Jump to content
Forum Cinema em Cena

Recommended Posts

  • Members

Gostei do filme, mas realmente a história foi banalizada pelas obras que foram inspirados por ela.

Agora tem uma coisa que me chateia muito, e que é recorrente em histórias de aventura e que eu defendo que esse clichê precisa acabar.

O personagem principal, do qual o filme assume que nunca matou alguém na vida, ganha a batalha contra um grande guerreiro, nas palavras de uma integrante do grupo do qual o guerreiro faz parte, e grupo esse que até mesmo o melhor dos guerreiros do grupo do qual o personagem principal disse que esse grupo eram mestres na arte.

Essa mania de querer associar ao tom messianico do personagem principal de que ele nunca pode perder, mesmo se ele não tiver experiência alguma, ele vai ganhar. Isso fica tão previsivel que a gente pode acelerar o filme e passar essa parte, porque já sabemos o final. 

Para piorar a situação, na invasão dos soldados do imperador ao local onde o personagem principal e a sua mãe estavam escondidas, soldados da população nativa, que foram consideradas mestres na arte de luta no deserto, aparecem com uma estratégia de emboscada empolgante e avassaladora, mas, no fim, os soldados do imperador aparecem na camara onde estão os personagens principais, o que se presume que eles derrotaram os guerreiros da população nativa. 

Isso dá a mesma sensação do "os orcs são monstros inabalaveis e indestrutíveis, que destroem tudo por onde passam" e no fim, um personagem mata 10mil orcs em poucos minutos de filme. Cria uma expectativa, que na prática, é justamente o contrário, todos os monstros alegados, no fim, não passam de um bando de papelão. 

E o pior não é isso, é que isso é tão recorrente que só o fato de algum filme falar da ameaça que é o vilão, já podemos prever todo o final, que haverá uma batalha entre eles, e mesmo contra todas as probabilidades, o vilão será vencido.

Para que assistir o filme, então?

A sorte é que o filme Duna não é sobre a rivalidade entre o personagem principal e o guerreiro, ou entre os povos do qual fazem parte o personagem principal e os povos dos quais o guerreiro rival faz parte. 

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Duna: Parte Um quase teve final diferente, diz Denis Villeneuve

Cineasta pensou em encerrar primeiro longa em outro ponto do livro de Frank Herbert

  •  
  •  
  •  
  •  
NICO GARÓFALO
17.11.2021
20h01

[Spoilers de Duna - livro e filme - à frente]

  •  

Com mais de US$353 milhões arrecadados nas bilheterias mundiais, Duna:  por muito pouco não teve um final diferente. Diretor da nova adaptação, Denis Villeneuve revelou que pensou em terminar o primeiro filme em outro ponto do livro de Frank Herbert, em que o autor insere um salto temporal de dois anos. O cineasta, no entanto, sentiu que o momento, que descreve a introdução de fato de Paul e Jessica à sociedade fremen, parecia com “o começo de um novo capítulo”.

Em entrevista à Empire, Villeneuve afirmou que essa parte específica da trama não funcionava como uma conclusão, “porque parecia que no fim de um filme de duas horas e meia, estávamos começando outra história”. Para o cineasta, o recomeço dos Atreides na comunidade fremen não se encaixaria no longa.

Tenho 100% de certeza que acabamos no ponto certo, vemos Paul (Timothée Chalamet) crescendo de criança para adulto, com todo o arco da primeira parte completo”, concluiu.

Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto — com a ajuda de sua mãe — e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

ETERNOS MUDOU CENA DE AÇÃO POR CAUSA DE DUNA

Capa da Publicação

Em uma nova entrevista, os roteiristas de Eternos da Marvel revelou que eles tiveram que fazer uma alteração no longa por causa de Duna. Assim como no filme de Villeneuve, Eternos também teria um ataque de um grande verde da areia, em Eternos, seria um deviante com a forma do monstro, porém isso foi removido já que os dois filmes estreariam muito próximos um do outro.
Em entrevista com o CBR, os roteiristas do filme, Kaz e Ryan Firpo, falaram sobre a mudança. Kaz explicou:
“Nós tínhamos um verme da areia no [roteiro] original de Eternos! Na Babilônia, seria um verme da areia que atacaria e eles mudaram porque ficaram tipo, ‘Bem, nós achamos que Duna vai sair em algum momento perto disso’. Eles não deveriam ficar parecidos, obviamente; isso aconteceu por causa da pandemia que tivemos, que você pode ter ouvido sobre. É, eles deveriam ter saído juntos, então…”
A cena em questão ocorre no meio do filme, quando vemos eles derrotando os “últimos deviantes” que eles acreditavam existir no planeta. Porém, ao invés de uma grande minhoca da areia, temos um deviante na forma de uma pantera ou leopardo no lugar.

image.png.0db32e8cc9e5abd569fdea74a82a3467.png
Já Ryan Firpo fez outra revelação bem interessante, o diretor de Duna, Denis Villeneuve, assistiu a uma sessão no final de semana de estreia do longa:
“Um fato divertido, nós fizemos uma sessão para amigos e família em um final de semana no Cinema da China e por coincidência, Denis [Villeneuve] estava no meio do público. Ele apenas entrou para assistir, eu acho”. 
Kaz Firpo completou dizendo que o diretor estava no fundo do cinema com seus parceiros assistindo Eternos. Ele também deixou claro: “Chloe [Zhao] tem um amor muito grande pelo Denis e vice versa. Eles são cineastas muito talentosos. Então, sim, ele estava lá. Ele estava nos apoiando no final de semana de abertura”. 

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • Members

Duna foi uma das grandes surpresas do ano passado e já levou para casa seu primeiro prêmio no Globo de Ouro 2022.

Durante a cerimônia de vencedore, o filme foi condecorado com a estatueta de Melhor Trilha Sonora Original, composta pelo lendário Hans Zimmer.

Lembrando que o longa já está disponível na HBO Max!

 

FONTE: CINEPOP

Link to comment
Share on other sites

  • 4 weeks later...
  • Members

BAFTA 2022 | Duna e Ataque dos Cães lideram nomeações; veja lista

A cerimônia do BAFTA acontece em 13 de março

  •  
  •  
  •  
  •  
CAIO COLETTI
03.02.2022, às 09:30

BAFTA 2022 anunciou hoje (3) as suas indicações, com destaque para as múltiplas nomeações de Duna (11), Ataque dos Cães (8) e Belfast (6).

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • Members

Duna | Denis Villeneuve fala sobre não ser indicado a melhor diretor no Oscar

Filme recebeu outras dez indicações na premiação, incluindo melhor filme

PEDRO HENRIQUE RIBEIRO
12.02.2022, ÀS 20H57
  •  
  •  
  •  
  •  

Duna foi um dos grandes lançamentos dos cinemas em 2021, o que se comprova com 10 indicações no Oscar, incluindo melhor filme. Porém, o cineasta Denis Villeneuve ficou fora da corrida pela estatueta de melhor diretor e ele falou como se sente sobre isso.

"Francamente, se você tivesse me dito há alguns meses que estaríamos na corrida ao Oscar, que teríamos esse tipo de reconhecimento, eu não teria acreditado em você. É realmente comovente", compartilhou o diretor em entrevista ao MovieMaker [assista acima]. Sobre não ter uma indicação de melhor diretor, ele acrescentou: "Se você for indicado, é uma coisa linda. Eu não tomo as coisas como garantido, e eu fiquei profundamente satisfeito com o que temos".

Diferentemente de Villeneuve, o astro Josh Brolin não gostou nada de ver o nome do diretor fora da lista e registrou seu descontentamento no Instagram. "E o inacreditável o perplexidade que sinto por Denis Villeneuve não ser indicado para melhor diretor. É só uma daquelas coisas onde você pensa 'O quê?!'", disse Brolin.

 

FONTE: OMELETE

Link to comment
Share on other sites

  • 3 weeks later...
  • Members
On 3/10/2022 at 4:52 PM, Jailcante said:

Mais uma nas negociações. O Elvis pode vir a ser o Feyd-Rautha na sequel de Duna.

AUSTIN BUTLER DEVE SER O GRANDE VILÃO DA SEQUÊNCIA

Capa da Publicação

No ano que vem, teremos a segunda parte de Duna chegando aos cinemas, trazendo a conclusão do épico de ficção científica que foi lançado no ano passado. O diretor Denis Villeneuve estará de volta para comandar essa nova empreitada, e trará de volta vários astros do elenco original, como Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson e Josh Brolin. Mas agora, temos visto algumas notícias sobre novos atores adicionados à sequência.
De acordo com o Deadline, outro ator que está em negociações para participar do filme é Austin Butler, conhecido por interpretar Elvis Presley na vindoura cinebiografia do cantor. Segundo fontes, ele ficará responsável por viver Feyd-Rautha, um dos principais antagonistas do livro, que serve a um papel crucial nos planos do maligno Barão Harkonnen (interpretado por Stellan Skarsgård).
No livro de Frank Herbert, ele é o sobrinho mais novo e herdeiro do Barão, inclusive sendo passado na frente do seu irmão mais velho, Glossu Rabban (interpretado por Dave Bautista no primeiro filme). Ele possui paralelos com a história de Paul Atreides (Chalamet), mas acaba sucumbindo às suas próprias ambições ao tentar matar o Barão. No livro, ele tem um final trágico pelas mãos do próprio Paul.
O personagem já havia aparecido anteriormente em Duna de 1984, adaptação do livro dirigida por David Lynch. Lá, ele havia sido vivido pelo cantor Sting, que fazia parte da banda The Police. O personagem acaba tendo um papel bem importante no livro, que está diretamente associado aos interesses políticos que o Barão Harkonnen tem em sua tentativa de dominar novamente o planeta Arrakis.
A segunda parte, prevista para chegar aos cinemas em outubro do ano que vem, deve começar direto de onde o filme inicial parou, com Paul e sua mãe, Lady Jessica, sendo aceitos para viver entre os Fremen, povo que vive nas areias de Arrakis. O segundo filme ainda terá, como material fonte, o primeiro livro da franquia Duna, escrito por Frank Herbert. Não sabemos ainda se há planos para mais continuações e sequências.

 

Não duvido, ele é esquelético como o Chamalet então seria um rival parecido🤣

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

DUNA: JOGO DE SOBREVIVÊNCIA BASEADO NO FILME ESTÁ EM DESENVOLVIMENTO, DIZ SITE

Jogo será produzido pela mesma desenvolvedora de Conan Exiles!

Capa da Publicação

Duna sempre foi uma grande franquia literária, um dos grandes pilares da ficção científica moderna, mas no ano passado, a saga criada por Frank Herbert atingiu outro patamar após a adaptação feita por Denis Villeneuve nos cinemas, que popularizou essa trama messiânica e finalmente levou Duna a um posto alto no mainstream.
Desde então, muitos subprodutos de Duna estão sendo anunciados. No ano que vem, teremos a segunda parte da saga de Villeneuve nos cinemas, mas a franquia também está tendo jogos e outros produtos em desenvolvimento. E agora, descobrimos que a Funcom está contratando profissionais para seu próprio game da saga.
A empresa, que também foi responsável por Conan Exiles, divulgou algumas artes conceituais bem atmosféricas junto do anúncio de que estaria produzindo seu próprio game, que será um jogo de sobrevivência ambientado no universo de Duna.
Confira as artes abaixo:

image.png.cdfb9f30fd754e0cefd3d1b83c32d782.png

image.png.f9f3c36af9a5ade2e8cea17c72429dc0.png
Ainda não sabemos ao certo qual será a trama do jogo ou se ele vai seguir os personagens que já conhecemos dessa franquia, como Paul Atreides e Chani. Também não sabemos ao certo se toda a história será situada no planeta Arrakis ou se conheceremos novos locais nesse universo.
Contudo, é pouco provável que o jogo terá conexão com os filmes de Denis Villeneuve, tendo em vista que a Warner não parece estar envolvida na produção do game. De um jeito ou de outro, não é o primeiro jogo a sair na esteira do sucesso do filme de 2021, já que neste ano tivemos o lançamento de Dune: Spice Wars, um jogo de estratégia.
Ainda não há previsão de lançamento para o jogo de Duna.

Link to comment
Share on other sites

  • 1 month later...
  • 3 weeks later...
  • Members

DUNA: PARTE 2 TEM SINOPSE OFICIAL E ELENCO DIVULGADOS COM INÍCIO DAS FILMAGENS

dune

A sequência de Duna finalmente teve suas filmagens iniciadas. Com isso, foram divulgados mais detalhes sobre a Parte 2 do longa dirigido por Denis Villeneuve, incluindo sua sinopse oficial e mais detalhes de seu elenco.
“Essa sequência em filme explorará a jornada mítica de Paul Atreides enquanto ele se junta a Chani e os Fremen em um caminho bélico de vingança contra os conspiradores que destruíram sua família. Diante de uma escolha entre o amor da sua vida e o destino do universo conhecido, ele trabalha para prevenir um terrível futuro que apenas ele consegue prever.”
A Warner Bros. e a Legendary Entertainment também confirmaram os integrantes do elenco. Timothée Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Javier Bardem, Josh Brolin, Stellan Skarsgard, Dave Bautista, Charlotte Tampling e Stephen McKinley Henderson retornam na sequência. Se juntam a eles Austin Butler como Feyd Rautha, Christopher Walken como O Imperador, além de Florence Pugh, Léa Seydoux e Souheila Yacoub em papéis não confirmados.
Por trás das câmeras, diversos nomes também retornam. Foram anunciados na equipe o cinematógrafo Greig Fraser, a designer de figurinos Jacqueline West, o designer de maquiagem, cabelo e prostéticos Donald Mowat, a designer de produção Patrice Vermette, o editor Joe Walker, e os supervisores de efeitos visuais e efeitos especiais Paul Lambert e Gerd Nefzer.
O compositor Hans Zimmer também está de volta. A sequência contará com Denis Villeneuve na direção.
Duna: Parte 2 tem estreia agendada para 17 de novembro de 2023.

https://variety.com/2022/film/news/dune-2-filming-full-cast-synopsis-1235319029/

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...
  • 3 weeks later...
  • 3 months later...
  • 4 weeks later...
  • Members

Veja a descrição do trailer disponibilizada pelo Screenrant no CinemaCon:
“O trailer apresenta um beijo entre Chani e Paul, Paul cavalgando um verme de areia (um rito de passagem para os Fremen), além de Florence Pugh como a Princesa Irulan. O trailer de Duna Parte 2 também revela o vilão interpretado por Austin Butler, Feyd-Rabban. O ator indicado ao Oscar aparece careca e parece bem sinistro enquanto se prepara para uma luta contra Paul”.
Enquanto a Parte 1 de Duna foi descrita como uma produção contemplativa, sua Parte 2 promete trazer ação, épico e um filme de guerra. “É muito mais denso. Fomos para novas locações. Não queria uma sensação de repetição. Teremos muitos sets novos. Tudo é novo”, explicou Villeneuve.
A grande novidade deste segundo capítulo é a presença de Austin Butler como Feyd-Rabban. O diretor descreveu o vilão como a mistura entre um “atleta olímpico de esgrima” com um “assassino em série psicótico”.
A expectativa é para que o novo filme seja um sucesso de bilheteria, uma vez que o lucro de sua primeira parte foi afetado pela pandemia do COVID-19.
Além do retorno de Denis Villeneuve como o diretor, teremos Jon Spaihts como co-roteirista e no elenco temos Chalamet, Zendaya, Rebecca Ferguson, Javier Bardem, Josh Brolin, Stellan Skarsgård, Dave Bautista, Charlotte Rampling, Stephen McKinley Henderson e muito mais.
https://screenrant.com/dune-2-trailer-footage-description/

Link to comment
Share on other sites

  • Big One changed the title to Duna (⊃∪∩⪽ dir. Denis Villeneuve)
  • Big One pinned this topic
  • Big One featured this topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...