte. Essa roupa no deserto…

Basile, por exemplo, fez a direção de arte também em Conan. Já Desideri cuidou da direção de arte em Bill & Ted e Coração de Dragão 2 enquanto De Rossi fez o figurino do futurista Onde Está Segunda? além de Asterix & Obelix e… Conan! Ou seja, a equipe de arte era qualificada e diversa… Com uma compreensão global da arte.

Curiosamente, a única indicação ao Oscar do filme não foi para cenários ou arte mas para a edição de som (a estatueta acabou ficando para Amadeus). Apesar do sucesso do figurino, o elenco achava a roupa bem desconfortável, mas vale lembrar que isso é uma queixa comum entre quem trabalha em filmes de ficção científica.

Duna envolveu mais de duzentos trabalhadores apenas para preparar o deserto mexicano para as filmagens.

Virginia Madsen (Highlander II) acabou conquistando o papel de princesa Irulan, que foi cogitado para uma multidão de estrelas: Jodie Foster, Brooke Shields, Kim Basinger, Melanie Griffith, Michelle Pfeiffer, Meg Ryan, Jennifer Jason Leigh, Kristy McNichol, Tatum O’Neal, Bridget Fonda, e Sarah Jessica.  Helena Bonham Carter também quase pegou o papel, mas conflitos de agenda com o longa Uma Janela Para o Amor impediram.

DUna1-1-e1591657374517.png?resize=424%2CNa audição, Virginia ouviu que a personagem seria “uma princesa do universo”, o que não deve ter ajudado muito na caracterização de sua interpretação já que atrizes e atores passam emoção. E não cargos. ?

Duna foi a estreia de Kyle MacLachlan (Paul Atreides, papel recusado por Val Kilmer e Rob Lowe) nos cinemas. Deve ter causado uma boa impressão em Lynch porque foi protagonista de Veludo Azul, um dos maiores sucessos do diretor, filmado logo após a história do messias do espaço. A mesma sorte não teve o cantor Sting (Feyd Rautha), com uma atuação até esforçada porém constrangedora acabou encerrando sua carreira dramática por ali mesmo.

Apesar de tudo, Duna ganhou status de cult para muitos fãs. É sempre procurado na internet e poderia ser alvo de mais destaque porém Lynch considera a produção o grande fracasso de sua carreira. Frequentemente recusa convites para depoimentos em edições especiais do DVD por dizer que revisitar todo processo seria muito doloroso. Ele já preparava um roteiro de O Messias de Duna e tinha contrato para um segundo e terceiro filmes, que jamais foram produzidos.

Vale lembrar que se o diretor não teve a palavra final na última edição, também recusou fazer uma versão do diretor para DVD. Ele parece querer esquecer que já fez aquilo, mas se você quiser ver por você mesmo, segue uma versão que encontramos no youtube:

Curiosidades retiradas do IMDB:

  • Ridley Scott seria o diretor de Duna, mas seu irmão morreu às vésperas do filme. Quando estava disponível preteriu a produção por Blade Runner: O Caçador de Andróides. A sequência Blade Runner 2049 foi produzida por ele e dirigida por Denis Villeneuve, que será diretor do novo Duna.
  • O final original, cortado da versão que foi para os cinemas, teria Paul exilando o imperador Shaddam IV e concordando em casar com a Princess Irulan, o que seria o final original do livro. Na versão aprovada pelos produtores, Paul faz chover em Arrakis completando a profecia.
  • Cerca de 1700 profissionais foram contratados e com oito sets. Lynch esteve envolvido três anos e meio na produção, que levou quase seis entre seu início e lançamento.
  • Alejandro Jodorowsky  chegou a fazer um projeto de Duna, que nunca foi filmado. Aguarde um novo post a respeito.
  • O campo de força usado em algumas cenas de combate foi o primeiro efeito especial de computação gráfica envolvendo um corpo humano.
  • Originalmente, Lynch queria um filme com mais de três horas. Os produtores exigiram pouco mais de duas e ele teve que cortar muitas cenas, refilmar outras e fazer uma pequena introdução narrada por Virginia, que deixou tudo com cara de filme amador.
  • Patrick Stewart não fazia a menor ideia de quem era Sting. Quando lhe apresentaram e disseram o que faziam, lhe perguntou se era um músico solo. O cantor explicou que tocava com um grupo chamado The Police e Stewart entendeu que se tratava de uma banda de algum quartel de polícia…
Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 3 weeks later...
  • Members

 

1 hour ago, Big One said:

Torcendo...daqui a pouco sai o filme e não sai o trailer...

 

 

Hahahaha... Duna é uma super produção e assim como outros filmes da Marvel deve esperar para lançar nos cinemas.

 

Caso até o ano que vem não role, a produtora terá que ter um trabalho a mais para a divulgação nas locadoras virtuais.

Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to Duna (⊃∪∩⪽ dir. Denis Villeneuve)
  • Big One pinned this topic
  • Big One featured this topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...