Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members
1 hour ago, Big One said:

O Neil Blomkamp foi extremamente desrespeitoso ou está desesperado para conseguir um vaguinha mancada do Mickey. 

 

 Também achei. O Derrickson (que tinha muito mais razão pra ficar puto, afinal o filme dele tava incluido na crítica do Villenue) foi bem mais elegante ao rebater tal crítica.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
5 hours ago, Jorge Soto said:

faz MUITO SUCESSO

mas... sei lá, eu acho que um cara do
patamar do Villeneuve...

quando opina assim, ele considerou exatamente isso. Digo, os números da Disney já estão na equação. Se não fosse sucesso, a fórmula se repetiria? Se não fosse esse ritmo de produção, o cinema sentiria o impacto? Parecem ser as motivações. E, bem... no caso de quem opina, nem tudo é movido a grana.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
7 minutes ago, primo said:

Digo, os números da Disney já estão na equação. Se não fosse sucesso, a fórmula se repetiria? Se não fosse esse ritmo de produção, o cinema sentiria o impacto? Parecem ser as motivações. E, bem... no caso de quem opina, nem tudo é movido a grana.

Pode e nao pode ser movido a grana... quando um filme vai pro streamimg e nao pro cinema o diretor sai perdendo, deixa de ter $$$$ no bolso... a Scarlett que o diga. Nolan é outro que bate perna disso sobre perda do cinema, etc e tal..mas todos sabem que é porque eles deixam de faturar tambem nas salas com bilheteria.. Como disse o Big, Villeneuve e Nolan tao com burro na sombra..sao privilegiados e quando criticam é por criticar mesmo. Nao estao errados, pelo contrário, mas no caso deles fica parecendo aquele cantor ou artista global de esquerda morando no exterior no bem bom, criticando a situacao do país..🙄

Link to comment
Share on other sites

  • Members
5 hours ago, Big One said:

O Neil Blomkamp foi extremamente desrespeitoso ou está desesperado para conseguir um vaguinha mancada do Mickey. 

 

3 hours ago, Questão said:

 

 Também achei. O Derrickson (que tinha muito mais razão pra ficar puto, afinal o filme dele tava incluido na crítica do Villenue) foi bem mais elegante ao rebater tal crítica.

 

Carreira dele já afundou. O último filme dele não deu certo, então já pode falar qualquer coisa que vem na cabeça sem filtros. Não tem nada a perder.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
56 minutes ago, Jorge Soto said:

quando um filme vai pro streamimg

No caso ali, eu me referia ao que você citou, da chance do Villeneuve mudar o discurso caso fosse contratado pela Disney para um filme naqueles moldes. E, claro, sobre a possibilidade do tema "sucesso da Disney" já estar na equação do Villeneuve. Creio que seja parte da pauta e não da reação a isso. É ponto de partida.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 9/17/2021 at 9:57 AM, Big One said:

Nem sempre. Sem contar que ele não deixa de ter razão. Muito block Buster eh um enlatado e isso não eh de hoje não, não estou falando só da Marvel. 

Se fosse um diretor  em fim de carreira ou um que fracassou eu até concordaria mas o Villeneuve está com a faca e o queijo na mão, fazendo grandes projetos, mesmo que esses não dêem o retorno financeiro esperado (Blade Runner 2049).  Mas é um diretor que está conseguindo fazer os projetos dos seus sonhos e de muitos diretores. 

Concordo, tá dificil de ver um filme de heroi, eu nem me atrevo a ver essa série que todo mundo tá elogiando, daquele vilão lá do Thor. 

De universos alternativos, acho que o Rick e Morty já exploraram muito bem a questão, e duvido muito que a série se atreva a a usar dessa temática para questionar o próprio mundo. No fim, é mais um andar em circulo. 

On 9/17/2021 at 10:14 AM, Jorge Soto said:

Sim, ele nao ta errado mas e daí, qual problema do filme ter intencao de ser formulaico e apenas divertir? Aí eu fico me perguntando: mas e antes do MCU, quem produzia obras primas maravilhosamente fodas? Ah, o Christopher Nolan; o Scorcese, etc etc etc...beleza, mas e aí, fica só nesse nicho desses diretores também?????
Porra mano, ANO A ANO saem filmes MUITO FODA e HISTORICAMENTE as coisas do MAINSTREAM fazem barulho mesmo, isso é normal; é igual na indústria da música, muita coisa boa, "alternativa e independente" não consegue o status de uma banda consagrada. Eu não acho que isso seja legal, porém tb não acho que seja o fim do mundo; algumas coisa fucnionam melhor no undeground.
Agora, quanto a tal "fórmula Marvel", algum desses críticos já assistiu alguma coisa da franquia Duro de Matar? Velozes e Furiosos? James Bond, que é tão aclamado? Missão Impossível? É TUDO GENÉRICO! Só muda o vilão...
Ou seja, criticam a Marvel pq ela faz MUITO SUCESSO! E no caso do Villeneuve ele fica puto porque os filmes dele batem de frente com os da Marvel e consequentemente arrecadam menos, sem falar na treta do streamming, que a faz com que a arrecadacao se dê apenas online...coisa que ele e o Nolan odeiam...mas ai a é outro papo..
Mas anote ai...se a Marvel apresentar um projeto interessante pro Villeneuve do naipe de Eternos vamo ver se ele nao muda de ideia rapidinho... é tudo questao de grana, no fundo..🤣

Eu acho que o problema em si não é a formula, não é a arte, não é exatamente os filmes que são repetições das mesmas coisas, mas a indústria. 

É produção em larga escala, é produção para perseguir maiores lucros, caso contrário, grandes coorporações de tais tamanho entrarão em falência, portanto, coisas como obsolecência programada também afeta a arte, mas do sentido oposto, tem sempre que produzir o mesmo produto sob novas aparências. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Administrators

O Dalenogare deu note 8, disse que é um baita filme e um adaptaçao muito honesta do livro. Acho que posso respirar aliviado, o Villeneuve acertou a mão nessa adaptação tão difícil. O Villeneuve simplificou muitas coisas pra apresentar Duna pro grande público.

Na crítica da Grace Randolph, ela gostou do filme e no destaque negativo ela não gostou do Dave Bautista e do Oscar Isaac. Por outro lado ela disse que o Chalamet encarnou o personagem e assim como Harrison Ford é o Indiana Jones. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Duna é um filme que tava com pé atras pra assistir por varios motivos: duracao excessiva, desconhecer o livro de origem e porque o filme original oitentista do Lynch nao achei lá essas coisas... No entanto, fui intimado pela patroa a assistir pois ja tava disponivel no torrentao.. mas assistimos em duas sessoes, diga-se de passagem! E olha que curti em partes porque boiei (e até cochilei) bastante no decorrer do longa... pois parece que o filme foi feito pra quem leu o livro, nao é meu caso, parece que deixaram os ganchos narrativos mais coerentes pra segunda e terceira parte, uma vez que o filme ta sendo concebido pra trilogia. Um deslumbre visual e técnico, claro.. Como espetáculo é top mas falta tensao, onde o roteiro poderia ter caprichado mais pro espectador leigo.. a diferenca da trilogia Senhor dos Aneis, que acompanhei de boas mesmo sem saber dos livros do Tolkien. Outra, o filme tem muito blábláblá e a coisa so melhora quando comeca a acao, e ai tudo termina! Coito interrompido... anticlimax total porque deixaram pra sequencia! Maleditos!🤬🤣 Chalamet, Momoa e Brolin se destacam. Ao contrário do Isaac, Barden, Zendaya e Bautista. Resumindo, tentaram resumir uma obra complexa mas nem isso foi suficiente pro filme me ganhar, algo similar ocorreu quando assisti a adaptacao de Watchmen. Ou seja, é bom e melhor que o filme do Lynch, mas esperava beeeem mais diante de todo hype.  Que sabe nas sequencias a coisa engrene pra mim. 8-10

137 eleştirmen seçti! Festivallerin yıldızı olan filmler açıklandı - Mynet  trend

 
Link to comment
Share on other sites

  • Jailcante changed the title to Duna (⊃∪∩⪽ dir. Denis Villeneuve)
  • Members

Tenho só duas reclamações do filme:

1) Acho meio irresponsável do Villeneuve não ter fechado desde o início com a WB 2 filmes, porque agora tem meia história aí e todo mundo torcendo pela sair outro filme. Qual problema ter assinado contrato pra 2 filmes desde o início? Isso não foi feito? Porque nitidamente Villeneuve só contou a metade aqui. O resto a gente vai ter que contar com a boa vontade da WB (boa sorte pra todos envolvidos). E já sabemos que se o estúdio resolver não fazer, como os fãs vão berrar nas redes sociais pra que saia. E lá vamos nós (Snydercut reloaded). Mas torço pra que saia essa segunda parte, e se sair pretendo ver.

2) Uma coisa que não queria reclamar, porque já falei isso de outros filmes do Dennis, mas vamos lá: Villeneuve continua com essa fotografia opaca dele. Soca isso em tudo que é filme. Depois ele reclama da Marvel que usa 'formulazinha' e os filmes ficam todos iguais, mas os dele também ficam com a mesma cara, já que em todos tem essa fotografia opaca (muita coisa aqui que pode se confundir com o Blade Runner 2049, desculpe). Não acho que era necessário isso aqui. Fico imaginando se ele tivesse colocado uma fotografia igual a do Mad Max Fury Road... Uau. Seria embasbacante.  Teríamos atingido o nirvana da existência. Mas vá lá ele tira tudo que é cor um pouco mais forte e fica esse visu meio opaco em tudo. Enfim, nem vou criticar mais isso. Estilo dele, fazer o quê? Ou você curte ou entrega a Deus. Eu já entreguei a Deus. Fim.

Sobre o roteiro 2 coisas:

1)Notei que Villeneuve queria muito não perder o público geral e tentou deixar o filme ser bem acessível já que tudo é muito bem explicado o tempo todo. Se alguém não entendeu é porque não prestou atenção no filme mesmo. Ninguém pode afirmar que ele é confuso (tenho impressão que o Duna dos anos 80 teve esse problema - mas não sei, não vi o filme). Não chega a ser tão irritante essa explicação toda já que está bem inserida nos diálogos e tals (não sei se o livro é assim, estou chutando que isso é coisa do roteiro mesmo).

2) E outra coisa do roteiro é que ele tem substância, mas a história já foi tão copiada (sim, Star Wars, eu estou olhando pra você!) que não tem nada que surpreenda muito. Mesmo tudo tendo um certo trato diferente e mais refinado de demais sci-fi, mas acaba caindo nos chavões do 'escolhido', 'povo oprimido', 'império', e etc. Mas como é introdução, creio que as sequels vá trabalhar em coisas mais diferenciadas (acho).

Tirando isso, gostei muito do geral. O elenco tá ótimo demais, e carisma ali caindo de baldada. Tem um novo sci-fi no mercado pro povo chamar de cult (ou clássico para os maiores fãs do cara).

Link to comment
Share on other sites

  • Members
11 hours ago, Jailcante said:

2) E outra coisa do roteiro é que ele tem substância, mas a história já foi tão copiada (sim, Star Wars, eu estou olhando pra você!) que não tem nada que surpreenda muito. Mesmo tudo tendo um certo trato diferente e mais refinado de demais sci-fi, mas acaba caindo nos chavões do 'escolhido', 'povo oprimido', 'império', e etc. Mas como é introdução, creio que as sequels vá trabalhar em coisas mais diferenciadas (acho).

Vendo os trailers, senti que era isso (ainda não vi o filme).

Tava na esperança de ter algo mais no roteiro

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

Duna,

Contém spoilers

Começo pelo fim e um dos pontos mais criticados que é dito o final abrupto, não seu se é porque eu já esperava esse final ou por ter lido os livros, mas fiquei satisfeito com o final e não me incomodei. Fiquei surpreso ao ver que no início já colocam Parte 1, e de acordo com as recentes declarações mais o desempenho do filme, parece que teremos uma parte 2.

Visualmente o filme é um desbunde, os ornitópteros, que eu li tão detalhadamente nos livros, está perfeito, acho que é uma das poucas coisas que no livro soavam estranhas mas no filme ficou perfeito. Parece que aquela geringonça funciona mesmo. Destaque para a grandiosidades das naves incluindo uma que parece a nave dos Jawas de StarWars. Falando em StarWars, não tem como remeter a série de filme com o recurso do uso da voz de comando, é a forma como eles colocaram "a voz" ficou perfeito  com o uso de efeitos. 

Aliás a escala do file impressiona, bem como os figurinos, principalmente daquele grupo que faz a cerimônia de transição para a Arrakis, bem como o visual das Bene Gesserit. . O filme dee receber idicação ao Oscar em figurino. Nos livros, a Bene Gesserit, são constantemente chamadas de bruxas.

Quanto a história, gostei que eles esticaram a parte inicial em Caladam, mas já em Arrakis senti falta de mais história deles em Arrakis antes da traição. Que por sua vez, ficou muito reduzida e simples, o Dr Yueh, "the traitor" não teve tempo em tela para desenvolver e os motivos foram postos de modo muto simples. A parte da Duque Leto com o Barão também foi um pouco apressada. E senti falta de um trecho do livro onde tem um jantar em Arrakis, um jantar de boas vindas. Dito isso gostei muito do filme, as duas horas meia passaram rápido, mesmo o Villeneuve impondo seus ritmos mais contemplativos.

Filme isto uma sala Macro XD do Cinépolis, mas minha experiência foi prejudicada pelos malditos óculos, 3D, era isso ou sala VIP, muito caro e tela pequena, ou dublado (no way).  Por isso achei as cenas escuras, é isso mesmo?

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
On 10/22/2021 at 11:02 AM, Jailcante said:

1) Acho meio irresponsável do Villeneuve não ter fechado desde o início com a WB 2 filmes, porque agora tem meia história aí e todo mundo torcendo pela sair outro filme. Qual problema ter assinado contrato pra 2 filmes desde o início? Isso não foi feito? Porque nitidamente Villeneuve só contou a metade aqui. O resto a gente vai ter que contar com a boa vontade da WB (boa sorte pra todos envolvidos). E já sabemos que se o estúdio resolver não fazer, como os fãs vão berrar nas redes sociais pra que saia. E lá vamos nós (Snydercut reloaded). Mas torço pra que saia essa segunda parte, e se sair pretendo ver.

Ai é culpa da Warner que não quis fechar, na verdade achei corajoso do Villeneuve se arriscar a fazer somente a primeira metade do livro mesmo sem ter a garantia de uma parte 2. Caso fosse outro diretor, iria fazer todo o livro num filme só.

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators
On 10/22/2021 at 11:02 AM, Jailcante said:

1)Notei que Villeneuve queria muito não perder o público geral e tentou deixar o filme ser bem acessível já que tudo é muito bem explicado o tempo todo. Se alguém não entendeu é porque não prestou atenção no filme mesmo. Ninguém pode afirmar que ele é confuso (tenho impressão que o Duna dos anos 80 teve esse problema - mas não sei, não vi o filme). Não chega a ser tão irritante essa explicação toda já que está bem inserida nos diálogos e tals (não sei se o livro é assim, estou chutando que isso é coisa do roteiro mesmo).

No livro é assim, tem bastante descrição dos povos, da ecologia do planeta, das plantas, o deserto, das moradias, costumes, do traje destilado, enfim. Tudo muito bem construido e detalhado, não é atoa que tem  mais de 700 páginas. Como bem disse o Dalenogre, se fosse fazer bem fiel ao liro, seria um filme de nicho e o ideal é que o filme chegue a maior número de pessoas (até para valer o inestimento). E tamém quem adorar a história pode ler o livro.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
4 hours ago, Big One said:

Ai é culpa da Warner que não quis fechar, na verdade achei corajoso do Villeneuve se arriscar a fazer somente a primeira metade do livro mesmo sem ter a garantia de uma parte 2. Caso fosse outro diretor, iria fazer todo o livro num filme só.

 

Nem sei mais. Esse tipo de situação um diretor laranja ou um diretor novato é passível de passar, já que tem que falar amém pro estúdio pra poder trabalhar, já um diretor tão autoral como o Villeneuve, e que já tem uma estrada percorrida na carreira, não consigo compreender muito. Diretor autoral prefere perder o braço do que ver a obra dele incompleta ou castrada. Não sei como topou entrar nesse correndo risco do filme não ter conclusão.

No mínimo, ele deixou pra torcida mesmo, ver se o público vai clamar pela sequel. Depois do Blade Runner dele ter passado em brancas nuvens, ele deve ter feito isso pra saber até quanto vai a força dele. Mas sei lá mesmo. Meio incompreensível, pra mim, a situação.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
7 hours ago, Big One said:

Ai é culpa da Warner que não quis fechar, na verdade achei corajoso do Villeneuve se arriscar a fazer somente a primeira metade do livro mesmo sem ter a garantia de uma parte 2. Caso fosse outro diretor, iria fazer todo o livro num filme só.

parte 2 confirmada pelo estudio, embora isso fosse implicito

 

Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to Duna (⊃∪∩⪽ dir. Denis Villeneuve)
  • Big One pinned this topic
  • Big One featured this topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...