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Forum Cinema em Cena

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Sei lá. Algo na estética do filme não me agrada, por enquanto. Está meio genérico... os cenários, as roupas, as naves...  Acho que tinha espaço par ter algo mais ousado ou com personalidade. 

vou ler o livro e ver se é falta de inspiração, ou se o diretor está sendo fiel ao que é descrito.

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2 hours ago, conan said:

estética do filme

esse trailer foi meu primeiro contato com esse universo. Dito isso, bom... Não sei se teve
relação, mas o figurino e os cenários me soaram bem vindos exatamente por isso, pela característica mais tímida. De algum modo, pode ter ajudado a direcionar meu foco para outros pontos desse projeto. Vai que foi intencional, não sei... trazer o público para enxergar o filme por um prisma específico, afastando um pouco do conceito de espetáculo. Não digo que precisa ser assim, mas pode fazer sentido no fim das contas

1 hour ago, Jailcante said:

cores opacas

parece que John Schoenherr é o ilustrador oficial dos 
livros e vi que tem bastante disso, em relação às cores, pelo menos.
 

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Não é nem questão de cores, mas de design de mundo. Falta a sensação de "wonder'.

O que separa as grandes obras de ficção das obras apenas boas é a concepção de mundo. Star Wars, Blade Runner, Alien. Todos esses filmes são visualmente marcantes. Imagina o filme Alien, exatamente igual, mas sem o xenomorfo do Giger? Às vezes, uma concepção marcante até ajuda a elevar um filme apenas mediano, como é o caso do Predador.

Sei que Duna está preso ao fato de que já existe um filme de ficção muito bom, com toques de elementos medievais, que se passa, parte dele, em um planeta deserto. Mas levando em consideração que foi o livro que inspirou Star Wars, acho que valeria a pena enveredar por uma concepção de mundo mística e ancestral.

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17 minutes ago, conan said:

O que separa as grandes obras de ficção das obras apenas boas é a concepção de mundo. Star Wars, Blade Runner, Alien. Todos esses filmes são visualmente marcantes. Imagina o filme Alien, exatamente igual, mas sem o xenomorfo do Giger? Às vezes, uma concepção marcante até ajuda a elevar um filme apenas mediano, como é o caso do Predador.

Predador, exato.. a concepção inicial e como ficou é gritante...

Cellulite Digital Art | Fine Art AmericaHoy he vuelto a ver DEPREDADOR (1987). Peliculón - Página 11 - Foro Coches

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4 hours ago, conan said:

Não é nem questão de cores, mas de design de mundo. Falta a sensação de "wonder'.

O que separa as grandes obras de ficção das obras apenas boas é a concepção de mundo. Star Wars, Blade Runner, Alien. Todos esses filmes são visualmente marcantes. Imagina o filme Alien, exatamente igual, mas sem o xenomorfo do Giger? Às vezes, uma concepção marcante até ajuda a elevar um filme apenas mediano, como é o caso do Predador.

Sei que Duna está preso ao fato de que já existe um filme de ficção muito bom, com toques de elementos medievais, que se passa, parte dele, em um planeta deserto. Mas levando em consideração que foi o livro que inspirou Star Wars, acho que valeria a pena enveredar por uma concepção de mundo mística e ancestral.

Realmente, principalmente, em se tratando de villeneuve, esse trailer deixou a desejar. 

Mas existe uma pequena chance dele estar guardando algo, não?

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5 hours ago, primo said:

esse trailer foi meu primeiro contato com esse universo. Dito isso, bom... Não sei se teve
relação, mas o figurino e os cenários me soaram bem vindos exatamente por isso, pela característica mais tímida. De algum modo, pode ter ajudado a direcionar meu foco para outros pontos desse projeto. Vai que foi intencional, não sei... trazer o público para enxergar o filme por um prisma específico, afastando um pouco do conceito de espetáculo. Não digo que precisa ser assim, mas pode fazer sentido no fim das contas

Único elemento que está me enchendo os olhos é esse Figurino da Jacqueline West, já que o Figurino do filme de 1984 é tão bagaceiro...

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EX-DIRETOR DO FILME CRITICA NOVO TRAILER DA ADAPTAÇÃO

Crítica | Duna de Jodorowsky - Plano Crítico

O primeiro trailer de Duna, o novo épico da Warner comandado por Denis Villeneuve, foi liberado recentemente e agradou muito público e crítica. No entanto,  Alejandro Jodorowsky, diretor que tentou adaptar a história para o cinema nos anos 70, não compartilha dessa opinião positiva sobre o material.
Jodorowsky está na lista considerável de diretores que tentaram, mas falharam em adaptar Duna, a saga de Frank Herbert, para as telonas. Ele iniciou o projeto nos anos 70, porém a ideia não decolou por falta de orçamento.
Conversando com o francês Le Point (via CB), Jadorowsky compartilhou sua opinião sobre o primeiro trailer da versão de Villeneuve para Duna:
Eu espero que a versão de Duna dele seja um grande sucesso, porque Denis Villeneuve é um bom diretor, sobre quem eu ouvi várias coisas boas. Eu vi o trailer. É muito bem feito. Nós podemos ver que é cinema industrial, que tem muito dinheiro envolvido e que é muito caro. Mas se é muito caro, ele precisa se pagar em proporção. E esse é problema: não há surpresas. O formato é idêntico ao que é feito em todo canto, a iluminação, a atuação, tudo é previsível.
Cinema industrial é incompatível com o cinema autoral. Para o primeiro, dinheiro antes, para o segundo, é o oposto, não importa a qualidade do diretor, se é meu amigo Nicolas Winding Refn ou Denis Villeneuve. Cinema industrial promove entretenimento, é um show que não intenciona mudar a humanidade ou sociedade.

 

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11 hours ago, Jorge Soto said:

EX-DIRETOR DO FILME CRITICA NOVO TRAILER DA ADAPTAÇÃO

O primeiro trailer de Duna, o novo épico da Warner comandado por Denis Villeneuve, foi liberado recentemente e agradou muito público e crítica. No entanto,  Alejandro Jodorowsky, diretor que tentou adaptar a história para o cinema nos anos 70, não compartilha dessa opinião positiva sobre o material.
Jodorowsky está na lista considerável de diretores que tentaram, mas falharam em adaptar Duna, a saga de Frank Herbert, para as telonas. Ele iniciou o projeto nos anos 70, porém a ideia não decolou por falta de orçamento.
Conversando com o francês Le Point (via CB), Jadorowsky compartilhou sua opinião sobre o primeiro trailer da versão de Villeneuve para Duna:
Eu espero que a versão de Duna dele seja um grande sucesso, porque Denis Villeneuve é um bom diretor, sobre quem eu ouvi várias coisas boas. Eu vi o trailer. É muito bem feito. Nós podemos ver que é cinema industrial, que tem muito dinheiro envolvido e que é muito caro. Mas se é muito caro, ele precisa se pagar em proporção. E esse é problema: não há surpresas. O formato é idêntico ao que é feito em todo canto, a iluminação, a atuação, tudo é previsível.
Cinema industrial é incompatível com o cinema autoral. Para o primeiro, dinheiro antes, para o segundo, é o oposto, não importa a qualidade do diretor, se é meu amigo Nicolas Winding Refn ou Denis Villeneuve. Cinema industrial promove entretenimento, é um show que não intenciona mudar a humanidade ou sociedade

 

Ah, fico contente quando a minha capacidade de julgar se assemelha à dos meus ídolos. Jodorowsky, pra mim, é o maior artista sul-americano vivo.  Não vi nada de mais naquele trailer. Só tenho gostado do Figurino.

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Como Hans Zimmer incluiu Pink Floyd (com louvor) na trilha de ‘Duna’

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Em 1970, a banda quase compôs a trilha sonora da adaptação do clássico da literatura jamais feita por Alejandro Jodorwsky
Nos anos 1970, o cineasta chileno Alejandro Jodorwsky se propôs uma missão dificílima e que, posteriormente, se mostrou impossível de ser realizada na época: adaptar para os cinemas o épico Duna, de 1965, escrito por Frank Herbert. Os planos eram tão monumentais quanto o seu elenco, que incluiriam nomes como Moebius, H.R. Giger, Orson Welles, Mick Jagger, David Carradine e Salvador Dali. Mas, o que mais empolgou os fãs na época foi a trilha sonora jamais escrita, que ficaria a cargo da banda Pink Floyd. 
Cinquenta anos depois, finalmente uma nova adaptação chegará aos cinemas (em 1984 o filme ganhou uma versão feita por David Lynch), agora dirigida por Denis Villeneuve. E o Pink Floyd será representado. O primeiro trailer, divulgado recentemente, apresentou uma soberba versão de Eclipse, clássico lançado pela banda em 1973, no álbum Dark Side of The Moon. A nova versão, segundo uma reportagem da Variety, foi feita pelo compositor Hans Zimmer, que já ganhou o Oscar de melhor trilha sonora pela animação O Rei Leão (1995).

Compositor Hans Zimmer
A liberação para a utilização da música foi feita diretamente pela BMG, que é dona dos direitos. A Variety, o vice-presidente de licenciamento da BMG, Allegra Willis Knerr, disse que o processo de licenciamento envolveu diversos departamentos da empresa, mas não deixou claro se Roger Waters, o compositor da faixa, chegou a ouvir a nova versão.
A prolífica produção de Zimmer começou nos anos 1980, quando ele fez a trilha sonora de Rain Man e recebeu sua primeira indicação ao Oscar. Um ano depois, ele repetiu a dose com a trilha de Conduzindo Miss Daisy. Hoje, aos 63 anos, o alemão de Frankfurt, transformou-se em uma verdadeira unanimidade em Hollywood quando se trata de trilhas sonoras, perdendo em números de prêmios apenas para John Williams. Seu trabalho é bastante eclético e, apenas em 2020, além de Duna, ele também compôs a trilha de 007: Sem Tempo Para Morrer, Mulher Maravilha 1984 e do novo live-action do Bob Esponja. São deles também as trilhas de filmes premiados como Dunkirk, Interstellar, A Origem, Anjos e Demônios, Blade Runner 2049 e Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge. 
A apoteótica versão de Zimmer para Eclipse teve um coro de 32 vozes que foi todo gravada com distanciamento social, em oito sessões com apenas quatro vocalistas por vez. Doze deles cantaram as letras enquanto os outros 20 gravaram a parte do coral. Zimmer, no entanto, não foi nenhuma vez para o estúdio. Ele ficou em casa acompanhando tudo por videoconferência. 

 

 

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  • Administrators

O filme tem que ter pernas próprias independente do livro....não sei como ficará o filme, mas é um puta livro. Inclusive comecei a ler de novo esta semana. Se tiver a oportunidade sugiro leia o livro.

 

O filme tem essa cara de tema batido pois ele só está sendo adaptado agora, fora o filme do David Lynch que pouca gente viu, e muitas coisas do livro foram utilizadas em outros filmes.

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  • Jailcante changed the title to Duna (⊃∪∩⪽ dir. Denis Villeneuve) - 01/10/2021
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Dalenogare até dizia que seria adiado, mais pra frente de 2021. WB não colocaria ele na janela do Oscar porque é um filme que tem que ter retorno financeiro, porque custou muito. Fevereiro não daria pra isso.

Mas essa data de 01/10/2021, me deixou em dúvida: Será que é data que pode rolar retorno financeiro pro filme? Achei que ele iria pra Maio/Junho/Julho por isso. Outubro normalmente só filme de terror tem retorno assim (pelo que me lembro). 

Enfim.

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  • Big One changed the title to Duna (⊃∪∩⪽ dir. Denis Villeneuve)
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