Jump to content
Forum Cinema em Cena

Psicose


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

Eu, como bom herege que sou, só vi três filmes de Hitchcock (sendo que não me lembro direito de um deles, Os Pássaros). Então, entre os "três" que vi, considero Psicose o melhor. Anthony Perkins é fodão como Norman Bates e a reviravolta que acontece (quando descobrimos que o protagonista não é quem achamos que fosse) é genial.

 

 

 

Link to comment
Share on other sites

  • Replies 88
  • Created
  • Last Reply

Top Posters In This Topic

  • Members

eu também não gostei daquele didatismo.

tudo já estava solucionado. iria ser maravilhoso [spoilers] se depois do corte da cena do depósito' date=' viesse a cena da camisa-de-força [fim dos spoilers']

isto já era claro o suficiente...

Sim, sim, sim... Mas como o próprio Hitch falou, Psicose era um filminho bacana e simples que ele fez para encerrar o contrato com a Paramount. Não tinha 1/10 da ambição narrativa e temática de Vertigo, por exemplo...

Logo, estamos diante de uma OP que foi concebida com o intuito de ser despretenciosa e de causar frios na espinha e essa missão o filme cumpre com louvor.  

Link to comment
Share on other sites

  • Members

eu também não gostei daquele didatismo.

tudo já estava solucionado. iria ser maravilhoso [spoilers] se depois do corte da cena do depósito' date=' viesse a cena da camisa-de-força [fim dos spoilers']

isto já era claro o suficiente...

Sim, sim, sim... Mas como o próprio Hitch falou, Psicose era um filminho bacana e simples que ele fez para encerrar o contrato com a Paramount. Não tinha 1/10 da ambição narrativa e temática de Vertigo, por exemplo...

Logo, estamos diante de uma OP que foi concebida com o intuito de ser despretenciosa e de causar frios na espinha e essa missão o filme cumpre com louvor.  

Exato, Dook!

Tanto é que o custo dele não foi tão alto (U$$ 600,000 se não estou enganado) e ele utilizou em boa parte do seu elenco atores da série de TV dele....

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vou aproveitar a deixa para falar de única sequência do filme que presta pra alguma coisa: Psicose II...

Para tanto, copio aqui o que um amigo escreveu no Cinema Sem Cena sobre o filme:

image

Directed by Richard Franklin
Written by Tom Holland

Music by Jerry Goldsmith
Cinematography by Dean Cundey
Film Editing by Andrew London
Production Design by John W. Corso

Cast
Anthony Perkins .... Norman Bates
Vera Miles .... Lila Loomis
Meg Tilly .... Mary Loomis
Robert Loggia .... Dr. Bill Raymond
Dennis Franz .... Warren Toomey


Saiu em DVD' date=' aproveitei para rever. Óbvio que nem dá pra pensar em comparar com o original, mas o filme é inteligente, segue de maneira extremamente plausível o que acontece com o Norman 22 anos depois, quando é liberado do hospício, supostamente curado.

O grande lance é mostrar o Norman como vítima, sendo testado o tempo todo, mostra a hostilidade que ele sofre ao ser liberado, pessoas mexendo com ele, mandando cartas anônimas assinadas pela mãe, telefonemas. E o roteiro do Tom Holland é ótimo, sério, a direção é muito segura (tem alguns planos ótimos), explora ao máximo a direção de arte idêntica à do original, os cantos da casa.

A fotografia do Dean Cundey, colaborador do Carpenter na época, é excelente, e a trilha do Goldsmith segue uma direção inesperada, em nenhum momento cita o original do Herrmann, usa alguns sintetizadores em momentos mais bizarros, mas cria um tema melancólico, triste mesmo para o Norman.

O Perkins tá excelente, e a participação da Vera Miles, a irmã da vítima do primeiro filme, dá um ar de credibilidade forte. Fica mais violento na hora final, e a reviravolta final, bem inesperada, apesar de ser totalmente tirada da cartola, é convincente, e o filme termina com um plano inesquecível, e terrível.

Vale a pena deixar o preconceito de lado e curtir.

[/quote']

O filme vai passar hoje à noite no Intercine.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Esse Psicose II é bom ??? Alguem ja viu??? Talves eu veja. 

Tbm tem Psicose 3 e 4... smiley5.gif

Minhas Notas são:

Psicose 5/5

Psicose II 4/5

Psicose III 2/5

Psicose IV - O Início 3/5

Psicose (1998) 1/5

Apesar do 3 e do 4 não serem tão bons, eu, particularmente, gosto. E tenho todos os DVDs (menos da refilmagemsmiley11.gif).

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Eu nem sabia que o Psicose II ia passar, mas já estava planejando assistí-lo desde a semana passada no DVD.

Sobre o DVD: Na capa diz que tem a versão dublada, mas não tem (só o 3 e 4 é que tem a dublagem). E as legendas são horríveis. Bem feias mesmo. Mas o filme compensa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

psicose-2-poster02t.jpg

Psicose - 2ª Parte: 7/10 (Psycho II; 1983; Richard Franklin)

Não se compara à obra-prima original' date=' mas vale pelo suspense. Legal eles terem colocado a cena da banheira do primeiro filme, no começo deste aqui.

[/quote']

Pena que vc viu uma versão mutiladíssima pela Globo... o filme tem 113 minutos, mas pelo que andei lendo, a versão da Globo tinha pouco mais que 90 minutos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

Esse Psicose II é bom ??? Alguem ja viu??? Talves eu veja. 

Tbm tem Psicose 3 e 4... smiley5.gif

Minhas Notas são:

Psicose 5/5

Psicose II 4/5

Psicose III 2/5

Psicose IV - O Início 3/5

Psicose (1998) 1/5

Apesar do 3 e do 4 não serem tão bons' date=' eu, particularmente, gosto. E tenho todos os DVDs (menos da refilmagemsmiley11.gif).

[/quote']

 

pra mim o IV é o melhorzinho das sequencias, apesar de ser fraco tbm. eu gosto por mostrar a origem do Norman sua adolescencia e o começo de sua "loucura".  gosto por causa de idéia, mal realizada apenas, mas a idéia é boa.

 

ps: gosto de filmes q contam as origens...

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme começou às 1:40 e terminou às 03:30 (três intervalos comerciais bem curtos) E com a dublagem da Sidney Campbell (Pânico) na Mery.

Vc se lembra de ter visto uma cena em que a Lila conversa com o xerife sobre o Norman Bates logo depois do adolescente ser assassinado?

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

O filme começou às 1:40 e terminou às 03:30 (três intervalos comerciais bem curtos) E com a dublagem da Sidney Campbell (Pânico) na Mery.

Vc se lembra de ter visto uma cena em que a Lila conversa com o xerife sobre o Norman Bates logo depois do adolescente ser assassinado?

Sim, me lembro da cena. Dai na sequencia a Lila vai até a casa, entra pelo porão, e o advogado do Norman segue ela.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nope... a cena a que me refiro é quando ela chega e vai conversar com o xerife na delegacia, dizendo que ele deveria prender Norman pq 'todos na cidade comentam o que ele fez com o garoto'... A cena a seguir desta é aquela em a Mary desce as escadas da casa, vai para o escritório do motel procurar uma bebida e se depara com a Lila...

Esta cena da conversa com Lila e o xerife a que me refiro provavelmente foi CORTADA na versão da Globo... Na versão da Globo temos Norman dizendo 'está começando tudo outra vez', intervalo, e logo em seguida pula para Mary descendo as escadas e indo para o escritório.

 

Dook2006-7-27 20:49:11
Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nope... a cena a que me refiro é quando ela chega e vai conversar com o xerife na delegacia' date=' dizendo que ele deveria prender Norman pq 'todos na cidade comentam o que ele fez com o garoto'... A cena a seguir desta é aquela em a Mary desce as escadas da casa, vai para o escritório do motel procurar uma bebida e se depara com a Lila...

Esta cena da conversa com Lila e o xerife a que me refiro provavelmente foi CORTADA na versão da Globo... Na versão da Globo temos Norman dizendo 'está começando tudo outra vez', intervalo, e logo em seguida pula para Mary descendo as escadas e indo para o escritório.

 

[/quote']

Não... Depois do assassinato do garoto, provavelmente teria a cena cortada a que você está se referindo... Mas depois o Xerife aparece na casa do Norman, falando que a namorada no garoto estava la fora chorando, pq seu namorado havia sido assassinada no porão dele. Então eles vão ver o porão e não tem nada... Dai, só mais de noite, que a Mery vai pro motel pegar bebida e encontra com a mãe.

 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Bom' date=' sim, Norman está tentando se reintegrar a sociedade e é recebido com ceticismo por todo o mundo. Mas a forma como ele conduziu isso não me agradou. Principalmente porque os personagens que se dizem publicamente contra a reinclusão dele são a Vera Miles e o cara que tomava conta do motel Bates. Fora eles, tem o resto, que olha pra ele com um sorriso amarelo e que ele parece não se incomodar. Além do resto, do cara e da Vera Miles, tem a Mary, um docinho de pessoa. E vc fica com pena do Bates no filme. Coitado! Ele tenta melhorar, mas tem uns que não colaboram![/quote']

Surprise... diante da explicação didática do final do primeiro, já se percebe os primeiros sinais de pena... Ele era reprimido pela mãe, coitado... Olha só, tinha ciúme da mãe coitado e a mãe tinha ciúme dele... Foram crimes passionais, coitado...

Ruby, a pena do Bates não prejudica o filme, até pq essa tendência já começou no final do primeiro filme.

Pena de Bates no primeiro? spoilers: A cena final do primeiro filme é ele falando sozinho, com camisa-de-força, insano. O fato de dizer que eram crimes passionais não quer dizer que ele era um coitadinho. No segundo, a impressão que eu tive é que ele virou um panguão qualquer. "Pare de importunar o Norman, mamãe", a situação dele ser o 'incompreendido'. Achei meio bobinho...

Claro que não ficaria contente. Mas como justificar que uma mulher como a Lila do primeiro' date=' virar aquela megera do segundo? Além do mais, spoilers: uma pessoa antes sensata, fazer com que Norman fique louco e até matar alguém pra ele voltar à instituição? Wtf? Ela pode até querer que Norman fique lá, mas tentar desse jeito?[/quote']

Resposta: não se justifica... Aqui, como em Caché, vc procura respostas para o que não precisa... As motivações dela estão claras: ela quer fazer o cara voltar pro hospício e não medirá esforços para tanto... Veja, ela inclusive meteu a filha no meio e deu no que deu.

Tenho que parar com essa mania smiley36.gif. Mas a questão é: a personagem de Vera Miles ficou bidimensional demais pro meu gosto. E se vc for pensar na explicação para a transformação; se não houvesse o primeiro, a personagem ia ser pior ainda. Personagem muito mal-feita. A não ser que a Globo tenha picotado cenas importantes com ela.

Cheguei a comentar a trilha sonora. O que me irritou é que ninguém por trás das câmeras parece confiar no próprio taco' date=' e abusam da trilha sonora. Em todas as cenas que causariam tensão está a trilha. E por mais arrepiante que uma trilha pode ser (o que parece o propósito daquela), nada vai adiantar se o próprio filme não cooperar com isso.[/quote']

Vc prestou atenção aos planos, a forma como ele movimenta a câmera, o reflexo da garota no vidro vendo seu namorado ser esfaqueado... ou vc não presta atenção nessas coisas?

Não é essa a questão Dook, a questão é que: o filme não tem bolas pra tentar te causar tensão. Pra causar tensão, exageraram na trilha sonora. Eu, pessoalmente tive um resquício de tensão na hora do olho e nas cenas finais. Muito pouco, se proporcional ao resto das cenas.

Não dá pra tirar uma conclusão definitiva. Se eu não me engano' date=' spoilers: se eu me lembro bem, a mulher fala bem assim "eu fui os seguindo filhinho, aqueles que te perturbavam, e eles foram um por um". Porra, se isso não é uma confissão de assassinato... [/quote']

Sim, dá a entender que foi e deve ter sido mesmo... Mas quantos ela matou? Ela matou a Lila? Até que ponto podemos dizer que o único assassinato cometido pelo Norman é o último do filme?

O que impede de ser ela a assassina de Lila, e o único assassinato de Norman, o final?

Ok, acho que 2 estrelinhas são algo melhor... 

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Nope... a cena a que me refiro é quando ela chega e vai conversar com o xerife na delegacia' date=' dizendo que ele deveria prender Norman pq 'todos na cidade comentam o que ele fez com o garoto'... A cena a seguir desta é aquela em a Mary desce as escadas da casa, vai para o escritório do motel procurar uma bebida e se depara com a Lila...

Esta cena da conversa com Lila e o xerife a que me refiro provavelmente foi CORTADA na versão da Globo... Na versão da Globo temos Norman dizendo 'está começando tudo outra vez', intervalo, e logo em seguida pula para Mary descendo as escadas e indo para o escritório.

 

[/quote']

A cena foi cortada smiley18.gif.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Não... Depois do assassinato do garoto' date=' provavelmente teria a cena cortada a que você está se referindo... Mas depois o Xerife aparece na casa do Norman, falando que a namorada no garoto estava la fora chorando, pq seu namorado havia sido assassinada no porão dele. Então eles vão ver o porão e não tem nada... Dai, só mais de noite, que a Mery vai pro motel pegar bebida e encontra com a mãe.

[/quote']

Exatamente!!! Entre a cena da visita do xerife na casa do Norman após a morte do garoto e a cena da Mary ir pro motel tem ESTA cena a que me refiro: o xerife volta pra delegacia depois da visita ao Norman e encontra a Lila que o confronta questionando pq ele não prendeu o Norman... Ele diz que não vai prendê-lo e que tem uma moça lá morando com ele (a Mary). Ela vai embora e aí vamos para a cena em que a Mary desce p/ o motel e a encontra.

Pelo visto a Globo cortou mesmo esta cena... smiley11.gif

Dook2006-7-27 21:46:51
Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements


×
×
  • Create New...