Jump to content
Forum Cinema em Cena

Coringa - Joker (Joaquim Phoenix)


Rei do cuco
 Share

Recommended Posts

  • Members

Vocês viram o boato forte que circula em fóruns gringos de que a Tilda Swinton, a Anciã de Dr Estranho, tá sendo cotada pra ser o Coringa do universo do Battinson?  Pelo menos é boa atriz, transita bem personagens andrógino, é versátil e não é cheia de mimimi e arrogância feito o Phoenix. Daria pra ela fazer vários filmes nesse universo??

PKnt7EKqn_21Dhl2ZzwcVgqdWUJ3jz1KwzjCudQp

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Se não forem reaproveitar o Coringa do Phoenix em outros filmes (e meu palpite é de que não vão) acho que a DC tem que esquecer o Coringa um pouco. Como discutimos lá no tópico do Batman, a galeria de vilões do herói é a mais rica dos quadrinhos. O Coringa é o maior deles, mas tem muitos outros vilões muito legais que merecem ganhar destaque (alguns nunca tendo ganho chance nos cinemas, inclusive)

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Spoiler.

Não me desceu bem, e não sou sensível a violência, não é esse o caso. Achei muita coisa estranha. Estranho optar em não mostrar ele matando as mulheres (negras) que se relaciona, apenas sugerindo. Enquanto a morte de quem é escroto com ele é cheia de catarse (metrô) ou humor (apartamento com anão). O Coringa é o herói do filme e parece que ele tem receio que isso se rompa completamente com o espectador, pra isso usa artifícios bem questionáveis. Se ele mata mulheres por que não vermos isso, pra julgarmos como se deve? E se não mata (a mulher que ele tem obsessão) por que apenas subentender? Qual a relevância dessa discussão? Gotham é um ambiente podre, supostamente relacionado ao nosso mundo, aos dias de hoje, e supostamente também o Coringa é fruto dessa sociedade. Mas na verdade é fruto também de uma doença mental. E de como a sociedade não lida bem com isso? "people expect you to behave as if you dont". É muita coisa sem dizer quase nada e se isentando da maioria delas. Ao meu ver não pela discussão, mas pela superficialidade do texto. Quanto mais eu vejo Todd Philips falando mais fica claro que ele só não sabia o que tava filmando. Mas posso ignorar tudo isso e curtir como narrativa, mas nem isso me envolveu tanto. Achei a batida repetitiva. No final valorizo a entrega dom Joaquim. E ficamos por isso.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
3 hours ago, Questão said:

 

 Se não forem reaproveitar o Coringa do Phoenix em outros filmes (e meu palpite é de que não vão) acho que a DC tem que esquecer o Coringa um pouco. Como discutimos lá no tópico do Batman, a galeria de vilões do herói é a mais rica dos quadrinhos. O Coringa é o maior deles, mas tem muitos outros vilões muito legais que merecem ganhar destaque (alguns nunca tendo ganho chance nos cinemas, inclusive)

Eu apostaria que não irão. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
4 hours ago, Questão said:

 

 Se não forem reaproveitar o Coringa do Phoenix em outros filmes (e meu palpite é de que não vão) acho que a DC tem que esquecer o Coringa um pouco. Como discutimos lá no tópico do Batman, a galeria de vilões do herói é a mais rica dos quadrinhos. O Coringa é o maior deles, mas tem muitos outros vilões muito legais que merecem ganhar destaque (alguns nunca tendo ganho chance nos cinemas, inclusive)

Com certeza não vão..  até pq o Phoenix já frisou q não repete personagens nem faz seqüências..  mas já q tão cotando a Tilda..   ela daria uma boa Miss Freeze

tumblr_nixkw0HOeE1r6m3eno1_1280.jpg

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Vão usar o Coringa, a não ser que o filme flope o que não vai acontecer. A ideia da Warner é fazer o Batman do Pattinson estar no mesmo universo do Coringa do Phoenix, só que o Phoenix não volta . No futuro deste universo, o Coringa inspirou várias outras pessoas a fazerem o mesmo e desta forma nascem criminosos que se sentem injustiçados e vestem uma fantasia "artística" para tentar causar a mesma "revolução' que o Coringa. É dai  que surge o Batman para combater este movimento e não exatamente o Coringa, que não volta.

Esta é a razão que o Coringa se passa em 1981 e o Batman do Pattinson se passará no meio dos anos 90, por volta de 15 anos depois dos eventos do Coringa. E esta também é a razão pela qual a Warner atrasou o máximo o início das gravações do novo Batman pois ela queria esperar o resultado este Coringa e este também é o motivo do Boato que diz que o Batman do Pattinson iria combater "vários vilões mas que o Coringa não apareceria no filme ". A origem do Batman do Pattinson já foi contada no filme do Coringa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
43 minutes ago, @rick said:

Vão usar o Coringa, a não ser que o filme flope o que não vai acontecer. A ideia da Warner é fazer o Batman do Pattinson estar no mesmo universo do Coringa do Phoenix, só que o Phoenix não volta . No futuro deste universo, o Coringa inspirou várias outras pessoas a fazerem o mesmo e desta forma nascem criminosos que se sentem injustiçados e vestem uma fantasia "artística" para tentar causar a mesma "revolução' que o Coringa. É dai  que surge o Batman para combater este movimento e não exatamente o Coringa, que não volta.

Esta é a razão que o Coringa se passa em 1981 e o Batman do Pattinson se passará no meio dos anos 90, por volta de 15 anos depois dos eventos do Coringa. E esta também é a razão pela qual a Warner atrasou o máximo o início das gravações do novo Batman pois ela queria esperar o resultado este Coringa e este também é o motivo do Boato que diz que o Batman do Pattinson iria combater "vários vilões mas que o Coringa não apareceria no filme ". A origem do Batman do Pattinson já foi contada no filme do Coringa.

PQP.

LARGUE AS DORGAS

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 10/5/2019 at 4:43 PM, Jorge Soto said:

Vocês viram o boato forte que circula em fóruns gringos de que a Tilda Swinton, a Anciã de Dr Estranho, tá sendo cotada pra ser o Coringa do universo do Battinson?  Pelo menos é boa atriz, transita bem personagens andrógino, é versátil e não é cheia de mimimi e arrogância feito o Phoenix. Daria pra ela fazer vários filmes nesse universo??

PKnt7EKqn_21Dhl2ZzwcVgqdWUJ3jz1KwzjCudQp

Seria o terceiro ator a ganhar Oscar pelo mesmo personagem...

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 10/5/2019 at 5:12 PM, Questão said:

 

 Se não forem reaproveitar o Coringa do Phoenix em outros filmes (e meu palpite é de que não vão) acho que a DC tem que esquecer o Coringa um pouco. Como discutimos lá no tópico do Batman, a galeria de vilões do herói é a mais rica dos quadrinhos. O Coringa é o maior deles, mas tem muitos outros vilões muito legais que merecem ganhar destaque (alguns nunca tendo ganho chance nos cinemas, inclusive)

Acho que vai ser que nem trilogia do Nolan e Coringa já deve aparecer no segundo filme. Difícil imaginar que vão segurar o personagem mais que isso. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
26 minutes ago, Jailcante said:

Acho que vai ser que nem trilogia do Nolan e Coringa já deve aparecer no segundo filme. Difícil imaginar que vão segurar o personagem mais que isso. 

 

Se alguém acredita que vão "rebutar" o melhor coringa de todos os tempos, dois ou três anos depois, realmente não conhece o mínimo da indústria. A Warner não vai fazer isto de forma alguma, ainda mais depois do fracasso do Reboot do Batman com apenas 4 anos de diferença. Ou eles não vão usar coringa ou vão usar o coringa do Phoenix.

A informação(de meses atrás) diz que a ideia é criar uma espécie de selo "dark" mas que todos os filmes deste selo se passariam no mesmo universo porém sem "crossover". Desta forma, seria um universo mas ao mesmo tempo daria para fazer filmes solos autoriais e a muleta para explicar o porque o personagem do outro filme não aparece seria a mudança temporal, tipo uns personagens existem nos anos 50 , outros anos 60, outros 80, outros 90, outros 2000...e por ai vai. Então o  Coringa do Phoenix  criou aquela revolução em seu filme , não a toa, mas para ser usado este conceito no  Batman do Pattinson que se passará 15 anos depois. E se tiver filme da Batgirl, ele vai se passar dentro deste "universo selo" e o Phoenix também não voltaria mas esta mesma revolução(no futuro) afetaria a Barbara gordon a deixando tetraplégica. Aquela revolução final do Coringa, foi plantada pela Warner para lançar uma série de filmes posteriores que seriam afetados por esta revolução.

Lembrando que o artifício de lançar uma franquia cinematográfica a partir de um filme com pegada "arthouse" é clássica, na verdade antigamente era feito assim. Rambo e Rocky são exemplos. Inclusive o Rambo 1( first blood) é a história de um soldado que ficou com problema mental na guerra e se vinga da sociedade que o persegue..numa historia muito parecida com este Coringa.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
1 hour ago, Jailcante said:

Acho que vai ser que nem trilogia do Nolan e Coringa já deve aparecer no segundo filme. Difícil imaginar que vão segurar o personagem mais que isso. 

Mas no caso do Coringa do Nolan, o Coringa não aparecia no cinema desde o Jack Nicholson, em 1989. Era interessante não só mercadologicamente (por que o Coringa vende), mas também trazer para o grande publico uma nova versão de um personagem que não era visto há muito tempo. Mas qual foi a ultima vez que vimos o Pinguim no cinema? Lá em 92, no filme do Burton. E o Charada? 95, no Batman Forever do Schumacher. Ambos há mais de vinte anos Nos últimos 11 anos, tivemos três Coringas no cinema (Ledger, Leto e agora o Phoenix). Acho que tem que dar um tempo nesse palhaço.

Por mim, topo tranquilamente uma trilogia inteira do Batman do Pattinson sem Coringa. O Coringa é o maior deles, mas tem muito vilão bom na galeria do Batman (a melhor dos quadrinhos) merecendo novas versões no cinema (Pinguim, Charada, Sr. Frio e Hera Venenosa, para citar alguns) e outros que nunca ganharam uma chance, desde adversários clássicos como Chapeleiro Louco, Cara de Barro e Prof. Hugo Strange, até mais recentes como a Corte das Corujas.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Com certeza absoluta. 

Esse filme foi uma liberdade criativa dentro de um personagem de hq.

Quase como nos anos 80 convidavam o Alan Moore pra contar alguma história de um personagem. 

Não vejo relação com um universo aberto. Toda a pegada do filme foge do modelo de franquia ou algo assim. 

Esse filme não é pra adolescentes, não terão brinquedos ou nada parecido pra vender desse personagem. 

Tô com o questão. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
2 hours ago, Questão said:

 

Por mim, topo tranquilamente uma trilogia inteira do Batman do Pattinson sem Coringa. O Coringa é o maior deles, mas tem muito vilão bom na galeria do Batman (a melhor dos quadrinhos) merecendo novas versões no cinema (Pinguim, Charada, Sr. Frio e Hera Venenosa, para citar alguns) e outros que nunca ganharam uma chance, desde adversários clássicos como Chapeleiro Louco, Cara de Barro e Prof. Hugo Strange, até mais recentes como a Corte das Corujas.

Trilogia do Batman sem Coringa só se colocaremesse filme  aqui como prequel. Teve esse e não surgiu nenhum outro Coringa depois e Batman adulto enfrenta outros vilões. Mas acho dificil não colocarem outro Coringa pra ele enfrentar. Enfim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
On 10/5/2019 at 5:12 PM, Questão said:

 

 Se não forem reaproveitar o Coringa do Phoenix em outros filmes (e meu palpite é de que não vão) acho que a DC tem que esquecer o Coringa um pouco. 

Da minha parte, o que falo de aproveitarem esse aqui é mais o cenário que o filme deixou. O Coringa mesmo deve ser outro no Batman, não o Phoenix. Esse do Phoenix seria mais uma entidade que as pessoas (que viveram sua época) se lembrariam dele mas ninguém sabe onde ele foi parar. O próprio Batman se lembraria dele mas seriam memórias vagas.

Minha ideia é mais essa mesmo.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
13 hours ago, @rick said:

 

Se alguém acredita que vão "rebutar" o melhor coringa de todos os tempos, dois ou três anos depois, realmente não conhece o mínimo da indústria. A Warner não vai fazer isto de forma alguma, ainda mais depois do fracasso do Reboot do Batman com apenas 4 anos de diferença. Ou eles não vão usar coringa ou vão usar o coringa do Phoenix.

A informação(de meses atrás) diz que a ideia é criar uma espécie de selo "dark" mas que todos os filmes deste selo se passariam no mesmo universo porém sem "crossover". Desta forma, seria um universo mas ao mesmo tempo daria para fazer filmes solos autoriais e a muleta para explicar o porque o personagem do outro filme não aparece seria a mudança temporal, tipo uns personagens existem nos anos 50 , outros anos 60, outros 80, outros 90, outros 2000...e por ai vai. Então o  Coringa do Phoenix  criou aquela revolução em seu filme , não a toa, mas para ser usado este conceito no  Batman do Pattinson que se passará 15 anos depois. E se tiver filme da Batgirl, ele vai se passar dentro deste "universo selo" e o Phoenix também não voltaria mas esta mesma revolução(no futuro) afetaria a Barbara gordon a deixando tetraplégica. Aquela revolução final do Coringa, foi plantada pela Warner para lançar uma série de filmes posteriores que seriam afetados por esta revolução.

Lembrando que o artifício de lançar uma franquia cinematográfica a partir de um filme com pegada "arthouse" é clássica, na verdade antigamente era feito assim. Rambo e Rocky são exemplos. Inclusive o Rambo 1( first blood) é a história de um soldado que ficou com problema mental na guerra e se vinga da sociedade que o persegue..numa historia muito parecida com este Coringa.

Eu concordo com a sua opinião, mas toda vez que leio revolução eu me pergunto: "ué? já tomamos as terras dos latifundiários, os bancos e os meios de produção dos nossos recursos?"

11 hours ago, Gust84 said:

Com certeza absoluta. 

Esse filme foi uma liberdade criativa dentro de um personagem de hq.

Quase como nos anos 80 convidavam o Alan Moore pra contar alguma história de um personagem. 

Não vejo relação com um universo aberto. Toda a pegada do filme foge do modelo de franquia ou algo assim. 

Esse filme não é pra adolescentes, não terão brinquedos ou nada parecido pra vender desse personagem. 

Tô com o questão. 

Esse filme, isso não quer dizer que os próximos não tenham brinquedos e não sejam filmes com base numa outra atmosfera. 


Os próximos coringas podem ser loucos, insanos, niilistas, que remetem ao seu passado como uma memória distorida e dúbia (ou seja, pode até fazer com que os coringas sejam continuação mas que até esse filme do phoenix seja uma das possíveis origens do personagem)

1 hour ago, Jailcante said:

Da minha parte, o que falo de aproveitarem esse aqui é mais o cenário que o filme deixou. O Coringa mesmo deve ser outro no Batman, não o Phoenix. Esse do Phoenix seria mais uma entidade que as pessoas (que viveram sua época) se lembrariam dele mas ninguém sabe onde ele foi parar. O próprio Batman se lembraria dele mas seriam memórias vagas.

Minha ideia é mais essa mesmo.

Exatamente

Link to comment
Share on other sites

  • Members

 

 Filme visto.

Tenso pra caramba. É um filme ao qual não se pode ficar indiferente, o que por si só já é um grande elogio. Joaquim Phoenix está fantástico na pele do Arthur Fleck, realmente nos fazendo sentir empatia por este homem, e teme-lo a partir de certo ponto. Ainda prefiro o trabalho do Ledger, mas são propostas completamente diferentes, e Phoenix durante a maior parte do tempo interpreta um homem virando o Coringa, e não o Coringa de fato (isso fica só pro 3º ato mesmo). Mas acho que ficaram com medo de abraçar mais o lado "monstro" do Coringa. Não me entendam mal, a violência do filme chega a ser desconfortável pela forma crua com que é mostrada, mas todas as suas vítimas são escrotas com ele de alguma forma (e nisso eu concordo com o TENSOR). É um monstro vingativo e desmedido, mas faltou o elemento de maldade pura. Faltou um quê de A PIADA MORTAL, em que nos compadecíamos do personagem nos supostos "flashbacks", mas o víamos cometer atrocidades indefensáveis no presente (não que os crimes que ele comete no filme sejam, mas um crime totalmente sem sentido).

No geral, já tinha essa impressão antes de ver o filme, mas agora ainda mais. Pra mim, esse filme tem sim toda a cara de um "Stand-Alone", uma história que começa e termina aqui. Até por que o filme brinca com a ideia do que é real e do que não é a partir de certo ponto, o que se perderia com qualquer continuação direta ou indireta dessa história. Não sou daqueles que acha que sequências estragam os originais, mas esse é um dos poucos casos em que eu iria com essa ideia.

Enfim, é um ótimo filme, com múltiplas interpretações.

Link to comment
Share on other sites

  • Members
21 hours ago, Jailcante said:

Mas acho dificil não colocarem outro Coringa pra ele enfrentar. Enfim.

 Em primeira instância, também duvido que a Warner não vá pegar esse "caminho fácil", pois o Coringa vende. Mas eu quero ver outros aspectos do universo do Batman explorados ao invés de ficarem presos só nesse vilão. Torço para que a Warner tenha essa coragem, embora ache improvável.

11 hours ago, Jailcante said:

Da minha parte, o que falo de aproveitarem esse aqui é mais o cenário que o filme deixou. O Coringa mesmo deve ser outro no Batman, não o Phoenix.

 Pessoalmente, não me agrada nada a ideia de ter um Coringa Copycat. Pra que Dois Coringas com a galeria de vilões recheada do Batman?

 

9 hours ago, Gustavo Adler said:

Esse filme, isso não quer dizer que os próximos não tenham brinquedos e não sejam filmes com base numa outra atmosfera. 

Ter outra atmosfera é uma coisa, mas falar com públicos completamente diferente é outra. Pegar um filme que nitidamente é para adultos, e fazer dele um Prequel de um filme PG-13 é no mínimo estranho do ponto de vista de mercado.

Não é impossível, mas é improvável. 

Link to comment
Share on other sites

  • Administrators

***** Spoilers *****

Tem duas cenas ali que não são violência "justificáveis". O da vizinha e filha dela que não mostraram o morte delas e no última cena o do psicóloga. 

 

A.cena de morte que mais impactou foi da mãe e dos caras no trem. 

Link to comment
Share on other sites

  • Members
18 minutes ago, Big One said:

***** Spoilers *****

Tem duas cenas ali que não são violência "justificáveis". O da vizinha e filha dela que não mostraram o morte delas e no última cena o do psicóloga. 

 

Mas o filme não se compromete com essas mortes, como muito bem observou o TENSOR. No caso da vizinha,  Inclusive, a cena é ambígua o suficiente para não excluirmos a possibilidade de que o Coringa não matou a vizinha (ou mesmo a vizinha e a filha pequena). E de fato, foi uma coisa que não curti, e concordo plenamente com nosso colega TENSOR, por que fica uma ambiguidade vazia, nesse caso. Se matou, deveriam ter mostrado, e deixado o público ver esse lado "monstro" do personagem, já que a Sophie seria a única vítima que de fato não fez nada contra ele. Se não matou, por que a ambiguidade? Por que ai parece uma manipulação para que não perdessemos a empatia com o personagem quando ele atinge a sua "catárse monstruosa" no fim.

Link to comment
Share on other sites

  • Members

Segundo melhor filme da temporada, a meu ver. Não esperava tantos acertos.

Toda vez que falarem da violência nesse filme, eu pensarei na tristeza.

Vou começar falando de Oscar...Ainda sem ter visto todos os concorrentes - como poderia? - espero que a trilha sonora dessa violoncelista islandesa, Hildur, de sobrenome impossível - vejo aqui que ela fez parte de "Arrival" (então já ganha muitos pontos comigo), - seja indicada e, quem sabe, ganhe a estatueta. Casou perfeitamente com as imagens, e com o clima sombrio e tenso do filme, fora a escolha das canções preexistentes como "That`s Life" e "Send in the Clows" (a propósito, a melhor versão é a do eterno Renato Russo). Muito bom gosto musical. Tô vendo aqui os profissionais de Maquiagem, pois eles vão subir no palco para receberem o prêmio por seu trabalho. Vai ser a primeira indicação de alguns, e alguns trabalham em "The Irishman" também (Carla White, Tania Ribalow) Sabem por que eu gostei? É uma maquiagem muito triste. Não é só uma máscara. É uma maquiagem que chora, que craquela...Eu amei.

Assim como a Maquiagem, o Roteiro também é muito triste. Mais do que violento. Aliás, toda vez que falarem da violência nesse filme, eu pensarei na tristeza. A tristeza funde a cuca total. Assim como aquela bela frase anotada no diário, e que virou a síntese do filme por aí, acertadamente diz: não dá pra esperar ser de outro jeito. Uma vida de abusos, sem amor, violenta, solitária, sem aceitação de si, sem aceitação dos outros...funde a cuca. Eu gostei muito dos diálogos, e de algumas frases. Não esperava gostar tanto. Essa linha de tristeza me conquistou! Muito mais do que nas outras vidas do Coringa vividas no cinema até aqui que privilegiavam o comentário social, o anarquismo como resposta ao capitalismo.... Aliás, toda vez que falarem da violência social nesse filme, eu pensarei na tristeza. Uma indicação ao Todd Phillips e Scott Silver na categoria de Roteiro Adaptado é possível. 

Amei a cenografia em tons pastéis, ou amarronzados, sem vida, sem luzes, de Mark Friedberg (nunca indicado). E a recriação de Gothan bem anos 1970 ficou fantástica.

Pois bem, acho que o filme será indicado em Trilha Sonora, Maquiagem, Design de Produção, Roteiro Adaptado. E Ator.

Falar o quê desse ator? Pela Trindade! Que atuação foi essa do Joaquin Phoenix? No magistral plano da entrevista, ele dá um olharzinho, para o lado, no fim, que fiquei bobo! Que nível de insanidade ali. Agora, todo o elenco está ótimo, a mãe (Frances Conroy), a vizinha, e, claro, o De Niro, em sua escalação mais que perfeita, homenageando os descaminhos de seu personagem em "O Rei da Comédia". 

Contudo, não acho que Joaquin irá ganhar. O personagem comete alguns atos extremos demais para ser gostável ao público mais careta. Não sei se a Academia está preparada para separar atuação de personagem. O vilão, a rigor, não pode passar de certa linha. Lembro-me de "O Silêncio dos Inocentes", e "Sangue Negro", cujos astros foram premiados, mas nem naqueles casos acho que é comparável.

Gostaria muito de ver Todd Phillps indicado em Direção. Fiquei bobo com a cena da escada, e com a cena do dossiê de internação. E com a do portão. Olha, várias cenas memoráveis para mim. Mas, não sei...No momento, estou reticente.

Filme? Acho que sim. Acho que dá. É a maior cartada da Warner Bros, afinal.

Tantos elogios eu ainda teria para fazer, mas a maior é não sobrevalorizar a anarquia, como resposta social, coisa que sempre o personagem do Coringa faz, mas sim colocar dessa vez a tristeza como motivo.

Toda vez que falarem da violência nesse filme, eu pensarei na tristeza. Ela funde a cuca da gente.

Joaquin Phoenix in Joker (2019)

Link to comment
Share on other sites

  • Big One unpinned this topic

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Loading...
 Share

×
×
  • Create New...