Jump to content
Forum Cinema em Cena

Os Dez Mandamentos (Cecil B. DeMille)


Dook
 Share

Recommended Posts

  • Members

grande_formato_Ten_Commandments.jpg

Um dos maiores clássicos de Cecil B. DeMille, considerado o Spielberg da sua época.

Apesar de ser excessivamente 'colorido' e da insistência de DeMille em tornar tudo espalhafatoso e exagerado, o filme se sobressai como uma versão mais completa e brilhante da história de Moisés. De queridinho do Egito, braço direito do Faraó, expulso da corte por ter uma ideologia diferente dos egípcios, conhece seu verdadeiro destino e retorna ao Egito para salvar um bando de reclamões e chutar algumas bundas... A cena em que ele quebra as tábuas no bezerro de ouro é antológica, bem como a esfuziante e 'quero-deixar-todos-os-queixos-no-chão' sequência do Mar Vermelho...

Um belo entretenimento.

****

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Preciso ver... sei bulhufas sobre os 10 mandamentos e a Bíblia' date=' espero que valha a pena só pelo filme e que não só minha vó vá entender o que se passa.[/quote']

Pode assistir sem medo... Não há necessidade de se ler a Bíblia antes, até pq o filme cobre boa parte da história do cara que não está na Bíblia, sem mencionar que, no que tange às partes que estão na bíblia, o filme é fidelíssimo...

Link to comment
Share on other sites

  • Members

É um ótimo filme, comprei o VHS quando tinha uns 10 anos e sempre que posso eu revejo o filme.

Cecil B. DeMille foi um dos melhores diretores de sua época e sou fãzasso do Charlton Heston, mesmo sabendo de suas limitações. O cara participou de filmes como 10 Mandamentos e Ben-Hur e fez varios filmes B divertidissimos.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Hmmmm... gosto muito dos dois, mas o que perde pontos em Mandamentos comigo é a empolgação de DeMille em deixar tudo o mais colorido possível e na falta de feeling dele em manter algumas cenas que nada acrescentam ao filme.

Some-se isso o caráter panfletário cristão/judaico do filme dando a impressão que o filme foi feito para converter incrédulos.

Ben-Hur escapa dessas armadilhas e, mesmo longo, tudo o que está ali tem significado e não está jogado à toa. E a história tem um apelo mais universal: um cara é traído pelo melhor amigo, come o pão que o diabo amassou e volta para se vingar apenas para apanhar mais, descobrir que o mundo é mais cruel do que imaginava e sem conseguir a paz de espírito que sempre buscou... Até ele conhecer Cristo...

Link to comment
Share on other sites

  • 2 months later...
  • Members

Esse filme é muito bom ! Eu tenho a edição de colecionador com 02 discos, e, em breve estarei pegando a edição com 03 discos apenas pela versão original de 1923, mas assim como Ben-Hur de 1959, superou o anterior de 1925 com sua grandeza ! Enfim, clássico obrigatório ! Minduim2006-10-04 12:47:39

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 

Os Dez Mandamentos é um baita épico' date=' na minha opinião melhor que o Ben-Hur. smiley32.gif[/quote']

 

 

 

Boa tarde, Chiquinho!

 

 

 

Concordo com vc, os 10 mandamentos foi mais "gordo" vamos assim dizer, as grandes cenas com monumentos épicos, agora é claro, 11 Oscar ganhos (Ben-hur) de maneira cinematográfica e não computadorizada como é hoje, tem o seu monstruoso valor.

 

 

 

T+ 16.gif

Link to comment
Share on other sites

  • 10 months later...
  • 2 months later...
  • Members

Charlton Heston é mormom e o diretor De Mille tinha respeito pela Bíblia , por isso mesmo ele até fez os 10 mandamentos com rocha do falso Sinai e analisou outros documentos e fez o tipo de apresentação para o filme. É claro que há erros, naquela época a arqueologia não estava tão evoluida e fez uma Nefertiti para a mulher do faraó Ramsés II (na verdade era mulher do faraó Amenofis  IV ou Akenaton enquanto a mulher de Ramsés II era Nefertari ). Digo falso Sinai porque naquela época e até hoje 99% dos cristãos  -especialmente aqueles que vendem areia do Sinai para seus fieis-  ou judeus acreditam que o monte Sinai está no Egito, eu subi lá e não é. O monte Sinai sempre esteve na Arabia Saudita (os cristãos geralmente lem revistas ou livros que "ajudam" ao entendimento da Bíblia mas não há tempo para ler ela completa, por exemplo isto em questão em Gálatas 4:25) na montanha Jebel el Lawaz que é parte de uma instalação militar de 5.6 milhões de dólares jhootiplageque está queimada no cume por um fogo que segundo os arqueólogos estava um 50 metros ACIMA da montanha e há outras provas arqueológicas. 3d17A divisão das águas é causada por uma ponte submarinha no Golfo de Áqaba em Nuweiba. Quem quiser saber mais pode imprimir e investigar mais e ver as fotos aqui que não é fraude nem piada:

http://bibleprobe.com/exodus.htm

http://www.arkdiscovery.com/red_sea_crossing.htm

http://www.worldnetdaily.com/article.asp?ARTICLE_ID=33168

Muitos criticam -com razão- que a passagem no Mar Vermelho deixou a terra completamente seca quando no primeiro filme (dele mesmo e mudo além de branco e preto) a terra estava lamacenta como devia ter sido. O truque no primeiro film foi feito com gelatina e glicerina mas neste filme com Heston foi feito um tanque especial imenso e um sistema de espelhos. A própria Bíblia diz que as rodas das bigas dos egípcios ficou presa na lama e neste lugar em Áqaba nos links acima podem ver até hoje as RODAS do carro de ouro do faraó ainda submersas no fundo do mar e conservadas pelo coral. Isto acontece porque aquelas rodas eram de ouro, coisa que não era o caso em rodas de madeira das outras bigas. Eu adorei ficar deitado à beira mar no Mar Vermelho que é bem azul.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

http://fotolog.terra.com.ar/pensarnopesa:26

Com relação as críticas do colorido do filme, eu acho que as pessoas não tem a menor idéia do que é Egito. Eu conheço ouro do império dos Incas no museu de Lima, no Peru, mas nunca vi tanto ouro como no museu do Cairo em Egito nas camaras do faraó e tanto colorido nos tumulos do Vale dos Reis APESAR DE MILHARES DE ANOS QUANDO FORAM PINTADOS. É uma civilização fantástica que até hoje os eruditos ficam tentando imaginar como foram feitas as pirâmides e templos que eu vi iluminados de noite em Karnak e Luxor, por exemplo. Cecil B. De Mille é visto com outros olhos quando vc conhece em vivo e direto. A esfinge naquela época era pintada de vermelho e tinha barba (hoje num museu britânico) e as pirâmides eram brancas com franjas vermelhas cruzando-as (da mesma forma que os templos maias eram pintados de vermelho) e não temos assistido isso nem sequer na Múmia I e II nem em outros filmes como de desenhos animados de Spielberg (Principe de Egito) ou documentários. Os obeliscos tinham as pontas cobertas de uma combinação de 80% ouro e 20% prata que as faziam brilharem em forma incrível.
Link to comment
Share on other sites

 

 

 

Inca, favor não postar várias vezes seguidas, pois isso é considerado flood (tente resumir o assunto em um post, mesmo que fique grande) e evite postar links sem informar sobre o conteúdo.

 

Tópico Fixo Flood e Medidas

Mensagens que não tiverem correlação com o

assunto proposto no tópico, chat entre usuários e posts com apenas um

smiley serão apagados. Evite também postar mensagens seguidas. Utilize

o botão editar caso queria alterar o conteúdo de suas mensagens já

postadas.

Usuários que insistirem na prática de "flood"

poderão ser suspensos ou banidos do fórum. Além disso, essas medidas

valem para aqueles que tiverem uma participação negativa: abrindo

tópicos inadequados, em seções erradas, tópicos repetidos,

insultando ou criando indisposições com outros usuários, etc.

 

Mr. Scofield2007-11-08 08:19:41

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Se fica grande d+ os olhos recusam aceitar tanta informação pois os raios da tela atingem os olhos, isto não é papel de livro. Mas entendi seu recado nesse sentido. O que não entendi e me parece não ter lido nas regras do foro é com relação aos links. Vc quer que não informe o conteúdo dos links ou vc quer que informe o conteúdo? Porque informei sim mas acrescentei informação também que não está nos links, se vc tivesse lido eles saberia mas sua resposta foi tão depois da minha que da para perceber que vc nem teve tempo para ler.17

Link to comment
Share on other sites

 

 

 

 

 

Inca, não importa se o post ficar grande, se for interessante as pessoas vão ler. Quanto aos links, está subentendido tanto na idéia de posts segmentados (se vermos eles individualmente verá claramente que a explicação está em post ANTERIOR e portanto, poderia ser agregada nele, inclusive com o link. Além de evitarmos flood, ainda teríamos a informação completa no mesmo lugar. Só benefícios, portanto) quanto na idéia de flood, uma vez que postando só links em um comentário você não informa sobre o conteúdo e não há como saber sem clicar nele se está de acordo com o assunto discutido no tópico.

Ok, acho que já deu pra entender. Se quiser mais informações, me manda uma mp, beleza? 03

 

 

Ah, post deletado por ser insistência no flood. Você concordou com as regras do fórum antes de ser um usuário, não é? Já disse que se quiser outras informações mande uma mp. E se quiser ir embora, be my guest. 03

Mr. Scofield2007-11-08 08:49:07

Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

Announcements

×
×
  • Create New...